F1 terá escapamento duplo em 2016 para aumentar som
-
desenvolvendo projetos para melhorar volume dos motores híbridos, magneti marelli promete design de escapamento diferente
após a fia anunciar que pretende aumentar o som dos carros de fórmula 1 em 2016, a empresa italiana magneti marelli está trabalhando em vários sistemas para melhorar o volume das unidades de potência híbridas.
o som abafado e baixo de carros de f1 tem sido um ponto de discórdia entre especialistas da f1 desde a introdução das regras de motor híbrido v6 turbo em 2014.
a maioria dos fãs e membros da comunidade f1 lamenta a ausência do barulho estridente e penetrante da geração anterior, principalmente dos v10 e v12 aspirados.
a magneti marelli tem focado seus esforços em corrigir dois problemas principais.
“descobrimos que precisamos de duas coisas”, explicou roberto dalla, o chefe esportivo da magneti marelli. “a amplitude e a alta frequência.”
de acordo com dalla, o problema de frequência já foi praticamente resolvido com a introdução obrigatória de um sistema de escapamento com dois tubos (ou três, dependendo da preferência de cada equipe) que irá separar a saída de escape da válvula de descarga.
“o objetivo é manter o gás da turbina, porque funciona como um filtro para as altas frequências”, acrescentou andrea dappiano, o gerente de projeto para sistemas híbridos da magneti marelli.
“isso resultará em maior frequência e em mais ruído.”
enquanto uma série de modificações serão introduzidas neste ano, mais mudanças deverão ser implementadas em 2017, quando as regras de motor terão uma grande revisão técnica.
“vamos apoiar a fia e continuar nossas pesquisas”, prometeu dalla.
“o que a fia tem que fazer é discutir as possibilidades com as equipes e encontrar o equilíbrio correto entre o aumento do som e a perda de desempenho.”