Up grade de intercooler
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to pensando em fazer um up no meu carro, começando pelo ic que, dizem por ai, o do mt não é lá essas coisas….
o original é assim
o upgrade muda o fluxo e diminui a perda de carga pelo menos pela metade, na teoria eu teria uma pegada mais cedo porém corro o risco de esfriar menos o ar…o que vcs acham? alguém aqui já usou esse upo
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esse intercooler que vc pretende usar, teoricamente tem uma passagem do ar mais direta, da? dizerem que melhora a pegada.
quanto é esfriar menos o ar, também faz sentido, se considerarmos o posicionamento da entrada e saida do ic e a distribuição do ar pressurizado.
teoricamente o ar passaria por ele + - assim:
note que não h? um preenchimento ideal do ic…........da? o comentário que não resfria bem e etc.....
segundo meu amigo e mestre jedi tiagones, se vc fizesse um roteador do ar que entra no ic, vc teria um melhor preenchimento e consequentmente menor temperatura e maior eficiencia.
obs: aquela divisão bem no meio do ic (em vermelho) foi meramente ilustrativa. o trabalho a ser feito seria só aquela (em vermelho também) na entrada do ic.
vai melhorar muito a eficiencia ….....
abraço.
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galera da antiga fazia esse divisor de fluxo nos ics feitos sob medida (tipo os da rr).
hj em dia acho q só alguns poucos fabricados la fora é q ainda usam, ja q os feitos aqui viraram na maioria artigo de tunamento , onde o que vale é a apar?ncia e não a efici?ncia.
uma pena, pq teoricamente a divisão ajuda bastante sobretudo com baixa pressão e/ou compressor não muito grande.
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iaeee
desculpa ai, tentei editar mais não deu
nunca tinha visto/imaginado esse tipo de modificação pro intercooler, achei muito interessante . mas pelo que o thiagoiano disse a modificação é só na entrada, e depois, como acontece a passagem do ar? um único canal de novo? se der espliquem melhor ai.
falou.
air na veia
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vc divide a colmeia em duas metades, divide o ic em dois setores . a intenção é forçar o ar a tambem ir pra parte de cima da colmeia em qualquer circunst?ncia como em pressão baixa e qdo se usa um compressor não muito poderoso. ja com compressor grande e pressão alta teoricamente todo espaço será preenchido com ou sem divisor.
esqueci de comentar no outro post: em revistas gringas se ve muitos intercoolers com duas entradas e uma sa?da. esse é o melhor método de dividir o fluxo, vc nesse caso tera praticamente dois (em termos de aproveitamento) intercoolers em um.
o divisorzinho é um método rudimentar, mas quebra o galho.
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vc divide a colmeia em duas metades, divide o ic em dois setores . a intenção é forçar o ar a tambem ir pra parte de cima da colmeia em qualquer circunst?ncia como em pressão baixa e qdo se usa um compressor não muito poderoso. ja com compressor grande e pressão alta teoricamente todo espaço será preenchido com ou sem divisor.
esqueci de comentar no outro post: em revistas gringas se ve muitos intercoolers com duas entradas e uma sa?da. esse é o melhor método de dividir o fluxo, vc nesse caso tera praticamente dois (em termos de aproveitamento) intercoolers em um.
o divisorzinho é um método rudimentar, mas quebra o galho.
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iaeee
entendi o sentido da coisa, mas não compreendi muito bem como a colm?ia é dividida. a entrada tudo bem, mas os canais de passagem? tem foto ou ilustração ai? (lembra que eu falei que as vezes minha cabeça 125cc precisa de imagens pra ter a luz divina do conhecimento ?
falou.
air na veia
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vinicius, olha o tra?ado vermelho la no desenho: aquilo seria a divisão. e num modelo real não precisa passar da primeira secção do tra?o, ja basta a primeira pro esquema funcionar como o esperado.
e se quiser otimizar, divida o tubo de entrada desde o inicio com a placa que vai levar metade do ar pra parte de cima do ic.
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axo q vcs estao equivocados, pelo q notei aki, a entrada do intercooler seria na outra boca e nao nesta q vcs estao pensando,
vejam bem pelo formato das cxs laterais, se o ar entrar ali pelo cano maior, o ar ja é distribuido uniformemente por toda a colmeia, falo isso pois o intercooler original do caminhao mercedes tem um formato semelhante e funciona desta forma
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axo q vcs estao equivocados, pelo q notei aki, a entrada do intercooler seria na outra boca e nao nesta q vcs estao pensando,
vejam bem pelo formato das cxs laterais, se o ar entrar ali pelo cano maior, o ar ja é distribuido uniformemente por toda a colmeia, falo isso pois o intercooler original do caminhao mercedes tem um formato semelhante e funciona desta forma
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decio, esse que estou falando ( http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=514116 ) não é o da foto do primeiro post, seria um outro ic a ser feito.
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sim sim, entendi, mas eu me referi ao da primeira foto memso, o ic em questao(upgrade), note q a boca de entrada vem por cima da caixa lateral e a de saida é de lado, o q distribui o fluxo naturalmente ao longo da colmeia…
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fiz um desenho pra vc entender melhor o que estou dizendo sobre a divisão desde a entrada:
esse esquema é bem antigo mas muita gente não conhe?e, ou até conhe?e mas não faz pq da mais trabalho.
obs: dividi em duas cores só pra ficar mais claro.
[snapback]514116[/snapback]
perfeito….....
o desenho que fiz estava meio errado pq considerei a entrada como sendo a da esquerda e esquec? de colocar a divisão até a entrada.....hehehee....
mas esse desenho aí de cima ficou bem condizente com o que deve ser feito na prática.
sim sim, entendi, mas eu me referi ao da primeira foto memso, o ic em questao(upgrade), note q a boca de entrada vem por cima da caixa lateral e a de saida é de lado, o q distribui o fluxo naturalmente ao longo da colmeia…
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mas só as posições da entrada e saida do ic não distribui o fluxo tão bem como essa canalização desde a entrada do cooler.
para saber mais: http://www.preparados.com.br/forum/index.p…l=maximum+boost
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cara, certeza absoluta que vale muito a pena fazer isso, eu mesmo já usei intercooler com entrada e sa?da do mesmo lado e depois mudei pré entrada de um lado e sa?da do outro, a temperatura fica muito mais baixa, além da velocidade do ar que fica maior.
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fiz um desenho pra vc entender melhor o que estou dizendo sobre a divisão desde a entrada:
esse esquema é bem antigo mas muita gente não conhe?e, ou até conhe?e mas não faz pq da mais trabalho.
obs: dividi em duas cores só pra ficar mais claro.
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iaeee
valeu pela paciência ka, agora eu entendi, com o desenho ficou muuuito melhor a visualização da idéia, obrigado.
falou.
airna veia
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ressucitando:
http://tsjorges.blog.uol.com.br/images/dyno5golf.jpg
foto da entrada do ic com o divisor…
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clica no link e depois em atualizar que a foto aparece…
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aqui num deu certo
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perfeito….....
o desenho que fiz estava meio errado pq considerei a entrada como sendo a da esquerda e esquec? de colocar a divisão até a entrada.....hehehee....
mas esse desenho aí de cima ficou bem condizente com o que deve ser feito na prática.
mas só as posições da entrada e saida do ic não distribui o fluxo tão bem como essa canalização desde a entrada do cooler.
para saber mais: http://www.preparados.com.br/forum/index.p…l=maximum+boost
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thiagoiano, vc tá certo, a entrada é na esquerda mesmo….resumindo, o negócio é equilibrar as perdas de carga...
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thiagoiano, vc tá certo, a entrada é na esquerda mesmo….resumindo, o negócio é equilibrar as perdas de carga...
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eu sabia, batman
então é isso aí, faz a divis?ria como foi indicado e dividido desde a entrada como o tiagones motrou na foto que fica bem eficiente seu cooler.
ainda tem uns macetinhos de posição e modelo dos tubos do ic que vc pode ver no capitulo de ic no livro do corky bell ou com o tiagones mesmo…...........mas como vc já comprou seu cooler..........acho que fica inviavel $$$ modific?-lo todo e talz.............
de qualquer forma: pau na m?quina