Comandos, como saber si é pra turbo ou aspro
-
h? que se ter muito cuidado com esse negócio de priorizar o escapeem carros turbo.
realmente, ele tem de ser priorizado, pq como citado, a indução é forçada, mas a exaustão não. na verdade a exaustão de um motor turbo é prejudicada pela contrapressão natural da turbina e pela impossibilidade de um coletor de escape que funcione como extrator.
mas aumentar as válvulas de escape, aumentar a duração de escape no comando e aumentar os dutos de escape, pode ser um rem?dio mais amargo que a própria doen?a, principalmente em casos com alta pressão de turbo ou com turbos dimensionados para gerarem potência e pegada.
o lance é que reduzindo a velocidade de escape com dutos e válvulas maiores, e aumentandoa duração de escape do comando, incorremos no problema da reversão de fluxo que é um dos ladrões misteriosos de potência. com umcomando que fica aberto tempo demais, o diferencial de pressão entre coletor e motor pode se inverter e com isso o fluxo tb reverte.
minha sugestão pra melhorar o escape de turbo é trabalhar os cfm, mas alargando sempre o mínimo possível. ao menos pra mim é o que parece mais lágico. a dificuldade sempre parece ser relacionada com a capacidade do pessoal em conseguir fluxo sem alargar (alta velocidade).
e um comando sem escape exageirado, pra nãoincorrer nesse problema. mas isso são só conceitos, não tenho nada praapresenar pra vcs na prática.
abraço
-
tem uma explanação sobre tempos de comando que eu achei bem educativa. chama-se the black mystic art of cam timing de peter shearman
http://mail.symuli.com/vw/camp1.html
-
h? que se ter muito cuidado com esse negócio de priorizar o escapeem carros turbo.
realmente, ele tem de ser priorizado, pq como citado, a indução é forçada, mas a exaustão não. na verdade a exaustão de um motor turbo é prejudicada pela contrapressão natural da turbina e pela impossibilidade de um coletor de escape que funcione como extrator.
mas aumentar as válvulas de escape, aumentar a duração de escape no comando e aumentar os dutos de escape, pode ser um rem?dio mais amargo que a própria doen?a, principalmente em casos com alta pressão de turbo ou com turbos dimensionados para gerarem potência e pegada.
o lance é que reduzindo a velocidade de escape com dutos e válvulas maiores, e aumentandoa duração de escape do comando, incorremos no problema da reversão de fluxo que é um dos ladrões misteriosos de potência. com umcomando que fica aberto tempo demais, o diferencial de pressão entre coletor e motor pode se inverter e com isso o fluxo tb reverte.
minha sugestão pra melhorar o escape de turbo é trabalhar os cfm, mas alargando sempre o mínimo possível. ao menos pra mim é o que parece mais lágico. a dificuldade sempre parece ser relacionada com a capacidade do pessoal em conseguir fluxo sem alargar (alta velocidade).
e um comando sem escape exageirado, pra nãoincorrer nesse problema. mas isso são só conceitos, não tenho nada praapresenar pra vcs na prática.
abraço
[snapback]400110[/snapback]
com certeza…
priorizar o escape, mas sem cometer exageros
como tudo em engenharia quando vc passa da conta acaba tendo sempre um efeito secund?rio que é muitas vezes pior do que a característica que vc queria mudar com a alteração...
-
o que quero na verdade é un comando que deixe o carro mais esperto antes da entrada do turbo, nada muito fora do normal e logico que deixe o motor trabalhar mais solto en alta
alguem sugere un comando bom ai pra un ap 1.8 mi que usa cabeçote todo original. coletor pulsativo no farol turbina no momento .42/.63 mono (44mm/46.5mm) e depois .50/.58bi (53.5mm/52mm)
pensei no 027.7 mais é dificil de achar e tal e ja me falarom que com ele eu perderia torque em baixa, coisa que eu não quero, pois quero un turbo que pegue mais tarde e q o comando dá un torque legal pra andar na cidade.
-
como ficaria um carro aspro usando um comando assimetrico? tenho um fusca que estou fazendo o motor, mas to sem grana pra turbinar já. queria botar um comandinho nele, e queria já comprar um assimetrico, tcs-20 (294x284, 110 de lobe, 10,08 de levante), pra ficar pronto para quando eu juntar dinheiro pra turbinar. tenho medo de o carro ficar manco e perder muito torque em baixa. ele é 1.9 (pistões de 94mm). quem souber me dizer, valeu
-
tá com um comando aqui a né dele é :027.109.101.7 para ap será que é bom pra turbo?
[snapback]398819[/snapback]
ver vender????
-
o que quero na verdade é un comando que deixe o carro mais esperto antes da entrada do turbo, nada muito fora do normal e logico que deixe o motor trabalhar mais solto en alta
, pois quero un turbo que pegue mais tarde e q o comando dá un torque legal pra andar na cidade.
[snapback]401348[/snapback]
duas coisas dificeis de conciliar… basicamente o comando nao da nenhum hp ou torque a mais em carro nenhum... simplificando, o que ele faz eh deslocar a curva de torque pra cima ou para baixo.
ou vc tem torque em baixa ou tem giro pra vir potencia...
no seu caso entao, use o comando mais manso possivel, mas se prepare pra nao girar os horrores que a turma gira com um 288 por exemplo... sera um carro tranquilo, mas o turbo bem acertado vai te dar o torque que vc precisa... sem precisar girar tanto...
por exemplo... o comando original do tempra eh um com 240 graus eu acho... pouquissimo... e nem por isso eu deixo de andar junto com os ap com 288, nem ter q ficar de olho em 1.a marcha pq passo de 7k rpm brincando... o motivo é turbo... somente... pq meu comando definitivamente não é pra obter potencia em alto giro...
-
duas coisas dificeis de conciliar… basicamente o comando nao da nenhum hp ou torque a mais em carro nenhum... simplificando, o que ele faz eh deslocar a curva de torque pra cima ou para baixo.
ou vc tem torque em baixa ou tem giro pra vir potencia...
no seu caso entao, use o comando mais manso possivel, mas se prepare pra nao girar os horrores que a turma gira com um 288 por exemplo... sera um carro tranquilo, mas o turbo bem acertado vai te dar o torque que vc precisa... sem precisar girar tanto...
por exemplo... o comando original do tempra eh um com 240 graus eu acho... pouquissimo... e nem por isso eu deixo de andar junto com os ap com 288, nem ter q ficar de olho em 1.a marcha pq passo de 7k rpm brincando... o motivo é turbo... somente... pq meu comando definitivamente não é pra obter potencia em alto giro...
[snapback]499163[/snapback]
o que rola é usar um comando com um pouco mais de graduação, e compensa um pouco no levante e no lobe center…
-
pra o que o marcio quer, nao serve… mais levante tambem prejudica o torque em baixa...
eu acho besteira o que ele quer... nao precisa de mais torque em baixa... mas, considerando o que ele pede no topico, não tem jeito... ou perde torque em baixa ou ganha giro... não dá pra conciliar as duas coisas...
-
pergunta simples e pratica.
tem alguma solução no mercado para comando do torque 1.6 16vó lembrando que é duplo né?
[snapback]401227[/snapback]
se o cabecote for igual do step a, vc pode usar comandos de formula palio… foda é que a marcha lenta fica em 1700rpm.. mas gira 8000+
eu tinha um par de comando desses jogado em algum lugar.... junto com a central dos formula palio...