Motor 2.0
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eu estou dando um trato no motor do meu astra 95, c20ne inje?ao motronic 1.5.2, fiz cabeçote, retifica no vira, troquei os pistões pelos do monza 2.0 alcool, tenho bicos com 40% mais de vazão que os originais, mas estou com um problema, como posso adiantar e quanto do ponto adiantar para ter um motor mais econômico e forte no alcool, não quero mecher com chip, alguém tem uma dica de como fazer? já li na internet de colocar um potenciometro linear de 3kΩ no lugar do sensor de octanas e deixar com 2,2kΩ, dai girar ele aos poucos até ele atingir proximo de 1,7kΩ que adianta o ponto e sair com o carro e ver se não tá grilando, se tiver grilando aumentar pra 1,8kΩ. alguém já fez isso? sabe se funciona? ou demais dicas serão bem vindas
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tem o sensor hall na roda fonica?
se tiver modifica a posicao dele, deve ser 60-2 a roda fonica, cada dente 6 graus, tenta mudar entre 1 dente e 2, dara em torno de 9 graus, é o q vc precisa ja q tem pistoes de alcool
esse ai nao trabalha mais com distribuidor?
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tem o sensor hall na roda fonica?
se tiver modifica a posicao dele, deve ser 60-2 a roda fonica, cada dente 6 graus, tenta mudar entre 1 dente e 2, dara em torno de 9 graus, é o q vc precisa ja q tem pistoes de alcool
esse ai nao trabalha mais com distribuidor?
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então, eu pensei nisso mas minha roda fonica é interna, parafusada direto no vira, então pra mecher nisso tem de demontar a parte de baixo inteira se não der certo. ele não trabalha com distribuidor.
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eu já li na net esse esquema de adiantar ou atrasar o ponto pelo conector de octanas, só não lembro como funcionava.
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que tal usar um módulo de gerenciamento eletrúnico com avanço de ponto ?
eu sei que o hardwarecar faz isso. já vi num palio convertido pra álcool.
me parece que o lost tá bolando avan?ador/atrasador de ponto também…
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se for trabalhar apenas o ponto pq nao usar um variador de ponto q se usa em carros convertidos a gnvó
aki mesmo ja teve algo do genero com um vectra q tem tudo qnt é sensor escondido tmb
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se for trabalhar apenas o ponto pq nao usar um variador de ponto q se usa em carros convertidos a gnvó
aki mesmo ja teve algo do genero com um vectra q tem tudo qnt é sensor escondido tmb
[snapback]541524[/snapback]
eu estava pensando em usar um tal de cep 300 da mts www.mtsengenharia.com.br , mas tenho medo de por e não funcionar no alcool, pois no site e no manual diz que é somente pra gnv. ele adianta 6,9, 12 e 15?. daria certo?
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no astra 95 de um colega, adiantamos na polia da roda fonica mesmo… 7,5 graus, um dente, uma vala e uma coisinha mais não é tão simples quanto a roda do tempra por exemplo, mas é perfeitamewnte possível...
no sensor de octanas eu não sei te informar se funciona...
mas na roda fonica ficou beleza... roda no alcool e quando pega pressao o atraso fica por conta do meg...
variador de avanco de gnv é caro e eu tenho minhas dúvidas se funciona exatamente como a gente quer (subir a curva toda xx graus, sem interferir no avanço original)
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eu estava pensando em usar um tal de cep 300 da mts www.mtsengenharia.com.br , mas tenho medo de por e não funcionar no alcool, pois no site e no manual diz que é somente pra gnv. ele adianta 6,9, 12 e 15?. daria certo?
[snapback]541564[/snapback]
eu acho q sim, foi no forum q vi essa utilizacao em um vectra pra rodar no alcool
so nao tenho como dar certeza e nem saber se o avanco pega ao longo de todo giro
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veja bem, você já taxou o motor
em muitas centrais, o mapa de gasolina tem mais ponto que o mapa de álcool.
talvez a taxa de agora e o ponto de gasolina (maior que o de álcool) já seja o suficiente…
pluga um scanner e veja o que vem de ponto final, ponto em meio po...
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no astra 95 de um colega, adiantamos na polia da roda fonica mesmo… 7,5 graus, um dente, uma vala e uma coisinha mais não é tão simples quanto a roda do tempra por exemplo, mas é perfeitamewnte possível...
no sensor de octanas eu não sei te informar se funciona...
mas na roda fonica ficou beleza... roda no alcool e quando pega pressao o atraso fica por conta do meg...
variador de avanco de gnv é caro e eu tenho minhas dúvidas se funciona exatamente como a gente quer (subir a curva toda xx graus, sem interferir no avanço original)
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já fiz isso num ex-corsa meu. fui tirando material da roda fúnica até ela adiantar 1 dente. teoricamente são 6 graus de avanço.
não dá pra passar no scanner pra ver em quanto que tava, mas deu pra sentir a diferença na dirigibilidade. ficou muito melhor o torque em baixa rotação.
[]?s
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já fiz isso num ex-corsa meu. fui tirando material da roda fúnica até ela adiantar 1 dente. teoricamente são 6 graus de avanço.
não dá pra passar no scanner pra ver em quanto que tava, mas deu pra sentir a diferença na dirigibilidade. ficou muito melhor o torque em baixa rotação.
[]?s
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isso… o scanner continua achando que o ponto está original...
só pra deixar claro... um dente seria um dente e uma falta de dente ... esses dois juntos dão os 6 graus...
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que tal usar um módulo de gerenciamento eletrúnico com avanço de ponto ?
eu sei que o hardwarecar faz isso. já vi num palio convertido pra álcool.
me parece que o lost tá bolando avan?ador/atrasador de ponto também…
[snapback]541353[/snapback]
qual é esse gerenciador que adianta o ponto? eu li o manual do top de linha e confesso q não achei nada disso, apenas q a conversão pro álcool é feita aumentando o tempo de injeção de combustável e só…até pq, eu gostaria mesmo de ver um aparelho q fizesse o q o fahrell disse logo aí abaixo, em negrito...pode ser q o hardware tenha algo implementado q ele suprime todo o avanço original e ele mesmo faça algo linear, parecido com os carburados...se for assim q ele atua, não é a melhor forma de se executar esse servião em um carro com ie...
no astra 95 de um colega, adiantamos na polia da roda fonica mesmo… 7,5 graus, um dente, uma vala e uma coisinha mais não é tão simples quanto a roda do tempra por exemplo, mas é perfeitamewnte possível...
no sensor de octanas eu não sei te informar se funciona...
mas na roda fonica ficou beleza... roda no alcool e quando pega pressao o atraso fica por conta do meg...
variador de avanco de gnv é caro e eu tenho minhas dúvidas se funciona exatamente como a gente quer (subir a curva toda xx graus, sem interferir no avanço original)
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? a minha dúvida tb….eu andei pensando nisso e achei deveras complicado pelo menos pra um gerenciador paralelo fazer esse acerto, já q teria q rolar um esquema pra tentar predizer quando será o próximo pulso...
mas pode ser q eu esteja ficando doido tb
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qual é esse gerenciador que adianta o ponto? eu li o manual do top de linha e confesso q não achei nada disso, apenas q a conversão pro álcool é feita aumentando o tempo de injeção de combustável e só…
aumentar um tempo de injecao que, na maioria absoluta dos carros, já chega no maximo fisicamente possivel em alta rotacao… como aumentar o que já está no máximo é carro convertido pra álcool só em baixa/média e deixa o resto do trabalho pro extra somente é ? uma possibilidade, mas não me agrada muito...
.eu andei pensando nisso e achei deveras complicado pelo menos pra um gerenciador paralelo fazer esse acerto, já q teria q rolar um esquema pra tentar predizer quando será o próximo pulso…
mas pode ser q eu esteja ficando doido tb
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quarteto, desde que eu me entendo por gente, que eu tenho essa mesma dúvida que vc tem…
posso estar errado, mas minha lágica b?sica pulando aqui na minha cabeça me diz que é impossível prever o futuro...
como que um variador de avanço trabalha é nunca consegui entender... pra adiantar o ponto vc tem que prever quando seria o ponto original da i.e. e disparar o sinal antes de acontecer...
eu sinceramente não consigo imaginar uma maquina que preveja o futuro...
claro, que se for algo que faça uma média e assuma que o ponto estaria em tantos graus e jogue o sinal antes, já furou... pq vai por água abaixo a estratégia da i.e. com correção, avanço e atraso por ks... isso não pode ser previsto...
? isso... por isso que eu adianto na roda fonica e pronto... é certeza... e não muda nada na prática no resto da i.e. imperceptível se forem poucos graus.... e infinitamente mais barato que um variador de avanço... (que eu quero imensamente saber como funciona)
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essa questão que o fahrell e quarteto estão colocando eu também tenho dúvida, como pode adiantar o ponto se não recebeu o sinal ainda, se alguém souber me explicar também fiquei curioso. vou tentar rodar com chip e roda fúnica originais e ver no que dá, pois os bicos já vão mandar 40% mais de combustivel e a taxa ficou de um carro a alcool. vou tentar achar o esquema do sensor de octanas que eu li na net e postar aqui para a gente analizar.
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codificaci?n ficha octanaje :
tipo motor– --------------resistencia conector seg?n octanaje
---------------------------91----95----98-----mayor avance*
c 16 se–-------------------0---220-----------------------
c 24 ne---------------------0---220-----------------------
c 20 ne, c 20 nef-----------0---220-----------------------
c 20 ne, c 20 nef–----abierto-2200–-2000–----1690 min
20 ne, 20 se, 20 ser–-----no---220----470-------880 max
20 ne------------------abierto-2200-----------------------
20 seh----------------------no-2200----750-------150 min
c 30 ne---------------------0---220-----------------------
los motores con sensores de detonaci?n instalados (tipo c 30 se) no cuentan con
esta ficha de codificaci?n.
con el encendido conectado debe verificarse 5 [v] en los terminales del
conector de la ficha que corresponde al pin 46 y masa al pin 26 del
calculador).
*intervalo máximo de ajuste admisible para combustible octanaje muy mayor sin
registrarse un codigo de averia.
está meio confuso mas isso é uma tabela que eu tenho no computador, vejam os valores de maior octanagem e vejam que é possivel rodar com um combustivel com octanagem maior que 98. qual a octanagem do alcool?