Motor 2.0
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qual é esse gerenciador que adianta o ponto? eu li o manual do top de linha e confesso q não achei nada disso, apenas q a conversão pro álcool é feita aumentando o tempo de injeção de combustável e só…
aumentar um tempo de injecao que, na maioria absoluta dos carros, já chega no maximo fisicamente possivel em alta rotacao… como aumentar o que já está no máximo é carro convertido pra álcool só em baixa/média e deixa o resto do trabalho pro extra somente é ? uma possibilidade, mas não me agrada muito...
.eu andei pensando nisso e achei deveras complicado pelo menos pra um gerenciador paralelo fazer esse acerto, já q teria q rolar um esquema pra tentar predizer quando será o próximo pulso…
mas pode ser q eu esteja ficando doido tb
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quarteto, desde que eu me entendo por gente, que eu tenho essa mesma dúvida que vc tem…
posso estar errado, mas minha lágica b?sica pulando aqui na minha cabeça me diz que é impossível prever o futuro...
como que um variador de avanço trabalha é nunca consegui entender... pra adiantar o ponto vc tem que prever quando seria o ponto original da i.e. e disparar o sinal antes de acontecer...
eu sinceramente não consigo imaginar uma maquina que preveja o futuro...
claro, que se for algo que faça uma média e assuma que o ponto estaria em tantos graus e jogue o sinal antes, já furou... pq vai por água abaixo a estratégia da i.e. com correção, avanço e atraso por ks... isso não pode ser previsto...
? isso... por isso que eu adianto na roda fonica e pronto... é certeza... e não muda nada na prática no resto da i.e. imperceptível se forem poucos graus.... e infinitamente mais barato que um variador de avanço... (que eu quero imensamente saber como funciona)
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essa questão que o fahrell e quarteto estão colocando eu também tenho dúvida, como pode adiantar o ponto se não recebeu o sinal ainda, se alguém souber me explicar também fiquei curioso. vou tentar rodar com chip e roda fúnica originais e ver no que dá, pois os bicos já vão mandar 40% mais de combustivel e a taxa ficou de um carro a alcool. vou tentar achar o esquema do sensor de octanas que eu li na net e postar aqui para a gente analizar.
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codificaci?n ficha octanaje :
tipo motor– --------------resistencia conector seg?n octanaje
---------------------------91----95----98-----mayor avance*
c 16 se–-------------------0---220-----------------------
c 24 ne---------------------0---220-----------------------
c 20 ne, c 20 nef-----------0---220-----------------------
c 20 ne, c 20 nef–----abierto-2200–-2000–----1690 min
20 ne, 20 se, 20 ser–-----no---220----470-------880 max
20 ne------------------abierto-2200-----------------------
20 seh----------------------no-2200----750-------150 min
c 30 ne---------------------0---220-----------------------
los motores con sensores de detonaci?n instalados (tipo c 30 se) no cuentan con
esta ficha de codificaci?n.
con el encendido conectado debe verificarse 5 [v] en los terminales del
conector de la ficha que corresponde al pin 46 y masa al pin 26 del
calculador).
*intervalo máximo de ajuste admisible para combustible octanaje muy mayor sin
registrarse un codigo de averia.
está meio confuso mas isso é uma tabela que eu tenho no computador, vejam os valores de maior octanagem e vejam que é possivel rodar com um combustivel com octanagem maior que 98. qual a octanagem do alcool?
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pessoal:
se vc quer adiantar 15o basta vc atrasar o sinal em 360o-15o=345o
ou seja, vc da o sinal com uma volta de atraso.
acredito que dá bons resultados…
[snapback]542303[/snapback]
como fazer isso?
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u? é não é isso que nés estamos falando aqui é dar o sinal mudando fisicamente a roda fonica de lugar, ou sensor hall ou o que quer que o motor use pra saber a fase/rotacao é molinho….
a minha dúvida é como o variador de fase consegue fazer isso eletronicamente... prevendo quando a central vai disparar, incluindo todas as variações possíveis devido ?s correções de avanço e ignição....
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aumentar um tempo de injecao que, na maioria absoluta dos carros, já chega no maximo fisicamente possivel em alta rotacao… como aumentar o que já está no máximo é carro convertido pra álcool só em baixa/média e deixa o resto do trabalho pro extra somente é ? uma possibilidade, mas não me agrada muito...
quarteto, desde que eu me entendo por gente, que eu tenho essa mesma dúvida que vc tem…
posso estar errado, mas minha lágica b?sica pulando aqui na minha cabeça me diz que é impossível prever o futuro...
como que um variador de avanço trabalha é nunca consegui entender... pra adiantar o ponto vc tem que prever quando seria o ponto original da i.e. e disparar o sinal antes de acontecer...
eu sinceramente não consigo imaginar uma maquina que preveja o futuro...
claro, que se for algo que faça uma média e assuma que o ponto estaria em tantos graus e jogue o sinal antes, já furou... pq vai por água abaixo a estratégia da i.e. com correção, avanço e atraso por ks... isso não pode ser previsto...
? isso... por isso que eu adianto na roda fonica e pronto... é certeza... e não muda nada na prática no resto da i.e. imperceptível se forem poucos graus.... e infinitamente mais barato que um variador de avanço... (que eu quero imensamente saber como funciona)
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sobre o que está em negrito: pois é…no manual do aparelho não tá mto bem claro se ele estica os tempos de injeção apenas qdo o turbo não está pressurizando, e depois q o turbo pressuriza ele deixa de fazer isso, deixa passar apenas o pedido pela central e já q o turbo tá enchendo coloca os suplementares pra funcionar, ou se ele estica o ti até o fim de giro, entrando nesse caso q vc levantou a bola...
sobre o que não está em negrito: é exatamente o q eu penso...o q eu pensei que daria pra fazer seria acumular dados no gerenciador pra poder fazer a predição com uma maior probabilidade de certeza...
como assim?
o gerenciador tb leria alguns sensores do carro, como tps, temp do ar e água e a leitura do sensor hall ou roda fúnica...a partir disso seria possível ler os valores de avanço q a ie passaria pra bobina e seria possível tb reconstruir alguns mapas....a partir da? o gerenciador poderia adiantar o ponto e manter a curva de certa forma....só q eu acho isso extremamente inviável se vc for pensar no mercado...um equipamento desse ia sair caro pra burro, ia ser complicado pra instalar e manusear, e ainda por cima teria mais chance de dar algum problema...
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u? é não é isso que nés estamos falando aqui é dar o sinal mudando fisicamente a roda fonica de lugar, ou sensor hall ou o que quer que o motor use pra saber a fase/rotacao é molinho….
a minha dúvida é como o variador de fase consegue fazer isso eletronicamente... prevendo quando a central vai disparar, incluindo todas as variações possíveis devido ?s correções de avanço e ignição....
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fahrell, pelo que entendi o presa descreveu que:
presa postado hoje, 12:57 pm
pessoal:
se vc quer adiantar 15o basta vc atrasar o sinal em 360o-15o=345o
ou seja, vc da o sinal com uma volta de atraso.
acredito que dá bons resultados…
vamos supor que a roda fonica é 60-2, dai se o aparelho de avanço de ignição enchergar a falta de 2 dentes e dai contar os dentes até dar 345? e só dai soltar essa falta de dente pra ie o ponto vai estar atrasado em quase uma volta, mas a faisca vai sair 15? adiantada para o proximo ciclo certo? será que essa é a lágica de funcionamento de um aparelho que adianta o ponto? esse pensamento está correto ou não?
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ontem fechei o motor deixei aquecer bem e notei que não parava de fumacear o escape, sai com ele e senti ele muito forte mas não abusei no po, pelo que vi eu acho que é só deixar o chip original que o ponto já tá bom pela taxa maior. mas como nem tudo são flores eu estou muito mas muito desanimado, após 60km rodados o bicho continua fumaceando bastante pelo escape acho que não é normal né? será que é anel de óleo ou algum retentor de valvula? é foda viu
com 50 kilometros rodados era pra ter parado a fuma?a né, tem algum geito mais facil de saber se é anel de óleo ou retentor de valvula o problema?
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ontem fechei o motor deixei aquecer bem e notei que não parava de fumacear o escape, sai com ele e senti ele muito forte mas não abusei no po, pelo que vi eu acho que é só deixar o chip original que o ponto já tá bom pela taxa maior. mas como nem tudo são flores eu estou muito mas muito desanimado, após 60km rodados o bicho continua fumaceando bastante pelo escape acho que não é normal né? será que é anel de óleo ou algum retentor de valvula? é foda viu
com 50 kilometros rodados era pra ter parado a fuma?a né, tem algum geito mais facil de saber se é anel de óleo ou retentor de valvula o problema?
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calma… ande mais um pouco... deixe bater uns 120 km [pelo menos... pode ser anel assentando ainda... mas de qualquer forma mostre logo a quem montou/retificou pra ele dar uma opinião...
quanto a roda fonica, não sei, me falta conhecimento detalhado de como é a conta da central, pra poder opinar se se conseguiria adiantar eletronicamente o resultado final..
sei que é incomensurávelmente mais simples e barato (e funciona na prática e na teoria) adiantar fisicamente... no meu carro entao é mamão com ac?car... roda externa, 3 parafusinhos... torneiro decente... feito...
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domingão, acordei cedo peguei a mulher e fui dar uma volta com o carro, andei 310km e o carro continua do mesmo jeito, ao parar e esperar um pouco o carro dá uma tuchada de fuma?a, logo após ele para um pouco e depois de uns 30 seg começa a fumacear um pouquinho e continua, paro num semaforo e na hora que saio ele fumaceia mais forte. cheguei em casa meio desanimado já e tirei as velas, a 4? vela tá um pouco escura, dai com uma lanterna clareei pelo furo da vela e a cabeça dos 4 cilindros estão com uma borra preta bem na direção das valvulas de admissão. desanimador né, vou levar na retifica segunda e ver que o mecanico de lá fala.
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domingão, acordei cedo peguei a mulher e fui dar uma volta com o carro, andei 310km e o carro continua do mesmo jeito, ao parar e esperar um pouco o carro dá uma tuchada de fuma?a, logo após ele para um pouco e depois de uns 30 seg começa a fumacear um pouquinho e continua, paro num semaforo e na hora que saio ele fumaceia mais forte. cheguei em casa meio desanimado já e tirei as velas, a 4? vela tá um pouco escura, dai com uma lanterna clareei pelo furo da vela e a cabeça dos 4 cilindros estão com uma borra preta bem na direção das valvulas de admissão. desanimador né, vou levar na retifica segunda e ver que o mecanico de lá fala.
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só fumaca mais quando para no sinal e sai novamente é isso é sinal de retentor de valvula estragado, ou guias folgados… anel fumaca toda hora, mais ainda quando vc tucha o pe dentro...
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fui na retifica hoje e o mecanico pediu pra min levar o cabeçote pra ele conferir, mas falou que tem 99% de certeza que é anel fora de medida, pois meus pistão foram pra medida de 1mm e ele deve ter mandado aneis std. já que eu comprei em um só lugar pistão e anel não tem como o cara da loja falar que eu pedi errado. é foda e acho que deve ser anel mesmo.