Turbo x taxa x turbin
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tia karol é rápida pra caramba
ahiuahiuahuiaiuh
foi eu falar e ela postar sobre
[]s
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ka,
do modo como vc falou antes deu a entender que carro com menos taxa, ir? encher melhor a c?mara e render mais, pois o volume na camara é maior, o que eu acho um erro para pressoes iguais.
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sim, concordo contigo q não é uma comparação justa, mas teve q ser feita só pra exemplificar meu racioc?nio
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blz.. até agora a gente citou o ponto de ignição + acerto de mistura para compensar a perda de força na fase aspirada em motor com baixa taxa.. o acerto do ponto do comando de vêvulas (adiantando ou atrasando) tb pode ser considerado??
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sim, mecher no enquadramento pode ajudar em baixa, mas não acho isso uma solução legal pq fatalmente vai prejudicar em alta
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eu só digo uma coisa
um carro taxado com 10 de taxa e 0,4 bar teoricamente tem 14:1 de taxa dinamica certo?
um carro destaxado com 7:1 teria q estar com 1 bar pra chegar nos mesmo 14:1 de taxa dinamica, e com isso com certeza já estaria muito na frente do taxad?o
digamos q ambos estejam com 1 bar de pressão
20:1 de taxa dinamica no taxadão e 14:1 no destaxado
eu ainda sou muito mais o destaxado, tinha um cálculo da tia aqui do enchimento volum?trico, vc vê q a diferença entre ambos é bizarra
meu carro era taxadão 12,5:1 e turbo, conforme fui destaxando fui vendo q tinha muito mais coisa pra render o meu motor
isso pq eu ainda não aderi ao grupo de turbinas não-limão
[]s
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de acordo
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ka, eu me expressei mal… sei q o lag n vai diminuir... eu q ocorreria é justamente o q vc falou... o carro apenas mais esperto na fase aspro... mas o q eu quero msm é um carro mais competitivo pra arrancada. e como eu iria comprar uns pistões novos, esse já seria um fator em q eu poderia investir
duka, eu n iria segurar final com esse setup de pressão alta... seria só pra arrancada (350m)msm. na rua, eu iria usar no m?x uns 1,2bar
mas já tá pensando em desistir dos pistões taxados msm... o risco é muito alto...
quria saber só uma coisa: a taxa de compressão aumenta mais se eu usar pistão cabe?udo (aspro) + cabeçote original ou se eu usar cabeçote rebaixado com uns 1,5mm a menos + pistão fundo (turbo)? dá pra ter uma base de qtos mm eu teria q cortar no cabeçote pra poder alcançar o msm aumento de taxa q eu teria se trocasse de pistão (de turbo pra aspro)?
obrigado
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pessoal, tá refazendo o motor do meu carro (antes era 1.9t forjado) e pintaram algumas idéias… vejam se presta
? um ap com injeção original e cabeçote hidr?ulico (tá providenciando o comando pra turbo) de 2.0 com 0,8mm rebaixado...
vcs acham q rolaria eu colocar uns pistões forjados (iapel, no caso) pra aspirado (cabe?udos) e, já que a taxa de compressão iria aumentar bastante e o lag da turbina iria diminuir, tava pensando em colocar uma turbina cavala, tipo uma k27 ou uma garrett .70x.70
pra essa configuração taxada, seria melhor trocar o bloco e montar um 2.100 (privilegiar o torque) ou continuar no 1.900 e privilegiar a subida de giro mais rápida?
o uso do carro vai ser assim: dia-a-dia com 1bar no m?x e qdo houvesse arrancada eu socaria uns 2,8bar no último booster
vcs já viram alguém andando assim sem explodir tudo? taxa + pressão?
agradeão a ajuda de vcs
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só aproveitando..
andei por um ano e meio com um ap2000 com 13:1 de taxa álcool no álcool com 1kgf/cm2 (pressão real), vela fria, ponto travado, etc, etc..
neste um ano e meio, motor aberto 5 vezes e nove pistões quebrados (canaleta) por excesso de pressão - em uma das vezes foram os 4. usar muita taxa e pressão de turbo aumenta muito, como já foi comentado, a taxa din?mica. a mistura nestas condições (pressão + temperatura) entra em auto-combust?o. não existe neste caso risco de quebra, existe certeza de quebra.. heheheheh.. minha solução antes de perder o carro, que foi roubado, foi de baixar a pressão pra 0,8kg.
por curiosidade, na oficina onde está meu carro, fecharam esta semana um motor aspirado com a seguinte configuração:
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2 weber 45
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pistão: 85mm forjado
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curso: 86,4mm
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bloco rebaixado em 1mm
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cabeçote trabalhado e baixo em 2mm
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volume de luz (1,5mm) + c?mara de combustão + junta = 37,5ml
a taxa calculada ficou em 14,1:1
porém, ao mandarem baixar o bloco, se por um erro de medição ou de cálculo eu não sei, havia-se chegado a conclusão que restaria um volume de luz, c?mara de combustão e junta de aproximadamente 33ml.
se imaginarmos esta diferença de 4,5ml no volume global do cilindro, de 527,8ml (490,27ml+37,5ml), não representa muita coisa - menos de 1%. mas faria a taxa de compressão pular de 14,1:1 para 15,7:1…
imaginem este mesmo motor (14:1 de taxa) com 1kgf/cm2 de pressão: taxa din?mica de 27,1:1.. nem diesel usa tanto.. hehehe
abraxxx
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taxa muito alta é ilusao para andar na rua. ja escrevi isso aqui uma vez e quase me crucificaram.
tem um vw a ar 1776cc com comando bravo e cerca de 8:1 de taxa de compressao. o comando é para aspro e eu andava na boa com ele engolindo alcool. virava 6500 rpm em 3a. marcha e incomodava gente pra caralho na estrada.
hoje esse motor ta turbo com 0,7 bar de pressao.
desencana dessa historia de taxa + turbo que nao vai dar certo. vai ficar grilador com certeza e voce nao vai tirar um rendimento decente do motor por conta do excesso de taxa e da vontade absurda que ele vai ter de dar pre-ignicao.
deixa destaxado, soca o ponto o mais adiantado possivel e limite bastante o avanco do distribuidor. só nao da para dizer o quanto limitar pois cada caso é um caso diferente. mas o caminho seria por ai.
[]s
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alguém saberia me dizer se essas equipes de arrancada, tipo lelo, steel, motorfort usam qual tipo de pistão? aspro ou turbo?
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pistão de aspirado se usa em motor aspirado, e pistão de turbo se usa em motor turbo. isso é b?sico desde pra um motor turbo morno de rua ou pra um canhão de pista.
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vamos por partes pra vc entender o q estou querendo explicar aqui.
veja o lance do enchimento:
motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc
numa comparação entre dois motores aspirados preparados, essa diferença faz uma diferença num mano-a-mano. mas ainda não é ai q quero chegar com esse meu post.
veja o resultado da taxa din?mica:
motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão = 24:1
motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão = 17:1
isso ja mostra que o destaxado alem de render mais com a mesma pressão do taxado, ainda aguenta muito mais pressão q isso ai de cima, ao passo q o taxado ja esta no bico do urubu .
agora vamos equilibrar as coisas pra não cometer injusti?as hehehe. vamos deixar ambos com a mesma taxa din?mica (24:1 nos dois) e assim podermos fazer a verdadeira comparação:
motor 2.0 com 24:1 de taxa din?mica = 1 bar de pressão e 4149,20 cc
motor 2.0 com 24:1 de taxa din?mica = 1,82 bar de pressão e 6084,87 cc
entendeu a diferença? covardia pura, não tem nem comparação direta. destaxado rende mais e ainda aguenta mais.
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pessoal, como se chega nestes cálculos é na parte de f?rmulas, não achei nada a respeito….
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pessoal, como se chega nestes cálculos é na parte de f?rmulas, não achei nada a respeito….
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tambem gostaria de saber, carol sera q pode explicar para nés???
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basta sabermos que dados entram nessa conta.
acho q tem q entrar o volume de ambas as camaras