Saiu o regulamento do paranaense de arrancada 2006
-
investimento maior na turbo-a?
cara…
vc gasta praticamente a mesma coisa pra montar um turbo-a e um turbo-b de pista hoje em dia.
[snapback]448631[/snapback]
não seja rid?culo: pegue um turbo-b de ponta…....pode ser o recordista (sergio nunes da lelo) e vamos pegar um turbo-a com cabeçote 16v preparado, msd com retardo e 3-step, 08 bicos ford racing 160lb/h, 02 aeromotive prata e etc.....
são quantos milhares de reais pra andar apenas 0,4s mais rápido é
sem treta, mas, acha isso pouca diferença de grana ???
com qual carro vc corre tiago ??
specs, fotos? ? ? ?
[snapback]448646[/snapback]
o carro era um gol gt 1986 com motor ap 1.870cc mais ou menos assim:
pistão iapel pino deslocado 83mm
bielas powertech.
bloco ap 2.0 com injetores de óleo.
vira+volante+embreagem balanceados.
cabeçote feito na engine racing do rs com todo trem de válvulas da ersom cams com comando assim?trico de 264?x260? 112 de lobe e 11,6x11,8mm de levante.
carburador 3e catracado, 02 econostatos extras, borboletas maiores, canetas weber e alguns outros trabalinhos além do coletor de admissão feito em banco com uma flange daquelas …........hehehehee.......
coletor laffitte (raridade ) com uma turbina garrett velha quase caindo os peda?os............. .70 com carca?a quente 1.06 que por acaso tava numa turbina apl-240 (adaptada) no motor perkins de uma d-20 1987 do meu pai
01 bomba din?mica de fox que dava estápidos 13,5 bar de pressão livre e pressão de turbo de 1,8 - 2,5 - 2,8 kg.
o carrinho era bom, mas ano passado, numa bela madrugada de sexta-feira, vêspera de arrancada, com todo mundo fazendo cerão na oficina pra acabar os carros, e eu tendo a brilhante ideia de dar uma testada na regulagem........sa? com meu amigo e preparador serginho e na volta, devido aos freios com pastilhas e discos recem montados (mais minha barbeiragem) não foram suficientes pra parar o carro e passei direto numa curva e acertei o poste, me ferindo um pouco(muito na verdade) e com serginho quebrando a clavṍcula.
o carro deu pt e já vendá tudo, menos o motor e cabeçote em só........que estão montados e prontos pra um novo dono.........já que dei uma desgostada depois do acidente.
acho que é isso abraços
ps?: olha o jab?: o preão do motor é só r$ 4.500,00
ps?: desculpem o texto enoooooooorme............? pq já são 04:00hs da manhã e tá com ins?nia................
-
não seja rid?culo: pegue um turbo-b de ponta…....pode ser o recordista (sergio nunes da lelo) e vamos pegar um turbo-a com cabeçote 16v preparado, msd com retardo e 3-step, 08 bicos ford racing 160lb/h, 02 aeromotive prata e etc.....
são quantos milhares de reais pra andar apenas 0,4s mais rápido é
sem treta, mas, acha isso pouca diferença de grana ???
ridiculo?
meu amigo… pra quem se diz presidente de automóvel clube e organizador, vc é tem se mostrado um retardo em termos gerais de arrancada.
monte então seu turbo-b e venha correr aqui com o pessoal de ponta e me conte os resultados.
depois tente descobrir quanto eles gastam nos carros.
você pensa em preão de acessórios mas não pensa no preão de trabalho e manutenção.
se for só montar, garanto e provo que no meu turbo-a eu não gastei nem 15mil pra montar, incluindo o valor do carro.
você monta um turbo-b de ponta com isso? nunca.
vamos fazer umas continhas basicas e ridiculas, só da parte grossa pra tirar uma média de montagem?
pistão e biela, powertech mesmo - r$1.700,00
embreagem - r$350,00
cabeçote + retrabalho basico - r$1.000,00
bloco - r$300,00
retifica pra balanceamento, etc, etc - r$300,00
comando - r$400,00
fueltech - r$1.700,00
4 bicos 160lb - r$1.000,00
peak and hold - r$250,00
kit alimentação weldon (bomba + dosador + filtros) - ~r$4.500,00
turbina de gente grande- r$1.600,00
quase um preão de turbo-a, só não tem mais 4 bicos, msd e cabeçote multivalvulas.
meeeeeeu deuuuuuuuuuuuuuuus que absurdo isso non ecsiste
são milhares de reais por apenas 0,4s
agora questão de módulo de corte e pré-cote, não sei nem pq vc citou.... o módulo de step não é amplificador e sim um simples modulo de corte. o regulamento permite. autometer, odg... qualquer um.
agora vc sabia que o sergio anda injetado no gol branco, certo?
então sabe que ele não alimenta aqueles 4 chuveiros com uma bomba de gti, né?
bom.
tire suas conclusões de quanto custa montar um igual ao dele e quanto custa montar outro pra quem quer realmente competir.
te garanto que pra montar um carro nesse nivel vc gasta aproximadamente r$30.000,00 contando cambio, suspensão, interior, carroceria e tudo mais.
-
ridiculo?
meu amigo… pra quem se diz presidente de automóvel clube e organizador, vc é tem se mostrado um retardo em termos gerais de arrancada.
monte então seu turbo-b e venha correr aqui com o pessoal de ponta e me conte os resultados.
depois tente descobrir quanto eles gastam nos carros.
você pensa em preão de acessórios mas não pensa no preão de trabalho e manutenção.
se for só montar, garanto e provo que no meu turbo-a eu não gastei nem 15mil pra montar, incluindo o valor do carro.
você monta um turbo-b de ponta com isso? nunca.
vamos fazer umas continhas basicas e ridiculas, só da parte grossa pra tirar uma média de montagem?
pistão e biela, powertech mesmo - r$1.700,00
embreagem - r$350,00
cabeçote + retrabalho basico - r$1.000,00
bloco - r$300,00
retifica pra balanceamento, etc, etc - r$300,00
comando - r$400,00
fueltech - r$1.700,00
4 bicos 160lb - r$1.000,00
peak and hold - r$250,00
kit alimentação weldon (bomba + dosador + filtros) - ~r$4.500,00
turbina de gente grande- r$1.600,00
quase um preão de turbo-a, só não tem mais 4 bicos, msd e cabeçote multivalvulas.
meeeeeeu deuuuuuuuuuuuuuuus que absurdo isso non ecsiste
são milhares de reais por apenas 0,4s
agora questão de módulo de corte e pré-cote, não sei nem pq vc citou.... o módulo de step não é amplificador e sim um simples modulo de corte. o regulamento permite. autometer, odg... qualquer um.
agora vc sabia que o sergio anda injetado no gol branco, certo?
então sabe que ele não alimenta aqueles 4 chuveiros com uma bomba de gti, né?
bom.
tire suas conclusões de quanto custa montar um igual ao dele e quanto custa montar outro pra quem quer realmente competir.
te garanto que pra montar um carro nesse nivel vc gasta aproximadamente r$30.000,00 contando cambio, suspensão, interior, carroceria e tudo mais.
[snapback]473848[/snapback]
?pa…........me chamou de retardado ? ? só pq discordei de vc ?
que é isso, frufa ???
admiro seu carro. anda muito pelos equipamentos que tem. sei bem o que é isso e sempre achei que acerto, conjunto e etc. faz andar muito mais que puro equipamento caro $$$.
agora no seu exemplo, vc comparou um turbo-b de ponta com um turbo-a papai-mam?e que existem milhares pelo brasil afora.
vamos fazer as contas pegando um turbo-a teoricamente com tudo do bom e do melhor. vamos as contas:
considerando que o sergio nunes corre com um protótipo da his para turbo-b que controla os 04 bicos, marcha lenta e etc. pelo sensor map e de rotação (o roberto mandou um his desse que instalamos numa saveiro turbo-b aqui) e que não custar? mais de 1.000,00, só ai temos 700,00 de diferença pra uma f.tech e mais uns 500,00 (nao tenho certeza) pelo tal de spark-pro da propria fueltech se quiser usar 04 bobinas, wasted spark e o scambau. nem vou cogitar o uso de uma injeção importada, ok.
mais 1.200,00 de 04 bicos 160lb e driver.
quanto custa um msd 6-btm é uns 1.800,00 ??? junte mais uns 350,00 de um 3-step msd e já temos uma difern?a consideravel.
no combustivel, sei que o turbo-a poderia usar 5 bombas de gti, mas vamos fazer a coisa top: com mais uma aeromotive prata e filtros soma-se mais 4.000,00
vamos dizer que o turbo-a resolva fazer um cabeçote ap 16v e compre o cabeçote limpo por 1.000,00. vai gastar + - uns 4.000,00 na preparação do mesmo e sem coisa muito chique como valvula de titanio nem comando gringo e etc. o troyano cobra na faixa de 5.000,00 pra preparar, fazer as chavetas nos comandos + comandos + tuchos mecanicos com trabalho nas valvulas e etc. já vai mais um dinheirinho, né ? ?
uma holset top custa 2.600,00 mas não vai entrar na soma pois pode-se usar no turbo-b também, embora com resultados diferentes. imagina se usarmos uma gt-40r que tem na ancona por 7.000,00.........................
só até aqui, já tá dando quase r$ 15.000,00 de diferença.
continuo achando muito dinheiro por apenas 0,4s mais rápidos e foi da? que defendá a liberação de pneus importados como vc
só que eu sou piloto turbo-b e cutuquei na diferença de tempo...............vc é piloto turbo-a e defendeu seu lado. foi da? que saiu a treta. mas beleza.
temos direito de termos opiniões diferentes, né ? ?
encerro por aqui.
abraão a todos.
somando tudo, tá dando uns
-
cara.
mas vc ta comparando diferenças de tempo entre carros praticamente iguais.
não adianta a gente ficar discutindo cabeçote multivalvulas e gastos sendo que o recorde são de dois carros identicos .
o negócio é que da pra montar um turbo-b foda igual o do sergio e um turbo-a no mesmo nivel, mantendo as mesmas caracteristicas, vai a mesma coisa.
gasta mais quem realmente quer inovar .
e a nova versão do his vai sair na faixa de r$1.400,00 segundo o roberto.
um 6btm vc consegue por r$1.000,00/r$1.200,00.
3 step não vou contar pq pode usar nas duas categorias desde que não use módulo de ignição.
vc pode usar só uma weldon das boas eu dá conta dos bicos, ai ja fica na mesma que o b.
dentre outras coisas.
da pra montar um carro de briga na a gastando o que vc gastaria pra montar um top na b.
? isso que to querendo falar.
turbo b não é b de barato igual o povo fala por ai. pra andar na b, tem que investir.
-
não entra na caxoleta essa historia de turbo b gastar menos que um a….
menos bicos, menos bombas, menos cabecote.. menos tudo...
mais... o fluff ta na ativa... entao ele ta por dentro das coisas...
-
não entra na caxoleta essa historia de turbo b gastar menos que um a….
menos bicos, menos bombas, menos cabecote.. menos tudo...
mais... o fluff ta na ativa... entao ele ta por dentro das coisas...
[snapback]474066[/snapback]
menos cabeçote = cabeçote mais trabalhado possível… sem margem de erros...
menos bomba = 1 bomba só foda e cara
menos bicos = 4 bicos chuveiro caros
a? que pega fr?vio... além de que o preparador tem que ser bom pra conseguir acertar tudo e andar bem...
-
só finalizando:
um turbo-a pode ter o motor praticamente igual a um fltd. gasta-se mais e vem pouca diferença de tempo copm relação é categoria imediatamente inferior. a turbo-b.
como já criou muita polemica a limitação da turbo-b, o que eu tá defendendo, é simplesmente:
1- a criação de uma categoria turbo-c realmente de entrada tanto em investimento como para aqueles corredores de rua sair do proibido ….........
2- liberação dos pneus drag radial com dot pros turbo-a poderem despejar seus mais de 600cv no asfalto...............
.............e pararem de tomar aperto dos turbinho com apenas um carburador........................
ps: o comentário acima foi feito por um ex-piloto saliente da categoria turbo-b que tem muitos amogos que correm na turbo-a e fltd e que nunca deixa de tirar uma casquinha..............hauhuahauhauhuahau..............
mas na boa, galera........................
-
olha, cara…
tomar aperto de turbinho com apenas um carburador ta dificil.
até pq quem ta virando tempo mesmo é quem ta rodando com 4 chuveiros, que já é bem diferente.
a diferença da turbo-a e da turbo-b é que com o regulamento a turbo-a consegue trabalhar com mais folgas e não tão no limite quanto a b.