Ariscado
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eu tv dormindo qdo fiz a conta caraio
esqueci de dividir a dif do curso por 2
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perderia torque e tb potência.
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certo ka, porém tentei somente adequar o pensamento do amigo….
se ele tiver um belo cabeçote+comando, pode vir uma boa potencia em alta...
eu mesmo pensei nessa configuração de 1,7 a um tempo atras, so que em vez de aspirado, minha inteção seria turbo....
kleber
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ka, potencia nao é igual rpm x torque?
se colocar um motor 1.7 que vire mais com comando, tudo no esquema, acredito gere ate mais potencia que um 1.9… claro, o torque sera menor...
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ja ouviu aquele ditado americano: não existe substituto para polegadas c?bicas ?
os 1.9 bem montados giram seus 9.500/10.000 rpm e até 2.0 tem por ai q gira isso.
um 1.6/1.7 vai ter que girar quanto pra conseguir superar o 1.9 em potência? 11.500…12.000? e pra superar um 2.0 do mesmo naipe? 12.500/13.000?
complicado heim...tudo tem um limite.
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ja ouviu aquele ditado americano: não existe substituto para polegadas c?bicas ?
os 1.9 bem montados giram seus 9.500/10.000 rpm e até 2.0 tem por ai q gira isso.
um 1.6/1.7 vai ter que girar quanto pra conseguir superar o 1.9 em potência? 11.500…12.000? e pra superar um 2.0 do mesmo naipe? 12.500/13.000?
complicado heim...tudo tem um limite.
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certo… mas pra 1.9 e 2.0 virar isso ai, tem que ter o motor forjado, onde ja passaria dos 20m/s a velocidade media dos pistoes...
agora, partindo de um miolo com pecas originais de fabrica, o 1.7 conseguiria virar muito mais pra chegar a esses 20m/s
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certo… mas pra 1.9 e 2.0 virar isso ai, tem que ter o motor forjado, onde ja passaria dos 20m/s a velocidade media dos pistoes...
agora, partindo de um miolo com pecas originais de fabrica, o 1.7 conseguiria virar muito mais pra chegar a esses 20m/s
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esses limites são flexiveis , provas disso tenho varias.
e sobre o 1.7, poder girar é uma coisa, agora, fazer girar esses 12…13.000 pra compensar a diferença entre o motor maior é outra.
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mas forjado ajuda em algo no giro?
tipo… eu acho q precisa de peças leves pra girar tao alto... depois tb girar mais q 7500 ~ 8000 rpm é coisa q eu nao faria, nao pra min com um carro de rua que uso diariamente. miolo gira? gira...
e os perifericosó ex. alternador, bomba dagua etc...
depois tb que nem só de miolo vem giro, tem q ter cabeçote e ignição que aguente tudo isso.
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mas forjado ajuda em algo no giro?
tipo… eu acho q precisa de peças leves pra girar tao alto... depois tb girar mais q 7500 ~ 8000 rpm é coisa q eu nao faria, nao pra min com um carro de rua que uso diariamente. miolo gira? gira...
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existem por ai alguns limites , tipo vmp e r/l, só q esses tais limites ja deveriam ter sido revistos conforme os motores vão evoluindo.
não lembro bem e nao to afim de fzr contas pois acabei de sair da cama, mas o 1.8 parece q segundo a regra não deveria girar mais que 7000…7050 rpm...
vai vendo como esses limites estão defasados...
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to com vc ka, miolo original aguenta ate bastante giro em aspirado… ainda mais de trocar os parafusos das bielas por melhores...
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com certeza.
o que quebra é a vibracao.. e njao a quantidade de rpm… um motor com uma r/l mais baixa e vmp menor, tem mais suavidade de funcionamento em altas rotacoes... vibra menos...
girar todos giram,
[snapback]517662[/snapback]
quando esses limites foram estabelecidos (a varias dácadas) os motores vibravam muito mais q os atuais…hj os motores são cada vez mais lisos e ninguem para pra pensar que os tais limites ja estão caducados.
sem contar q ng monta um motor de briga sem aliviar e balancear todas as peças m?veis.