Projeto sttd-b: qual o melhor óleo ???
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acho que ser grosso é besteira, mudar o oleo para compensar a folga dos pistões e do motor não adianta, tem é que usar algo eficiente.
meu carro de pistões powertech batia menos saia (frio) com oleo sintetico 100% da br 5-40 que com mobil 20-50.
agora, como é carro de pista que troca oleo as vzs ate na pista mesmo (por causa da contaminação), vale a pena ir num oleo mais barato, tipo mobil super hp ou super moto 4t mesmo.
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concordo anderson…....o que me atraiu mais nesse castrol 25w60 foi a especificação 60 quando quente..................imagino eu isso proporcione uma boa lubrificação é quente (muito quente) e com as folgas usadas.
agora como é um carro de pista, tá pensando aqui nos prós e contras de se usar um oleo desses mais grosso ou um mais fino........... até mesmo um sint?tico, que não se contamina tanto e mantém as propriedades de lubrificação mesmo num turbo-b carburando que anda muuuuito gordo.....hehehehee........
esse br 5w40 que vc citou eu uso no meu zetec 1.8 16v originebas e vou te dizer........... vc sente na hora a mudança de desempenho e até do funcionamento do motor. acho que poderia usar ele logo...........até pq acho por aqui de r$ 16,00 o litro enquanto o castrol custa r$ 12,00..........
mas também pensei em usar o castrol pelo motor ap não ser de concepção tão moderna como um zetec ou ecotec (que pedem óleos até 5w30) além de usar originalmente (no manual recomenda) um óleo já grosso, como o 20w50.
e também pq não tenho dinheiro pra comprar o selenia race 10w60 100% sint?tico por seus m?dicos r$ 60,00 o litro.................
e agora
abraço.
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mas tem que ver tb que esses 60 é ?ptimo, excelente, pra lubrificar um motor de competição de verdade (hehehehe só pra zoar vc viu thiago ) endurance, longa duracao, circuito, rally etc…
na arrancada, tiro curto, é mais interessante o menor atrito possivel (em detrimento da durabilidade) do que lubrificacao resistente a altas temperaturas... veja que a gente briga com a temperatura da camara de combustao... pq o motor, comparado a um carro de rua de uso normal é até mais frio ...
as proprias folgas gigantes que a gente colocar quando faz um motor pra arrancada, de mancal, de anel, de saia etc... é justamente pra soltar mais o motor... desgastando antecipadamente o que se desgastaria no uso normal de rua...
se é um turbo-b que nao vai ser usado como carro de dia a dia, pode deixar sua folga grande mesmo, e um bom óleo semi ou sintetico... não vê nesses de alta km que eles são uma bomba... são para o tiozão da esquina, com seu kia sephia fumando que nao tem grana pra pagar 1000 e tralala de anel de segmento (meu pai usa no dele e acha ?timo... para de fumacar )
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esse br 5w40 que vc citou eu uso no meu zetec 1.8 16v originebas e vou te dizer…........ vc sente na hora a mudança de desempenho e até do funcionamento do motor. acho que poderia usar ele logo...........até pq acho por aqui de r$ 16,00 o litro enquanto o castrol custa r$ 12,00..........
putz.....16.00 o óleo 5w40, não dei sorte. no carrefour tá custando 47.00. tive que mim contentar com o gtx da costrol por 11,60, e quando ligo o motor de manhã dar um barulho de levemente nos tuchos, sem dizer que na troca o bujão foi espanado. todo castigo...... é pouco.
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boa far?lo
vou de br sintetico: 5w40
macaco: o sttd-b nosso nem marca a kilometragem…...
mas entendi o recado...........
abraços
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boa escolha, melhor custo beneficio, aqui tambem pago 16 reias nele
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opa, preão bom desse br sint?tico hein thiago? iria nele sem pensar 2x
desvirtuando um pouco (mas nem tanto), pessoal do zetec e similares q usam esse br 5w40, rodam qts km até a troca? se achar por 16 reais aqui tow pensando em adotar no meu shitroen
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boa escolha, melhor custo beneficio, aqui tambem pago 16 reias nele
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vamo que vamo, brother
opa, preão bom desse br sint?tico hein thiago? iria nele sem pensar 2x
desvirtuando um pouco (mas nem tanto), pessoal do zetec e similares q usam esse br 5w40, rodam qts km até a troca? se achar por 16 reais aqui tow pensando em adotar no meu shitroen
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olha, na ford vende um óleo mineral 5w30 pra esses motores zetec 1.6 e 1.8 16v que recomendam trocar com 5.000 km snme.
dizem que esse br sintetico aguenta bem 10.000 km mas eu vejo sempre pessoal de responsa trocar com seus 7 a 8 mil km.
o meu eu vou trocar com no máximo 6.000 km …........
ps: a castrol lanãou um mineral 15w40 que parece ser bom e barato. castrol compact
abraço.
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no fórum citroen citam esse óleo 5w30 vendido na ford como motorcraft q é idêntico ao acdelco 5w30 vendido na gm q por sua vez todos são iguais ao havoline energy 5w30…se isso confere já não sei...mas de todos esses citam q o preão é mais vêlido na ford...
considerando aqui tb magnatec 10w40, pois pesquisei e não achei br sint?tico por 16 reais por aqui não
um óleo indicado pra motores q trabalham em altos giros seria um óleo mais grosso (w50) ou mais fino (w30 ou w40)? um óleo mais fino deixaria o motor mais solto mas por sua vez aumentaria a tend?ncia dos tuchos descarregarem ou é tudo viagem minha?
me desculpem se viajei legal na maionese no último par?grafo, mas é uma dúvida q tenho...
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e também pq não tenho dinheiro pra comprar o selenia race 10w60 100% sint?tico por seus m?dicos r$ 60,00 o litro…..............
e agora
abraço.
[snapback]537747[/snapback]
procure pelo valvoline 10w60.
tente encontrar um distribuidor proximo a voce, se voce quiser comprar 1 litros eles vendem. se comprar uma caixa de oleo (12 litros), eles fazem faturado.
quando o elf 5w40 custava 35 reias por aqui eu comprei 5w50 por 16 o litro.
[]s
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no fórum citroen citam esse óleo 5w30 vendido na ford como motorcraft q é idêntico ao acdelco 5w30 vendido na gm q por sua vez todos são iguais ao havoline energy 5w30…se isso confere já não sei...mas de todos esses citam q o preão é mais vêlido na ford...
considerando aqui tb magnatec 10w40, pois pesquisei e não achei br sint?tico por 16 reais por aqui não
um óleo indicado pra motores q trabalham em altos giros seria um óleo mais grosso (w50) ou mais fino (w30 ou w40)? um óleo mais fino deixaria o motor mais solto mas por sua vez aumentaria a tend?ncia dos tuchos descarregarem ou é tudo viagem minha?
me desculpem se viajei legal na maionese no último par?grafo, mas é uma dúvida q tenho…
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o óleo mais fino tem uma fluidez melhor e consequentemente lubrifica melhor em altas rpm, carrega os tuchos mais rápido e por serem na maioria sint?ticos, mantem suas características de lubrificação em condições mais severas e também por mais tempo do que um oleo mineral comum.
vide o óleo das bmw m3 e m5 que usam 0w30 ….......
o óleo mais grosso, principalmente mineral, vai se justificar em determinadas utilizações ...................mas geralmente em motores menos modernos como os ap, fiasa, cht, opala e etc.............e também em usos prolongados como circuito e etc.
pelo menos eu acho que seja assim.
abraço.
procure pelo valvoline 10w60.
tente encontrar um distribuidor proximo a voce, se voce quiser comprar 1 litros eles vendem. se comprar uma caixa de oleo (12 litros), eles fazem faturado.
quando o elf 5w40 custava 35 reias por aqui eu comprei 5w50 por 16 o litro.
[]s
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sabe o preão desse valvoline ???
aqui no maranhão não tem distribuidor….........
abraço.