Dúvida sobre rebaixamento de cabecote
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fiz umas contas e cheguei é conclusão que tirando 2mm a taxa de compressão fica perto dos 12,5:1.
como você calculou é lembre que a c?mara não é 100% redonda.
1)esse aumento de taxa de compressão (9,2:1 -> 12,5:1) vai sobrecarregar os pistões e bielasó corro risco de quebras?
não vai sobrecarregar a ponto de quebrar se fizer o acerto de ponto correto.
2)o avanco de ignicão original da gasolina é muito pra essa taxa de compressão?
só testando pré ver
mas você vai usar gasolina com essa taxa ou álcool é alguns carros álcool tem mais taxa e menos ponto final que os menos taxados que usam gasolina.
3)como o aumento a taxa de compressão aumenta a efici?ncia térmica, eu posso usar menos tempo de injecão do que meu carro usa atualmente com taxa original? (9,2:1)
não…não vai reduzir cilindrada
- qual grau de vela devo usar?
8 ou 9
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não…não vai reduzir cilindrada
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velas 7.
o restante q vc disse eu concordo mas não entendi o q vc disse qto a cilindrada, daniel.[snapback]502922[/snapback]
eu acho q ele quiz dizer q como não vai diminuir a cilindrada do carro, ele não ficará mais economico, visto q a economia está ligada a cilindrada, q se diminuida o carro ir? economizar mas em alguns caso com o aumento de taxa diminui o consumo, carros antigos por exemplo q tem pouca taxa, aumenta um pouco essa taxa e o carro queima melhor, consequentemente precisando de menos combustivel, mas nesse caso não sei se diminuiria..
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velas 7.
o restante q vc disse eu concordo mas não entendi o q vc disse qto a cilindrada, daniel.
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? que tem gente que acha que rebaixando o cabeçote acaba diminuindo a c?mara e diminuindo cilindrada (sim, eu escutei isso já)… o que vai acontecer é ter um espaço menor pré queima.
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tava lembrando aqui uma coisa q escutei de um dono de oficina daqui de santos: biela mais curta reduz a cilindrada pq reduz o curso do pistão
mostrei pro cara, expliquei tudo, q quem determina o curso é o virabrequim e não a biela, mas nem adiantou nada, ainda riram de mim
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eu devia ter falado que usaria álcool, tal qual eu uso.
o cálculo eu usei uma tabela do excel que peguei aqui no pp. se ela considerar c?mara 100% redonda, a taxa vai ficar mais baixa do que os 12,5:1 que eu estimei.
consumo não está ligado só é cilindrada, pelo que eu penso, mas também na capacidade que a m?quina térmica tem em transformar a energia da queima do combustável em movimento. isto ?, da energia da queima do combustável, uma parcela é perdida em calor, outra em movimento.
se o consumo for pensado somente em termos de cilindrada, o uno 1.0 da minha m?e é um 1.8 e num foi avisado… faz 7,5km/l de álcool na cidade, 11,5:1 de taxa de compressão. efici?ncia péssima.
eu sei que avanço de ignição influencia, pois também é determinante na temperatura da c?mara de combust?o. quantidade de combustável também.
fiz essa pergunta para procurar um ponto de partida do acerto do motor, que pode ser que ganhe as modificações que citei.
[]s
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tinha um cara aqui em ctba que tinha um corsa 1.6 aspirado, cabeçote bemmm rebaixado (não sei quanto) e usava chip de conversão que ainda tem mais ponto.. que eu saiba, nunca quebrou.
ele faz parte do xpeed, o nick dele é hershon ou algo assim
e taxando o motor você vai melhorar o consumo sim, já que você tá andando destaxado no álcool
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sobre esse lence de rebaixar cabecote x reduzir cilindrada… eu tb ja escutei por aki :eca:
agora sobre economia, sim, um carro com 12.1 de taxa tende a ser mais economico andando de boa...
agora, vc vai andar com 12:1 de taxa na gasolina ou no alcool?
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tava lembrando aqui uma coisa q escutei de um dono de oficina daqui de santos: biela mais curta reduz a cilindrada pq reduz o curso do pistão
mostrei pro cara, expliquei tudo, q quem determina o curso é o virabrequim e não a biela, mas nem adiantou nada, ainda riram de mim
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? me deu uma vontade de rir dele…dono de oficina??? deve ser dono de ferramentas pra oficina né
sobre esse lence de rebaixar cabecote x reduzir cilindrada… eu tb ja escutei por aki :eca:
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já ouvi essa perola tamnb?m, e quem defendia essa ideia fazia até calculos
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tava lembrando aqui uma coisa q escutei de um dono de oficina daqui de santos: biela mais curta reduz a cilindrada pq reduz o curso do pistão
mostrei pro cara, expliquei tudo, q quem determina o curso é o virabrequim e não a biela, mas nem adiantou nada, ainda riram de mim
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isso que é mecanico bom….
pior ainda foi o tal profexor lá do senai, que disse, em explicação b?sica de funcionamento de um motor, que quanto menor as bielas, mais gira o motor, e que motores diesel usam bielas enormes, igualando cilindrada...
vó se pode... o outro mecanico lá da oficina, quando nés desmontamos o motor do colt soltou a mesma: -nooooossa, q bielinha, deve ser por isso que gira tanto(8000rpm)...
pelo que já li aqui no pp e em fontes seguras sobre motores, quanto maior a biela, menor a inclinação da mesma com o virabrequim no ponto m?dio entre pms e pmi, e maior suavidade de rotação, mas nem sempre quanto maior melhor, pois se ficar muito em po não transmite corretamente a força dos pistões para o vira...
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isso que é mecanico bom….
pior ainda foi o tal profexor lá do senai, que disse, em explicação b?sica de funcionamento de um motor, que quanto menor as bielas, mais gira o motor, e que motores diesel usam bielas enormes, igualando cilindrada...
vó se pode... o outro mecanico lá da oficina, quando nés desmontamos o motor do colt soltou a mesma: -nooooossa, q bielinha, deve ser por isso que gira tanto(8000rpm)...
pelo que já li aqui no pp e em fontes seguras sobre motores, quanto maior a biela, menor a inclinação da mesma com o virabrequim no ponto m?dio entre pms e pmi, e maior suavidade de rotação, mas nem sempre quanto maior melhor, pois se ficar muito em po não transmite corretamente a força dos pistões para o vira...
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aritmetica, geometria. tem gente que nem ligava pra isso laaaaaaaaaa tras na escola, ai fica dizendo umas perolas dessas. tem gente que sabe que é assim, mas nunca teve a curiosidade de perguntar o pq das coisas… ai fica a merce da opnião dos outros...
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já tive carro com taxa de compressao aumentada de 8,5 pra proximo de 15, mas sou meio suspeito em falar algo pq tinha o comando ali atrapalhando as comparações hehehe
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tinha um cara aqui em ctba que tinha um corsa 1.6 aspirado, cabeçote bemmm rebaixado (não sei quanto) e usava chip de conversão que ainda tem mais ponto.. que eu saiba, nunca quebrou.
ele faz parte do xpeed, o nick dele é hershon ou algo assim
e taxando o motor você vai melhorar o consumo sim, já que você tá andando destaxado no álcool
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herrsohn ou h2s…
abraços...
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? que tem gente que acha que rebaixando o cabeçote acaba diminuindo a c?mara e diminuindo cilindrada (sim, eu escutei isso já)[snapback]502951[/snapback]
eu li isso na auto magazine uma matéria escrita por aquele maluco que escrevia pra auto power….colocaram até um cálculo de cilindrada levando-se em conta o volume da c?mara, com o argumento de que o cálculo que a maioria conhece é antigo .......
se for levar em conta apenas o deslocamento, seria a antiga .....
agora se for levar em conta o volume do cilindro a coisa pega....
pois se usamos no cálculo de taxa vcil + vcam / vcam, é sinal que o motor também admite o volume da c?mara…..
isso realmente é contradit?rio e confesso que até eu ler a matéria isso nunca tinha me passado pela cabeça....
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só nao esqueca que o pistão não sobe dentro do cabeçote ate as valvulas pra expulsar toda mistura que tem dentro do cilindro. no final da fase de escape/inicio da fase de admissão, qdo o cilindro em questao esta em pms e as valvulas teoricamente fechadas, sempre o gas correspondente ao volume da camara está ali, não fica um vacuo, um vazio dentro do cilindro.
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só nao esqueca que o pistão não sobe dentro do cabeçote ate as valvulas pra expulsar toda mistura que tem dentro do cilindro. no final da fase de escape/inicio da fase de admissão, qdo o cilindro em questao esta em pms e as valvulas teoricamente fechadas, sempre o gas correspondente ao volume da camara está ali, não fica um vacuo, um vazio dentro do cilindro.
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fabio, agora me veio uma questão aqui.
quando o pistão ta no pms o espaso que fica lá(camera de combustão do cabeçote e pistão, cava do mesmo) fica cheia de ar na hora que o motor terminou a expulsão e vai iniciar o novo ciclo admitindo ar. neste momento a camera está cheia ou não, acho que varia conforme a rotação, pois o overlap que é encaregado da lavagen dos cilindros. neste caso, si a teoria ta certa, teria q ser sumada a camera de combustão na cilindrada pois no momento que a valvula de admição abrir ja começaria a lavagen do cilindro saindo o gas queimado e entrando mistura ar/comb no cilindro, e ai o pistão começa a descer admitindo mais ar, o equivalente a cilindrada, que tamben só é enchido totalmente numa faixa de rpm que snme é no torque maximo ou potencia maxima algo assim, pois nem un motor tem 100% de eficiencia né, se tratando de vehiculos de série, motores ap, gm do corsa e tal.
por isso acho que cilindrada teria que ser
diametro x diametro x pi x curso / 4 + vcam
ai o calculo de taxa teria sentido
cil + vcam / vcam
si bem que como vc mesmo explicou e eu entendi mais ou menos, sempre vai estar presente ar na camera na hora que o pistão atingir o pms terminando escape e iniciando admição.