Borboleta na boca da turbina
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acho que a unica vantagem é o rotor da turbina girar em vacuo nas trocas de marcha, nao tendo o caminho do ar travado pela borboleta, o que freia o rotor da turbina. assim, a queda do giro do eixo da turbina entre as marchas ou quando vc tira o peh do acelerador é minima, ajudando ela a entrar mais rapido quando vc pisar denovo.
por isso dizemos que a valvula de prioridade, quanto maior melhor. inevitavelmente, a prioridade da um tranco no rotor da turbina, pq ela demora um pouco e a turbina chega a empurrar com a borboleta fechada, o que breca o rotor.
em baixa,o rotor tem restricao, seja com a borboleta antes ou depois… de qualquer maneira o ar tem que passar por ele... tb em alta tanto faz se a borboleta ta antes ou depois.... o ar vai ter que passar por ela mesmo, alias, matematicamente, montado assim seria pior, pq o fluxo na bolboleta será maior, o que fara ela proporcionalmente restringir mais, e quando ela fica depois da turbina, o fluxo é o mesmo, porem, sob pressao.
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boas considerações lost só não entendi a parte em negrito, já que a borbolera seria dimensionada de acordo com o diametro da boca da turbina não ?? caso sim, não deveria haver problema de fluxo. entendo que o volume que o rotor puchar (já aliviando ou não), vê ser o volume a ser comprimido e jogado para dentro da admissão.
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boas considerações lost só não entendi a parte em negrito, já que a borbolera seria dimensionada de acordo com o diametro da boca da turbina não ?? caso sim, não deveria haver problema de fluxo. entendo que o volume que o rotor puchar (já aliviando ou não), vê ser o volume a ser comprimido e jogado para dentro da admissão.
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kra, o fluxo do motor ninguem muda, ele depende do volume da camara. com turbo, vc le um fluxo grande na boca da turbina, mas comprimiu, essa massa comprimida vai andar na velocidade que o motor bombear. se vc colocar um maf onde esta pressurizado, ele vai ler normal como era antes aspirado. talvez até menos. o fluxo é a velocidade com que o ar se movimenta. o ar na pressurizacao se movimenta na velocidade normal, apenas na boca da turbina que vc tem o aumento dessa velocidade pois a turbina vai puxar por exemplo o dobro de ar e comprimir, entao vc vai ter o dobro de fluxo na boca, porem, depois, quem manda é o motor bombeando esse ar… tendeu?
interessante esse sistema vendo surgiu uma duvida
se colocar o sensor map- entre a borboleta e a boca da turbina será que ele leria esse vêcuo?
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acho que o map pode ser colocado em qqr lugar entre a borboleta e o motor, tanto faz ser antes ou depois da turbina…
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lost .. acho q consegui intender o q o kmon queh…
quando voce coloca o map normal (nao positivo) entre a borboleta e a turbina voce vai ter mais vacuo do que normalmente ...
sera q o map conseguiria entender tais valores????
como a inje?ao se comportaria nesse caso sera?
peguei o embalinho na pergunta e perguntei sobre a inje?ao ja hehehe abraços
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nao vai ter mais vacuo nao… a resposta do motor depende do que ta chegando de ar nele. como vc comanda a resposta pela borboleta, o que iria acontecer eh que a quantidade de vacuo proporcionalmente relacionada a posicao da borboleta mudaria, mas isso acontece em qqr turbo, pq em uma posicao que teria x de vacuo, com turbo, acaba tendo menos pq a turbina ja comeca a empurrar um pouco. nesse caso seria o contrario, vc teria + vacuo, em uma posicao que deveria ter menos. talvez a injecao se atrapalhe e acabe injetando pouco combustivel pra quela situacao. acho mais adequado colocar o map depois da turbina, assim fica exatamente igual a qualquer turbo...