Bico suplementar palio 1.6 16v
-
show de bola hem… intercooler ainda da uma segurança a mais... acho que vou de bico na pressurizacao mesmo.
vc ligou o bico na flauta? deixou ele com 3 bar mesmo?
outra duvida, junta de cabecote "papel"?
pior q to apostando na taxa desse motor de 10,5 a 11:1, mas acho que de podium, bem alimentado e to pensando num retardo de 12 graus, isso para uma pressao de 8 psi, vai embora e fica economico ainda ( em funcao dos bicos originais e da taxa alta ).
outra solucoes seriam montar com 2 juntas ( porquisse ) ou tirar um pouco do pistao, ele ja tem uma cava no centro, mas fico com medo de enfrequecer, ainda mais que o jogo de pistao desse motor, metal leve, custou ( ja comprei ) modicos r$1125. sera q da pra tirar?
-
show de bola hem… intercooler ainda da uma segurança a mais... acho que vou de bico na pressurizacao mesmo.
pior q to apostando na taxa desse motor de 10,5 a 11:1, mas acho que de podium, bem alimentado e to pensando num retardo de 12 graus, isso para uma pressao de 8 psi, vai embora e fica economico ainda ( em funcao dos bicos originais e da taxa alta ).
outra solucoes seriam montar com 2 juntas ( porquisse ) ou tirar um pouco do pistao, ele ja tem uma cava no centro, mas fico com medo de enfrequecer, ainda mais que o jogo de pistao desse motor, metal leve, custou ( ja comprei ) modicos r$1125. sera q da pra tirar?
eu tinha ligado na pressão da linha mesmo. 3bar. talvez por isso nunca consegui um acerto descente.
a junta, eu usei junta de linea que é originalmente de aço, porém ela é bem baixa, coisa de 0.7mm. eu uso pistões forjados do 8v e mandei fazer as cavas nele, porque o pistao que usava do 16v era mais cabeçudo. não faço ideia em quanto ta a minha taxa, deveria ter medido na época...
algumas fotos para se ter uma idéia:
-
po skyper nao faca isso de 2 juntas po..... compra uma junta de aço sob medida po ... vc escolhe o quanto quer e fica na taxa exata com segurança
-
pois eh 2 juntas eh foda… apesar de ter visto n vezes isso sendo recomendado no vw vortex para os 2.0 16v que tem 10,8 de taxa.
no meu caso, esquece junta de metal do linea também. o cabecote ja esta 0.1 0.2 abaixo do minimo, o responsavel da retifica ( muito competentes por sinal ) me comentou que nao pegaria valvula no pistao, mas eu a taxa iria ficar alta. pior que os pistoes que comprei vieram ainda com altura de compressao um pouco maior, tipo, os antigos eram retos, ja os novos possuem uma borda mais elevada, o centro é na mesma altura mas a borda é mais alta. de certa forma achei bom, pois protege o primeiro anel com a primeira canaleta mais espessa, mas isso vai aumentar ainda mais a taxa de compressao.
colocar a junta do linea ali, deixando o cabeçote mais 1mm mais baixo vai ser um convite para o desastre.
ps: biriba, nao sabia q era vc... li tudo no seu blog!
-
com relação a junta… observe que no final da descrição eles postam três medidas de espessura da junta... as vezes vale a pena...
http://www.generalescapamentos.com.br/detalhe-produto.aspoid=571&dep=10&subdep=64
-
a junta funciona bem? eu ja comprei uma da taranto de papel, mas se nao da dor de cabeca, to disposto a mudar…
comprei a maioria das peças, o setup do carro vai ficar:
motor torque 1.6 16v
taxa aproximada 10.5:1
coletor ferro beep turbo
turbina t3 eixo 52, caixa quente .36, fria .42
escape saindo 2,5 do turbo afinando para 2 1/4 no cambio e indo ate o final com 1 abafador ( nao quero barulho kkk )
sem wastgate
pressao controlado por pop-off spa ( ja usava no gol junto com essa turbina )
gerenciamento e alimentacao:
combustivel: gasolina podium ( obrigatorio )
bicos iwp 043 originais com hpi
bomba e linha de combustivel original
gerenciador de ponto techrace
pressao de turbo: 7 psi ( 0,5 bar )
pressao de combustivel: penso em cerca de 1 bar sem vacuo, para compensar o excesso de vazao dos bicos, 3,5 bar em condicao de carga/pressao maxima
atraso de ponto de penso em 2 graus cada 1 psi ( proximo de 3 graus cada 0,1 bar ). ficaria um retardo final de 15 graus
É um setup super conservador, mas prefiro por conta da taxa alta, sem intercooler, para manter a durabilidade e confiabilidade.
meta de potencia: 150 a 160 cv ( os bicos nao alimentam mais q isso mesmo... )
oque acham?
-
já comprou a turbina?
se é para manter durabilidade/confiabilidade usando pressão baixa eu usaria uma k16/gt25 com caixa quente grande ou uma apl525 mesmo que é mais barata.
acho que eixo 52 em caixa 36 vai vim de uma vez só forçando todo conjunto..
prefiro eixo um pouco menor em caixa grande do que eixo grande e caixa pequena, motor gira bem mais solto e progressivo.
-
essa turbina tinha caixa quente .63, acabei de trocar por .36. posso testar as duas!
-
acho a turbina grande para a potência / motor…eu iria numa k16 sem dúvidas para esse setup.
-
reviravolta nos planos… acho q vou me render ao catzo do alcool kkk
manter o mesmo setup, vou procurar alimentar os 150/160cv esperandos só com os iwp043 que comprei novos originais magnetti marelli, só trabalhando no hpi. agora um duvida: a bomba desses palio (97) aguenta alcool? se for preciso substituir que bomba colocar lá? do 1.5 a alcool?
tava aqui quebrando a cabeça de como fazer o hpi funcionar 2:1 na pressao e 1:1 no vacuo e conclui que so com 2 entradas calibradas, uma antes da borboleta e outra depois, ai os calibres vou ter que ir testando até achar o ideial. alias, nao sei pq ja não fazem hpi com 2 entradas regulaveis logo de uma vez... o certo até seria 3 entradas regulaveis, para ao invez de deixar o parafuso do delta, que tem um calibre delicado pegando sujeira ao livre e desregulando toda hora, também sair numa mangueira para ligar em algum filtro.
-
tava aqui queimando os neuronios sobre como regular o hpi e me surgiu algo:
tiro e tampo o parafuso que regula o delta dele.
num bloquinho de aluminio, fazer tipo um manifold, com 3 entradas regulaveis e a saida que vai para o hpi.
as 3 entradas seriam ligadas: pressurizaçao, coletor de admissao e entrada da turbina ( pos filtro ).
ai daria para ir brincando com as 3 regulagens… vou amadurecer essa ideia...
tava pensando até em fazer um controlador com um selenoide tipo que controla a n75 nos turbos originais, mas ai eh matar formiga com bala de canhao kkk
-
pronto… achei oque eu queria:
http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-570450630-regulador-de-fluxo-6mm-_jm
so fazer as conexoes e tenho um dosador 100% regulavel.
-
vou dar uma opnião pessoal, eu não gosto de hpi. pra mim se o bico foi feito para ser usado a 3 bar, que assim seja e por aí vai. usar hpi para trabalhar com uma pressão elevada nos bicos pode a princípio ser uma boa saída, mas você na verdade está arranjando um pano para cobrir sua deficiência que é falta de bico pra potência estimada.
-
vou dar uma opnião pessoal, eu não gosto de hpi. pra mim se o bico foi feito para ser usado a 3 bar, que assim seja e por aí vai. usar hpi para trabalhar com uma pressão elevada nos bicos pode a princípio ser uma boa saída, mas você na verdade está arranjando um pano para cobrir sua deficiência que é falta de bico pra potência estimada.
exatamente…. fora que pelo que sei existe o risco deles travarem dando um problema sério pra vc...
-
o projeto do palio segue, agora depois de tudo retificado, o cabeçote ficou 1mm baixo, elevando a taxa para 10,4:1.
para não ficar esguelando a bomba com 5bar, decidir ir de gasolina podium, vai alimentar com folga os 150/160cv com 3bar.
no final, a gasolina é bem mais cara que o alcool ( r$ 2.00 x r$ 3.89 ), mas se esse carro fizer 6km/l no alcool ( possivel ) e 11km/l na podium ( tb eh possivel ), a diferença de gastos com abastecimento em 10.000km rodados é de r$200,00. irrisório perto da melhor autonimia e da irritação que é carro a alcool em tempo frio ( meu outro palio já voltou para a gasolina ).
assusta bem mais ao encher o tanque que quando vc faz as contas direitinho.