Opala 1979 pré-street
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olha, fazendo um santoant?nio bem feito, daria para aliviar bastante a carroceria.
um bom santoant?nio deve ser feito com aão de boa qualidade, tubos novos e de di?metro considerável com uma boa parede. não sei se precisa usar um aão do tipo 4340, um 1045 ja da pro gasto no seu caso.
outro ponto importante é fazer a geometria dele procurando sempre fechar tri?ngulos com os tubos, caprichando muito nas soldas e de maneira a manter o alinhamento da carroceria, se for soldar tudo no z?io a chance do carro ficar torto é grande.
para aliviar, não sei se você é adepto da fibra de vidro, mas poderia substituir paralamas e capo. afinal, nesse tipo de carro, aliviar a dianteira é fundamental.
na parte traseira é mais fácil de aliviar, porém menos significante, o negócio é tirar o máximo de coisa da dianteira.
seria interessante ir nos box em dia de arrancada e ver aonde o pessoal tem aliviado os opalas, só pra ter uma idéia.
sucesso.
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faz um aspirad?o , este berro não tem preço
acho que o primeiro passo, seja turbo ou aspirado, caixa de dodge + diferencial de maverick. tem que ver o uso específico do carro para saber qual relação usar no diferencial.
sobre al?vio de carroceria eu não posso te ajudar, pois acho um sacril?gio depenar um opala, mas é uma questão de gosto…..
abraços
mantenha-nos informados sobre o 6z?o
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a depenação no opala vai ser obrigatéria, já que a extrutura tá muito ruim…...... assoalho caindo.........ferrugem...........
na verdade eu ganhei esse carro só pra tirar ele da oficina e desocupar espaço..............
eu to tentando aprender tudo sobre opalas. mas eu ainda to na mecânica, não cheguei na suspensão.
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ok…........aguardo vc no tópico que vou colocar no mecânica ...........
olha, fazendo um santoant?nio bem feito, daria para aliviar bastante a carroceria.
um bom santoant?nio deve ser feito com aão de boa qualidade, tubos novos e de di?metro considerável com uma boa parede. não sei se precisa usar um aão do tipo 4340, um 1045 ja da pro gasto no seu caso.
outro ponto importante é fazer a geometria dele procurando sempre fechar tri?ngulos com os tubos, caprichando muito nas soldas e de maneira a manter o alinhamento da carroceria, se for soldar tudo no z?io a chance do carro ficar torto é grande.
para aliviar, não sei se você é adepto da fibra de vidro, mas poderia substituir paralamas e capo. afinal, nesse tipo de carro, aliviar a dianteira é fundamental.
na parte traseira é mais fácil de aliviar, porém menos significante, o negócio é tirar o máximo de coisa da dianteira.
seria interessante ir nos box em dia de arrancada e ver aonde o pessoal tem aliviado os opalas, só pra ter uma idéia.
sucesso.
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pois é streit, o carro tá com a estrutura integra no sentido de nunca ter sido batido o carro….........mas aqui é cidade litor?nea e a carroceria tá bem corroida..............por isso a ideia de aliviar todo o carro e colocar um santantonho pra segurar a estrutura no lugar.
agora tem que ver como fazer bem feito.......pq aqui não tem especialistas nisso.........tem uma loja de um colega que tem uma dobradeira de canos e só.........não tem mesa alinhadora/gabarito e etc.............
teria que ser feito na ra?a mesmo............e nem sei se compensa........
quanto a ir é curitiba ver os opalas no box............se eu pudesse, seria um sonho...........
abraços
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thiago, uma pequena contribuição:
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dá uma olhada na seção projetos, do www.dragsterbrasil.com, lá tem 03 opalas com estrutura tubular e carroceria depenada. dá uma boa idéia do que recortar e do que manter.
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o que normalmente é feito é arrancar os refor?os internos de portas e capo,o painel traseiro atrás do banco e o assoalho do porta-malas. acho muito radical
para um carro de rua, mas…
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tubo para o santoantonio, os regulamentos exigem mínimo de 2mm de espessura para aão carbono normal - estamos contratando a construção de um com tubos de aproximadamente 4 cm de di?metro por 2,6 de espessura.
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para ter o máximo de rigidez, o ideal é amarrar o santoantonio nas torres dianteiras- para isso, fura o painel corta fogo e passa canos horizontais até as torres - no caso do opala, acredito que será no alto, quase no painel de instrumentos.
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super importante: nos pontos de apoio dos tubos na lata, tem de usar chapas soldadadas, de 6mm de espessura por uns 40 cm2 de ar?a. nas torres dianteiras,
pode soldar direto.
- sugiro para você o modelo 253-7, com a amarração frontal do 253-11 ou o
253-8 com as barras horizontais do 253-8
modelos recomendados no anexo j da fia:
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opa, desse carro eu sei uma ou duas coisas. hehehe. acho que você tinha que falar qual será o uso do carro, rua, arrancada, circuito, pra da? ter idéia do que fazer. pra circuito/rua não tem onde aliviar muita coisa, só rebarbinhas mesmo. pra arrancada pode cortar a traseira inteira e o assoalho tb, faz um sub chassis amarrando com as longarinas dianteiras e ladder/four-link. tem q construir as caixas de roda, assoalho, tunel e por aí vai, fica muito bom, isso em um projeto top. da? na frente vc corta a parede de fogo e traz o motor uns 30 cm pra tr?s, dá um chão incrável pro carro, se quiser mantem o agregado original e toda a suspensão, se não, prende o motor direto nas longarinas e faz a suspensão com torres. tem muuuuita coisa que dá pra fazer, mas como eu disse, tem q saber certinho qual vai ser o uso do carro.
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então pessoal:
o carro é pro (interior aliviado, santantonio,motor bravo) street (com documento e demais itens pra se andar na rua).
estive analisando bem o carro e tá quase desanimando…........o assoalho tá que nem do carro do flintstones e a maresia já comeu boa parte da lataria.........
acho que vai ficar muito caro pra se arrumar o opal?o........
alguém tem estimativas de custo ou alguma ideia de se reparar o bicho ? ?
será que eu vou ter que fazer estilo rat rod e andar no opala sem tinta, sem acabamento interno, só com um banco concha e o motorzão ? ?
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essa é fácil de responder.
h? dois anos, gastei perto de r$ 2.000 com uma reforma dessas, num opal?o.
foi trocado boa parte do assoalho, 01 paralama, 01 porta, trocada coluna de sustentação da porta do motorista, alinhada a lata, uma boa dose de podres e tirada muita fibra.
e demorou só 08 meses…
agora, um opalão rat rod fica muito legal ...mas eu faria com uma pintura externa fosqueada, tipo velha...
mas já vi um galaxie com a lata toda raspada, no aío, e envernizado para não enferrujar...
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eu não gosto de rat hod…....
na minha modesta opnião.......todo carro clássico merece um bom dinheiro na restauração........... é um clássico.....um carro que não se ve na rua todos os dias......
acho uma judiação depenar um carro desses........já existem poucos carros desses inteiros..........seria abrir mão de mais um.......
quero muito motor no meu maverick.......muito mesmo mas também pretendo conservar todo o estilo do carro..
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eu não gosto de rat hod…....
na minha modesta opnião.......todo carro clássico merece um bom dinheiro na restauração........... é um clássico.....um carro que não se ve na rua todos os dias......
acho uma judiação depenar um carro desses........já existem poucos carros desses inteiros..........seria abrir mão de mais um.......
quero muito motor no meu maverick.......muito mesmo mas também pretendo conservar todo o estilo do carro..
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a? rodrigão…....além de vc não ter lido o tópico todo acho que vc não entende bem o conceito de um rat rod................mas vamos lá:
um galaxie com pintura raspada e envernizado como foi citado, não é um rat rod.......nem um carro feito com a intenção de ficar parecendo velho e inacabado.
rat rod é na verdade um termo meio pejorativo dado pelos hot rodders ?queles menos endinheirados, que faziam seus carros com peças de ferro-velho, incluindo aí motores enferrujados (mas na maioria v8 big block ) carrocerias sem tinta (mas que seriam pintadas dentro das possibilidade$$$) chassis com soldas aparentes e feitas na garagem de um amigo qualquer.........pneus usados e por aí vai.........
beeeem diferente dos já elaborados hot rod$ ….......
então nem é questão de se nos rat rods...........até pq não temos dinheiro pra se restaurar um clasico como vc acha que deve.......
a questão ?: o assoalho tá caindo? arranca logo
tem ferrugem? tira, tampa, lix e depois pinta...hehehe...
a estrutura tá caindo é amarra com um santantoin........
não tem painel nem banco? man?metros na chapa de aluminio + 01 concha no cockpit ............
agora o motorzão é de lei.............
entendeu o andado da carruagem parceiro ? ?
esse é o caminho que vamos ter que seguir.......devido ao tempo e ao dinheiro curtos para o projeto. mas um dia fica pronto.............principalmente com a ajuda do pessoal aqui
abraço.
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a? rodrigão…....além de vc não ter lido o tópico todo acho que vc não entende bem o conceito de um rat rod................mas vamos lá:
um galaxie com pintura raspada e envernizado como foi citado, não é um rat rod.......nem um carro feito com a intenção de ficar parecendo velho e inacabado.
rat rod é na verdade um termo meio pejorativo dado pelos hot rodders ?queles menos endinheirados, que faziam seus carros com peças de ferro-velho, incluindo aí motores enferrujados (mas na maioria v8 big block ) carrocerias sem tinta (mas que seriam pintadas dentro das possibilidade$$$) chassis com soldas aparentes e feitas na garagem de um amigo qualquer.........pneus usados e por aí vai.........
beeeem diferente dos já elaborados hot rod$ ….......
então nem é questão de se nos rat rods...........até pq não temos dinheiro pra se restaurar um clasico como vc acha que deve.......
a questão ?: o assoalho tá caindo? arranca logo
tem ferrugem? tira, tampa, lix e depois pinta...hehehe...
a estrutura tá caindo ? amarra com um santantoin........
não tem painel nem banco? man?metros na chapa de aluminio + 01 concha no cockpit ............
agora o motorzão é de lei.............
entendeu o andado da carruagem parceiro ? ?
esse é o caminho que vamos ter que seguir.......devido ao tempo e ao dinheiro curtos para o projeto. mas um dia fica pronto.............principalmente com a ajuda do pessoal aqui
abraço.
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hahaha…........manjei........
se o estado está prec?rio.......o negócio é depenar mesmo.... gastaria uma fortuna para restauração.
uma coisa concordo contigo em genero, número e grau.......motorzão
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nesse pp só tem loco
mas concordo… meu sonho tbm era montar um por- mod de rua
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ow… o termo hot rod não tem nada a ver com carros bonitos e zeros de lata, reformadinhos.
? um outro termo que tbm se perdeu.
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exatamente
os hot rods ( nome derivado de roadsters quentes e não bielas (connecting rod) quentes como muitos pensam, eram carros feitos no pos 2? guerra com peças na maioria achadas nos ferro-velhos de carros, maquinas de querra, de aviões e etc…..
eles eram montados r?sticos e iam se aprimorando com o tempo e o desenvolvimento das novas tecnologias da época. e sempre tinha a galera que, mesmo com os carros sem pintura bonitinha e pneus novos, botava na pista pra arrepiar mesmo..........e essa galera de carros inacabados começaram a serem chamados de rat rods (rat = rato de esgoto, ratazana, etc.) pelos caras dos carros customizados mais bonitinhos .........e eles não gostavam desse termo.
se consideravam (e eu também) um rot rod como qualquer outro.
abraço.
hahaha…........manjei........
se o estado está prec?rio.......o negócio é depenar mesmo.... gastaria uma fortuna para restauração.
uma coisa concordo contigo em genero, número e grau.......motorz?o
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é esse o esporito
nesse pp só tem loco
mas concordo… meu sonho tbm era montar um pro- mod de rua
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então é mais um doido na turma
abraço.