Como posso medir a taxa de compressao?
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pqp vcs são os carass mesmo valeu galera, assim fica bem mais facil.
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aqui no pp tem essa vantagem..
qndo se precisa de ajuda sempre aparecem uns 2 ou 3 pra ajudar…
as vezes se vai postar algo e qndo se ve alguem jah postou..
qualquer duvida posta ai..
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pqp vcs são os carass mesmo valeu galera, assim fica bem mais facil.
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inclusive eu já vê aqui até fotos da buretagem de uma camara…
experimente usar os mecanismos de procura do forum... procure por buretagem buretar medir taxa etc...
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inclusive eu já vê aqui até fotos da buretagem de uma camara…
experimente usar os mecanismos de procura do forum... procure por buretagem buretar medir taxa etc...
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vou fazer isso. valeu.
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soh pela compressao nao é valido nao? nao da pra calcular?
tipo pressao atmosferica local = 0,93 bar, com taxa de 10,2 nao daria 9,4 bar de pressao na camara?
ah, acho que ai seria taxa dinamica, contando comando e tudo neh?
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não lost, assim não da certo.
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eu achei que já tinha lido algo a respeito e fui no google, e achei isto:
taxa de compressão:
a taxa de compressão é a relação entre o volume de um dos cilindros do motor com seu pistão no ponto morto inferior (ou seja, totalmente em baixo ) e o volume da c?mara de combustão correspondente (volume do cilindro com o pistão no ponto morto superior, ou seja, totalmente em cima ), e indica quantas vezes o volume de mistura é comprimido antes de ocorrer a centelha da vela de ignição. assim uma taxa de compressão de 9:1 por exemplo, indica que a mistura é comprimida 9 vezes. a taxa de compressão deve ser adequada ao combustável utilizado, pois os gases (no caso a mistura ar-combustável), quando comprimidos, se aquecem, de sorte que uma compressão excessiva poder? levar a temperatura da mistura é néveis que provocarão a detonação espont?nea da mesma, podendo provocar graves danos ao motor. motores de concepção mais antiga normalmente tem baixas taxas de compressão, pois os combust?veis da época tinham menor octanagem, ou seja, menor resist?ncia é detonação por compressão. atualmente, com a adição de álcool é gasolina brasileira ( alcosolina ) e/ou aditivos anti-detonantes, pode-se trabalhar com taxas de compressão mais elevadas. aumentar a taxa de compressão consiste em diminuir o volume das c?maras de combust?o. existem vêrias maneiras de se fazer isso, mas a mais simples e barata é fazer o rebaixamento dos cabeçotes. para tanto, retire-os do motor e leve-os é uma retífica, solicitando o serviço. depois, basta remontar tudo de novo simples, não? nem tanto. a desmontagem dos cabeçotes não é tarefa complicada para pessoas experientes em mecânica, mas deve-se providenciar novas juntas, parafusos, arruelas e vedadores novos (nunca reutilize estes componentes).
dica: fique atento é posição de montagem dos furos das juntas de cabeçotes velhas. o motor ford 302, por exemplo, exige que uma das novas juntas seja montada ao contrário, ou seja, a face que deveria ficar voltada para o bloco tem que ser montada voltada para o cabeçote, senão um dos dutos de água não fica na posição correta, prejudicando o arrefecimento. isto costuma acontecer com juntas não originais, portanto, preste muita atenção: o correto no motor 302 é deixar os dutos de água virados para tr?s nos dois cabeçotes, mesmo que uma das juntas tenha que ser invertida.
o ponto realmente cr?tico consiste em determinar o quanto dever? ser retirado de material dos cabeçotes. para tanto, siga as etapas abaixo:
1 - estando o motor com os cabeçotes desmontados, determine o volume do cilindro com o pistão no ponto morto inferior. não confie em medidas te?ricas encontradas em revistas ou manuais. me?a, com um paquémetro, o di?metro interno de um dos cilindros, sua profundidade e a espessura da junta de cabeçote nova, tudo em mil?metros com precisão de pelo menos uma casa decimal, e calcule:
volume cilindro = [ ( di?metro? x 3,1416 ) / 4 ] x ( profundidade + espessura da junta )
2 - coloque um dos cabeçotes sobre uma bancada, apoie-o sobre peda?os de madeira de maneira que fique nivelado, com as c?maras de combustão voltadas para cima e as válvulas de admissão e escape fechadas. coloque uma das velas de ignição no lugar, e encha a c?mara correspondente com fluido hidr?ulico (aquele óleo vermelho que se usa em câmbios autom?ticos), não deixando que fique nem muito cheio (formando barriga), nem muito vazio (a dica é encher até transbordar, e nivelar usando uma rágua de aío). comece a retirar o fluido com uma seringa de injeção, colocando-o numa proveta ou bureta graduada. quando todo o fluido tiver sido transferido para a proveta, esta estará indicando o volume da c?mara de combust?o.
3 - faça a seguinte conta:
taxa de compressão = ( volume cilindro + volume c?mara ) / volume c?mara
se o resultado for 8, por exemplo, a taxa de compressão do seu motor é de 8:1, e assim por diante.
4 - agora vamos determinar qual dever? ser o volume da c?mara de combustão para a nova taxa de compressão, que não dever? ser superior a 9,5:1, pois taxas maiores exigirão a adição de aditivo anti-detonante (octane booster) ao combustável, para prevenir batida de pino (pré-detonação):
novo volume c?mara = volume cilindro / ( nova taxa de compressão - 1 )
5 - finalmente, pegue a proveta graduada, encha-a com o fluido hidr?ulico até atingir o volume obtido no cálculo acima. despeje o conte?do na c?mara de combust?o, e com o paquémetro, me?a a dist?ncia que falta para o fluido chegar é superf?cie do cabeçote, com a maior precisão que puder. a medida obtida representa o quanto deverão ser rebaixados os cabeçotes. espere medidas pequenas, de 0,5 a 2 mm. medidas muito maiores que 2 mm provavelmente estarão erradas, refaça todas as contas. medidas menores que 0,5 mm indicam cabeçotes que já foram rebaixados, ou motores que já trabalham com taxas de compressão mais altas, portanto, remonte tudo e esque?a o assunto.
6 - agora, é só enviar os cabeçotes para a retífica, indicando o quanto dever? ser rebaixado.
caso você tenha chegado até este ponto, uma última dica: esteja preparado para ser chamado de maluco, alguns mecânicos provavelmente dirão que você não precisa fazer nenhum cálculo, e determinarão com certeza o valor que você dever? rebaixar. use o bom senso, e lembre-se de que a matem?tica é sempre mais confiável. na dúvida, não faça o rebaixamento, é melhor ter um carro original funcionando do que um envenenado quebrado.
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alexandre, se você achar alguma coisa na sua pesquisa…......poste aqui os links.
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volume cilindro = [ ( di?metro? x 3,1416 ) / 4 ] x ( profundidade + espessura da junta )
eu quero frisar aos competentes companheiros, principalmente ao que postou a f?rmula supracitada, que fiquei com bastante dúvidas no que diz respeito a inclusão da junta do cabeçote para determinar o volume do cilindro. pois até aonde eu sei, a maioria das juntas faz parte da camara de combust?o, e não dos cilindros. pode ser que estou redondamente equêvocado, pois já fiz este trabalho a mais de 20 anos. portanto, é apenas uma observação técnica. valeu e um grande abraão a todos. fireplus.
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eu particularmente aprendá que a melhor forma é volume do cilindro+topo do pistão+v. da junta+v. da camara dividido pelo volume do topo do pistão+v. da junta+v. da camara.
mas este é um método pra nego cricr? ….......hehehee..........aqueles que querem saber até a 3? casa depois da virgual.......hahahaaa........
eu acho melhor do que a simples formula de v.cil+v.cam. / v. cam. dá uma diferença considerável dependendo do motor...........
abraço.
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pra se medir a taxa de compressão, vc vai trabalhar com volume.
então fica assim: volume do cilindro + volume da cabeça do pistão (se tiver) + volume da junta de cabeçote + volume da c?mara de admissão.
o volume do cilindro e da junta vc calcula com a formula aprendida nas aulas de geometria.
o volume da cabeça do pistão (se for c?ncavo ou se ficar abaixo do bloco por exemplo) e o volume da c?mara de combust?o, vc pode medir com óleo atf (aquele fininho vermelho de transmissão autom?tica) e uma plaquinha de acr?lico com alguns furinhos pra saida de ar.
tampe a c?mara (com vela no lugar e valvulas fechadas) com a plaquinha de acrilico e vê adicionando o oleo. se tiver numa bureta, fica melhor pra vc controlar a quantidade de oleo que vai entrando. se não tiver uma (+ - r$ 150,00) pode pegar uma seringa veterin?ria (grande) e vê medindo.
junte todos os volumes encontrados em cc …........some tudo e divida pelo volume da c?mara apenas.
da? vc vai ter sua razão de compressão de x:y
deu pra entender ? ?
abraço.
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o post anterior corrige o que falei al? em cima, ok ? ?
abra
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volume cilindro = [ ( di?metro? x 3,1416 ) / 4 ] x ( profundidade + espessura da junta )
a minha questão estar relacionada exclusivamente na f?rmula acima. pois para calcular a cilindrada de um hipotetico motor, não se deve incluir a junta do cabeçote, pois ela faz parte somente da camara de combust?o, portanto, para encontrar matem?ticamente o volume do cilindro, basta aplicar esta f?rmula, mas sem mencionar a espessura da junta. se aplicar do jeito que estar aí, vai dar errado. um abraço. fireplus.