Quebrouuuuuu…. mais uma vez...
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pois eh, quebrou denovo. e por acaso, exatamente o mesmo pistao da ultima vez, no mesmo lugar… coincidencia neh?
nao. na minha opiniao, o causador das 2 quebras é o bico daquele cilindro. medindo na maquina, ele teve menos vazao que os outros (coincidencia denovo?).
povavelmente as condicoes do local, o tempo e o esforco que é feito exatamente naquele lugar, levam o bico a fadigar e deixar de alimentar direito. tinha feito uns testes de rodar a 200, tendo picos de 220, por um bom tempo e tal, mas esse teste nao serve pra dizer se tem algo errado ou nao. se forca o carro apenas 1x, ateh chegar aos 200, que ele mantem com 0.1, 0.2 de pressao, o que nao eh esforco nenhum com relacao a aquecimento do motor.
pra mim, o grande teste sao as retomadas, em que se passa muito tempo na mesma marcha, principalmente a minha quarta que vai a 170kmh. nas 2 vezes que quebrou, a situacao foi de puxada de terceira a quinta, chegando a 180, reduzindo pra 110, 120 pra fazer uma curva, e normalmente no meio da curva eu volto a acelerar, de quarta, esticando ateh os 170 denovo, que eh uma boa puxada, bastante tempo na mesma marcha... bem ai, bum... quebrou as 2 vezes.
na primeira vez o motor tinha 5 mil km. achei normal. achei que era pq ele ainda tinha o bloco brunido. estranhei pq quebrou um anel, mas tudo bem, pensei que era por falta de folgas por ser novo e estar sendo colocado a trabalhar com tanto esfor?o.
mas agora denovo o mesmo... ai me caiu a ficha... mandei verificar a vazao, soh que os kras fizeram a limpeza antes, o que estragou meu teste... mas mesmo assim, 3 bicos deram 80ml, e apenas aquele deu 74ml. sao apenas 6 ml a menos, nao acredito que isso leve a quebrar, mas nao sei como o bico se comporta a 4.5 bar de pressao diferencial, nem como se comporta nessa situacao abindo o maximo que ele abre em seu trabalho por um longo preiodo.
bom, com isso aprendi mais uma. vou passar a verificar a vazao a cada 10 mil km.
a leitura das velas nao ajudou nesse caso, como eu disse, os 6 ml a menos nao devia fazer diferenca, mas indicam que o bico nao tava legal, e que provavelmente dexava de abrir alguns ciclos ou mesmo deixava de abrir quando submetido a um esforco muito grande.
o cilindro sendo alimentado apenas pelos suplementares, ja viu... quebra mesmo.
outras evideicias sao que os outros 3 pistoes estao perfeitos. se houvesse falta na alimentacao dos suplementares, provavelmente pelo menos mais 1 teria no minimo algumas trinquinhas nas canaletas, ja que esses pistoes trinca mesmo e com facilidade (tenho 8 pistoes velhos aqui, desses 8, apenas 2 nao tem trincas)
outra evidencia eh que na hora da quebra, a sonda tava em 880, 900.
o que acham do caso? eh pra se ficar esperto com os injetados + suplementar ou nao?
pelo menos meu esquma novo de montagem ajudou. realmente foi possivel remover o cabecote com coletor, turbina e primeira curva
legal eh ver o estado do cabecote com 23 mil km rodados neh? parece que nem foi funcionado…
viva o alcool.
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será que não ajudaria colocar um pirometro antes da turbina no cilindro maledeto ?
talvez te poupasse alguns reais….....
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po, colocar soh em 1 nao… agora vou dar um jeito nos 4 bicos, provavelmente vou trocar os 4 logo pelos laranja que sao originalmente 40% mais vazao que os meus, assim nao precisa trabalha-los pra ter vazao pro alcool.
o legal seria como o zippo postou aqui, colocar 1 pra cada cilindro. to trabalhando no pirometro, ja achei o termopar feito sob medida a 58 reais... ja tenho como ler 1 termopar... fazendo 1 primeiro pra testar, poderia fazer pros 4... mas nao eh uma coisa assim facil e ateh hj nao montei nem o atraso de ponto que ta projetadinho por falta de dinheiro e tempo... entao ja viu... mas uma ideia que eh perfeitamente possivel executar que vai esperar...
o lance eh que o carro avisa. eu tinha sentido uma amarradinha, tirei o peh, e pisei denovo. quando eu pisei denovo derreteu.
ah, tava com 1,2 de pressao, estimo uns 230 cv. o motor originalmente eh 80cv. a taxa eh 10,2. tudo isso faz quebrar muito rapido, acho que nao deu 1 segundo depois de eu ter pisado novamente e bum... coitado.
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alguem sabe me dizer se realmente as bielas de reposicao dos fire sao normais, nao sendo fraturadas como as originais?
se forem iguais as originais vou trocar a biela desse cilindro, pq nao gostei da cara dela proximo ao pino onde recebeu um belo calor.
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tem nao kra… eh o terceiro cilindro... e nao tem nada perto de nenhum bico... eles ficam tranquilinhos. ele nao recebe mais calor que os outros nem nada... acho que eh por acaso de ser o terceiro cilindro. mas as 2 quebras no mesmo cilindro com todas as infos que eu dei, nao sao acaso nao... o bico ta zoado. ser o terceiro eh por acaso, mas quebrar sempre o mesmo pistao eh culpa desse bico...
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a situação que vc mencionou (retomada de po no fundo) é realmente a mais exigente pra um motor turbo, se vc vem pisando desde marcha baixa o carro vem embalado e subindo de giro até não força tanto qto retomar com giro mais baixo.
qdo vc sentiu a amarradinha já tinha quebrado…mesmo que tivesse tirado o po já tinha ido pro saco.
de 80 para 74ml são 7,5%, é um pouco mais do que o aceitável mesmo pra motor original (5%) e muito mais do que o recomendado para motor de performance ( de 2 a 1% - mas isso é dificil de se encontrar, a maioria fica em 2 a 3%) mas não creio que seja o único responsável pela quebra, afinal 10,2:1 de taxa num motor moderno de bom enchimento e 1,2bar de turbo (mesmo com intercooler) é muita coisa e o suplementar sempre tem algum excessozinho que poderia compensar estes 6ml a menos (? pouco em relação a precisão que o suplementar tem de acionamento e vaz?o). outro fato é que vc disse que anda perto dos 880mv, num carro turbo de fabrica ou usando-se peças forjadas é até a condição normal, mas num motor onde as peças são fundidas o calor gerado é muito grande e a temperatura chega a fica acima do que realmente aguenta... pra evitar isso vc precisa refrigerar a mistura enriquecendo-a (se vc pegar o mapa de um volvo 850t5 por exemplo vc perceb claramente que acima de determinada condição de carga e rotação existe um enriquecimento bem acentuado)
de toda forma é bom testar com mais pressão de combustável pra ver se realmente funciona de forma igual ou se perde algum ciclo, o dificil é descobrir isso...
se vc usasse apenas 4 bicos sem suplementar certamente quebraria tbm..
vai ter gente que fala que usa mais que isso em ap600 e num quebra, só que é sempre bom lembrar que o cabeçote dos ap original não tem um enchimento tão bom qto um destes 16v modernos, o uso nem sempre é igual ao que vc fez e geralmente o pessoal deixa bem rico (tem gente que vejo que anda com mais de 1v de sonda hehehe), aí ajuda a não quebrar (mas dependendo de como usar bm vai pro saco)
se começar a calcular todas as formulinhas dos engenheiros vc percebe que tudo tem um bom coeficiente de segurança, por isso as vezes a gente fala que num aguenta e nego vai e faz e até aguenta (por determinado tempo ou condição de uso).
por exemplo, gol turbo a taxa caiu de 10,8:1 pra 8,5:1 pra pdoer usar overboostre de 1,2 e fechar com 0,8bar (ok, se chipar e ir pro limite 1,2bar final)
marea baixou de 10:1 pra 8,5:1 e poder usar 1,2bar de ob e fechar com 0,6bar de pressão final.
ou seja se fosse ir pela fabrica (com segurança) vc teria que usar alcool num motor gasosa (10 a 10,5:1 de taxa) e não usar mais do que uns 0,6 a 0,8bar e isso contando com intercooler, curva de ponto bem baixinha e até pensando em peças mais resistentes (pistões forjados no caso).
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lost,
sera que num compensa colocar uns pistões da maff race ai não ???
eles dizem que tem pra varios motores, derepente minimizaria seus problemas de quebra….
kleber
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entao over, mas historicamente nas quebras usando hpi, sempre tem pelo menos 1 trinca em mais de 1 pistao. nesse caso, ja é a segunda vez que quebra o mesmo, e o resto do conjunto está intacto, sem nenhuma trinca. isso me diz claramente que é falha na alimentacao daquele cilindro especificamente, pq se fosse do conjunto, seria mais facil de se perceber na sonda, no rendimento e ainda teria pelo menos 1 trinca em mais 1 pistao.
po, de 8 pistoes que tenho em casa, soh 2 nao tem trinca… como pode quebrar 2x exatamente o mesmo, e novamente, pela segunda vez os outros estao intactos e ainda por cima com sonda em 880? o problema é que é meio dificil de aumentar essa mistura, pq a injecao acaba adaptando pra diminuir isso, ai quando vc nao tem turbina empurrando nem suplementar, a mistura fica errada, tudo bem que ela corrige rapido, mas vc sente uma faltinha... teria que mudar o parametro de auto adaptacao dela... mas vc sabe qual injecao que é neh? a nao ser que eu faca um conversor ad com entrada e saida, que copie o sinal da sonda ficando entre ela e a injecao, e simplesmente nao mande sinal maior que 850 pra ela, liberando pra um ajuste pelos suplementares sem que ela perceba . mas do jeito que eu to, com tudo pra montar o atraso de ponto na mao e ainda nao montei... nem um shift eu coloquei no meu modulo, que é só botar um if rpm > rpm_shift
lembrando que esse motor tem jato de oleo refrigerando os pistoes, acredito que suporte bem os 850, 880 de sonda. o problema é apenas aquele pistao com mistura pobre, pode ver que derrete na lateral, bem no cantinho, onde provavelmente nao chega oleo pra refrigerar.
kleber londrina, sera que eles fazem pro meu carro? pq é muito dificil... e outra, mesmo com forjado, nessa situacao de 1 cilindro com o bico zoado, acho que chegaria a agarrar no bloco, ai a quebra é pior ainda...
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lost pelo menos nas propagandas deles eles anunciam que tem pra quase todos os carros….
kleber
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h?… bem que eu queria saber o ponto final... vai saber, ta por conta da injecao motronic robozinho faz tudo sozinha e nao ta nem ai pra ninguem
po kra o gerenciador ainda ta na mesma, controlando soh bico.. a placa do atraso de ponto ta aqui, faltando meia duzia de componentes... preciso montar... se preguiça matasse...
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acredito q seja o ponto o problema, acredito tbem q psitoes forjados pra um kg num motor desses seria desperdicio..
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um dos problemas é ponto… mas nesse caso, foi o bico quem fez quebrar...
ja andei bastante tempo com 1.2 e 1.3 bar, e o motor aguentou legal... acho que o problema comeca a aparecer em 1.5... ai sim pede pistoes forjados... mas baixar a taxa tb seria legal...
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desculpa a difama?ao … no conheão dono nem ng
da maff ... mas eu tenho fontes seguras de q a liga deles eh melhor que dos pistoes originais ... mas nao eh forjado
ja vi pistao deles quebrar e ficar o lugar do pino na biela e o resto despeda?ar
os subarus feitos pela g-stage em curitiba usaram uns pistoes da maff por um tempo .. depois o inho (preparador de la) pegou os pistoes depois de uma quebra e mandou pra analise ...
vi um escortinho 1.6 cht com pistoes maff quebrar usando 0.6 de pressao 10,5:1 de taxa ... isso q com os pistoes originais e com o mesmo acerto e mesma taxa chegoiu a rodar com 1.5 kg
eu continuaria com os originais acertaria o atraso de ponto que voce ta fazendo e daria um jeitinho de subir pra de 890 a 910mv ...
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? neh? afinal, com os 1.2 de pressao que eu tava andando, os outros 3 pistoes tao perfeitos… e ja andei com mais pressao e nao tinha problema... vou dar esse jeitinho de subir a mistura sim... preciso descolar um conversor d/a, pra fazer com que o sinal da sonda va para o gerenciador e ele faca tipo um clamper na sonda, porem, sem interferir no sinal dela pro gerenciador, assim continuo podendo ler o valor dela... o a/d o gerenciador ja tem, precisa da saida... ai da pra enganar a injecao
mas mesmo sem isso, ateh da pra enriquecer, mas da uma cagada na auto-adaptacao da injecao... acho que a questao da mistura ta segura... o problema foi esse bico original que ironicamente deixou de abrir o bico ... unico caso em que abrir o bico seria melhor
e as bielas hein? sera que valeria a pena colocar as do 8vó vcs viram na foto a diferenca?
o ponto demorou pra eu montar... mas vou montar... to com tudo aqui... nao tem porque embacar mais... eh preguica mesmo...
sobre os maff, nao achei nem contato nenhum pra perguntar se eles tem pistao pro meu carro...