Adiantar ponto de ignição



  • começa com tudo bem conservador… vc não vai precisar de tanto ponto em baixa, quase como um gasolina.



  • aproveitando o assunto, queria debater uma questão:

    se pegar este motor do amigo que tem 8,5:1 de taxa e aumentar pra 13,0:1, andando no alcool, como começaria no acerto de ponto de ignição? mantendo o ponto inicial original e limitando o final de maneira que ele não amarre o carro em altas rotações?

    sim.

    vc começaria dessa forma até encontrar o ajuste que mais lhe agrade.



  • ae galera, acho q a maioria sabe que qto mais alto o ponto de ignição melhoram no rendimento, é claro que sem exageros a ponto de grilar o motor ou causar danos ao mesmo.

    alguem saberia dizer quais são as verdadeiras vantagens e desvantagens de adiantar o ponto de ignição?

    se voce adiantar o ponto de ignição, mais que o original, o motor vai ganhar mais torque em retomadas e giro baixo, até uns 3.500 rpm, ganha mais pegada .a desvantagem, é que na alta normalmente amarra um pouco, as vezes chegando ao ponto de grilar. seu motor com 8,5 de taxa e alcool realmente aguenta ponto bem adiantado.

    eu já ouvi de tudo:

    1. consome mais combustível

    só consome mais combustivel se voce andar por exemplo, em um motor a gasolina com alcool, a simples conversão para alcool via vazão dos bicos, sem ajuste do ponto faz com que ele consuma muito mais que se voce adiantar o ponto. a maior quantidade de alcool faz com que a queima aconteça mais demorada, exigindo um tempo maior para a queima, por isso se adianta o ponto para que se queime em sua totalidade.

    1. consome menos combustível

    mesma situação relatada acima, com o ponto certo não terá problemas, ele vai ficar até economico. a diferença entre dois carros de mesmo motor, só como exemplo os ap carburados é de 8,5 pra gasolina e 12,3 pra alcool. para voce compensar a falta de taxa em motor a gasolina andando com alcool, a regra é de aproximadamente 6° a mais de avanço, ou seja, um motor alcool original, 9° de ponto inicial, um motor gasolina mesma coisa, um gasolina andando com alcool , 15° de ponto. isso é regra, e como toda regra existem excessões, a melhor forma e ajustar e encontrar o melhor ponto do seu motor, o que ele desenvolva mais desempenho sem griladas, e sempre medindo a mistura na alta.

    1. adiantar muito o ponto perde velocidade final

    sim, funciona de forma inversa a comando de valvulas, para ganhar em baixa, perde em alta. o que voce pode fazer se quizer andar com ponto adiantado e ter mais pegada em baixa, é enriquecer a mistura na alta, que faz com que a queima demore mais e reduza o esforço extra que o motor está sendo submetido, porem isso contamina oleo.

    1. diminui a vida útil do motor

    sim, como dito acima, cria um maior esforça nas brozinhas, pinos , pistão e vira, sem contar batidas de pino, que são pessimas para as canaletas do pistão.

    1. etc.

    afinal, o que é mito ou verdade ao adiantar o ponto?

    obedecendo essa regra de 6° entre motores de combustiveis diferentes, não fica dificil voce trabalhar em cima do distribuidor. eu começaria arrumando uma pistola de ponto e ajustando ele em 18°, dai em diante é andando com o carro, em todas as situações, principalmente carga, 4° marcha na subida a 40 km/h e escutar se grila, caso aconteça, vai retornando de 1 e 1° até ficar bom, e mais importante seria medir a mistura principalmente na alta, as vezes achamos que é ponto, mas na verdade é a alimentação que não está dando conta do recado.

    espero ter ajudado e grande abraço.



  • valeu ae galera pelas explicações, foi muito exclarecedor e acho q deu pra esgotar o assunto.

    vou fazer uns testes com o meu carro, tentar medir o consumo e a velocidade final e conforme for fazendo vou postando aqui as minhas impressões

    abraços a todos



  • eu só aprendi a brincar com esse negócio de adiantar ponto qdo minha canaletas se foram…



  • minha sava eh 1.6 gasolina

    como faço pra regular o ponto dela

    tenho noçao de como fazer

    e tenho pistola com os graus

    tenhu q tira o short plug pra acertar o ponto inicial

    ou seria esse o final?



  • a carol disse tudo ai, expert na parada hein? admiro muito uma mulher que entenda e goste de mecanica parabéns :hauhau: , o que acontece é que se voce coloca ponto inicial alto num carro a gasolina tranformado pro alcool, ele fica bom até um certo giro, mais a probabilidade de amarrar em alta e maior do que no original a alcool, devido ao distribuidor, pq ele vai extrapolar o ponto final, seria ideal limitar um pouco o ponto final, ou colocar um distribuidor do original a alcool que tem o avanço final menor, ai vc pode por um ponto inical mais alto que ele nao vai extrapolar o ponto na alta nao amarrando o motor, ja fiz isso na minha epoca de aspiradinho :fama: e alcool nem grila muito com ponto adiantado, é tão engraçado que vc consegue dar um ponto tao alto nele sem grilar, que se depois voce por gasolina , com meio acelerador é o suficiente para fazer uma bateção de pino danada.

    faltou alcool no meu uma vez na rua(coisa de pobre mesmo) fui no posto com a famosa garrafa pet de 2 litros eu ja andava com uma na mala uaiehuaeihaeuiaheaeh (q faze de perrengue) e so tinha gasolina no posto, foi ela mesmo, comprei fui andando com aquela linda garrafa pet com gasolina e escondendo a cara pra ninguem me ver ehehhe, até eu chegar no outro posto pra por alcool, dava dó de acelerar e ouvir aquela bateção de pino , claro que a nossa gasosa batizada com octanagem zero ajudou né :d



  • minha sava eh 1.6 gasolina

    como faço pra regular o ponto dela

    tenho noçao de como fazer

    e tenho pistola com os graus

    tenhu q tira o short plug pra acertar o ponto inicial

    ou seria esse o final?

    seu carro so acerta o ponto inicial, o resto e por conta do modulo de injeção em conjunto com knock sensor sensor de batida de pino que permite avançar e atrazar em vista do melhor beneficio.

    se o seu carro for mi e seu modulo for o 1avb (sem codigo de chave) voce liga ele deixar ele aquecer na marcha lenta depois de quente voce retira o short plug, como ele ainda retirado desligue o motor e espere 10 segundos , com o short plug ainda fora ligue o motor novamente e seu ponto ja esta travado e voce pode mexer nele pra acertar o ponto inicial, se o seu carro for mi com modulo 1avp (tem codigo na chave) e so retirar o short plug q ele ja trava o ponto na hora



  • eu penso que o avanço é a parte mais delicada do acerto. combustível vai lá, fica de olho na sonda e voi la

    em um motor completamente diferente de um original, como por exemplo com um comando muuito bravo etc, o negócio tem que partir do zero, sem referencial algum… e mais nem sempre é de menos. mais ponto deixa o motor muito mais áspero e piora bastante a dirigibilidade, desde cabeçadinhas até cabeçadonas...

    no meu carro eu prefiro andar com menos ponto, mesmo que nisso acabe perdendo um pouco de torque/potência, a forçar bronzinas, canaletas etc e ganhando em dirigibilidade.



  • 16volts isso ai depende de como o condutor quer seu carro né, tem gente que quer ver o carro andar, e nem se encomoda com um comando bravo perdendo a lenta e o consumo lá nas cucuia, o cara quer ver andar … eu por exemplo nao suportaria ter q parar em um sinal cheio de carro do lado olhando pro meu carro tocando akele heave metal a 1500 rpm pq meu carro nao tem lenta devido a um comando bravo, nego pensa q eh carro velho desregulado ... mais vai de cada um ... tem gente q axa o maximo a lenta do carro com 1.500 rpm, meu pai pensaria q eu to com afogar puxado iuhaeuiaeheauiheaiueahaeiuhea :hauhau:



  • :p :coisatriste: não consigo acertar meu ponto com lampada comum (só tenho essa), meu xr3 1.8 não tem as malditas marcações de grau no volante (deve ser o volante original), só uma marca fote de talhadeira que acredito ser o ot .

    a não ser que exista um outro tipo de marcação, algum macete.

    me dá uma força aí pessoal

    abraços



  • nas polias da frente do motor tambem deve ter marcação….

    outro jeito de saber o ot do motor é tirando a vela do primeiro cilindro e com uma chave de fenda girar o motor até a chave subir o maximo



  • nas polias da frente do motor tambem deve ter marcação….

    outro jeito de saber o ot do motor é tirando a vela do primeiro cilindro e com uma chave de fenda girar o motor até a chave subir o maximo

    não esquecendo de verificar a posição dos cames 😃



  • perda de final é só se tiver adiantado ao ponto de amarrar em alta.

    ai só mesmo testando. um motor com melhor vedação (anéis e valvulas) tende a ser menos receptivo a ponto de ignição mais avançado. da mesma forma q um motor com comando mais adiantado tb, se tiver com ponto de ignição alto, tende a lacrar em alta.

    no meu caso, o meu tem 8,5:1 de taxa e rodando no álcool, aspirado, e está com 18º inicial e sem limite, é muito adiantado ao ponto de pedir uma mistura mais rica e afeta a velocidade final? o motor é novo, ou seja, bem vedado…

    eu pesquisei em tudo e descobri que ponto de carro gasolina tem de 9º, 12º e 15º, ou seja, não dá pra mim saber se 18º é muito ou pouco....

    vou fazer um teste no meu carro e ver os resultado e depois posto aqui.

    meu santana ta com pistao 82.5 mm a gasolina mas esta rodando no alcool.

    nao sei bem que taxa que ta mas pistoes a alcool o grau fica em torno de 11 a 12° eu axo…

    estou andando com 18° de avanço e o carro ta andando bem.....vamos ver como vai fikar depois de colocar a turbina....

    to pensando em usar 1 kg no maximo visto que as bielas sao originais e so os pistoes sao forjados....

    bom axo que e isso

    caso alguem tenha uma dica de como eu posso deixar meu quadradao afinado eu agradeço



  • @pepsimanbr essas marcas sao 15 12 e 9 graus

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