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Quem quer pirometro

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  • L Offline
    L Offline
    Lost
    escreveu em última edição por
    #101

    over, isso ai pode ateh ser ligado em um processador, mas é um esquema analogico.

    com um processador, vc simplesmente le a tensao, e faz o que quiser…

    pode fazer um mapa de tensao de referencia x rpm x posicao do acelerador, ai com o motor funcionando vc fica buscando com base no rpm e na posicao do acelerador, qual eh a tensao de referencia, e usa um if que nada mais eh do que transformar a comparacao de valores em sim e nao. if (sonda > tensao de referencia) + combustivel

    nesse circuito ele ta tratando o sinal com um circuito eletronico , e nao de uma maneira digital. tudo bem que pode ir ligado em um processador que chega se o sinal esta em x nivel faz tal coisa, mas isso ai soh substitui a falta de um conversor ad pra ler a tensao e te dar isso em uma variavel pra vc poder trabalhar no programa... acredito que as injecoes nao trabalhem mais dessa forma hoje nao. pra tudo tem um mapa, e com esse sistema, soh teria 3 ou 4 posicoes possiveis no mapa... posicoes de tensao... seria um conversor ad de 4 posicoes, onde no processador que eu uso que tem conversor de 10 bits, sao 1024 posicoes... ainda nao eh uma resolucao grande coisa, mas quebra o galho... legal seria o conversor ser de 12 bits, ai ja fica lindo :d

    o problema eh que como o processador trabalha com 5 volts, e sao 1024 posicoes, vc tem saltos de 4.88mv. isso significa que o processador nao consegue perceber uma variacao menor que 4.88mv... se vc tiver 8mv, sera mostrado ou 5 ou 10... com 12 bits, vc tem 4096 posicoes, ja melhora legal :)

    obrigado pablo voce esta acompanhando a bastante tempo este desenvolvimento trabalhoso.

    o pablo ja me ajudou muito com a parte do hardware do modulo. ja conversamos muito pelo msn :(

    diga alguma coisa sobre o uso do pirometro no acerto pablo como usaria? que ajuda ele oferece?

    1 Resposta Última resposta
    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #102

      lost

      desde o comeão eu estou falando como a injeção original trabalha…se existe outra forma de fazer ou se é melhor ou pior eu nunca disse.

      ali?s a ie original trabalha assim porque sabe que a sonda só é precisa em lambda =1 que é o que ela se preocupa, o projetista sabe que ter 850 ou 950 ou 1050 numa sonda narrow já num garante que o combustável injetado foi proporcionalmente maior então ele simplesmente precisa saber se a média da sonda está subindo ou descendo ( entenda que por exmeplo 750mv de sonda ainda é fator 1 e 150mv tbm é fator 1).

      se vc pode fazer ela digitalmente ter 1.024 ou qtos pontos de controle vc quer é outro assunto... nas ie originais não é assim e por isso ela não é usada pra monitorar plena carga, se na me é ou não é assim tbm eu tenho lá minhas duvidas realmente, mas nestas normais certamente não ?...

      faz tempo eu estou tentando descolar o esquema de uma marelli pra saber se a estratégia é a mesma, nas delco e siemens eu sei que é exatamente assim como nessa motronic.

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        pablitosax
        escreveu em última edição por
        #103

        mmmhmmmm…você me pide que de meu opinion con respecto al pir?metro..

        eu acho que ele e um instrumento muito bom...ayuda em conocer parametros por ejemplo si seu motor tem el ponto excesivamente retrasado aí a temperatura sube demais.

        mas tambein acho que es un elemento muy lento de respuesta...mesmo caso que la sonda lambda (seja narrow o widw band)....

        o seja...eu nao intentar?a fazer que seu gerenciador tome decisiones de cantidade de combustivel y/o retraso de ponto basados en esos elementos...el gerenciador necesita tener una respuesta instant?nea y tener eso resolvido em 1/2 volta de vibraquim

        por isso eu acho que tudo pode ser resolvido por esquemas anal?gicos (muuuuuito mais veloces ....)..siempre que seu motor seja una maquina lineal...(eu acho que e mismo)...mais provablemente nao tudos concorden (perd?n ....eu soi un dinosauro de jurassic park y amo la electronica anal?gica de meus tempos de escola secondaria).

        mais você quer saiber porque eu ajudá ?..

        1?)porque você nao tuvo miedo de decir : nao só fazer eso ..necesito aprender ..parabens..a gente que reconoce eso y está dispuesta a aprender realmente aprende

        mais meu ajuda fu? muito peque?a...você desenvolvi? casi tudo solo .

        2?) porque seu filosof?a es tentar nao copiar nada y desenvolver seu propio projecto

        mais aí discordo um pouco : você nao necesita re-inventar la rueda :

        o seja ..você pode tentar basarse em as características de una injecao original de um carro turbo ..y seu gerenciador deber? fazer tudo o que a injecao aspirada nao faze :

        injextar tudo el combustivel demais debido al aumento do ar (secuencialmente) y retrasar el ponto...em que medida ??...compare a injecao aspirada contra a injecao turbo y aí tendr? valores corretos.

        ademais pode incluir una lectura del knock sensor para un retraso x patamar de 3 grados si encuentra detonacao ,etc,etc.

        abrazos a tudos os que colaboran con a opinion

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fahrell
          escreveu em última edição por
          #104

          assino embaixo… firma registrada e em 3 vias...

          acho praticamente o mesmo...

          1 Resposta Última resposta
          • Q Offline
            Q Offline
            quarteto
            escreveu em última edição por
            #105

            assino embaixo… firma registrada e em 3 vias...

            acho praticamente o mesmo...

            [snapback]536284[/snapback]

            então será um abaixo-assinado

            :d

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lost
              escreveu em última edição por
              #106

              over, esse esquema que vc postou o link é duma motronic 1.2 hoje temos motronic 9. alguma coisa

              quando falei em 1024 posicoes, é que é muito mais facil e preciso fazer a leitura do valor da sonda lendo sua tensao do que com um circuito analogico que tem 3 saidas de interrupcao que o processador fica monitorando. se tem uma vantagem de nao fazer calculo nenhum, mas se tem a desvantagem de ter mais componentes no circuito. pode reparar como as injecoes diminuiram de tamanho. a do meu carro é um pouco maior que um maão de cigarro. isso significa que a quantidade de componentes diminuiu, justamente por se usar o processador pra fazer trabalhos que antes eram feitos por circuitos analogicos.

              a simplified lambda circuit for an early motronic ml1.2 is shown below

              isso é um cirtuito antigo. nao acredito que hoje ainda seja assim. pela quantidade de mapas que existe numa eprom duma injecao de hoje, nao duvido que um mapa seja para abrir mais que 3 possibilidades da leitura da sonda. e que pra isso a tensao seja lida pelo processador, e nao gerado 3 interrupcoes com circuito analogico. concordo que acima de certo valor nao eh confiavel, abaixo tambem nao, mas entao se pode verificar o valor, pra diminuir o circuito e a quantidade de componentes do modulo. pra fazer um funcionamento exatamente igual a esse circuito analogico da motronic 1.2, basta fazer assim:

              se lambda < 450mv, mistura = pobre

              se lambda entre 450 e 500, mistura = ideal

              se lambda > 500, mistura rica

              só to querendo dizer que duvido que ainda usem esse circuito pela facilidade de fazer exatamente a mesma coisa por software entendeu? se eu adotar a estrategia acima, poderia fazer a correcao exatamente como era feita nessa motronic, sem mexer em nada fisico.

              pablo, tambem concordo. como eu disse, nao vou colocar um sistema que vai garantir que o motor nao vai quebrar. mas estou querendo fazer testes se tem como melhorar um pouco as coisas. vou testar uma correcao por temperatura apenas aumentando o volume de combustivel. mais pra frente, poderia colocar corte de ignicao se a temperatura chegar a um limite que vc define… ambos configuraveis e possiveis de serem desligados. sao apenas testes.

              quando eu digo que faão tudo e nao copio, estou me referindo ao hardware e ao software. e nao a tecnica de alimentação e funcionamento do motor. mesmo assim, com o exemplo do pirometro, utilizei um ci praticamente pronto para a leitura. entao, usei algo ja pronto. para o knock, tambem existe um ci pronto claro, nesse sentido de como se alimenta um motor turbo e um aspirado, nao tenho porque re-inventar nada. motor é motor, as tecnicas sao as mesmas, só mudam os parametros.

              mas discordo com relacao a eletronica digital ou analogica. se a analogica fosse melhor ou mais rapida, ainda seria usada é como comparar carburador com injecao eletronica...

              o processador leva apenas 10us (microsegundos, ou um segundo / 100.000) pra ter a tensao de um sensor com saida analogica em maos, seja posicao de borboleta, temp de ar, temp de agua, sonda, pirometro e etc. dai quanto tempo vai levar pra ele fazer uso dessa informacao, depende do calculo e da velocidade do processador. eu uso um processador de 40mhz/10 mips. mas existem processadores de 40mhz/40mips, ou 60/60 ou 80/80...

              se em um motor 4 cilindros, a 10000rpm, se tem 1 ciclo de admissao/combustao a cada 3ms(180 graus do virabrequim), se pode ler todos os sensores e fazer uma quantidade razoavel de calculos até o proximo ciclo. em 3ms, o processador executa 30mil instrucoes. trocando a tecnologia digital por analogica, nao se resolve o problema do lag dos sensores, entao nao acredito que esse seja o problema.

              sei que voce nao vai concordar com o que eu disse, mas fica a minha opiniao :d

              resumindo entao é o seguinte:

              sonda e egt, nao sao confiaveis pra correcao automatica, mas sao bons parametros pra vc regular o carro.

              ks é mais confiavel, mas nao é infalivel, tendo retardo configuravel quando ocorre batida de pino.

              ah esse barato vai ficar louco hein

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SemControle
                escreveu em última edição por
                #107

                cada dia eu fico mais loucao com o gerenciador ai…..

                so de imaginar q uma caixa, vai fazer um gerenciamento completo do motor na fase turbo, acertar tudo q a injecao original nao pode dar conta, ser um pirometro q até outro dia aki mesmo no forum era o havia de melhor pra acertar um carro, agora o pessoal ja nao parece tao entusiasmado com a criacao desse pirometro.....

                as vezes é como eu mesmo penso, reinventar a roda ao meu modo, so por dizer q foi eu q fiz ja é uma realizacao

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  pablitosax
                  escreveu em última edição por
                  #108

                  ola a tudos :

                  lost :

                  você dice:

                  se em um motor 4 cilindros, a 10000rpm, se tem 1 ciclo de admissao/combustao a cada 3ms(180 graus do virabrequim), se pode ler todos os sensores e fazer uma quantidade razoavel de calculos até o proximo ciclo. em 3ms, o processador executa 30mil instrucoes. trocando a tecnologia digital por analogica,

                  nao se resolve o problema do lag dos sensores, entao nao acredito que esse seja o problema.

                  un circuito anal?gico (amplificador operacional por ejemplo) es mas veloz que um procesador (sus mais acho que

                  nao aprovecha..eu tengo que admitir que sim…a velocidade actual dos procesadores alcanza y sobra pra facer

                  os cálculos..tudos los parametros mudan a velocidades lentas demais en comparaci?n a esa velocidade de los procesadores actuales.

                  concordo finalmente con você :-)

                  con respecto al estudio das efi motronic...certamente nao es facil conseguir informacao das versiones mais nuevas...

                  mais tomara sivan esos links (um link es de rusia...hehe...vocês saiben leer ruso ???...hehehe ):

                  http://www.ludd.luth.se/~rotax/

                  http://kwp2000.boom.ru/old/index.html

                  con respecto al pir?metro…legal ser?a usarlo como proteccion del motor si temperatura sube demais....mesmo podr?a tambein

                  usar el sensor de presion de aceite = if motor gira and presion aceite descende = apagar motor innmediatamente.

                  o por ejemplo el knock sensor ...você pode contar cuantas detonaciones hubo x unidade de tiempo...por ejemplo si coloc? gasolina adulterada en un posto

                  tal vez ajude a salvar su motor...

                  (todo eso sem pode fazer con un microprocesador..a? a electrúnica anal?gica nao ajuda...certo)

                  mais acepto opiniones de tudos

                  saludos

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    Lost
                    escreveu em última edição por
                    #109

                    cada dia eu fico mais loucao com o gerenciador ai…..

                    so de imaginar q uma caixa, vai fazer um gerenciamento completo do motor na fase turbo, acertar tudo q a injecao original nao pode dar conta, ser um pirometro q até outro dia aki mesmo no forum era o havia de melhor pra acertar um carro, agora o pessoal ja nao parece tao entusiasmado com a criacao desse pirometro.....

                    as vezes é como eu mesmo penso, reinventar a roda ao meu modo, so por dizer q foi eu q fiz ja é uma realizacao

                    [snapback]536406[/snapback]

                    pois é mas nao estou reinventando nao só nao to usando programa ou circuito copiado de outro… mas a questao do acerto, nao tem muito o que reinventar nao. eu só facilitei um pouco pra quem usa, com o processador ja fazendo os calculos de quanto tempo de injecao util vc tem disponivel levando em consideracao o rpm maximo que vc vai girar e quanto tempo o bico que vc escolheu leva pra se abrir. isso pra evitar que vc ache que tem um volume de combustivel quando tem outro, e acaba fazendo o bico se travar aberto. justamente por estar fazendo, e discutindo aqui com vcs, é pra criar algo que alem de tudo, quando ficar pronto, ja vai ser conhecidamente bom e confiavel, e que nao custe as fortunas que a gente ta acostumado a ver por ai. alias, eu entrei nesse negocio justamente por querer montar meu carro com suplementar, e achar todos os equipamentos pelo menos que eu conhecia, muito caros. acabei montando meu carro com hpi, e 2 anos depois, comecei a fazer o gerenciador pq vi que era possivel.

                    ola a tudos :

                    lost :

                    você dice:

                    se em um motor 4 cilindros, a 10000rpm, se tem 1 ciclo de admissao/combustao a cada 3ms(180 graus do virabrequim), se pode ler todos os sensores e fazer uma quantidade razoavel de calculos até o proximo ciclo. em 3ms, o processador executa 30mil instrucoes. trocando a tecnologia digital por analogica,

                    nao se resolve o problema do lag dos sensores, entao nao acredito que esse seja o problema.

                    un circuito anal?gico (amplificador operacional por ejemplo) es mas veloz que um procesador (sus mais acho que

                    nao aprovecha..eu tengo que admitir que sim…a velocidade actual dos procesadores alcanza y sobra pra facer

                    os cálculos..tudos los parametros mudan a velocidades lentas demais en comparaci?n a esa velocidade de los procesadores actuales.

                    concordo finalmente con você :-)

                    con respecto al estudio das efi motronic...certamente nao es facil conseguir informacao das versiones mais nuevas...

                    mais tomara sivan esos links (um link es de rusia...hehe...vocês saiben leer ruso ???...hehehe ):

                    http://www.ludd.luth.se/~rotax/

                    http://kwp2000.boom.ru/old/index.html

                    con respecto al pir?metro…legal ser?a usarlo como proteccion del motor si temperatura sube demais....mesmo podr?a tambein

                    usar el sensor de presion de aceite = if motor gira and presion aceite descende = apagar motor innmediatamente.

                    o por ejemplo el knock sensor ...você pode contar cuantas detonaciones hubo x unidade de tiempo...por ejemplo si coloc? gasolina adulterada en un posto

                    tal vez ajude a salvar su motor...

                    (todo eso sem pode fazer con un microprocesador..a? a electrúnica anal?gica nao ajuda...certo)

                    mais acepto opiniones de tudos

                    saludos

                    [snapback]536441[/snapback]

                    exato pablo, tecnologia analogica é mais rapida com certeza os sinais estao la, nao precisam ser lidos nem interpretados nem calculados. mas com a velocidade dos processadores hoje, se consegue um equipamento muito mais simples usando um processador. o que faz ser mais barato tambem.

                    com os sensores ligados, é possivel fazer o que quiser, tudo esta na mao, basta fazer a inteligencia no programa. é possivel avisar se a pressao de oleo esta baixa d+, ou mesmo cortar a ignicao, mesma coisa pra temperatura do pirometro ou qqr outra coisa que ja esteja ligada ao processador. é como se o circuito fosse o corpo, e o processador o cerebro. o uso que o cerebro vai fazer das informacoes, depende do programa.

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      PrEsA
                      escreveu em última edição por
                      #110

                      e pensar que eu cabulei vêrias aulas de eletrúnica….

                      agora estão fazendo mta falta, hahaha

                      lost: estou bastante ansioso para ver como ficará o gerenciador com o hall+pirometro, e no futuro +ks. mto boa sorte e bom trabalho com o projeto.

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SemControle
                        escreveu em última edição por
                        #111

                        so foi um modo de dizer q por mais q tivesse reinventando qq coisa, ainda seria de grande valia no final das contas poder estufar o peito e dizer foi eu mesmo q fiz…..

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Renato Ricardo
                          escreveu em última edição por
                          #112

                          atropelandos as ideias

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            Renato Ricardo
                            escreveu em última edição por
                            #113

                            foi mal postei antes de terminar de digitar

                            vamo lá

                            atropelando as ideias do topico

                            qdo sai um simples com temperatura giro e voltagem da bateria heim?

                            quero um :copa:

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
                              L Offline
                              Lost
                              escreveu em última edição por
                              #114

                              e pensar que eu cabulei vêrias aulas de eletrúnica….

                              agora estão fazendo mta falta, hahaha

                              lost: estou bastante ansioso para ver como ficará o gerenciador com o hall+pirometro, e no futuro +ks. mto boa sorte e bom trabalho com o projeto.

                              [snapback]536634[/snapback]

                              valeu o apoio kra… faz tempo que to trabalhando nisso... vc nao faz ideia como eu queria poder mandar uma caixa dessas pra meia duzia brincar... mas uma hora eu chego la... ah, eu nunca fiz aula de eletronica.

                              so foi um modo de dizer q por mais q tivesse reinventando qq coisa, ainda seria de grande valia no final das contas poder estufar o peito e dizer foi eu mesmo q fiz…..

                              [snapback]536663[/snapback]

                              nao só isso kra. na verdade, a vantagem que eu vejo, que é o que me motiva, é nao ficar preso as coisas existentes. se vc simplesmente montar um projeto ja pronto de outro, dificilmente vai conseguir implementar algo que ainda nao esteja no projeto. eu to fazendo o meu projeto pra poder colocar tudo o que eu acho necessario, sem depender de um projeto original que nao é meu e que eu nao conheco bem. do jeito que eu to fazendo, nao tenho limites. só tenho limites com relacao a tempo e dinheiro pra investir, e o tempo pra chegar em algum lugar…

                              agora, pra reabrir a discussao:

                              vcs acham mesmo que o atraso de ponto, em um motor que esta trabalhando no maximo, aquece mais do que o calor gerado por ele trabalhando no maximo?

                              penso o seguinte: meu carro em marcha lenta, fica a 280-300c. se eu utilizar um sistema de anti-lag, injetando combustivel e atrasando o ponto pra que gere fluxo pra encher a turbina com o carro parado, acredito que va aquecer, mas até quanto? 500c? melhor dizendo, de quanto é esse aquecimento? concordo que ele pode acontecer, mas nao seria exagerado pensar nisso em alta onde se esta com o ponto ja no limite?

                              com o motor no maximo, com 0.6 de pressao, a temperatura se manteve estavel aos 740-750c sempre, nunca passou disso ateh agora. nesse ponto, vcs acham mesmo que se eu atrasar um pouco o ponto, nada d+, soh aquele tanto normal que se deve atrasar, a temperatura vai subir pra mais que 750c? minha opiniao é que exceto a situacao do anti-lag, em marcha lenta, em condicoes de trabalho no maximo, a explosao acontecendo mais cedo, gera mais calor do que se atrasando o ponto. lembrando que se trada de injecao eletronica e nao trabalha com excesso.

                              tudo bem se nao concordarem com a teoria anterior. mas pensem nessa:

                              o motor sempre teve de 750-800c em plena carga. entao, do nada, ele sobe pra 850, e entao comeca a subir mais e mais, chegando a 900, 950. isso sugere pre-ignicao certo? lembrem-se que pre-ignicao nao tem como se detectar, nem com knock. o que acontece, é que surgem batidas de pino junto com a pre-ignicao, e isso se consegue detectar. se a temp nunca passou de 800c, e chegando a 850 comeca a bola de neve da pre-ignicao. vcs acham que nesse caso, onde o motor nunca passa de 800c, se eu comecar a atrasar o ponto se a temp chegar a 850c, teoricamente tentando evitar a pre-ignicao, a temperatura no escape vai subir mais por causa de algum combustivel queimar no escape ou vai baixar por cessar a pre-ignicao?

                              opinem ai por favor. mas podem ter certeza que em breve terei dados praticos e reais sobre isso tudo.

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
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                                #115

                                foi mal    postei antes de terminar de digitar

                                vamo lá

                                atropelando as ideias do topico

                                qdo sai um simples com temperatura giro e voltagem da bateria heim?

                                quero um   :copa:

                                [snapback]536727[/snapback]

                                kra, tecnicamente eu tenho como fazer isso. o problema é conseguir tempo… to h? tanto tempo pra montar o atraso de ponto... ta dificil... vamo ve se da uma desafogada logo logo...

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  #116

                                  se vc atrasa o ponto vc está diminuindo o pico de pressão na camara (fato). com isto vc diminui os esfor?os mecânicos, que tem um pico logo após o pms. a energia é liberada em calor+pressao. assim ao atrasar o ponto vc joga energia fora, para evitar quebras mecânicas.

                                  se vc adianta o ponto vc ganha potencia até cerco limite, pois a partir de certo limite o pico de pressao chega tao perto do pms que a parcela de pressao q está antes do pms, ou seja, a parcela que está tirando trabalho, ao inves de gerar é maior que os ganhos. logo a partir de certo ponto não vale a pena adiantar o ponto.

                                  em carros turbinados temos que atrasar o ponto pois, temos pré-ignicao. ou seja, se tivessemos um combustivel mais resistente a ignicao por pressao poderiamos tirar mais cavalos (desconsiderando quebra por excesso de esforco). assim vc atrasa o ponto para evitar que ocorra a pre-ignicao (descontrolada) já que ao atrasar o ponto vc (tende) a diminuir o pico de pressao. sem contar que vc diminui os esforcos mecanicos no motor.

                                  massss…. ao atrasar o ponto, parte da energia que seria transformada em trabalho pela pressao, virar? calor e sair? no escape aumentando a temperatura do escape. assim se vc atrasa o ponto e a temp no escape aumenta, está tudo certo o pistao/anel/bronzina sofre menos, mas a valvula de escape/turbina sofrem mais. é como sempre uma relação de compromisso.

                                  logo para mim temos que atrasar o ponto para diminuir o pico de pressao (que poder? causar as pre-ignicoes) e fazer o motor durar mais, além do que quando tempos uma pressao maior, e misturas mais ricas a velocidade da queima é mais rápida. logo a partir de certo limite de pressao vc tem que atrasar o ponto para compensar a queima mais rápida dentro da camara. isto é claramente notavel ao lembrar que os caburados tinha o avanco por vacuo, ou seja, como no vacuo a queima é mais lenta, temos que fazer a ignicao antes do que quando a camara esta cheia

                                  ps. nao posso ajudar muito mais que isto em relacao é velocidade de queima, pois nao me aprofundei no assunto. talvez tenha alguem que estudou mais sobre isto que possa opinar.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
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                                    #117

                                    isso é um cirtuito antigo. nao acredito que hoje ainda seja assim. pela quantidade de mapas que existe numa eprom duma injecao de hoje, nao duvido que um mapa seja para abrir mais que 3 possibilidades da leitura da sonda. e que pra isso a tensao seja lida pelo processador, e nao gerado 3 interrupcoes com circuito analogico. concordo que acima de certo valor nao eh confiavel, abaixo tambem nao, mas entao se pode verificar o valor, pra diminuir o circuito e a quantidade de componentes do modulo. pra fazer um funcionamento exatamente igual a esse circuito analogico da motronic 1.2, basta fazer assim:

                                    se lambda < 450mv, mistura = pobre

                                    se lambda entre 450 e 500, mistura = ideal

                                    se lambda > 500, mistura rica

                                    só to querendo dizer que duvido que ainda usem esse circuito pela facilidade de fazer exatamente a mesma coisa por software entendeu? se eu adotar a estrategia acima, poderia fazer a correcao exatamente como era feita nessa motronic, sem mexer em nada fisico.

                                    de uma forma ou de outra, seja soft ou hard a idéia é que pras injeções convencionais pouco importa o valor da sonda, importa se está do meio pra cima ou pra baixo…e por isso é que não é levada em conta em wot (ou obvio, mas ninguem nem pensa nisso em cut-off porque é algo redundante).

                                    por exemplo nas delco mesmo as atuais só existe um valor de ref?ncia (1 bit) qdo fica abaixo de determinado valor incrementa um passo de lambda, não existe o limite superior, funcionaria assim:

                                    se sonda < 400mv => incrementa blm

                                    se sonda > 400mv => decresce blm

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
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                                      #118

                                      se vc atrasa o ponto vc está diminuindo o pico de pressão na camara (fato). com isto vc diminui os esfor?os mecânicos, que tem um pico logo após o pms. a energia é liberada em calor+pressao. assim ao atrasar o ponto vc joga energia fora, para evitar quebras mecânicas.

                                      se vc adianta o ponto vc ganha potencia até cerco limite, pois a partir de certo limite o pico de pressao chega tao perto do pms que a parcela de pressao q está antes do pms, ou seja, a parcela que está tirando trabalho, ao  inves de gerar é maior que os ganhos. logo a partir de certo ponto não vale a pena adiantar o ponto.

                                      em carros turbinados temos que atrasar o ponto pois, temos pré-ignicao. ou seja, se tivessemos um combustivel mais resistente a ignicao por pressao poderiamos tirar mais cavalos (desconsiderando quebra por excesso de esforco). assim vc atrasa o ponto para evitar que ocorra a pre-ignicao (descontrolada) já que ao atrasar o ponto vc (tende) a diminuir o pico de pressao. sem contar que vc diminui os esforcos mecanicos no motor.

                                      massss….  ao atrasar o ponto, parte da energia que seria transformada em trabalho pela pressao, virar? calor e sair? no escape aumentando a temperatura do escape. assim se vc atrasa o ponto e a temp no escape aumenta, está tudo certo o pistao/anel/bronzina sofre menos, mas a valvula de escape/turbina sofrem mais. é como sempre uma relação de compromisso.

                                      logo para mim temos que atrasar o ponto para diminuir o pico de pressao (que poder? causar as pre-ignicoes) e fazer o motor durar mais, além do que quando tempos uma pressao maior, e misturas mais ricas a velocidade da queima é mais rápida. logo a partir de certo limite de pressao vc tem que atrasar o ponto para compensar a queima mais rápida dentro da camara. isto é claramente notavel ao lembrar que os caburados tinha o avanco por vacuo, ou seja, como no vacuo a queima é mais lenta, temos que fazer a ignicao antes do que quando a camara esta cheia

                                      ps. nao posso ajudar muito mais que isto em relacao é velocidade de queima, pois nao me aprofundei no assunto. talvez tenha alguem que estudou mais sobre isto que possa opinar.

                                      [snapback]536753[/snapback]

                                      eu sei kra, atrasando o ponto se joga força fora, e no motor, calor é força. mas no caso do motro estar enfrentando pre-ignicao, vc nao acha que nessa situacao a temp é maior do que atrasando o ponto pra que pare a pre-ignicao?

                                      de uma forma ou de outra, seja soft ou hard a idéia é que pras injeções convencionais pouco importa o valor da sonda, importa se está do meio pra cima ou pra baixo…e por isso é que não é levada em conta em wot (ou obvio, mas ninguem nem pensa nisso em cut-off porque é algo redundante).

                                      por exemplo nas delco mesmo as atuais só existe um valor de ref?ncia (1 bit) qdo fica abaixo de determinado valor incrementa um passo de lambda, não existe o limite superior, funcionaria assim:

                                      se sonda < 400mv => incrementa blm

                                      se sonda > 400mv => decresce blm

                                      [snapback]536761[/snapback]

                                      to ligado, entendi. acabei associando por deducao que blm é tempo de injecao. perguntei o que significava a sigla e vc nao respondeu.

                                      nao acredito que pelo menos a injecao do meu carro funcione assim, pq como eu falei, ela mantem um valor muito constante de sonda pra casos diferentes. nao pode ser por acaso.

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #119

                                        blm = block learn multiply (se num errei no ingreys hehehe)

                                        multiplicador de aprendizado em bloco.

                                        como te falei, uma pessoa que trabalhou em fabrica me disse que mesmo nestes sistemas mais modernos a sonda não é capturada em valor, apenas em estado (rico / pobre), mas não bate 100% com o que se sabe sobre a estratégia que é de metas.

                                        de toda forma o blm destas centrais me certamente é mais rebuscado que os da m normais (e do resto dos outros fabricantes)…não me assustaria se ao invós de guardar apenas blocos por rpm guardasse tbm blocos por carga m?trica ou estratificada...a? sim conseguiria consertar o valor de sonda mesmo sem ter que obrigatériamente lá-lo.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #120

                                          eu sei kra, atrasando o ponto se joga força fora, e no motor, calor é força. mas no caso do motro estar enfrentando  pre-ignicao, vc nao acha que nessa situacao a temp é maior do que atrasando o ponto pra que pare a pre-ignicao?

                                          [snapback]536780[/snapback]

                                          1. na pré-ignição temos uma onda de choque desordenada dentro da camara. esta onda de choque não conseguir? efetuar trabalho, então é possivel que ela se torne calor. mas eu não sei se dá para relacionar diretamente.

                                          2. acredito que a temp (no pirometro, na na camara) seja maior atrasando o ponto do que com o ponto no limite. isto pois atrasando o ponto vc faz com que a queima se dá parte maior fora da camara, logo a temperatura nesta regiao tende a se aumentar.

                                          3. e eu vejo o pirometro como um grande auxilio para quando a situação comeca a sair do controle, como um bico injetando a menos que os outros. na media a injecao ira corrigir, mas vai haver um aumento de temp em uma das camara, que acredito sera notado no pirometro (por exemplo).

                                          1 Resposta Última resposta

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