Remapeamento ?
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esse assunto vai dar controvórsia…
fala over , tenho a sensação que essa frase era pra mim . mas mesmo que não seja , concordo com ela ...
bem resumidamente:
1 - se o remapeamento não aumenta a admissão de ar como ele consegue melhorar torque e/ou potência ?
não consegue
r: melhorando o aproveitamento da mistura admitida
perfeito , é uma ótima forma e remapeando o chip não dá .
como ?:
r: quanto mais espremida for a mistura, maior será a sua expansão, por este motivo a fa?sca é dada antes do pms para que a mistura tenha tempo de de expandir gerando trabalho útil e calor,
então como esprememos a mistura ?
r: usando mais taxa,
isso ai . mas podemos também melhorar a queima com uma ignição realmente forte . e taxas realmente efetivas como 15,5:1 num motor com alcool nunca terá bons resultados sem uma ignição forte .
porém com o passar do tempo os engenheiros descobriram que ao explodir a mistura a frente de chama produzia um aumento na pressão dentro da c?mara de combust?o,
eita , com o passar do tempo ??? isso não é exatamente assim desde que o motor foi inventado a mais de 100 anos atrás é esse aumento de pressão provem da expansão ???
então ao introduzir mais combustável mais energia ?ra introduzida no sistema até o ponto onde o aproveitamente ?ra máximo (e que hoje se verifica com fator lambda = 0,8 :mistura rica)
hahaha , até hoje diz isso . será que não percebeu que o que afirmamos está certo ??? com 860mv na sonda , você tem potência máxima ??? onde lambda 1 = 860mv, e em lambda 1 é onde se tem todo o oxig?nio da mistura queimado . e não é possível queimar mais que todo o oxig?nio da mistura
porém ao aumentar a quantidade de energia dentro da c?mara se verificou que se necessita adiantar mais ainda o ponto
juro que não acredito que está dizendo isso po over , você é engenheiro , não é uma z? roela qualquer .
onde é que avanço de ponto além do certo melhora alguma coisa ?? ou será que freia o pistão porque a queima acontece antes da hora e o pistão ainda está comprimindo ???
a mistura , numa mesma situação de temperatura e pressão(que são relacionadas) , tem uma velocidade de queima , e ta tentando dizer que com mais combustável e mais ponto, você teria uma maior pressão na camara pois esse combustável ocupa espaço como que se aumentando a taxa , certo ???
então se aumentou a pressão , a velocidade de queima aumenta , e o correto seria atrasar o ponto como num motor taxado ou sobrealimentado
não faz o menor sentido isso que falou ... to assustado de ouvir isso de um engenheiro .
para que toda esta mistura tenha tempo de efetuar o trabalho, ainda cria um ciclo vicioso onde quanto mais combustável vc coloca maior é a energia liberada, quanto mais energia é liberada maior é a pressão dentro da c?mara e quanto mais pressão mais potência vem, isso até o ponto em que ao avan?ar em excesso a pressão gerada cria uma outra frente de chama (detonação, auto-ignição ou outros nomes correlatos)
cara , você só pode estar enlouquecido ... você diz que aumenta a taxa com combustável e depois diz que precisa mais avanço , sendo que o suposto aumento de taxa aumenta a velocidade de queima e seria necessário um atraso de ponto ... estou realmente impressionado de ouvir isso de um engenheiro ...
resumindo ?
r: qto mais combustável, mais ponto vc pode usar e qto mais combustável e ponto mais potência até o limite de operação
isso é uma loucura preocupante , porque vem de um engenheiro .
fico imaginando pra que a vw subiu a taxa dos 1.0 para 13:1 na gasolina comum se só colocando mais combustável e ponto resolveria o problema ...
2- como conseguir mais economia e potência ?
os mapas são separados em regimes, cargas e rotações, qdo vc quer potência máxima vc pressiona mais o acelerador
se quer potência máxima , poe o po no fundo (wot)
então se quer mais potência vc enriquece e avan?a o ponto,
além do ponto certo e de 860mv em sonda , vai beber mais , isso se não perder potência .
se vc quer mais economia vc apenas aumenta o ponto até o limite onde o combustável permite (não ocorrendo detonação),
e não é essa a estratégia das prefeitas ies originais com ks ??
se quer ganhar torque vc enriquece tbm nesta situação (pouco pedal).
a unica coisa que consegue fazer é deslocar um pouco a faixa de torque quando com o po em cima , mesmo porque , a fábrica entende que se está de po em cima , não precisa de potência , mas se afundar o po , essa potência vem imediatamente .
3- porque a fabrica não faz isso ?
porque eles sabem fazer um motor perfeito e economico e enriquecer de po em cima far? esse motor virar um beberrão e ai não passa nos testes de emissões .
r:algumas trabalham mais perto do limite, outras são mais conservadoras porque a curva de ponto deve servir ao carro ao longo de toda sua vida útil,
todas trabalham com o ponto certo , e se algo mudar , existe o ks pra manter esse ponto sempre o melhor possível .
esteja ele com filtro de combustável a 1km de ser trocado,
só se for 1km antes de entupir e fechar de vez ...
carbonização média pro período de uso,
para isso também existem os auto adaptativos e a perfeita ie ainda tem o ks .
detalhe , uma ignição forte descarboniza todo o motor
deve ser confiável em qualquer situação, deve emitir pouco sempre e em qualquer condição, etc.
só nas condições de medição
porque nenhuma montadora se preocupa com emissões e consumo em potência máxima no brasil . alias , a guerra pra ganho de potência aqui está muito interessante . as montadoras estão fazendo de tudo pra ganhar 1 ou 2 hp em relação a concorr?ncia . não seria muito mais fácil apenas enriquecer a mistura e avan?ar o ponto já que não se mede emissões e nem consumo em wot ???
sds
gustavo
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ecsiste sin chama electromotive tec? com correção por sonda wide band
temos o produto :
[snapback]515540[/snapback]
hihihi , ah , entendi , e ela faz a correção de ponto necessária pela sonda wide band também , acertei ???
esse mundo ta perdido mesmo .
ah , aposto que consegue também programar um ks de uma dessas m?gicas program?veis né …
sds
gustavo
ao fahrell :
andré , essa ie só funciona quando programada no dinam?metro do padre quevedo
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ecsiste sin chama electromotive tec? com correção por sonda wide band
temos o produto :
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po explica pra nois como essa injeção electromotive funciona ja que vc disse que tem ela.
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ecsiste sin chama electromotive tec? com correção por sonda wide band
temos o produto :
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ow sórgio, imagina se eu tivesse citado aem….ahuhauahuhauahauhauhau
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ow sórgio, imagina se eu tivesse citado aem….ahuhauahuhauahauhauhau
[snapback]516036[/snapback]
hehehehe
adoro as discussões (sempre muito bem educadas) do over e do gustavo, aprendo muito com elas e me divirto tambem… eles são, além de concorrentes comerciais usando técnicas diferentes, adoradores da discussão, sempre tentando um argumento pra explicar melhor as oposições entre suas idéias... desde que o fórum é fórum...
pois bem, vcs lucas e bernardineti conseguiram a proeza de fazer os dois concordarem que esse autotune das maravilhosas e m?gicas tec-aem da vida não funcionam.
não ache q sou radical não, adoro tecnologia, ja li diversas vezes o manual de vêrias delas, posso não saber na prática como o bernardinetti, mas com certeza já deu pra perceber que é 99% propaganda de tecnologia e 1% pratica, esses recursos automaticos dessas tec (aem tb)... nada que já não exista em muito maior perfeição nas i.e. originais de fábrica...
abraço,
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hehehehe
adoro as discussões (sempre muito bem educadas) do over e do gustavo, aprendo muito com elas e me divirto tambem… eles são, além de concorrentes comerciais usando técnicas diferentes, adoradores da discussão, sempre tentando um argumento pra explicar melhor as oposições entre suas idéias... desde que o fórum é fórum...
pois bem, vcs lucas e bernardineti conseguiram a proeza de fazer os dois concordarem que esse autotune das maravilhosas e m?gicas tec-aem da vida não funcionam.
não ache q sou radical não, adoro tecnologia, ja li diversas vezes o manual de vêrias delas, posso não saber na prática como o bernardinetti, mas com certeza já deu pra perceber que é 99% propaganda de tecnologia e 1% pratica, esses recursos automaticos dessas tec (aem tb)... nada que já não exista em muito maior perfeição nas i.e. originais de fábrica...
abraço,
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nada pessoal, mas nem vo comenta mais nada pra naum gera mais discussão ainda…ok
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pelo jeito de escrever, por um momento pensei que o cm racing tava postando aqui também…
[snapback]516044[/snapback]
to pra te falar que tive a mesma impressão….hehehehe
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bem, num vou nem responder porque num merece né ?
alguem que num seja engenheiro pode me dizer o que acontece qdo vc pega um carro carburado, aumenta um ou dois pontos no gicle e coloca mais um pouco de avanço mexendo no distribuidor ?
ou alguem que tenha um motor ap injetado e tenha colocado mais alguns graus de avanço no distribuidor…
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bem, num vou nem responder porque num merece né ?
alguem que num seja engenheiro pode me dizer o que acontece qdo vc pega um carro carburado, aumenta um ou dois pontos no gicle e coloca mais um pouco de avanço mexendo no distribuidor ?
ou alguem que tenha um motor ap injetado e tenha colocado mais alguns graus de avanço no distribuidor…
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eu já fiz em injetado
o carro fica bem mais esperto, mais acho que isso não dá mais potência final.
acredito que ela traga o pico de potencia ou torque pra uma rotação mais baixa
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alguem aqui teve mobylete?
monte com o ponto alinhando os 2 furinhos da peca que fixa o magneto (que é onde se acerta o ponto) exatamente com a biela com o vira em 0t e vc tera o motor normal. avance um pouco e terá mais torque mas vai amarrar em alta. atrase e vai girar que é uma beleza, mas vai ter menos torque…
minha opiniao é que vc tem que achar a curva ideal. avancando o suficiente pra ter o maximo torque em todos os regimes. consequentemente, sua curva terá menos avanco proporcionalmente em alta... proporcionalmente significa diminuir a agressividade com que vc avanca ao longo do rpm. consequentemente em 6000 rpm vc vai ter mais avanco que em 1000, mas proporcionalmente, se vc vem avamcamdo por exemplo 5 graus a cada 1000 rpm, em 5000 vc avanca 4 a mais que em 4000, e em 6000 vc avanca 3 a mais que em 5000 entendem? diminuindo a proporcao avanco x rpm. mas vc tem que achar o avanco ideal... deve ser legal fazer isso no dinamometro
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bem, num vou nem responder porque num merece né ?
alguem que num seja engenheiro pode me dizer o que acontece qdo vc pega um carro carburado, aumenta um ou dois pontos no gicle e coloca mais um pouco de avanço mexendo no distribuidor ?
ou alguem que tenha um motor ap injetado e tenha colocado mais alguns graus de avanço no distribuidor…
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po over… gosto de ler vcs dois... deixa de besteira e continua, vc sabe que isso não é pessoal, são apenas dois vendendo o seu peixe como vc mesmo fala...
mas respondendo a sua pergunta, já que não me considero engenheiro...
quando se faz isso se move a curva de torque do motor... potencia que é bom, necas... numa mesma faixa de rpm útil... isso é mais velho que a propria criação do motor de combustão interna...
? isso que o gustavo tava falando...tem que ler com calma pq esse assunto é muito minucioso... uma palavrinha já muda tudo e dá margem a interpretações erradas ou não entendimentos
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eu já fiz em injetado
o carro fica bem mais esperto, mais acho que isso não dá mais potência final.
acredito que ela traga o pico de potencia ou torque pra uma rotação mais baixa
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alguem aqui teve mobylete?
monte com o ponto alinhando os 2 furinhos da peca que fixa o magneto (que é onde se acerta o ponto) exatamente com a biela com o vira em 0t e vc tera o motor normal. avance um pouco e terá mais torque mas vai amarrar em alta. atrase e vai girar que é uma beleza, mas vai ter menos torque…
minha opiniao é que vc tem que achar a curva ideal....
...
.... mas vc tem que achar o avanco ideal... deve ser legal fazer isso no dinamometro
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isso aí… lost e miozao...
e, lost, achar a curva ideal é exatamente o trabalho das fabricas... duvido que a gente consiga sem o conhecimento e estrutura deles... essa margem restrita de emissões e consumo que se fala tanto que as fabricas tám e que se consegue aumentar xipando vale somente pra condições de não po-no-fundo ou em casos em que a fabrica propositalmente reduziu a potencia do carro por algum motivo...
? o que o gustavo falou, por exemplo, nessa briga comercial por 1 ou 2 hp entre os carros 1000 que vemos hoje, vc acha realmente que a fabrica deixou alguma margem em po no fundo ??? antes disso até acredito pra efeitos de teste de poluição etc... mas pisou, é tudo que dá... alias... tudo que os engenheiros de fábrica conseguiram tirar com toda a estrutura disponível...
eu não tenho dúvidas...
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bem, num vou nem responder porque num merece né ?
alguem que num seja engenheiro pode me dizer o que acontece qdo vc pega um carro carburado, aumenta um ou dois pontos no gicle e coloca mais um pouco de avanço mexendo no distribuidor ?
ou alguem que tenha um motor ap injetado e tenha colocado mais alguns graus de avanço no distribuidor…
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po over , que chato hein , desviando a conversa . esse é seu argumento técnico pro que escrevi ???
achei que ia me provar com a técnica que eu , o cezar , o fahrell e todos os engenheiros das montadoras , entre outros , estamos enganados e você tinha descoberto mesmo algo sobre motores que não existisse desde que foram desenvolvidos …
me enganei .
sds
gustavo
ps : pena que o cezar está fora do pa?s ,aposto que ele adoraria ler e responder esse post .
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pelo jeito de escrever, por um momento pensei que o cm racing tava postando aqui também…
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não é ele não , me chamo gustavo auad . e respondi dessa forma porque a ka percebeu que existe um limites de quote e como eu não queria correr o risco de sair errado de novo , preferi responder assim .
sds
gustavo
edit: grafia.
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a que ponto chegamos….eita
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soh acredito q remapeamento funcione a hora q alguem pegar uma motronic de gol/audi/golf t e conseguir acertar ela num motor hibrido
ateh entao n vi ninguem fazer isso, entao pra mim remapeamento eh um meio tupy de tentar arrumar algo nas coxas pra quem n pode usar uma injecao standlone
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isso aí… lost e miozao...
e, lost, achar a curva ideal é exatamente o trabalho das fabricas... duvido que a gente consiga sem o conhecimento e estrutura deles... essa margem restrita de emissões e consumo que se fala tanto que as fabricas tám e que se consegue aumentar xipando vale somente pra condições de não po-no-fundo ou em casos em que a fabrica propositalmente reduziu a potencia do carro por algum motivo...
? o que o gustavo falou, por exemplo, nessa briga comercial por 1 ou 2 hp entre os carros 1000 que vemos hoje, vc acha realmente que a fabrica deixou alguma margem em po no fundo ??? antes disso até acredito pra efeitos de teste de poluição etc... mas pisou, é tudo que dá... alias... tudo que os engenheiros de fábrica conseguiram tirar com toda a estrutura disponível...
eu não tenho dúvidas...
[snapback]516186[/snapback]
pras fabricas é facil. elas contam com equipamentos como os que existem na faculdade maua que se chamam dinamometros de bancada.
nao sei se vc lembra, mas eu fiz um equipamento pro pessoal de mecanica, que gerenciava o ponto, totalmente stand-alone. mas infelizmente ele gerenciava apenas avancando por rpm, nao levava em consideracao temp de ar, agua, carga e etc.
o motor era um motorzinho estacionario da honda, 4t, de 4hp. com o motor no dinamometro de bancada, que gera carga como se o motor estivesse puxando o carro, colocamos ele pra trabalhar, borboleta aberta(wot), e o dinamometro gerando carga pra manter o motor a 2000 rpm(o dinamometro faz isso sozinho, vc fala o rpm e ele freia o motor pra vc, e o motor fica la se matando como se tivesse subindo a serra), e avancamos e atrasamos até conseguir torque (consequentemente potencia) maximos naquela situacao (foi apenas situacao de wot, mas valeu a pena). entao passamos pra 2500 rpm, ajuste denovo… e assim por diante. com isso + trabalho no comando de valvulas, taxa de compressao, alcool como combustivel, e 2 carburadores, o motor prassou pra 7.5hp. imagine a proporcao do ganho em um carro de 100cv... seria como se fosse pra 185cv.
as montadoras constroem os mapas usando esse recurso (a f1 tb, soh que o dina deles é programado pra gerar as cargas como se o fosse o carro na pista, e o cambio tb vai pro dina), ai com motor de carro se faz soh que em todas as faixas de rpm, e suponho que algumas situacoes de carga e temp. pra outras situacoes de carga e temp se calcula... com isso se consegue exatamente o que quer, quantos cv vc quiser na rpm que for possivel mecanicamente pro motor te dar (consegue-se limitar a menos), ah, ao mesmo tempo vc tem uma sonda lambda wide + analisadores de gases em tempo real... ai faz o que quiser.
acho que o mais dificil eh ter a potencia maxima atendendo as leis de poluicao. lembrem-se que as leis do brasil sao das mais severas do mundo.
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ps: faltou dizer que a faculdade maua tem dinamometro de bancada pra motor de carro, e que presta servico pra gm, peugeot, renault e sei la mais quem… isso mesmo, as montadoras levam la pra fazer testes nos motores.
ps2: leiam meu post na pagina anterior que foi gigante