Pir?metro full temp by odg
-
que acham de 4 sondas + 1 pirometro tirando a media de tempo assim vc equaliza a mistura, e mantem uma temp media aceitavel.
o fogo eh que a temp nao é totalmente casada com a sonda se vc tiver deficiencia mecanica, como valvula presa ou tucho travado ou coisas assim…
mas assim acho que sai mais barato e da pra acertar a mistura né nao?
[snapback]507367[/snapback]
mas lost, aí você teria que colocar as sondas nos canos do coletor não ??
acho que aí complica, porque sonda geralmente se passar de 800? c frita…
?
-
mas lost, aí você teria que colocar as sondas nos canos do coletor não ??
acho que aí complica, porque sonda geralmente se passar de 800? c frita…
?
[snapback]507403[/snapback]
agora me explica: pq aqui no brasil eles botam a sonda no coletor e o pir?metro depois na turbina??????????????????????????
quanto mais o cara pensa, menos entende…..hauhauhaahuahauhauhaa
no manual da sonda vem até escrito o lance dos 850graus...
-
agora me explica: pq aqui no brasil eles botam a sonda no coletor e o pir?metro depois na turbina??????????????????????????
quanto mais o cara pensa, menos entende…..hauhauhaahuahauhauhaa
no manual da sonda vem até escrito o lance dos 850graus...
[snapback]507406[/snapback]
quem são eles ??? rsrsrs
a minha sonda não fica no coletor naum, e meu pir?metro tá no local indicado pelo fabricante (autometer)…
-
quem são eles ??? rsrsrs
a minha sonda não fica no coletor naum, e meu pir?metro tá no local indicado pelo fabricante (autometer)…
[snapback]507416[/snapback]
maioria dos carros que vejo por ai são assim
-
nunca vi um carro com sonda no coletor antes da turbina.
[snapback]507422[/snapback]
pessoal que flangeia os coletor de corsa 1.6 muitas vezes usa o lugar original da sonda, que fica no coletor mesmo, antes da turbina. eu já teimei vêrias vezes pré alguns conhecidos meus que ali não dá uma leitura correta, mas o que eles fazem é deixar a sonda original da i.e. ali mesmo e colocar outra depois do turbo pro hallmeter.
-
pessoal que flangeia os coletor de corsa 1.6 muitas vezes usa o lugar original da sonda, que fica no coletor mesmo, antes da turbina. eu já teimei vêrias vezes pré alguns conhecidos meus que ali não dá uma leitura correta, mas o que eles fazem é deixar a sonda original da i.e. ali mesmo e colocar outra depois do turbo pro hallmeter.
[snapback]507449[/snapback]
aff…
-
agora vai uma pergunta:
se vcs tiverem pirometro e tambem tiverem uma aparelhagem com sonda wb, como fariam para acertar o motor?
pq imagino que se vc tiver uma boa leitura de pirometro, então é pq a mistura esta sempre legal não ?? nesse caso a sonda wide entraria somente como um acerto mais fino para poder deixar a mistura ideial (no fio da navalha) ??? o meu medo seria acertar o carro pela sonda wide e ver o pirometro marcando temps muito altas, oq nem acho dificil de acontecer, já que a maioria dos usuários de turbo, andam necessariamente com o carro mais gordo que o teoricamente ideal em termos de fator lambda.
meio enrolada a pergunta né?
minha pergunta da pagina 2 acabou passando despercebida aqui vai um novo quote para re-animar a danada :-)
-
minha pergunta da pagina 2 acabou passando despercebida aqui vai um novo quote para re-animar a danada :-)
[snapback]507484[/snapback]
o ideal pra desempenho nunca é estequiom?trico, na verdade sempre é um pouco mais pro rico onde você consegue a melhor mistura pra rendimento máximo…
mas como eu disse no post ali atrás, o pir?metro serve pra te indicar outras coisas além de mistura somente...
dá pra usar wb e pir?metro normalmente, é até melhor...
-
minha pergunta da pagina 2 acabou passando despercebida aqui vai um novo quote para re-animar a danada :-)
[snapback]507484[/snapback]
sonda - só te uma noção de como está a mistura
pir?metro - te dá uma noção do funcionamento do motor como um todo, pq influ?ncia muitas vari?veis (mistura, ponto, compressão)
do meu ponto de vista, o primeiro acerto do carro se dá pela sonda, pir?metro vc usa pra acerto mais fino do motor como um todo
-
eu já digo que pir?metro sem ter base nenhuma de temperatura para us?-lo com sabedoria é uma pulga a mais atrás da orelha…
-
eu já digo que pir?metro sem ter base nenhuma de temperatura para us?-lo com sabedoria é uma pulga a mais atrás da orelha…
[snapback]507534[/snapback]
par?metro é a quebra né hauhauhauahuaha
-
a minha sonda ficava antes da turbina… mas agora nao fica mais, fica logo apos, uns 15cm.
falei de por 4 sondas pq achei que sairia mais barato, mas com o termopar a 72 reais, nao compensa nao.
vou tentar fazer um circuito usando 1 ci pra tratar o sinal do termopar (acho que custa 200 reais cada ci), e nem que sejam 4 reles, chaveando qual o termopar que sera lido, e o microcontrolador chaveia o termopar e faz a leitura, chaveia pra outro e faz a leitura... isso pra nao usar 4 ci, pq é muito caro. todo conversor ad de microcontrolador é assim, na verdade tem 1 canal ad, multiplexado em varios canais, chaveando qual é lido.
nao sei se vcs lembram, mas isso é parte do meu projeto desde o inicio, mas ninguem soube dar uma força sobre trabalhar com termopar, mas acho que ja achei informacao suficiente.
como no atraso de ponto, vou fazer uma caixinha separada do modulo principal, pra poder ficar perto dos sensores, com 1 fio só ligando no modulo. tipo um controlador pro pirometro, outro controlador pro ponto... assim tb da pra comercializar separado
alguem leu o que eu disse sobre a rosca descrita na proposta da resiluz? 1/4 e tal... sera que da pra adaptar facil no coletor de escape pra colocar 1 por cilindro?
-
eu sempre pensei assim.
primeiro, coloca um ponto tido como seguro, acerta a mistura pela sonda e velas e depois vai subindo o ponto monitorando pelo pirometro e ao ter un aumento de temperatura, tira as velas e vê si não tem sinal de detonação, ai po na tabua.
só que ai vem a precisão dos instrumentos.
ontem mesmo tava brincando com uma sonda mte e outra ntk, a ntk mostrava 0.88 e a mte 0.85 a 0.86 ai pensei, boa, é diferença nos multimetro, troquei os multimetro o da mte na ntk e o da ntk na mte, e pra minha surpresa, o multimetro q tava na mte e que depois estava na ntk(ngk) marcou os 0.88 de antes, e a mte com o multimetro da ntk marcou os 0.85~0.86 comprovando que a diferença é na sonda.
agora fico na duvida qual das duas ta mentindo, e só vou poder saber quando comprar minha wideband. mais confio mais na ntk.
-
hum… sonda é um negocio mais complicado que o termopar.
os termopares sao usados principalmente em fornos industriais, e esse ci é proprio, com tudo compensado ja, proprio pra isso. acredito que seja preciso sim, pois é uma coisa totalmente focada.
pecas de carro sao um problema. a maioria não é exigente. se o mexanico bota a sonda la e o carro funciona, ta beleza. ja um ci desse não. quem vai projetar algum aparelho que vai usar, quer que o negocio seja totalmente preciso.
o conversor ad dos microcontroladores é muito preciso. o que tem variacao nos multimetros, sao os outros componentes usados pra dividir tensao e te dar a escala que vc quer. resistores tem tolerancia, se foi usado um com tolerancia de 5% em um multimetro, e um com tolerancia de 2% em outro (o que é normal pq tamo falando de multimetro da china), vai dar diferenca na medicao mesmo. ja pra fazer o pirometro, no caso, vai precisar soh dividir a tensao em 2x, pq a tensao de saida do ci pra 1000c é 10v, e o microcontrolador trabalha com 0 a 5v, entao vai ter que dividir pela metade. se nao usar resistores de boa qualidade nessa divisao, vai ter falta de precisao. mas se usar, fica a pampinha. sao coisas ja usadas por ai no mundo. quanto a isso nao precisa ter medo que se fizer com carinho, sem porquice, tudo fica preciso.
meu gerenciador ta 930mbar de pressao atmosferica aqui em sp, exatamente a mesma coisa que da nas injecoes dos carros. da pra ver que é preciso, e nao foi dificil pra ser, pq é tudo feito pra isso e de boa qualidade.
multimetro chines é podrera mesmo. vendem de quilo po...
bom, é mais uma coisa que eu to falando e ainda nao fiz. mas to tentando e pode ter certeza que vou fazer. até hoje desde que comecei a desenvolver o gerenciador, nao tinha perguntado o preco do termopar na resiluz, que alias, acho que foi o ktulu quem me passou o contato. agora sabendo que é carinho, mas acessivel da mais vontade né?
to querendo dizer que é possivel fazer o negocio de 4 pirometros com um preco bom, sem se esfolar. acho que vai ser mais dificil instalar no coletor de escape alguem ja viu como eh o termopar? sao 2 varetas ligadas na ponta... quero ver enfiar no escape soh pelo buraquinho onde ele vai ser rosqueado... mas vamo tentar... dai junta com o gerenciador poder ajustar enriquecimento individual por bico, fica coisa linda hein
-
-
hernani, imagino que vc leu, traduziu e entendeu o que diz essas paginas. então podia nos dizer com suas palavras o como fazer passo a passo ?
eu li todas elas e ali fala um pouco sobre os principios de ajuste de mistura para certas situações, fala sobre como ler a mistura pelas velas e tb fala um pouquinho sobre o assunto que estamos estudando, que é o coletor em si.
**pelo que vi assim por cima, isso é feito em coletor central de um motor v8.
e recai justamente no que tenho dito desde paginas atras: teoricamente é essa a solução, mas praticamente não é possivel para fazer todos modelos de coletores, ainda mais nos mais populares que temos contato, como em coletor de ap, no de vw a ar…
dizer que ah, basta equalizar o coletor e pronto é simples, agora como fazer não num só modelo de coletor é que ta pegando.
se o método é só pra um ou outro modelo de coletor, não podemos enxergar como sendo a solução para os problemas de coletores mal equalizados. pro meu coletor não da pra usar esse esquema? então pra mim (e pra quem tem motor ap) esse esquema não resolve nada.**
por favor, baseado no que diz o livro, responda as perguntas que fiz (com letras vermelhas) em http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=507069
aguardo aqui torcendo pra que seja possivel fzr com os nosso tipos de coletores.
-
hum… sonda é um negocio mais complicado que o termopar.
os termopares sao usados principalmente em fornos industriais, e esse ci é proprio, com tudo compensado ja, proprio pra isso. acredito que seja preciso sim, pois é uma coisa totalmente focada.
pecas de carro sao um problema. a maioria não é exigente. se o mexanico bota a sonda la e o carro funciona, ta beleza. ja um ci desse não. quem vai projetar algum aparelho que vai usar, quer que o negocio seja totalmente preciso.
o conversor ad dos microcontroladores é muito preciso. o que tem variacao nos multimetros, sao os outros componentes usados pra dividir tensao e te dar a escala que vc quer. resistores tem tolerancia, se foi usado um com tolerancia de 5% em um multimetro, e um com tolerancia de 2% em outro (o que é normal pq tamo falando de multimetro da china), vai dar diferenca na medicao mesmo. ja pra fazer o pirometro, no caso, vai precisar soh dividir a tensao em 2x, pq a tensao de saida do ci pra 1000c é 10v, e o microcontrolador trabalha com 0 a 5v, entao vai ter que dividir pela metade. se nao usar resistores de boa qualidade nessa divisao, vai ter falta de precisao. mas se usar, fica a pampinha. sao coisas ja usadas por ai no mundo. quanto a isso nao precisa ter medo que se fizer com carinho, sem porquice, tudo fica preciso.
meu gerenciador ta 930mbar de pressao atmosferica aqui em sp, exatamente a mesma coisa que da nas injecoes dos carros. da pra ver que é preciso, e nao foi dificil pra ser, pq é tudo feito pra isso e de boa qualidade.
multimetro chines é podrera mesmo. vendem de quilo po...
bom, é mais uma coisa que eu to falando e ainda nao fiz. mas to tentando e pode ter certeza que vou fazer. até hoje desde que comecei a desenvolver o gerenciador, nao tinha perguntado o preco do termopar na resiluz, que alias, acho que foi o ktulu quem me passou o contato. agora sabendo que é carinho, mas acessivel da mais vontade né?
to querendo dizer que é possivel fazer o negocio de 4 pirometros com um preco bom, sem se esfolar. acho que vai ser mais dificil instalar no coletor de escape alguem ja viu como eh o termopar? sao 2 varetas ligadas na ponta... quero ver enfiar no escape soh pelo buraquinho onde ele vai ser rosqueado... mas vamo tentar... dai junta com o gerenciador poder ajustar enriquecimento individual por bico, fica coisa linda hein
[snapback]507707[/snapback]
torão pra que dá certo o teu esquema ai, mais vc vai fazer ele independente né, via poder ser usado sem o teu gerenciador? ou só com ele? hehe
ah, sobre o teste de sonda que fiz, foi usando un multimetro chino e outro minipa brasileiro, e os dois estão marcando certinho, por que testei varias coisas de valor constante com ambos e sempre marcarom o mesmo valor.
-
po marcio, o pirometro eu sempre quis colocar junto no gerenciador, mas como é complicadinho, e carinho de desenvolver pq tem que testar, coisas podem nao dar certo, dinheiro vai pro lixo e etc, como a grana sempre ta curta, ainda mais que to comprando um moc?, casorio e tal, nao fiz nenhum teste com relacao ao pirometro. a prioridade 1 era controlar o suplementar. ja faz 1 ano que ta controlando suplementar, claro, ainda foi aperfeicoado pra controlar corrente pra bico monoponto e tudo, mas essa parte ja ta legal. agora a prioridade 2 é atraso de ponto. ai a prioridade 3 vai ser controlar 4 suplementares sequencialmente, só aí vem o pirometro junto no mesmo equipamento.
mas vou tentando estudar alguma coisa em paralelo, pq nao acho que seja tao complicado. poderia sair algo junto com o gerenciador mais completo, ou posso fazer um leitor separado. conseguindo ler a temp direitinho, o resto é resto.
abraco e valeu pelo apoio