Tudo sobre pneus - introdução
-
tudo sobre pneus - introdução.
[justify] pneu é tudo igual, é de borracha, preto, redondo e com um buraco no meio .
por incrível que pareça muita gente enxerga os pneus desta maneira, mas ao contrário desta forma de vê-los, os pneus existentes hj no mercado agregam muita tecnologia e inovações no que diz respeito a compostos, estrutura de construção, desenhos e comportamento.
nesta série de tópicos que serão criados, vou tentar passar o máximo possível de informações para todos, dividindo por capítulos para que se entenda desde a fabricação até os mais diferentes tipos de uso.
não posso deixar de agradecer a toda equipe pp pelo convite e oportunidade de poder dividir isso com todos. a idéia é inserir um tópico a cada 15 dias, para que neste meio tempo eu possa tirar todas as dúvidas referentes aquela etapa, e então seguirmos para as próximas.
vocês vão ver que muitas lendas vão ser derrubadas, muitas curiosidades vão aparecer, e vamos todos olhar para os pretos redondos de borracha com outros olhos e muito mais cuidados.
a história dos pneus começa em meados do século xix, e apareceu com o objetivo de tornar as viagens da época menos desconfortáveis, substituindo as rodas maciças de madeira encontradas até então. em 1844, charles goodyear inventou a vulcanização, processo que seria utilizado mais tarde na fabricação dos pneus, e reza a lenda que foi por acidente, quando estava lidando em seu laboratório e derrubou enxofre numa mistura que testava para outros fins. nesta época a borracha era apenas uma goma grudenta que servia para impermeabilizar tecidos. se é verdade ou não, não há provas, mas a lenda persiste até os dias de hoje.
um cirurgião veterinário escocês chamado john boyd dunlop é tido como o pai do pneu moderno, mesmo não tendo sido o primeiro a ter a idéia. em 1845 foi patenteado o primeiro pneu que se tem notícia por robert willian thomson, que consistia num tubo interno de lona revestido em couro que conseguiu percorrer distâncias consideráveis para a época, mas havia diversos problemas de fabricação e a idéia acabou sendo abandonada. quando thomson inventou o pneu nem mesmo as bicicletas ou os automóveis existiam, mas sua idéia era voltada à utilização nas carruagens da época.
quando dunlop reinventou o pneu, sem saber da patente anterior, as bicicletas já estavam em um estágio evolutivo que permitiam a utilização de sua invenção. ele então desenvolveu para o triciclo de seu filho um tubo de couro modificado e revestido por borracha, isso em 1887. dali não demorou muito para que os tubos internos de borracha (câmaras de ar) fossem inventados. dunlop cria então uma empresa para produzir sua invenção , que logo teria outros fabricantes, culminando na invenção do primeiro pneu para automóveis em 1895, produzido pela michelin.
hoje tanto no brasil como no mundo existem diversos fabricantes de pneus, entre novos e remoldados , cada um com suas tecnologias e inovações.
no próximo capitulo vou mostrar o processo de fabricação de pneus novos, etapa por etapa, e todos os segredos e tecnologia envolvidos.
um grande abraço, boa leitura e até a próxima
[>> parte ii](>> parte ii)
segue o indice pra galera se preparar para as materias:
1- história
2- compostos
3- processo de fabricação
4- funções e partes principais
5- medidas
6- Índices de carga e velocidade
7- estrutura dos pneus (radialxconvencional / tubelessxtubetype)
8- normas internacionais (incluindo treadwear/tração/temperatura)
9- tipos de desenhos
10- características high performance
11- escolha das rodas
12- substituição correta dos pneus / equivalências de medidas
13- garantia
14- manutenção e cuidados (incluindo montagem/lubrificantes/válvulas/rodízios/consertos/estepe/twi)
15- alinhamento/balanceamento
16- tipos de desgastes
17- fatores de desgastes
18- pressões e comportamento dinâmico
19- acertos de pista
[/justify]
gustavo loeffler
dpto técnico / motorsports
yokohama brasil
-
mt boa gus
vo ficar de olho.
-
vai ser ótimo esse tópico pra desvendar os pneus remold. eu usei por quase dois anos em um voyage turbo sem nenhum tipo de problema (ovo, deslocamento, furo, etc). mas recentemente comprei pneus novos da continental por falta de uma informação mais segura a respeito da situação atual da fabricação dos remold. vou acompanhar esse tópico de perto. valeu, gus.
-
parabéns, vou ficar de olho nos remolds…..
abraços
-
credo, remouldsó hahahaha..
gente, remould não tem segredo. carcaça velha e inútil do primeiro mundo que não pode ser queimada (gera co2 e outros poluentes) e ocupa espaço demais em aterramentos, além de poluir o solo.
solução? enfia tudo num container e manda pro terceiro mundo lá eles pegam essa carcaça velha e jogam um pouco de borracha derretida em cima, cortam os gomos e vendem dizendo que é igualziiinnhhoooo a um pneu novo aí vc monta um jogo de remolds da mesma marca, mesma medida e mesmo lote no carro. mas uma carcaça veio de um pneu de inverno da escócia, outra veio de um michelin recauchutado 3x na frança e os outros dois vieram de pneus de verão usados na espanha, sendo que um foi usado em 95 e o outro em 99.
fantástico
-
gus, não sei onde vc vai chegar com isso nem qual o nível de detalhamento técnico, mas se possível gostaria de sugerir alguns tópicos a serem abordados… uns pq eu acho que seriam interessantes e outros pq eu gostaria de aprender e conversar mais a respeito
1 - como se determinam as características de um pneu como traction e treadwear, por exemplo. existe uma norma mundial que serve de base ou cada fabricante cria sua própria tabela e publica dados que são, portanto, impossíveis de comparar com dados de outros fabricantes;
2 - pq um pneu touring feito pra durar muito rodando sem esforço gasta mais rápido do que um pneu sport quando os dois andam em pista
3 - como os ciclos de temperatura afetam a durabilidade e o comportamento dos pneus
4 - quais furos podem ser consertados (e o melhor tipo de conserto) e quais não podem.
5 - pressão x comportamento
6 - aferição de temperaturas dos pneus x acerto de suspensão (pista)
7 - porque os pneus no brasil são tão caros (comparados com o 1º mundo)
-
gus, não sei onde vc vai chegar com isso nem qual o nível de detalhamento técnico, mas se possível gostaria de sugerir alguns tópicos a serem abordados… uns pq eu acho que seriam interessantes e outros pq eu gostaria de aprender e conversar mais a respeito
1 - como se determinam as características de um pneu como traction e treadwear, por exemplo. existe uma norma mundial que serve de base ou cada fabricante cria sua própria tabela e publica dados que são, portanto, impossíveis de comparar com dados de outros fabricantes;
2 - pq um pneu touring feito pra durar muito rodando sem esforço gasta mais rápido do que um pneu sport quando os dois andam em pista
3 - como os ciclos de temperatura afetam a durabilidade e o comportamento dos pneus
4 - quais furos podem ser consertados (e o melhor tipo de conserto) e quais não podem.
5 - pressão x comportamento
6 - aferição de temperaturas dos pneus x acerto de suspensão (pista)
7 - porque os pneus no brasil são tão caros (comparados com o 1º mundo)
boas perguntas, vou passar mesmo por todos esses assuntos detalhadamente. vcs vão se surpreender com muitas coisas, pode acreditar….
o próximo assunto será compostos, tudo que envolve mistura de borracha e proporções. em seguida vou detalhar o processo de fabricação, e assim por diante. em princípio teremos novas matérias a cada 15 dias, mas algumas podem sair antes. quero um pequeno intervalo justamente pra que possamos trocar idéias e tirar todas as dúvidas sobre cada tema em separado, pra que os mitos caiam por terra
abraço.
-
também vou acompanhar de perto o tópico.
gostei.
-
credo, remouldsó hahahaha..
gente, remould não tem segredo. carcaça velha e inútil do primeiro mundo que não pode ser queimada (gera co2 e outros poluentes) e ocupa espaço demais em aterramentos, além de poluir o solo.
solução? enfia tudo num container e manda pro terceiro mundo lá eles pegam essa carcaça velha e jogam um pouco de borracha derretida em cima, cortam os gomos e vendem dizendo que é igualziiinnhhoooo a um pneu novo aí vc monta um jogo de remolds da mesma marca, mesma medida e mesmo lote no carro. mas uma carcaça veio de um pneu de inverno da escócia, outra veio de um michelin recauchutado 3x na frança e os outros dois vieram de pneus de verão usados na espanha, sendo que um foi usado em 95 e o outro em 99.
fantástico
onde eu assino??
-
eu tbm, soh acompanhando no vácuo.