Quebrouuuuuu…. mais uma vez...
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eita…nem sei pq fizeram sonda wide entaum....hehhee
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vamos ajudar o colega lost a achar o problema no carro dele… esse tipo de comentário pra quem tem humor, funciona, pra quem não tem, só arrisca começar um tumulto num post produtivo...
ps. está atento hein lucas é hehehehe
abraço,
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guauad,
pelo que eu percebi vc concorda que se o bico falhar, ja era, mas tb acha que a vazao a menos seria problema sempre. mas lembre-se do que eu disse. andei 24 mil km se a vazao fosse problema, teria pego na vela, ou mesmo ja teria derretido antes como o carro andou bastante com o mesmo acerto e nao quebrava, e de repente sem eu ter mudado nada no acerto ele quebrou feio desse jeito, só posso achar que foi uma falha mesmo entende? kra, concordo 100% sobre o ponto. eu realmente confio o motor é injecao e o uso que ela faz do ks. pra chegar nessa pressao, levei bastante tempo, subindo a pressao devagar e vendo se aguentava. afinal, sao 3 anos que esse coitado é turbo. sober
a 6000 rpm, na injecao sequencial, cada pulso pra cada bico leva 20ms… na semi leva 10ms e na mono leva 5... pro meu suplementar, sao 5ms entre cada pulso. mas pro original, sao 20 a injecao é sequencial
sobre o que eu falei que usando por exemplo o que manda a fueltech de colocar uma resistencia em serie com o bico fazer o bico abrir mais devagar, o problema é que enquanto ele ta abrindo, nao ta injetando, entao vc acaba perdendo tempo de injecao. os 2 bicos do jeito que toa funcionando, alimentam muita potencia sim, por volta de 110 cv cada. mas o problema era que 1 soh, ja tava em 100% do tempo util com 1 bar. entao pra aumentar a pressao precisei de +1, mesmo que seja pra nao usar ele inteiro(to usando 60% do total, mas mostra que com 1 soh precisaria de 120% o que nao é possivel)
ah, nao uso sonda mte, ateh tentei, mas nao funciona no meu carro. coloquei uma mas o carro ficava falhando totalmente afogado e a sonda mostrando 0mv...
valeu o apoio fahrell.
anderson, nao vou usar o pirometro da odg. vou fazer um proprio. realmente 92 reais é bem caro. depois vou testar o de 58 reais que eles fabricam, mas dizem ser pra 700 graus. o de 92 tem uma montagem mais resistente ao calor, protecao nos fios e sei la o que de inox, no outro acho que eh latao... mas o sensor eh o mesmo, o mateial da vareta que vai dentro do escap eh o mesmo... sei la, pode ateh ser que aguente... vou comprar 1 soh de 92 pra montar o prototipo do pirometro... dando certo, depois testo os sensores mais baratos vai que funciona... se nao, vou comprando 1 sensor por mes... hehehe...
o principal no pirometro que eu vou fazer vai ser avisar se 1 dos cilindros ultrapassar x graus de diferenca pros outros, assim quando tiver alguma variacao em 1 soh, vc ja fica sabendo... nao precisa deixar ele chegar no limite de temp que vc vai definir.
o termopar ja ta encomendado e o ci que interpreta o sinal do termopar vou comprar essa semana. conforme evoluir dou um toque pra vcs... quem sabe eu consiga fazer um pirometro realmente acessivel
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ah, esqueci de perguntar…
vcs acham que atrasando o ponto um pouquinho, só pra compensar a velocidade de queima maior por causa da taxa dinamica e temperatura do ar na admissao mais alta, se ganha um pouquinho de potencia e o motor fica um pouco mais solto em alta, ou nada a ver e soh perde um pouco de potencia?
nunca vi alguem usar atraso de ponto. apesar de ser totalmente obrigatorio em qualquer turbo principalmente injetado, ninguem usa
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ah, esqueci de perguntar…
vcs acham que atrasando o ponto um pouquinho, só pra compensar a velocidade de queima maior por causa da taxa dinamica e temperatura do ar na admissao mais alta, se ganha um pouquinho de potencia e o motor fica um pouco mais solto em alta, ou nada a ver e soh perde um pouco de potencia?
nunca vi alguem usar atraso de ponto. apesar de ser totalmente obrigatorio em qualquer turbo principalmente injetado, ninguem usa
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sua primeira afirmação está correta, com pressão soprando, o ponto atrasado , além de prevenir batida de pino, acaba por gerar mais potência sim… o atrasado está com aspas pq na verdade ele não está atrasado e sim correto, pra pme com o turbo soprando... mesmo que seu motor não quebre com o ponto original, ele está mais adiantado que o ideal com turbo, e poderia render mais sim...
eu não uso mais a pressão que uso hoje, sem atrasar o ponto original do meu carro... e olha que o ponto original dele é beeeeeem conservador, considerando que é turbo de fábrica... já vê tempra com 1,5kg e ponto mexido sabe deus onde, que não anda com o meu carro com 1.2 kg...
a única razão de eu inicialmente ter comprado o meg foi justamente o atraso de ponto... caso vc queira realmente botar pra frente o seu gerenciador e não ser mais um dos vêrios que tem por ai, implemente logo o atraso de ponto no seu...
claro, depois que remontar o carrinho... ficar a po e ainda ter que quebrar cabeça com circuitos, não dá
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guauad,
pelo que eu percebi vc concorda que se o bico falhar, ja era,
concordo sim .
mas tb acha que a vazao a menos seria problema sempre.
sim , o ideal é estar certo né .
mas lembre-se do que eu disse. andei 24 mil km se a vazao fosse problema, teria pego na vela, ou mesmo ja teria derretido antes como o carro andou bastante com o mesmo acerto e nao quebrava, e de repente sem eu ter mudado nada no acerto ele quebrou feio desse jeito, só posso achar que foi uma falha mesmo entende?
certo , também acho que o mais provóvel é que ele tenha falhado , ou então , ponto …
kra, concordo 100% sobre o ponto. eu realmente confio o motor é injecao e o uso que ela faz do ks. pra chegar nessa pressao, levei bastante tempo, subindo a pressao devagar e vendo se aguentava. afinal, sao 3 anos que esse coitado é turbo.
experiencia é tudo , você ta certo . mas sabe que além de estar se arriscando , está perdendo rendimento em baixa e média rotação .
sober a 6000 rpm, na injecao sequencial, cada pulso pra cada bico leva 20ms… na semi leva 10ms e na mono leva 5... pro meu suplementar, sao 5ms entre cada pulso. mas pro original, sao 20 a injecao é sequencial
não entendi seus números e se entendi , não concordo , mas também não é o foco do assunto …
sobre o que eu falei que usando por exemplo o que manda a fueltech de colocar uma resistencia em serie com o bico fazer o bico abrir mais devagar, o problema é que enquanto ele ta abrindo, nao ta injetando, entao vc acaba perdendo tempo de injecao. os 2 bicos do jeito que toa funcionando, alimentam muita potencia sim, por volta de 110 cv cada. mas o problema era que 1 soh, ja tava em 100% do tempo util com 1 bar. entao pra aumentar a pressao precisei de +1, mesmo que seja pra nao usar ele inteiro(to usando 60% do total, mas mostra que com 1 soh precisaria de 120% o que nao é possivel)
ah, nao uso sonda mte, ateh tentei, mas nao funciona no meu carro. coloquei uma mas o carro ficava falhando totalmente afogado e a sonda mostrando 0mv…
beleza
acho que deve acertar esse bico , montar o pistão original , ajustar a fase turbo pra 920mv de sonda e correr logo atrás do atraso de ponto .
sds
gustavo
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sua primeira afirmação está correta, com pressão soprando, o ponto atrasado , além de prevenir batida de pino, acaba por gerar mais potência sim… o atrasado está com aspas pq na verdade ele não está atrasado e sim correto, pra pme com o turbo soprando... mesmo que seu motor não quebre com o ponto original, ele está mais adiantado que o ideal com turbo, e poderia render mais sim...
eu não uso mais a pressão que uso hoje, sem atrasar o ponto original do meu carro... e olha que o ponto original dele é beeeeeem conservador, considerando que é turbo de fábrica... já vê tempra com 1,5kg e ponto mexido sabe deus onde, que não anda com o meu carro com 1.2 kg...
a única razão de eu inicialmente ter comprado o meg foi justamente o atraso de ponto... caso vc queira realmente botar pra frente o seu gerenciador e não ser mais um dos vêrios que tem por ai, implemente logo o atraso de ponto no seu...
claro, depois que remontar o carrinho... ficar a po e ainda ter que quebrar cabeça com circuitos, não dá
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hum , só pra complementar , convertendo pra alcool , precisa avan?ar o ponto original uns 6 graus . a maioria da turma que não usa atraso quando turbina , e conveteu o motor a alcool , também não avan?a o ponto original . que é o caso do lost . mas quando avan?a o ponto , e atrasa o certo quando o turbo entrar , a coisa muda de figura … seguro , economico , agil e muito forte . seu carro não é assim fahrell ?
sds
gustavo
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sobre os calculos, é o seguinte…
no sistema semi, os bicos sao acionados em pares ou bancos. entao pra cada bico, o intervalo entre cada pulso é de 360 graus. é como se vc tivesse soh 2 bicos, pq sao 2 pares. entao vc tem 10ms de intervalo.
no sistema multi, é acionado 1 por vez, entao cada bico tem intervalo de 720 graus. trabalhando na metade da frequencia do virabrequim, pq sao sincronizados com o comando de valvulas, entao o intervalo entre cada pulso dobra. num sistema sequencial, se o motor esta a 6000 rpm (rpm é medido no vira que é o dobro do cabecote), os bicos estao a 3000 hz, por isso o intervalo é de 20ms.
resumindo:
monoponto a frequencia do bico é = rpm * 2
semi squencial a frequencia é = ao rpm
e no sequencial a frequencia = rpm/2
kra, isso é onde eu quero chegar. ponto avancado pro alcool na fase aspirada e atrasando conforme entra a pressao. mas isso nao eh novidade. todo mundo que sabe como um motor fuciona quer isso. mas vc sabe que nao eh facil neh? por isso ateh hj eu nao tenho e nao conheco ninguem que tenha. até o variador de avanço pra gnv da tury eu ja tenho assim que tiver atraso de ponto vou coloca-lo.
tor?am ai pra que de certo o esquema do pirometro hein que eh pra ficar mais barato do que o que tem ai, ai todo mundo vai poder ter
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hum , só pra complementar , convertendo pra alcool , precisa avan?ar o ponto original uns 6 graus . a maioria da turma que não usa atraso quando turbina , e conveteu o motor a alcool , também não avan?a o ponto original . que é o caso do lost . mas quando avan?a o ponto , e atrasa o certo quando o turbo entrar , a coisa muda de figura … seguro , economico , agil e muito forte . seu carro não é assim fahrell ?
sds
gustavo
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só pra ter uma ideia: conheão um carro q anda com motor flex 1.8 ( dos aps novos ) com carburação no gol caixa dele. ele usa só 24? de ponto inicial hehe, mas tb anda no limite da grilação né. ai fico imaginando meu motor q tem bem menos taxa aonde q tá o ponto.
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tem nada pra acrescentar nao thiago? qual eh a sua opiniao?[snapback]520154[/snapback]
então,
eu acho que esse seu bico que falhou, nunca funcionou 100% como deve ser.
seu carro não tava quebrando antes pq a temperatura não tava muito alta (teoricamente)….......tipo em percursos curtos/urbanos/estrada devagar......sei lá......heheheheeee.........
já nas 2 situações que vc falou que quebrou (sempre o mesmo cilindro alimentado pelo mesmo bico) disse que foi no mesmo lugar/pista e acelerando final de 5? marcha, confere ? ?
se for isso.........aumento excessivo de carga/ temperatura + bico não funcionando como deveria = pistão derretido.
ah..........antes mesmo do pir?metro, seria legal vc colocar um scaner no carro depois de remontado e dar aquela puxada de novo e em todas as marchas pra ir verificando o ponto em cada situação de carga e rpm.
ta? meus 2?
abraço.
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caramba fabio, 24 de ponto inicial…e o final? mas tb nao eh turbo neh?
opa valeu ae hein thiago . nao foi de quinta nao, foi retomada de quarta 4500 a 6000 mais ou menos 110 a 160kmh mas soh que depois de ter esticado a quinta e freiado pros 110... alias, tenho o video no momento que quebrou vou baixar pro micro ai vcs vejam o que acham...
o problema eh que nao conheco ninguem que tenha scanner... mas q tal fazer um baratinho pra carro com roda fonica que mostra o ponto ali na hora hein dentro do carro? nao eh muito complicado nao... e seria util pacas neh nao? o pirometro ta andando bem... agora acho que sai... e o ponto eh soh largar de ser preguicoso e instalar...
foda eh que tem uma pa de coisa pra fazer, e nao tenho tempo por causa do trampo. preciso montar urgente um gerenciador igual ao meu pro meu irmao botar no gol dele, pra ele poder botar a injecao de santana alcool que ele tem completinha aqui... po, eh muita coisa pra fazer sozinho mas devagar sai... afinal, to com o meu gerenciador ja com 2 bicos no meu carro, ateh que evoluiu
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ta ai… vejam o video... reparem que eu forão mais antes... porque quebra bem ali na curva denovo? será a reduzidinha? dahora que da pra ouvir ha hora que derrete e nois falando xiiiiii e o motor brrrrrrrr hhahahahaha
fazer o que... tem que rir pra nao chorar neh? uma coisa eh certa: nao dou mais aquela reduzidinha no meio da curva nao... eu hein...
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caramba… o motor parecia tao sadiu ...
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caramba fabio, 24 de ponto inicial…e o final? mas tb nao eh turbo neh?
opa valeu ae hein thiago . nao foi de quinta nao, foi retomada de quarta 4500 a 6000 mais ou menos 110 a 160kmh mas soh que depois de ter esticado a quinta e freiado pros 110… alias, tenho o video no momento que quebrou vou baixar pro micro ai vcs vejam o que acham...
o problema eh que nao conheco ninguem que tenha scanner... mas q tal fazer um baratinho pra carro com roda fonica que mostra o ponto ali na hora hein dentro do carro? nao eh muito complicado nao... e seria util pacas neh nao? o pirometro ta andando bem... agora acho que sai... e o ponto eh soh largar de ser preguicoso e instalar...
foda eh que tem uma pa de coisa pra fazer, e nao tenho tempo por causa do trampo. preciso montar urgente um gerenciador igual ao meu pro meu irmao botar no gol dele, pra ele poder botar a injecao de santana alcool que ele tem completinha aqui... po, eh muita coisa pra fazer sozinho mas devagar sai... afinal, to com o meu gerenciador ja com 2 bicos no meu carro, ateh que evoluiu
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não, não ?.
no turbo eu usava 21-24 de ponto. já no aspro só deus sabe. qm usava isso é um amigo meu que tem um motor flex. alais, desculpa pela disvirtuada mas vcs já viram o pistao do flex? ele é reto igual de alcool com uma covinha bem pequena.
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po lost…......vc vem chinelando o carro má tempão e tá achando que foi a reduzidinha que quebrou o motor ? ?
tá igual a história da azeitoninha da empada que fez mal........
pra mim, o bico já vinha ruim dede o comeão ta puxada e o calor no cilindro aumentando também desde o comeão e consequentemente o pistão veio derretendo aos poucos...........hehehee.......
a reduzida pra retomar foi apenas o ?pice do problema por ser um momento de maior esfor?o/velocidade média do pistão.
bem........? o que eu acho.................mas posso estar errado.
abraço.
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caramba que negócio doido… me sentá num filme de terror, esperando o monstro dobrar a esquina...
fiquei branco na hora que quebrou meu volante... o barulho foi tanto que na hora me imaginei na pista catando os peda?os das bielas... muuuuito tempo depois foi que perceb? que o motor ainda estava funcionando e liso... aí a preocupação foi com a caixa... só umas 2 hs depois que percebi que era o volante somente...
lost, deu um puta frio na barriga na hora não ?
? uma sensação que não desejo pra ninguém...
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? thiago, pode ser… sei la... agora fica a duvida pq sempre achei que pra derreter fosse algo relativamente rapido. tipo que nas outras puxadas se ja tivesse zoado aquele bico ja teria derretido. bom, uma coisa que vou fazer vai ser trocar os bicos por outro conjunto um pouquinho mais aberto, esse jogo nao chegou nos 40% e esse pouco a menos faz falta quando vc bate o peh rapido no acelerador sabe? com 40% fica perfeito, parece que ta na gasosa original.
fahrell, dessa vez foi tranquilinho, o motor soh fez brrrrrrr hehehehehe... foda foi da outra vez que quebrou uma biela e quebrou os 6 parafusos do volante... volante solto na caixa seca imagine soh... ele ficou girando bobo batendo em tudo, quebrou ateh a carca?a do motor de arranque pq ele bateu no eixo do motor de arranque... ah, quando eu encostei, o motor ainda tava funcionando... 3 cilindros sem volante e sem pressao de oleo pq a biela levou duto de oleo do bloco junto . esse motorzinho eh valente viu, dessa ultima vez fui pra casa com 2 cilindros, pq alem do que derreteu, ele ficou jogando oleo no coletor de admissao, e esse oleo foi todo pro 4 cilindro, que acabou apagando tb... fui pra casa com os cilindros 1 e 2, da v mariana até interlagos
o seu tb foi isso que aconteceu, quebrou os parafusos do volante?
fabio, pega nada, o que importa eh comentar alguma coisa.
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nao, o dele era aliviado… ficou too preso os parafusos com um anel e o volante solto por fora...
foi na passada de 1 para 2... isso eh o mal de ter 44k+ de torke
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hehehehe foda… o meu quebrou a biela do nada... tava sem o peh no acelerador... soh que a travada cortou os parafusos do volante
e sobre o video flavio? sinistro neh? bom, acho que ficou assim: trocar os bicos por desencargo de conciencia e baixar a pressao ateh colocar atraso de ponto.
que acham?