Inicio de projeto: Veronão 1.8i aspro (ajuda nóis)



  • Bom dia galera, grande satisfação fazer parte dessa familia!

    Direto ao ponto:
    to com um veronão 95, famoso sapao, 1.8i monoponto, 91cv d fabrica maxima de 170km, (180 na descida kkkkkk). Ele usa o mesmo motor do logus e afins, auto latina e tudo mais. tenho o plano de aspirar ele e preciso de um help com a compatibilidade e acerto das peças que eu tenho aqui, no caso o projeto é o seguinte:

    -Pistão 83mm alcool. (original 81.5)
    -Aliviar o volante
    -Cabeçote do Santana efi 2.0 injeção direta tucho hidraulico (queria saber qual é o comando q vem original nele, ainda não descobri, a unica indicação nele é o 2uc)
    -injepro efi light v2
    -dimensionado 4x1
    -filtro de ar duplo fluxo

    vou conseguir dar acerto nessa onça? precisarei de um comando brabo pra dar uns 130 cv? vale a pena um comando 288 tucho hidraulico ou seria melhor passar ele pra tucho mecanico?

    Agradecido desde já meus amigos!



  • Bom... vamos aos fatos:

    -Vc quer fazer 1.9 certo? Saiba que vai precisar tirar um BIFE da face do bloco para acertar a altura de compressão desses pistões de 83mm ( do 2.0 ) com a árvore de manivelas do 1.8 ( que tem o curso menor ). Inclusive ACHO que vai cortar a numeração do motor.
    -O cabeçote 2.0 EFi não é injeção direta, apenas injeta mais próximo da válvula, mas ainda no duto de admissão ( injeção indireta );
    -Existiu o próprio AP 2.0 a alcool ( com 12:1 de taxa ), tinha 112cv na época, sendo que o motor que vc quer montar não difere muito disso, eu esperaria 125cv no máximo já arriscando no avanço de ignição.

    Motor 8v é ingrato, com a popularização dos motores 16v eu já não acho mais grande negócio preparação aspirada nesse motor. Vai investir e modificar muito para chegar na potência que um E-tork 1.8 (132cv) ou um HB20 1.6 (128cv) já vem de fábrica. Agora turbo são outros 500, nisso o AP é imbatível em custo x resultado.