Torque x potência
-
que tópico longo…
primeiro, vamos visualizar o que é torque: quando vai trocar de roda (furou o pneu ), você usa a chave de roda, faz força, de preferência em ?ngulo reto com a chave, e o parafuso se solta... pois é, você acabou de aplicar um torque no parafuso para solt?-lo. eu diria que é uma força girante ...
como podem perceber, torque é força x dist?ncia, sendo que essa dist?ncia é aquela entre o ponto onde se aplica o torque e a direção da força que você faz. torque é a força que você faz no parafuso x a dist?ncia entre o parafuso e o ponto onde você faz força.
já potência é o torque (em kgf.m) x rotação (rpm) / 716, dando potência em cv (cavalo-vapor).
potência é um número que se usa para comparar coisas diferentes, já que, para a mesma potência, torque e rotação podem variar, obedecendo a expressão acima.
além de torque, potência e peso de carro, ninguém se lembrou que a aceleração de um carro não depende somente disso. e que é perceptável mais hoje em dia do que no passado.
a injeção dos motores, em função do controle de poluição, limita o enriquecimento de mistura que faz com que o motor suba de giro com mais ou menos vigor. quando a rotação se estabiliza, aí a injeção pode tirar o máximo de potência nessa rotação.
dependendo da carburação e da injeção, você pode ver um carro carburado vencer um injetado, pois a carburação enriquece muito a mistura, resfriando a queima, impedindo detonação e elevando a pressão media efetiva, poluindo muito. o transiente de aceleração é importante numa aceleração de um carro.
valores lidos em propaganda de carros podem lhes dar informação de comportamento do mesmo. por exemplo, torque máximo em rotações abaixo de 3000 rpm caracteriza um motor bom para cidade, que necessita de poucas trocas de marcha no transito pesado. são normalmente motores com duas válvulas por cilindro. você pode ter o mesmo torque em 4500 rpm (mais potência devido é rotação mais alta), mas o carro vai ser um lixo para andar na cidade, precisa trocar muito de marcha para ficar numa rotação razoável e andar junto com o anterior. é característica de motores de 4 válvulas por cilindro. a mercedes adotou 3 válvulas por cilindro como solução intermediária.
motores de tamanhos diferentes podem ter potências de mesmo valor, mas a rotação em que essas potências ocorrem vai definir seu comportamento.
prefiro um motor grande de 70 cv do que um mil 16v com os mesmo 70 cv. para mim é fácil modificar um vw ar 1600 para chegar aos 70 cv a 5200 rpm, equilibrando um gol 1.0 16v. a diferença será que o vw ar terá curva de torque mais plana e em valores altos em baixa rotação, ou seja, a potência que chega ?s rodas em baixas rotações do motor é maior que a do 1.0 16v, que precisa esgoelar em giro para buscar potência e transformar essa potência em torque aproveitável nas rodas, via engrenagens de câmbio mais reduzidas. só que isso estraga o motor mais cedo. um v8 de baixa rotação e 150 cv dura 400.000 km (ou mais) e um golf 1.8 turbo de 150 cv em 150.000 km já era nas bronzinas e anéis...
procurem sempre motores torcudos e com potência máxima ocorrendo entre 5000 e 5500 rpm. não se arrepender?o, terão um senhor motor. um bom exemplo é o motor vw ap 8v, carburado, álcool. eu tenho um logus ap 1.8 carburado álcool original (menos no escape).
abraços. -
que tópico longo…
primeiro, vamos visualizar o que é torque: quando vai trocar de roda (furou o pneu ), você usa a chave de roda, faz força, de preferência em ?ngulo reto com a chave, e o parafuso se solta... pois é, você acabou de aplicar um torque no parafuso para solt?-lo. eu diria que é uma força girante ...
como podem perceber, torque é força x dist?ncia, sendo que essa dist?ncia é aquela entre o ponto onde se aplica o torque e a direção da força que você faz. torque é a força que você faz no parafuso x a dist?ncia entre o parafuso e o ponto onde você faz força.
já potência é o torque (em kgf.m) x rotação (rpm) / 716, dando potência em cv (cavalo-vapor).
potência é um número que se usa para comparar coisas diferentes, já que, para a mesma potência, torque e rotação podem variar, obedecendo a expressão acima.
além de torque, potência e peso de carro, ninguém se lembrou que a aceleração de um carro não depende somente disso. e que é perceptável mais hoje em dia do que no passado.
a injeção dos motores, em função do controle de poluição, limita o enriquecimento de mistura que faz com que o motor suba de giro com mais ou menos vigor. quando a rotação se estabiliza, aí a injeção pode tirar o máximo de potência nessa rotação.
dependendo da carburação e da injeção, você pode ver um carro carburado vencer um injetado, pois a carburação enriquece muito a mistura, resfriando a queima, impedindo detonação e elevando a pressão media efetiva, poluindo muito. o transiente de aceleração é importante numa aceleração de um carro.
valores lidos em propaganda de carros podem lhes dar informação de comportamento do mesmo. por exemplo, torque máximo em rotações abaixo de 3000 rpm caracteriza um motor bom para cidade, que necessita de poucas trocas de marcha no transito pesado. são normalmente motores com duas válvulas por cilindro. você pode ter o mesmo torque em 4500 rpm (mais potência devido é rotação mais alta), mas o carro vai ser um lixo para andar na cidade, precisa trocar muito de marcha para ficar numa rotação razoável e andar junto com o anterior. é característica de motores de 4 válvulas por cilindro. a mercedes adotou 3 válvulas por cilindro como solução intermediária.
motores de tamanhos diferentes podem ter potências de mesmo valor, mas a rotação em que essas potências ocorrem vai definir seu comportamento.
prefiro um motor grande de 70 cv do que um mil 16v com os mesmo 70 cv. para mim é fácil modificar um vw ar 1600 para chegar aos 70 cv a 5200 rpm, equilibrando um gol 1.0 16v. a diferença será que o vw ar terá curva de torque mais plana e em valores altos em baixa rotação, ou seja, a potência que chega ?s rodas em baixas rotações do motor é maior que a do 1.0 16v, que precisa esgoelar em giro para buscar potência e transformar essa potência em torque aproveitável nas rodas, via engrenagens de câmbio mais reduzidas. só que isso estraga o motor mais cedo. um v8 de baixa rotação e 150 cv dura 400.000 km (ou mais) e um golf 1.8 turbo de 150 cv em 150.000 km já era nas bronzinas e anéis...
procurem sempre motores torcudos e com potência máxima ocorrendo entre 5000 e 5500 rpm. não se arrepender?o, terão um senhor motor. um bom exemplo é o motor vw ap 8v, carburado, álcool. eu tenho um logus ap 1.8 carburado álcool original (menos no escape).
abraços.aaaaahhhhhhhhhhhhhh….o mestre voltou
-
que tópico longo…
abraços.concordo com tudo, só não concordo com a declaração de que quanto mais válvulas, necessariamente maior torque em alta e menor torque em baixa.
-
chico biela: eu concordo com boa parte do que vc falou, a respeito de que maior torque no motor em baixas rotações é melhor para uso na cidade, que é melhor um motor 1.4 de 70 cv que um 1.0 de 70 cv, etc.
boa parte do que vc falou é correto, eu tenho a mesma opinião.
porém…
a minha intenção com esse tópico era discutir do ponto de vista f?sico o que faz o carro acelerar em cada instante...
a)torque no motor
b)potência no motor
c)torque nas rodas
d)potência nas rodas
e)nenhum dos anterioresacertou quem respondeu e).
mas, dos 4 itens a, b, c, d, o que melhor descreve a aceleração do carro é potência (no motor ou nas rodas, tanto faz).
um carro 1.4 70 cv é melhor de ser dirigido na cidade que um 1.0 70 cv por que?
resposta: porque o maior torque em baixa rotação do 1.4 leva a uma maior potência em baixa rotação.potência é o que interessa (não estou falando apenas de potência máxima, e sim de potência na rotação usada, em cada instante).
vou fazer uma pergunta, se alguém errar a resposta, sinto muito, seu conceito sobre aceleração, torque e potência está errado.
pergunta:
um carro, numa dada velocidade qualquer, vai acelerar, arrancar, subir uma ladeira ou puxar uma carga mais vigorosamente com 18 mkgf saindo do motor ou com 15 mkgf saindo do motor?a)18 mkgf
b)15 mkgf
c)o que interessa é potência, e não torque no motorvocês já sabem a resposta, né?
quem errou ou tem dúvida, dá uma lida no que eu ou outros escreveram, pois se você não consegue entender torque x potência, vai ficar difácil entender qualquer coisa sobre preparação, pois o objetivo da preparação é gerar mais aceleração no carro, e se você não sabe o que acelera o carro fica difácil...
esse assunto parece ser trivial, só envolve conceitos de gin?sio, nenhum conceito de faculdade, mas mesmo eu como estudante de engenharia tomei muita cabeçada para aprender isso.
quem ainda acha que torque no motor acelera o carro, vale a pena gastar algumas horas para entender isso.
se em algumas horas (quem não entendeu isso ainda) passar a entender, meus parabéns, pois eu levei 3 dias e 3 noites grudado no computador escrevendo um texto de 14 poginas para conseguir entender isso.
abraços.
-
r?….pois é seu boiola...kero te conhecer pessoalmente em curitiba tbm....num tem desculpa...to convencendo até o vicente a ir lá...hehhe.
po, axo q eu vo pra la sim cara..
se eu for, vo providenciar uma peita com o nick gravado pra galera reconhecer
e volto a dizer:
torque x potencia?
legal é ter os dois..
v8 7.4l blower 1500 hp / 200 kgf.m
e kero ver neguinho por defeitoabs..
martin
-
e volto a dizer:
torque x potencia?
legal é ter os dois..
v8 7.4l blower 1500 hp / 200 kgf.m
e kero ver neguinho por defeitoao tudus forjadus:
em qualquer motor, o torque máximo é quase uma constante do motor.
seja aspirado, turbinado, etc.
num turbinado, se vc não mexer na pressão, ou seja, para uma dada pressão, o torque máximo é aquele e acabou-se, não tem conversa.
num motor aspirado, pode colocar cabeçote multi-vólvulas, pode colocar comando duplo, o torque máximo não muda quase nada.
uma ferrari 430 tem motor v8 4.3 com 11 mkgf por litro.
um corsa 1.8 flex tem 10,1 mkgf por litro.
o gol 2.0 16v gti 145 cv tem apenas 6% a mais de torque máximo que o gol 2.0 8v 112 cv.
os motores aspirados atuais tem de 8,5 a 10 mkgrf por litro.
pode mandar rezar uma missa que não aumenta mais que 5%, 10%, com uma preparação aspirada sem passar para álcool.
em todo motor, inclusive nesse monstro aí que você falou, 1500 hp com 200 mkgf, os caras que o projetaram também tiveram que escolher entre:
-200 mkgf com 1300 hp
-200 mkgf com 1400 hp
-200 mkgf com 1500 hpisso com a mesma pressão do compressor.
esse dilema existe em qualquer motor, pois o torque máximo é quase uma constante, para uma dada sobre-pressão do compressor ou turbo.
num motor animal com esse de 1500 hp o dilema continua, apenas em outro patamar.
não tem pra onde fugir: para uma dada cilindrada, para uma dada pressão no turbo, você vai ter que escolher entre jogar a rotação de torque máximo para cima ou para baixo, é só isso que dá pra fazer, pois no valor do torque máximo você quase não consegue mexer.
abraços.
-
escreve, meu povo, agora que deu 5 poginas.
muaaaaaaaaaaaaaaahauahauahauahaahaaaaaaaaaaaa
se vc quiser mais pagina e so continuar falando que potencia que acelera o carro que ai eu entro no jogo. e se eu entrar na discussao ai vc chega nas 30 paginas em menos de 18horas.
mas to velho pra isso e meu tempo e curto …. e independentemente doque eu falar ou outra pessoa falar, o mundo fisico sera sempre o mesmo. o que muda e nossas interpretacoes do que acontece.
mas como um geral, deu pra ver que vc esta muito por dentro do assunto brasil. nao concordo com tudo mas pelo menos vc esta fazendo afirmacoes, colocando explicoes e colocando logica pra suportar teu ponto. direto no ponto.
ate mais
valeu
bb
-
ao tudus forjadus:
em qualquer motor, o torque máximo é quase uma constante do motor.
seja aspirado, turbinado, etc.
num turbinado, se vc não mexer na pressão, ou seja, para uma dada pressão, o torque máximo é aquele e acabou-se, não tem conversa.
num motor aspirado, pode colocar cabeçote multi-vólvulas, pode colocar comando duplo, o torque máximo não muda quase nada.
uma ferrari 430 tem motor v8 4.3 com 11 mkgf por litro.
um corsa 1.8 flex tem 10,1 mkgf por litro.
o gol 2.0 16v gti 145 cv tem apenas 6% a mais de torque máximo que o gol 2.0 8v 112 cv.
os motores aspirados atuais tem de 8,5 a 10 mkgrf por litro.
pode mandar rezar uma missa que não aumenta mais que 5%, 10%, com uma preparação aspirada sem passar para álcool.
em todo motor, inclusive nesse monstro aí que você falou, 1500 hp com 200 mkgf, os caras que o projetaram também tiveram que escolher entre:
-200 mkgf com 1300 hp
-200 mkgf com 1400 hp
-200 mkgf com 1500 hpisso com a mesma pressão do compressor.
esse dilema existe em qualquer motor, pois o torque máximo é quase uma constante, para uma dada sobre-pressão do compressor ou turbo.
num motor animal com esse de 1500 hp o dilema continua, apenas em outro patamar.
não tem pra onde fugir: para uma dada cilindrada, para uma dada pressão no turbo, você vai ter que escolher entre jogar a rotação de torque máximo para cima ou para baixo, é só isso que dá pra fazer, pois no valor do torque máximo você quase não consegue mexer.
abraços.
então, brasil (hahaha fala ai seu nome que chamar alguem de brasil eh foda hehehe)
? nesse principio aí que as equipes de f1 fazem motores minusculos (3 litros), aspirados e com quase 1000 hp. como é mto dificil alterar o torque sem sobrealimentação, fazem os motores giraram até 19 mil rpm pra obter potencia.
se vc comparar um 426 hemi originalzinho (425 hp, perto de 60 kgf.m), tem mto mais torque que f1 (900 cv a 19 mil rpm dão 34,4 kgf.m ante 60 do v8), mas anda (mto) menos por ter mto menos potencia. até onde eu entendi, o f1 usa melhor a potencia do motor, por que girando 19 mil rpm pode-se usar uma relação de marcha curtissima e multiplicar varias vezes o torque que chega as rodas. ja o v8, que nao gira tanto, não pode fazer isso.
não me expressei bem, mas acho que é por ai..abs..
martin
-
resumidamente, estou bem enferrujado de fisica b?sica mas:
a definição de potência é capacidade de realizar trabalho, e o que é trabalho, trabalho é entre outras definições o resultado (no caso) do deslocamento de um objeto, para isto ele precisa (obvio) ser deslocado por uma dist?ncia d e para que isto ocorra deve existir uma força f
bem, força é definida por massa vezes a aceleração assim temos: (f = m x a)
trab = f x d
então
trab =(m x a) x d
desta forma como p = f(t) podemos dizer que são diretamente relacionados e que p=k x t
assim temos a formula
p/k = m x a x d
como a massa é constante, para uma mesma dist?ncia d temos que:
m x d x k = constante, vamos chamar ela de 1/kp = a x (m x d x k) = a x 1/k
a= p x k
ou seja a aceleração é diretamente proporcional a potência envolvida no sistema
agora sabemos que a potência de um motor é oriunda do torque multiplicado pela rpm em que ele ocorre (a capacidade de realizar um trabalho a cada rpm)
então tanto faz…a aceleração é relacionada a como o torque aparece pois dele se tem quanto de trabalho (potência) se pode realizar a cada giro.
portanto a resposta certa é que torque e potência fazem a aceleração, mas não os valores absolutos...o que conta é a potência média envolvida (ou torque m?dio nas rodas envolvido) nos sistemas e para isso qto mais linear a curva de potência melhor (com o mais alto valor possível tbm) para dirigibilidade o melhor é a curva de torque o mais plana possível...mas isto causa um potência linearmente de pico
por ultimo, motores multivalvulas tem sim mais torque, e isso é indiscutivel, vc só consegue ter mais potência numa mesma rotação se vc tem mais torque (obvio pois como disse acima p = t x rpm)
assim digamos um motor sevel (fiat) 1.6 8v tem 92 cv a 5.700rpm, seu primo de 16v tem 106 cv a 5.500rpm...
? facil perceber que o de 8v tem 92 x 0,736/5,7 = 11,8mkgf de torque a 5.700 (um pouco abaixo dos 12 e pocuo que tem no valor máximo a uns 3.500rpm) e o 16v tem 106 x 0,736 /5,5 = 14,2mkgf
ou seja o multivalvulas tem cerca de 14,2 / 11,8 = 1,2 ou seja mais de 20% a mais de torque na mesma cilindrada.
o que não se discute que o meio mais facil de se ganhar torque é aumentando a cilindrada, depois com superalimetação, já em preparação aspro vc aumeta muito pouco o torque, porém aumenta o giro em que ele ocorre de modo a ganhar potência pelo outro membro da operação p = t x rpm
[]s jr