Sonda lambda
-
boa tarde.
bem, acontece o seguinte.
tenho um celta 2001 1.0 mpfi e, em determinadas situações, ele faz um som estranho, como se estivesse batendo pino.
fatores: quando o motor esquenta, alto giro, subidas, trocas de marcha.
acredito q seja algo em referencia a mistura estar pobre. hj resolvi testar a sonda, despluguei o cabo da mesma e, para minha surpresa, praticamente acabou o problema, porem, a lenta ficou horrivel e em baixo giro está embolando muito. acredito q agora esteja com mistura rica, combustivel em excesso.
a minha duvida é a seguinte. será q é problema da sonda mesmo ou despluga-la apenas camuflou outro problema?
ja levei em 3 mecanicos e nao resolveram o problema.
obrigado
-
o problema não é na sonda…
pode ser o knock sensor, que não está avisando a injeção da detonação e com isso não tira uns graus do avanço pra não detonar, mas não sei se no ano do seu carro já tinha esse sensor.
ou se não for isso provavelmente seu motor está com muita carbonizacão, em cima do pistao, nas válvulas ou na câmara.
já verificou também as velas?
-
nao os 2001 ainda nao tinham o sensor de detonacao e nem muita taxa, e depois desses a primeira leva dos vhc gasolina tiveram a cara de pau de soltar sem tal sensor….
acontece muito um barulho parecido com esse qnd se esta com pouca velocidade pra marcha, mas como disse q em alto giro ta acontecendo, e com motor quente, tem tudo pra ser o q o ktulu disse sobre a carbonizacao, ou alguma coisa tirou bem do ponto o motor...
-
se abastece sempre no mesmo posto mude,isso é sintoma de má qualidade de combustivel,ocasionando a famosa detonaçao,tente abastecer com a podium da petrobras e ve se para,ou misture um pouco de alcool e faça o teste.
-
qdo vc despluga a sonda nesta central, ela trava o aprendizado e usa o blm que estiver gravado na memoria ram, o certo seria resetar o blm verificando antes se tem alguma avaria no sistema (scanner)…
pelo jeito a mistura esta rica e a sonda esta fazendo seu trabalho deixando-a no valor correto...