Renault: motores híbridos não são bons para espetáculo da f1
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diretor da empresa na categoria é crítico quanto a regras atuais mas lembra: regulamentos híbridos são importantes
após ser uma das vozes mais ativas à favor de uma era turbo-híbrida na fórmula 1, a renault diz que os novos regulamentos técnicos, em vigor desde 2014, talvez tenham sido radicais demais para a categoria.
diretor-gerente da renault f1, cyril abiteboul admite que os motores atuais podem não ser o melhor caminho a ser seguido pelo esporte.
“os regulamentos híbridos são importantes, não apenas para a renault, mas a qualquer fabricante de automóveis”, disse ele. “se você olhar para a linha de produtos futuristas da maioria das marcas, você vai ver elementos híbridos em todos os carros.
“se você me perguntar sobre esse conjunto particular de regulamentos e o quanto eles são importantes, não serei indiferente. não estou completamente convencido de que temos regulamentos de motores completamente aptos para o modelo moderno da f1.
“estou falando pelo show, pelo custo ao fabricante, pelo preço para as equipes e também pelo ruído e a facilidade de manutenção. e por aí vai.
“além disso, há muitos elementos esportivos associados, como o sistema de tokens – que é extremamente confuso – e o sistema punições – que é extremamente confuso. não acho que temos algo brilhante.
“tendo dito isso, nós precisamos melhorar o que precisa ser melhorado ou tentar chegar a algo completamente novo? eu não estou muito certo.
“o problema é quando tentamos chegar a algo completamente novo, que está tentando ser um avanço em comparação ao que tínhamos antes, mas não é necessariamente brilhante.
“o normal é a evolução após essas mudanças radicais. é muito difícil prever qual será o efeito de uma mudança radical. mas estamos completamente abertos a mudanças nos regulamentos.”