Turbinei meu carro
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fiz um curso de preparação e em seguida levei meu carro pra turbinar.
um vectra 96/97 2.0 8v.
o caso é que tenho algumas dúvidas e gostaria de discutir o assunto, já tenho uma base do que acredito ser o problema e gostaria da ajuda de vocês.
não tenho como passar as especificações da turbina porque ficou tudo por conta do preparador, mas foi feito sem nenhum sistema de injeção auxiliar, foi colocado controlador de pressão, foi aumentada a vazão de bicos originais via eletro-erosão e remapeada a injeção original do carro.
1. curva de torque/potência.
a curva tirada num dinamômetro inercial (sem freio) ficou parecendo o pão de açucar, não ficou linear, não tenho como analisar mas suspeito que o preparador não conseguiu acertar a mistura em todas as rotações já que não foi utilizado um sistema auxiliar de injeção e bicos extras, pedi 0,8 mas o preparador só colocou 0,7, noto que a turbina entra na hora certa, fico pensando se o preparador não conseguiu acertar a baixa e manter a mistura ok a medida que o giro subia e por isso reduziu para 0,7. também noto que o giro da turbina diminui após esse pico inicial então também fico na dúvida se a prioridade não está abrindo demais após a turbina entrar, o que faria a curva de torque ficar como está.
2. óleo
o preparador comentou que teve problemas com a pressão do óleo teve que trocar a bomba, notei um cheiro de óleo queimado quando seguro o giro e analisando, a mangueira que alimenta a turbina está passando por cima do motor, próximo ao coletor de escape, é possível que os problemas de óleo tenham a ver com o aquecimento proveniente do coletor?
não estou aqui para criticar o trabalho de ninguém por isso não cito nomes, como estou aprendendo e querendo entrar neste mercado, queria levantar as teorias para melhorar o projeto e já formar uma boa base, se por acaso o preparador que fez meu carro ler a mensagem, não leve para o lado pessoal, o carro está bom, forte, mas talvez tenha aonde melhorar e gostaria de fazer isso eu mesmo.
obrigado a todos.
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não vejo nada de errado ali…
o que eu faria era tentar passar essa mangueira de óleo da turbina por outro lugar, talvez uma mangueira mais comprida e passar longe do coletor de escape.
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tenta desencostar a mangueira do coletor…
o cheiro deve ser do respiro do motor mesmo, afinal se a mangueira de lubrificação está seca e sem furos nao tem como sair cheiro de oleo dela... no meu carro com os dois respiros livres até nao da pra sentir o cheiro dentro do carro... mas se juntar eles com a mangueira y como originalmente, e deixar uma ponta livre vai cheiro pra dentro do carro...
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pelo contrário, a curva esta certinha (alias bem mesmo …fica o parabens pro preparador)...a turbina pelo jeito foi uma propriada (não mudou a rotação de potencia máxima) pois atende a mid range (da mais torque desde rotações mais baixas e privilegia retomadas)*
a tomada de óleo para a turbina poderia um pouco maior e ficar distante do coletor, ams tbm não esta errada a priori, bsata afastar e prender ela desencostada do coletor.
- o povo aqui prefere turbinas grandes que dão mais potencia em alta, mesmo que pegando em giro mais alto ou tendo uma resposta ao acelerador mais lenta... qustão de gosto, pra dimensionamento a tua esta correta, a do povo aqui que é meio fora dos padrões hehehehe
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porra justo que o over falou caurva está progressiva ….
seu eu postar aqui para vcs uma curva de um supra turbo aqui do rio de janeiro vcs iam ver o que é pão de açucar ... rs ...
teu carro deve estar bem linear ...
tenho um monza turbo motor é o mesmo ....
uma duvida vc gira somente 6.000 rpm nesse carro ?
onde é o corte de giro original dos gms 2.0 8v ????
eu giro 7.000 rpm no monza ... quando não falha ... rs .... com 0,7 mesmo pressão que vc não falha, támbem não anda ... rs ...
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bom, tomando como base um motor ap, a curva de torque vem bem cedo mesmo, acho q pq eh 2.0 mas cai muito rápido depois de atingido o torque máximo… pode ser por causa do tamanho da turbina que pode estar pequeno... o mesmo ocorre com a curva de potencia máxima, que poderia atingir com uns 5500rm... mas acredito estar dentro dos padrões ainda mais atingindo uns 210cv com 0,7 de pressão...
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tem turbina ali?