Preparação aspro para pug 206 1.4 8v
-
também acredito que alcance uns 100cv, o que é algo excelente pra um motor 1.4.
não conheço nada desses motores da peugeot, mas sei onde você vai enfrentar dificuldades com ele (pô, vou postar notícia ruim no tópico do cara, desculpem por fazer isso )
injeção programável: vai ser difícil achar uma que funcione com o acelerador eletrônico do carro.
remoção do catalisador: vai dar zica com o sensor de poluição que o pug tem.
por onde eu iria: faria exatamente o que você quer fazer.
comando de válvulas pra ele, o ideal seria conseguir um esquema na europa pra trazer um kentcam ou um catcam.
eixo do vts… duvido que sirva.
eixo do saxo... só se você importar da europa. mas pra isso, traz um kent ou um cat...
ajuste: se não me engano a ecu do seu carro já é possível de ser reprogramada. um cara daqui que entende disso é o júnior (overspeed). lembro que ela é uma bosch, não sei qual versão.
isso vai te ajudar com a questão do sensor de poluição e do acelerador eletrônico.
gosto do 1.4 porque ele tem bielas mais longas, tem potencial pra girar adoidado.
desculpa por ficar jogando areia, mas tentei dar alternativas.
abs,
rix
-
cara, sério, não aumente o diâmetro do escape… mantenha o diâmetro original com um abafador apenas se for o caso... 2 é mto pro que vc quer...
comando, vê com o pessoal da carlini competições, eles fazem td que é comando e os bichinhos são bons
-
informe-se sobre o tu3 fj2/k. que era usado a pelo a quase 20 anos atraz, teu motor eh derivado desse… esse era usado nos ax gti.
orginalmente tinham 100cv a 6800 rpm, virava ate 7200, tinha acho que 12 ou 13 de torque.
oq eu vi la fora usando nesse motor eh:
4x2x1 raceland
intake
escape de 2.0pol (usado nos cups)
alguns casos usam itbs de motos 600 outros usam os coletores de adm dos 106 mk1 versao rallye.
acertado no dino claro.
da algo em tornode 130cv.
aki no br, eu iria atraz de um cabeçote do ax (mosca branca de olhos azuis), tem tuchos mecanicos e comando bem mais bravo e mto mais fluxo.
ou cabeçote original mesmo trabalhado, usando quem sabe o mesmo comando do ax
4x1 e escape
intake
bicos do 1.6 16v flex
e acerto
deve tirar algo em torno de 110cv
soh uma observaçao no seu post.
saxo eh um citroen da decada de 90, seria um 106 com emblema citroen, o carro que vc comenta deve ser o saxo vts ou vtr dependendo do pais, porem eles usam motores 1.6 (tu5)
-
vc num disse, portanto assumo que seja já do modelo flex, ai usa uma me7.4.4 da bosch (meu equipamento promete fazer via obdii, mas eu não sei se realmente faz)… se for gasolina ai usa uma siemens, mas num lembro o modelo e ninguem soube me dizer ser pode ser feito ou não (via substituição ou via obdii).
como é dbw num da pra substituir a tbi, usar bicos maiores em principio é desnecessário... todo o resto eu num posso opinar com convicção e/ou experiência
-
informe-se sobre o tu3 fj2/k. que era usado a pelo a quase 20 anos atraz, teu motor eh derivado desse… esse era usado nos ax gti.
orginalmente tinham 100cv a 6800 rpm, virava ate 7200, tinha acho que 12 ou 13 de torque.
oq eu vi la fora usando nesse motor eh:
4x2x1 raceland
intake
escape de 2.0pol (usado nos cups)
alguns casos usam itbs de motos 600 outros usam os coletores de adm dos 106 mk1 versao rallye.
acertado no dino claro.
da algo em tornode 130cv.
aki no br, eu iria atraz de um cabeçote do ax (mosca branca de olhos azuis), tem tuchos mecanicos e comando bem mais bravo e mto mais fluxo.
ou cabeçote original mesmo trabalhado, usando quem sabe o mesmo comando do ax
4x1 e escape
intake
bicos do 1.6 16v flex
e acerto
deve tirar algo em torno de 110cv
soh uma observaçao no seu post.
saxo eh um citroen da decada de 90, seria um 106 com emblema citroen, o carro que vc comenta deve ser o saxo vts ou vtr dependendo do pais, porem eles usam motores 1.6 (tu5)
no forum oktane tem um cara desmontando um ax gti, tem o cabeçote pra vender inclusive.
-
olá pessoal.
tenho um peugeot 206 1.4 8v, gosto do carro e por diversos motivos não poderia trocá-lo durante um bom tempo. entretanto gostaria de, aos poucos, fazer alguns upgrades de forma a deixa-lo mais bravo. pelo qu andei vendo o motor dele é o tu3jp, no manual diz que ele tem 82cv~, rodo somente no álcool. vou colocar alguns itens que pensei em mudar e gostaria da opinião, para montar uma receita aspro boa que possa ser feita sem maiores problemas:
a) filtro simota extreme + sri;
4x1 com termotape;
c) retirar catalizador (só rodo no álcool);
d) escapamento 2 + jk + noise n1-5;
e) velas denso iridium ikh22 (grau 7);
f) tbi do 1.6 (8vó);
g) consigo colocar uma polia regulável neste carro? adiantar o ponto quanto?
h) bicos do 1.6 ou os originais dão conta?
i) taxar para 12:1;
j) comando (preciso de muitas sugestões neste item, li num fórum que o comando do vts e do saxo (que carros são estes?) cabem certinho, me falaram de cat cams, samcams… mas não achei nada sobre as especificações destes comandos. não desejo nada que embaralhe demais a lenta... usando de analogia, queria algo como um 49g para os vw, apenas um upzinho);
k) o chip original consegue trabalhar nesta config ou seria necessário chipar?
com uma configuração como esta pelos relatos de preparações semelhantes acredito pular dos 82cv para 105-115cv. pego rodovia todo dia, quero um carro esperto para esta finalidade, com pegada na rodovia, bom de retomadas e bom de arranque, não desejo que tenha mais final do que já tem (já bati 190km/h com ele original).
espero que os fuçados do fórum coloquem sua colaboração para eu montar meu monstrinho
no aguardo de um help
bom, vou ver se consigo te ajudar com minha experiencia em motores tu
seu motor é o tu3jp (1.4 8v) os 16v (jp4) so apartir dos 1.6 (br), eu não faria preparação aspro pelo custo x ganho de potencia, não vale a pena, o custo é alto e o ganho não é tanto assim, meu 206 (tu5jp) tinha preparação leve (chip, filtro e escape), original tinha 90cv, depois disso eu andava junto de gol turbo, 206 1.6 16v e palio 1.6 16v (todos na faixa de 110cv) quanto tinha de potencia eu não sei, nunca medi, não ia pagar um dina pra saber que ganhei, sei lá, 10, 20cv… minha ideia seria turbinar meu carro, mas não deu.
mexer nessa ignição é pedir pra ter uma dor de cabeça monstruosa, não faça, experiencia propria, retirar catalizador eu não sei se essa central multiplexada vai te permitir isso, li a algum tempo atras que os multiplexados trabalham com leitura em realtime da lambda, caso ela de alguma leitura diferente de uma default indica erro no motor (fica a luz de stop acessa direto) e essa lambda fica logo abaixo do catalizador, creio que va ter problemas com isso.
bom o que eu faria: turbo com 0.6 de pressão, pode usar ate 0.8 mais o risco de quebra do coletor de admissão é eminente, da uma potencia boa e o custo não é tão alto (passa um pouco do custo de fazer um aspro) o miolo pode deixar original, suporta a pressão relacionada, se quiser aumentar a cilindrada é so trocar as bielas, do 1.4 são maiores, procura as bielas do 1.6 (tu5jp ou tu5jp4) a tbi e demais partes desse motor são identicas a do 1.6 desnecessario a mudança (não tenho certeza quanto aos bicos, mas se não me engano, são tambem os mesmos, mas tem o tempo de abertura diminuido no 1.4)
ahhhhh esses bicos são parecidos com os do astra, caso queira ter um bico de maior vazão, pode procurar.
to tentando lembrar qual turbina me recomendaram pra por no meu 206 (medida), perdi a receita que um cara tinha feito (acho que foi aqui no pp) que no inicio do forum tinha uma parada de fazer consulta gratis com ele e ele passava uma receita de bolo pra preparação.
acho que o maior problema que tera com esse carro é a injeção, chata de se mexer, não sei como o pessoal esta mexendo nela hoje, mas na epoca que eu queria preparar o meu (meu carro era 1999, ainda não era o multiplexado) nenhum preparador queria pegar os 206 mais novos.
p.s. existem receitas mais... de preparação, swap do tu3jp por um xu7jp4 (1.8 16v 115cv), xu10jp (2.0 8v 123cv), xu10jp4 (2.0 16v 132cv) ou se encontrar um bom, xu10jp4-rs (2.0 16v 160cv), dai prepara um pouco, talvez um turbo tambem e tera um exemplar tupiniquim do 206 rc (2.0 16v 180cv)
ahhhhhhhh saudades do meu 206.... ainda pego outro e faço meu projeto
espero ter ajudado
-
…
bom o que eu faria: turbo com 0.6 de pressão, pode usar ate 0.8 mais o risco de quebra do coletor de admissão é eminente, da uma potencia boa e o custo não é tão alto (passa um pouco do custo de fazer um aspro) o miolo pode deixar original, suporta a pressão relacionada, se quiser aumentar a cilindrada é so trocar as bielas, do 1.4 são maiores, procura as bielas do 1.6 (tu5jp ou tu5jp4) a tbi e demais partes desse motor são identicas a do 1.6 desnecessario a mudança (não tenho certeza quanto aos bicos, mas se não me engano, são tambem os mesmos, mas tem o tempo de abertura diminuido no 1.4)
só trocar as bielasó deve mudar o curso do vira, porque se trocar só a biela, nao vai mudar cilindrada….
-
pessoal, muito obrigado pela ajuda até agora e desculpem a demora, mas só conecto a noite.
concordo que turbinar o carro com pouca pressão e bem regulado vai dar muito menos trabalho para um resultado até melhor, porém, vira e mexe sou parado em comandos na br e estando com o carro turbo terei dor de cabeça na certa. a opção por dar uma preparada aspro leve é por este motivo.
o arroz com feijão é a parte de escapamento/filtro/cai ou sri e daí vem as primeiras dúvidas: usar 2 de scap ou manter original? tirar catalizador ou manter? ouvi dizer em outro fórum que sem o catalizador dá pau… quanto ao comando, tem alguns modelos da catcams para o carro, que são considerados oem, mas não tenho conhecimento do que cada um é melhor que o outro. os modelos são os seguintes:
partnr. duration duration maximum lift lift at tdc parts application
[0.1mm+cl] [1.0mm+cl] [cl=0] [cl=0]
4901213 259 / 259° 220 / 220° 10.45 / 10.45mm 0.90 / 0.90mm o.e.m. mech: sport
4901201 259 / 259° 222 / 222° 10.70 / 10.70mm 0.95 / 0.95mm o.e.m. mech: sport
4901212 280 / 280° 225 / 225° 9.50 / 9.50mm 1.05 / 1.05mm o.e.m. mech: sport
4901202 267 / 267° 230 / 229° 11.35 / 11.15mm 1.20 / 1.25mm o.e.m. mech: sport
4901214 276 / 276° 229 / 229° 11.00 / 11.00mm 1.60 / 1.60mm o.e.m. mech: sport
qual destas configurações seria mais atraente para um carro com mais giro e mais torque?
vocês usariam velas grau 6, 7 ou 8 nele, rodando somente no álcool?
-
…
só trocar as bielasó deve mudar o curso do vira, porque se trocar só a biela, nao vai mudar cilindrada….
desculpe, foi erro meu mesmo, tem que trocar as bielas e o vira, esqueci de mencionar.
-
pessoal, muito obrigado pela ajuda até agora e desculpem a demora, mas só conecto a noite.
concordo que turbinar o carro com pouca pressão e bem regulado vai dar muito menos trabalho para um resultado até melhor, porém, vira e mexe sou parado em comandos na br e estando com o carro turbo terei dor de cabeça na certa. a opção por dar uma preparada aspro leve é por este motivo.
o arroz com feijão é a parte de escapamento/filtro/cai ou sri e daí vem as primeiras dúvidas: usar 2 de scap ou manter original? tirar catalizador ou manter? ouvi dizer em outro fórum que sem o catalizador dá pau… quanto ao comando, tem alguns modelos da catcams para o carro, que são considerados oem, mas não tenho conhecimento do que cada um é melhor que o outro. os modelos são os seguintes:
partnr. duration duration maximum lift lift at tdc parts application
[0.1mm+cl] [1.0mm+cl] [cl=0] [cl=0]
4901213 259 / 259° 220 / 220° 10.45 / 10.45mm 0.90 / 0.90mm o.e.m. mech: sport
4901201 259 / 259° 222 / 222° 10.70 / 10.70mm 0.95 / 0.95mm o.e.m. mech: sport
4901212 280 / 280° 225 / 225° 9.50 / 9.50mm 1.05 / 1.05mm o.e.m. mech: sport
4901202 267 / 267° 230 / 229° 11.35 / 11.15mm 1.20 / 1.25mm o.e.m. mech: sport
4901214 276 / 276° 229 / 229° 11.00 / 11.00mm 1.60 / 1.60mm o.e.m. mech: sport
qual destas configurações seria mais atraente para um carro com mais giro e mais torque?
vocês usariam velas grau 6, 7 ou 8 nele, rodando somente no álcool?
meu carro eu fiz o escape dele todo em 2 desde o downpipe, ficou mais esperto.
pra rodar so com alcool, usaria velas grau 8
-
olá pessoal.
tenho um peugeot 206 1.4 8v, gosto do carro e por diversos motivos não poderia trocá-lo durante um bom tempo. entretanto gostaria de, aos poucos, fazer alguns upgrades de forma a deixa-lo mais bravo. pelo qu andei vendo o motor dele é o tu3jp, no manual diz que ele tem 82cv~, rodo somente no álcool. vou colocar alguns itens que pensei em mudar e gostaria da opinião, para montar uma receita aspro boa que possa ser feita sem maiores problemas:
4x1 com termotape;
f) tbi do 1.6 (8vó);
j) comando (preciso de muitas sugestões neste item, li num fórum que o comando do vts e do saxo (que carros são estes?) cabem certinho, me falaram de cat cams, samcams… mas não achei nada sobre as especificações destes comandos. não desejo nada que embaralhe demais a lenta... usando de analogia, queria algo como um 49g para os vw, apenas um upzinho);
com uma configuração como esta pelos relatos de preparações semelhantes acredito pular dos 82cv para 105-115cv. pego rodovia todo dia, quero um carro esperto para esta finalidade, com pegada na rodovia, bom de retomadas e bom de arranque, não desejo que tenha mais final do que já tem (já bati 190km/h com ele original).
espero que os fuçados do fórum coloquem sua colaboração para eu montar meu monstrinho
no aguardo de um help
bom, vou ver se consigo te ajudar com minha experiencia em motores tu
seu motor é o tu3jp (1.4 8v) os 16v (jp4) so apartir dos 1.6 (br), eu não faria preparação aspro pelo custo x ganho de potencia, não vale a pena, o custo é alto e o ganho não é tanto assim, meu 206 (tu5jp) tinha preparação leve (chip, filtro e escape), original tinha 90cv, depois disso eu andava junto de gol turbo, 206 1.6 16v e palio 1.6 16v (todos na faixa de 110cv) quanto tinha de potencia eu não sei, nunca medi, não ia pagar um dina pra saber que ganhei, sei lá, 10, 20cv… minha ideia seria turbinar meu carro, mas não deu.
mexer nessa ignição é pedir pra ter uma dor de cabeça monstruosa, não faça, experiencia propria, retirar catalizador eu não sei se essa central multiplexada vai te permitir isso, li a algum tempo atras que os multiplexados trabalham com leitura em realtime da lambda, caso ela de alguma leitura diferente de uma default indica erro no motor (fica a luz de stop acessa direto) e essa lambda fica logo abaixo do catalizador, creio que va ter problemas com isso.
ahhhhh esses bicos são parecidos com os do astra, caso queira ter um bico de maior vazão, pode procurar.
to tentando lembrar qual turbina me recomendaram pra por no meu 206 (medida), perdi a receita que um cara tinha feito (acho que foi aqui no pp) que no inicio do forum tinha uma parada de fazer consulta gratis com ele e ele passava uma receita de bolo pra preparação.
acho que o maior problema que tera com esse carro é a injeção, chata de se mexer, não sei como o pessoal esta mexendo nela hoje, mas na epoca que eu queria preparar o meu (meu carro era 1999, ainda não era o multiplexado) nenhum preparador queria pegar os 206 mais novos.
p.s. existem receitas mais... de preparação, swap do tu3jp por um xu7jp4 (1.8 16v 115cv), xu10jp (2.0 8v 123cv), xu10jp4 (2.0 16v 132cv) ou se encontrar um bom, xu10jp4-rs (2.0 16v 160cv), dai prepara um pouco, talvez um turbo tambem e tera um exemplar tupiniquim do 206 rc (2.0 16v 180cv)
ahhhhhhhh saudades do meu 206.... ainda pego outro e faço meu projeto
espero ter ajudado
algué tem dicas pro xsara 1.6 16vó
se retirar o catalisador terei problemas?
obrigado
-
pessoal so pensa em turbinar e na policia parar, pq nao legaliza? melhor caminho….fiz e ando do lado de viatura sem suar frio
-
melhor ainda, turbina e use aquela valvula silenciosa, ai nao fica espirrando a torto e a direita por ai. e coloca a capa de motor que esconde um pouco a turbina, porque raramente quando é parado numa blitz eles vistoriam motor.
assim?
-
comcordo..melhor coiza que tem parta fazer é turbinar..colocar valvula sem barulho…nao coloca manometro e um abraco...qq coiza legaliza..vc da um tapa mantendo aspirado o carro vai ser mta grana pra pouca melhora
tenho os relogios, qq dia tiro pra ficar mais discreto ainda, so foi usado pra acertar, depois fica de enfeite, e pra chamar atencao de apzeiro prezepeiro
-
olá pessoal.
4x1 com termotape;
f) tbi do 1.6 (8vó);
no aguardo de um help
vamo lá:
a) filtro esportivo + cai
4x1 sem termotape, nas medidas originais da válvula de escape - diametro -
c) tirar catalizador
d) escape do 1.6 16v original…..desde o coletor até o final.
e) velas ok + aumentar o gap das mesmas
f) corpo de borboleta do 1.6 8v
g) polia regulável, vc encontra na argentina....mas aki no brasil tbm fazem.....te passo onde fzr.
h) bicos originais arrombados em 35% a 40% de vazão
i) aumentar a taxa original no máximo em 1 ponto
j) comando 259 / 259° 222 / 222° 10.70 / 10.70mm 0.95 / 0.95mm
k) remapear o chip é essencial….me fale onde mora q te indico onde fzr.
além disso eu tbm faria as seguintes alterações:
cabos de vela especiais de 8mm + coletor de admissão polido e equalizado em banco de fluxo + dosador de combustível pekeno + kbçote c/ dutos polidos e equalizados e câmaras cubicadas + válvulas trabalhadas + parte de baixo aliviada e equalizada + aumentar a pressão de óleo + revisar o arrefecimento + regulagem do enquadramento das válvulas de admissão e escape.
se fizer tudo isso, vai ter ganhos na casa dos 30 a 45 cv.