Como melhorar a aerodinamica
-
bom se não me engano..os vectras gsi usavam essa chapa interi?a por toda a extensão inferior do carro…
a 4rodas disse q a época esse foi um dos grandes trnfos do ?timo cx do gsi...
[] s
-
certo.
e esse extrator só surtiria efeito num assoalho liso (em chapa)? recursos aerodinamicos como esse efeito solo são permitidos nessas competiçõesó se forem, ta ai mais uma dica pro nosso colega do gts.
cruel, sentir um arzinho entrando por cima das portas…os limpadores ficando retos e o do motorista simplesmente batendo no retrovisor esquerdo
[snapback]540435[/snapback]
o efeito seria bem maior caso o motor tenha saias laterais tao mais proximasdo chao qto possivel, pra grudar no chao..
o assoalho reto seria mais para baixar a resistencia ao movimento. nao tenho condicoes de afirmar se teria influencia na sustentacao.
que eu saiba, nao existe nenhuma regulamentacao desse tipo nessas provas… (somente na arrancada)
e nao entendi a parte do motorista bater no retrovisor esquerdo...
-
nunca vi carros foguete que correm no deserto com lataria imitando superficie de bola de golf não…
[snapback]540862[/snapback]
? pq eles não tem_as_manhas.
na verdade, o interessante mesmo seria deixar a frente bem rugosa e da metade pra tr?s bem lisinho, polido mesmo.
ps: já viu algum carro foguete de perto? vai que numa dessa…
abraços.
-
? pq eles não tem_as_manhas.
na verdade, o interessante mesmo seria deixar a frente bem rugosa e da metade pra tr?s bem lisinho, polido mesmo.
[snapback]541415[/snapback]
discordo da bola de golfe e discordo tb da frente rugosa.
a boal de golfe tem um reynolds alto, já que ela é bem pequena… por isto que se consegue diminuir o efeito das vorticidades com os rebaixos... em um carro para vc ter o mesmo vc teria que andar a velocidades supersonicas, onde o ar não se comporta mais como incompressivel, entao nada disse funcionaria.
qto é frente rugosa para vc ter escoamento turbulento o quanto antes tb é muito discutável... além de ser de difácil aplicação. em um caixa vc não vai conseguir postergar a descolacao da camada limite, dado o formato inclinado do parabrisa traseiro. entao deixe tudo liso e como o minimo de frestas, para vc ter um menor arrasto rugoso mesmo
sou da opiniao do rodrigo:
-
rebaixar o carro, sem comprometer a suspensao (menor area frontal)
-
tampar todas as frestas (atraso da formacao de regime turbulento, menor arrasto)
qto a chapa em baixo, deve ajudar, pois mantem a camada limite debaixo do carro menor sem entrar em interferencia com a do solo, mas nunca vi nenhum dado ou experimento sobre isto, então é achismo já vi bons resultados em carros de corrida.
fechar as laterais é uma boa, pois diminui efeitos tridimensionais... mas para funcionar tem q ficar bem perto do chao (ordem de milimetros) e nao sei se da para fazer na rua....
boa sorte e poste resultados
-
-
então, é tudo suposição te?rica.
se vc conseguir evitar a formação da camada limite na frente, e conseguir a formação dela atrás do carro, vc consegue diminuir o arrasto aerodin?mico.
assim como acontece na bola de golfe, que com seus rebaixos na superf?cie impedem a formação da camada limite. não tem pq ser diferente num carro.
claro que isso deve implicar em outros problemas, ou mesmo nem fazer um efeito significativo para a velocidade na qual o carro anda, enfim.
de qualquer maneira, seria interessante testar um dia num tánel de vento.
abraços.
-
discordo da bola de golfe e discordo tb da frente rugosa.
a boal de golfe tem um reynolds alto, já que ela é bem pequena… por isto que se consegue diminuir o efeito das vorticidades com os rebaixos... em um carro para vc ter o mesmo vc teria que andar a velocidades supersonicas, onde o ar não se comporta mais como incompressivel, entao nada disse funcionaria.
qto é frente rugosa para vc ter escoamento turbulento o quanto antes tb é muito discutável... além de ser de difácil aplicação. em um caixa vc não vai conseguir postergar a descolacao da camada limite, dado o formato inclinado do parabrisa traseiro. entao deixe tudo liso e como o minimo de frestas, para vc ter um menor arrasto rugoso mesmo
sou da opiniao do rodrigo:
-
rebaixar o carro, sem comprometer a suspensao (menor area frontal)
-
tampar todas as frestas (atraso da formacao de regime turbulento, menor arrasto)
qto a chapa em baixo, deve ajudar, pois mantem a camada limite debaixo do carro menor sem entrar em interferencia com a do solo, mas nunca vi nenhum dado ou experimento sobre isto, então é achismo já vi bons resultados em carros de corrida.
fechar as laterais é uma boa, pois diminui efeitos tridimensionais... mas para funcionar tem q ficar bem perto do chao (ordem de milimetros) e nao sei se da para fazer na rua....
boa sorte e poste resultados
[snapback]541530[/snapback]
como que a bola tem reynolds alto por ser pequena, se re = (rho . v . d ) / mi , ou seja, o par?metro referente ao tamanho do objeto está no numerador?
não entendi…
mas com certeza, se fosse bom fazer textura de bola de golfe em carro, f?rmula 1 seria assim...
, streit
hehehheheheheheheheh
-
-
como que a bola tem reynolds alto por ser pequena, se re = (rho . v . d ) / mi , ou seja, o par?metro referente ao tamanho do objeto está no numerador?
não entendi…
mas com certeza, se fosse bom fazer textura de bola de golfe em carro, f?rmula 1 seria assim...
, streit
hehehheheheheheheheh
[snapback]541672[/snapback]
vc deveria saber que f1 não é par?metro para isso. pois lá, o tipo de carenagem causa bastante arrasto, tanto é que o cx de um f1 é quase 1. em meio a isso, ter aquele nariz liso ou enrrugado deve causar nenhum efeito.
pra falar a verdade, hoje em dia f1 só é par?metro de pilantragem.
abraços.
-
vc deveria saber que f1 não é par?metro para isso. pois lá, o tipo de carenagem causa bastante arrasto, tanto é que o cx de um f1 é quase 1. em meio a isso, ter aquele nariz liso ou enrrugado deve causar nenhum efeito.
pra falar a verdade, hoje em dia f1 só é par?metro de pilantragem.
abraços.
[snapback]541757[/snapback]
com aquelas asas enormes que geram sustentacao negativa igualmente enorme, mais ar rodas expostas, o cx nao poderia ser outro…
eu poderia dizer que nem por isso eles deixam de procurar otimizar o escoamento ao redor do carro... mas deixa pra lah.. eheheheheh
t?ca fazer o mavecao como bola de golfe então
-
com aquelas asas enormes que geram sustentacao negativa igualmente enorme, mais ar rodas expostas, o cx nao poderia ser outro…
eu poderia dizer que nem por isso eles deixam de procurar otimizar o escoamento ao redor do carro... mas deixa pra lah.. eheheheheh
t?ca fazer o mavecao como bola de golfe então
[snapback]542136[/snapback]
ah tá.. ficando pessoal a discussão então.
vou deixar o maveco bem lisinho. pq senão, depois que eu der ralo em 4cc turbo, ainda vão dizer que foi só por causa da aerodin?mica. vai ser o fim da picada.
-
ah tá.. ficando pessoal a discussão então.
vou deixar o maveco bem lisinho. pq senão, depois que eu der ralo em 4cc turbo, ainda vão dizer que foi só por causa da aerodin?mica. vai ser o fim da picada.
[snapback]542143[/snapback]
que ralo o que, eu acho que esse assunto deve ser resolvido na porrada
-
que ralo o que, eu acho que esse assunto deve ser resolvido na porrada
[snapback]542190[/snapback]
vc quem sabe, mas depois da surra vc terá de largar a carreira de modelo.
mas agora deu. quando vc voltar a beber cerveja agente senta num bar e conversa.
at
-
como que a bola tem reynolds alto por ser pequena, se re = (rho . v . d ) / mi , ou seja, o par?metro referente ao tamanho do objeto está no numerador?
[snapback]541672[/snapback]
desculpe, eu não soube me explicar direto
não era a dependencia do tamanho do objeto e sim da velocidade em relação ao ar (lembre-se que a bola de golf tem um movimento rotacional nao desprezivel alem do translacional).
segue um link legal p se ler
http://www.aerospaceweb.org/question/aerod…ics/q0215.shtml
[]s
-
então, é tudo suposição te?rica.
se vc conseguir evitar a formação da camada limite na frente, e conseguir a formação dela atrás do carro, vc consegue diminuir o arrasto aerodin?mico.
assim como acontece na bola de golfe, que com seus rebaixos na superf?cie impedem a formação da camada limite. não tem pq ser diferente num carro.
claro que isso deve implicar em outros problemas, ou mesmo nem fazer um efeito significativo para a velocidade na qual o carro anda, enfim.
de qualquer maneira, seria interessante testar um dia num tánel de vento.
abraços.
[snapback]541594[/snapback]
para falar a verdade queremos evitar somente a descolação da camada limite na traseira do carro.
eu acredito que a sua ideia é criar um gerador de vortices (vortex generator) para atrasar o descolamento da camada limite. mas isto é um fenomeno bastante instavel (e estranho ). eu nao saberia explicar como funciona, até pq eu nao entendo muito bem tb…..
no artigo acima tem alguma coisa sobre este assunto tb
qto ao maveco ou parati, fv me deixarem fora disto, pq corsa turbo com cabecote aberto nao faz ver?o
para maveco talves vc consiga alguns bons resultados com carroceria lisa e dando um trato nos frisos e vêos, pq ele tem um formato que lembra um fastback, certo? ?
-
quase isso.
fazendo uma superf?cie rugosa, vc aumenta imensamente o número de raynolds, inclusive a baixas velocidades. assim, vc consegue diminuir a pressão (e consequentemente a força) que atua afrente do objeto, pois como a pressão é menor, a camada limite se prolonga por um espaço maior.
? por isso que a pele dos tubarões é cheio de escaminhas que os fazem ir mais rápido, e hoje fazemos roupa de natação assim também.
a tend?ncia do fluido é voltar ao estado laminar sempre que possível. dessa forma, ter um gerador de vêrtices na frente e uma superf?cie lisa e de curvas suaves atrás, seria perfeito em termos aerodin?micos.
claro que estamos analisando objetos simples, aonde esse fen?meno é percebido mais facilmente. num carro, aonde a forma é bem irregular, esse fen?meno pode passar desapercebido. como já disse, só testando pra saber.
quanto ao maveco, já disse que não usarei de nenhum adereão aerodin?mico. de paratis a corsas apenas com a força do motor.
abraços.