Sensores maf e map
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todos os carros injetados possuem os dois?
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pelo que me consta, praticamente nenhum carro tem os dois…
h? casos, tipo do marea que tem o maf pra medir o fluxo de ar, e um map pra fazer correção barometrica (altitude e talz...)...
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todos os carros injetados possuem os dois?
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para calcular a massa de ar adimitida os motores injetados precisam desses sensores pra calcular o tempo de inje?ao correto para cada tipo de situa?ao.
uns usam o map e outros maf, esse ultimo bem mais evoluido.
as unicas inje?oes que nao usaram map ou maf foram as le-jetronic ( as primeiras inje?oes eletronicas do brasil, aquelas do gol gti, kadett gsi, uno rmpi e etc..)mesmo assim elas usavam um debimetro de palheta junto com um sensor de temperatura do ar, em alguns modelos como o uno 1.6rmpi ele ainda tinha um sensor de altitude.
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as unicas inje?oes que nao usaram map ou maf foram as le-jetronic ( as primeiras inje?oes eletronicas do brasil, aquelas do gol gti, kadett gsi, uno rmpi e etc..)mesmo assim elas usavam um debimetro de palheta junto com um sensor de temperatura do ar, em alguns modelos como o uno 1.6rmpi ele ainda tinha um sensor de altitude.
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no caso mas…
alguns omega usavam tmb....tempra turbo tmb usa...
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map lá pressão no coletor
sensor barom?trico lá pressão, mas na pressurização ou coletor
maf:
pode ser hlfm (ou deb?metro) que é mecânico e usa uma portinhola com mola, dependendo do angulo da porta é um fluxo de ar que corrigido pela temperatura lhe indica a massa de ar ou pode ser do tipo hot wire (atualmente é uma lámina em vez de fio) que é uma resist?ncia calibrada em ponte que de acordo com sua variação indica a massa de ar que passou diretamente por al?.
a gente pra diferenciar chama de maf qdo é fio quente e mas qdo é deb?metro
algumas centris mais antigas tem os 2, por exemplo rs2 usa assim pois é praticamente 2 centrais em uma caixa, tanto que usa uma memória só pra parte de combustável e uma só pro controle de pressão do turbo e tem um map interno.
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as maf de filme aquecido sao bem mais eficientes do que as de fio aquecido e logo logo vao começar a ser comercializada as novas que usam o processo de ultra-som, acho que ainda nao tem nenhum carro equipado com ela.
as maf de filme aquecido como nos mareas por exemplo , usam um circuito eletronico denominado de ponte de wheatstone e por um filme que funciona como uma resistencia ptc( coeficiente de temperatura positiva) que varia sua resistencia de forma diretamente proporcional é temperatura a que for exposto.