Adiantar o ponto
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quais seria os prós e contrasó creio q o ponto seja controlado pela ecu, mas vamos dizer q o variador de avanço dos gnv é uma solução mais caseira e barata…
o id da hardware adanta ponto e aumenta o tempo de injeção. e acho que é mais barato que o tal do variador de avanço, que por sinal só faz isso.
mas mesmo ele (o variador de avanço) funciona sim. um amigo colocou num vectra convertido só nos bicos e ficou bom sim…
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dependendo do carro sim, mas existe um procedimento, não é só meter a mao no distribuidor nao…
alguem que saiba, descreva pra o samir aí o procedimento de avancar o ponto inicial nos ap mi com dist hall, o short plug etc.... pra exemplificar melhor o que eu falei...
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então farkatt. perguntei, pq eu tinha um gol 1.0 8v turbinado, o famoso motor at . vendo o motor de frente, o distribuidor dele fica perto da parede corta-fogo ( apenas p/ localização ).
em uma oficina, pedi p/ deixar o ponto inicial em 15? ( vi na lámpada de ponto ).
porém, ao conversar c/ um outro colega, este me disse que para o restante das rpm ( fora da marcha-lenta até o corte ) não funcionaria…
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alguem que saiba, descreva pra o samir aí o procedimento de avancar o ponto inicial nos ap mi com dist hall, o short plug etc…. pra exemplificar melhor o que eu falei...
retirado de www.injetronic.com.br:
dica 1: regulagem do ponto de ignição - iaw 1avb
procedimento:
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dar partida no motor.
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deixar o motor aquecer até desligar a ventoinha pela 2? vez.
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com o motor em marcha-lenta, retirar o shorting plug .
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desligar o motor por pelo menos 10 segundos (sem o shorting plug).
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dar partida no motor (a partir desse momento a uce passa a aceitar a regulagem do ponto de ignição - o avanço de ignição fica travado ).
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direcionar a lámpada estrobosc?pica para o volante do motor e regular o ponto de ignição (girando o distribuidor) em 9? apms.
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recolocar o shorting plug com o motor ainda em marcha-lenta.
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desligar o motor por pelo me-nos 10 segundos .
feito isso, a uce volta a operar normalmente - o avanço de ignição volta a oscilar.
- comentário: nos veículos fabricados a partir de agosto de 98 (iaw 1avp), não é necessário desligar o motor por 10 segundos. nesses veículos o avanço de ignição é desativado automaticamente quando é desligado o shorting plug .
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o id da hardware adanta ponto e aumenta o tempo de injeção. e acho que é mais barato que o tal do variador de avanço, que por sinal só faz isso.
mas mesmo ele (o variador de avanço) funciona sim. um amigo colocou num vectra convertido só nos bicos e ficou bom sim…
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como ele faz isso?
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como ele faz isso?
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2…
se adiantar toda a estrategia da i.e. como um todo eu acho bacana... apesar de mais caro, complexo e susceptivel a falhas do que avancar fisicamente...
avancar, mas bagun?ar com os avanços e atrasos originais da i..e. pra mim é inútil...
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como ele faz isso?
boa pergunta. só sei que faz e funciona (comprovei, medi com a pistola de ponto). ali?s, eu tbm achava impossível, mas nao ?. haja visto que variador de avanco de gnv tá aí no mercado já faz um bom tempo, e é sabido que funciona também.
se adiantar toda a estrategia da i.e. como um todo eu acho bacana… apesar de mais caro, complexo e susceptivel a falhas do que avancar fisicamente...
na verdade eu comprei ele pra instalar num polo. nem cogitei adiantar o ponto no sensor da roda fonica porque ia dar uma trabalheira da porra (além do que me parece que essa bosch motronic me 7.5.10 tem sensor de fase no comando).
mais complexo? nem fu. com certeza é mais facil cortar meia duzia de fiozinhos do que mudar a posicao do sensor (pelo menos na minha opiniao - sempre prefiro mexer em elétrica/eletronica do que em mecanica, é mais a minha praia.. ). inclusive ele tem um lance bem legal de só adiantar o ponto acima das 1300 rpm, para nao ficar variando a lenta.
mais caro? também nao. custou r$ 340,00. se fosse trocar os bicos, dificilmente paga menos que r$ 250,00 num jogo, e depois teria que comprar broca, ou gastar mais r$ 50,00 (mais o frete) pra mandar abrir . e ainda teria que resolver o problema do ponto, se trocasse os bicos. e ainda corria o risco de ficar oscilando a lenta.
um variador de avanco de gnv custa mais caro que isso. a última vez que vi o preco aqui na minha cidade, o cara me pediu r$ 350,00.
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acredito em vc, e que a pistola mostrou… mas isso na lenta... quero ver se a curva é exatamente igual a original + o avanço... essa é minha dúvida, e a do quarteto... pq como é que um circuito vai prever toda a estrategia de avanço/atraso/mapeamento, antes dela ocorrer é isso que não consegui entender ainda... deve ser algum método muito b?sico, ignorando as variacões originais, etc... na hora do pega-pra-capar não deve seguir o que a i.e. varia...
e quando eu falei mais barato, estava me referindo ao avanço... gastei 20 reais num torneiro pq eu queria fazer a polia e não o sensor... desconheco algum avanço de ponto desses que custe menos que 20 conto...
quanto aos bicos, entendo que a imensa maioria dos bicos, já trabalham dimensionados para o carro... com pouquissima possibilidade de margem ... como é que um modulo, adiantando so o ti vai suprir comb em toda a faixa é acho que o hardware faz isso pq depende do extra pra continuar a alimentar... pq os originais, em po dentro e alta rpm, iriam topar ainda antes do original...
por exemplo... um flex treco, que não tem a intencao de disparar um extra, acaba com o carro em alta...
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acredito em vc, e que a pistola mostrou… mas isso na lenta... quero ver se a curva é exatamente igual a original + o avanço... essa é minha dúvida, e a do quarteto... pq como é que um circuito vai prever toda a estrategia de avanço/atraso/mapeamento, antes dela ocorrer ? isso que não consegui entender ainda... deve ser algum método muito b?sico, ignorando as variacões originais, etc... na hora do pega-pra-capar não deve seguir o que a i.e. varia...
e quando eu falei mais barato, estava me referindo ao avanço... gastei 20 reais num torneiro pq eu queria fazer a polia e não o sensor... desconheco algum avanço de ponto desses que custe menos que 20 conto...
quanto aos bicos, entendo que a imensa maioria dos bicos, já trabalham dimensionados para o carro... com pouquissima possibilidade de margem ... como é que um modulo, adiantando so o ti vai suprir comb em toda a faixa é acho que o hardware faz isso pq depende do extra pra continuar a alimentar... pq os originais, em po dentro e alta rpm, iriam topar ainda antes do original...
por exemplo... um flex treco, que não tem a intencao de disparar um extra, acaba com o carro em alta...
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exatamente isso e eu acho exatamente o q vc falou…avanço linear e sem considerar correções da ie pra ponto.....algo mais próximo do avanço de um carro com carburador...
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sugiro aos senhores darem uma olhada nestes sites:
avanço de ignição p/ gnv - tyrus
tem um terceiro link de uma outra firma que eu pesquisei no escrit?rio, onde explica que o sistema funciona variando a fase da i.e.
só que tem um detalhe: como esse variador funciona no gnv, onde temos os bicos injetores fechados, não h? grandes problemas ( ao meu ver, não manjo de gnv ).
enfim, o canal é bolar algo ( no meu caso, meu motor é tem distribuidor ) que contorne a i.e., sem alter?-la.
pensei em algum dispositivo que leia posição do virabrequim, e um outro dispositivo que mande o sinal p/ a bobina ( ou p/ a caixinha q vem antes dela q num lembro o nome ).
a?, teoricamente falando, terçamos o ponto de ignição totalmente controlável, sem precisar mexer na i.e e em nenhum sensor ( claro, só desligando o fio q sai da i.e. ).
o q vc?s acham ??
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acredito em vc, e que a pistola mostrou… mas isso na lenta... quero ver se a curva é exatamente igual a original + o avanço... essa é minha dúvida, e a do quarteto... pq como é que um circuito vai prever toda a estrategia de avanço/atraso/mapeamento, antes dela ocorrer é isso que não consegui entender ainda... deve ser algum método muito b?sico, ignorando as variacões originais, etc... na hora do pega-pra-capar não deve seguir o que a i.e. varia...
e quando eu falei mais barato, estava me referindo ao avanço... gastei 20 reais num torneiro pq eu queria fazer a polia e não o sensor... desconheco algum avanço de ponto desses que custe menos que 20 conto...
quanto aos bicos, entendo que a imensa maioria dos bicos, já trabalham dimensionados para o carro... com pouquissima possibilidade de margem ... como é que um modulo, adiantando so o ti vai suprir comb em toda a faixa é acho que o hardware faz isso pq depende do extra pra continuar a alimentar... pq os originais, em po dentro e alta rpm, iriam topar ainda antes do original...
por exemplo... um flex treco, que não tem a intencao de disparar um extra, acaba com o carro em alta...
o fato é o seguinte: funciona e ficou bom, e pronto. melhor que minha saveiro feita nos bicos + ponto adiantado no distribuidor.
qto ao flex tek, tbm não gosto, mas já instalei num gol e numa courier, e em amobs os casos funcionou normal, nada de matar o carro em alta.
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o fato é o seguinte: funciona e ficou bom, e pronto. melhor que minha saveiro feita nos bicos + ponto adiantado no distribuidor.
qto ao flex tek, tbm não gosto, mas já instalei num gol e numa courier, e em amobs os casos funcionou normal, nada de matar o carro em alta.
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tá então não precisamos mais dialogar aqui… pq se funcionou bem pra vc, então é o correto... ok... nem passa pela sua cabeça que seus bicos antes não estavam ok é ou alguma outra coisa estava errada ?
o flex treco, realmente é uma boa saida, e funciona pra quem nao gosta de pisar... mas não tem como nao matar o carro em alta... se não for perceptivel a primeira sentida a longo prazo a mistiura pobre em alta vai prejudicar algo...
eu realmente tenho curiosidade quanto ao variador de ponto, ricardo... não estou pegando no seu po não, não pense isso... por coincidencia somos nés que estamos mais recentes nesse topico...
bom... vou ler os links que o samir postou...
abraço,
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e desativar a ignicao original ?
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sim e não farkatt… é q vc sabe, papel aceita tudo.
num primeiro momento, pensei em desenvolver em paralelo este controle de avanço, desprezando a i.e.,pq pelo q sei, a i.e. manda um sinal ( varia a tensão conforme o modelo ) pré uma caixinha, que amplifica pré 12v ( ou 9v, no meu caso ), e este sinal amplificado vai pré bobina, q manda pré vela a tensão amplificada...
a? vc teria de desenvolver um mapa próprio só pré isso, etc, etc...
mas pensei tb q essa caixinha poderia trabalhar em conjunto com a i.e., só atuando em determinada faixa de rotação, etc...
tou pensando em algo pro meu carro, q é turbo, e na fase aspirada, c/ 10,3 de taxa e ponto de gasolina não gostei muito do desempenho...
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eu realmente tenho curiosidade quanto ao variador de ponto, ricardo… não estou pegando no seu po não, não pense isso... por coincidencia somos nés que estamos mais recentes nesse topico...
bom... vou ler os links que o samir postou...
abraço,
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no caso, estamos no mesmo barco, também estou tendo esta curiosidade…
hehehe
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sim e não farkatt… é q vc sabe, papel aceita tudo.
num primeiro momento, pensei em desenvolver em paralelo este controle de avanço, desprezando a i.e.,pq pelo q sei, a i.e. manda um sinal ( varia a tensão conforme o modelo ) pré uma caixinha, que amplifica pré 12v ( ou 9v, no meu caso ), e este sinal amplificado vai pré bobina, q manda pré vela a tensão amplificada...
a? vc teria de desenvolver um mapa próprio só pré isso, etc, etc...
mas pensei tb q essa caixinha poderia trabalhar em conjunto com a i.e., só atuando em determinada faixa de rotação, etc...
tou pensando em algo pro meu carro, q é turbo, e na fase aspirada, c/ 10,3 de taxa e ponto de gasolina não gostei muito do desempenho...
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ah, agora entend?… samir, te digo co,m absoluta certeza... é impossivel fazer um controle de ponto tão complexo que fique na melhor das hipoteses igual ao de fabrica...
a não ser que vc se contente em avanco centrifugo e a vacuo, e platinado
sem falar que os valores de tempo envolvidos, na casa dos ms são cr?ticos... a coisa teria que ser absolutamente imune é ruidos eletromagneticos e precisa na conta interna, se for analogico, e se for digital ainda iria ter conversao ad/da amostragem etc...
coisa de doido... vc tá inspirado hein é
no seu caso, experimente variar o ponto inicial, leia o post do ricardo, com o passo-a-passo pra regular o ponto inicial...
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ah, agora entend?… samir, te digo co,m absoluta certeza... é impossivel fazer um controle de ponto tão complexo que fique na melhor das hipoteses igual ao de fabrica...
a não ser que vc se contente em avanco centrifugo e a vacuo, e platinado
sem falar que os valores de tempo envolvidos, na casa dos ms são cr?ticos... a coisa teria que ser absolutamente imune é ruidos eletromagneticos e precisa na conta interna, se for analogico, e se for digital ainda iria ter conversao ad/da amostragem etc...
coisa de doido... vc tá inspirado hein é
no seu caso, experimente variar o ponto inicial, leia o post do ricardo, com o passo-a-passo pra regular o ponto inicial...
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da? farkatt hehehe, tou inspirado sim cara, agora eu tou aprofundando bastante meus estudos pré poder ter um carro confiável, durável e econômico na fase aspirada, claro… haeuhauehaue.
quando vier a turbina, muda-se o conceito, quero só potência... hehhe.
mas então, meu carro num tem distribuidor...
meu carro usa bobina dupla, c/ o famoso sistema de ignição wasted spark , gerando um pulso a cada 360? do virabrequim...
basicamente farkatt, eu queria eliminar ( pelo menos ) a maioria de hipoteses vi?veis de acerto da fase aspirada antes de chegar no remapeamento em si, mas sem precisar mexer em nada da i.e.
já vi que alterar posição do sensor da roda fúnica não é uma boa idéia, dependendo da minha injeção.
sobre a fase pressurizada, ainda estou estudando, mas provavelmente será uma caixinha externa... mesmo que for só para controle de ponto ( atraso )...
falow?s
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se não existissem valvulas e nem tempo correto de admissão nada….
como tem valvula e essa aquece vc joga combutivel que seria usado na mistura em cima de uma valvula a mais de 400?c...esse combustivel certamente vai evaporar e não participar? da admissão...
por outro lado, se vc abre a valvula, atrasando o ponto vai puxar apenas ar e nada de combustável, aí vai dar uma falta e uma cabeçada até começar a injeção... até o ponto em que a valvula se fecha e vc ainda está injetando...
sacou ? existe um momento certo relacionado ao momento em que a valvula de admissão se abre e fecha que é ideal para a injeção, tanto que existe um mapa que correlaciona carga e rotação com a fase... qto maior a rotação maior a import?ncia do tempo de resposta, qto maior a carga idem...
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sendo assim over, o único problema de se adiantar o sensor da roda fúnica ou atras?-lo, é em relação ao comando de válvulas, correto ?
e se, no caso, o comando tivesse uma polia regulável, e fosse feita a correção conforme a alteração no sensor da roda fúnica ?
pré exemplificar, supondo:
atraso o sensor da roda fúnica em 6?. pego a polia regulável do comando e atraso também em 6?.
seria mais ou menos assim ??
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sendo assim over, o único problema de se adiantar o sensor da roda fúnica ou atras?-lo, é em relação ao comando de válvulas, correto ?
e se, no caso, o comando tivesse uma polia regulável, e fosse feita a correção conforme a alteração no sensor da roda fúnica ?
pré exemplificar, supondo:
atraso o sensor da roda fúnica em 6?. pego a polia regulável do comando e atraso também em 6?.
seria mais ou menos assim ??
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obs: meu carro não tem distribuidor, mas sim bobina dupla wasted spark .
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uma perguntinha,, se nao pra pra mexer na roda fúnica porque o pessoal fala que a injeção injeta no tempo errado,, pra que serve o sensor de fase que tem no cabe?oto do gti16vó não é pra saber o tempo exato de abertura de valvulas e informar a injeção o momento de abrir os bicos?: abra
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boa pergunta mago, eu não manjo disto…
vamos esperar a galera... tb fiquei curioso
hehehe