Carro conceito para a nova oficina do goiano:
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monta 2 opalas…
um ijetado com 6 borboletas na fueltech, coisa simples, nem precisa ser forte
e um turbo, q seje carburado mesmo, kit simples mesmo, que rende horrores.
hehehe
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e ae thiago, blz cara.
bom, sobre tua pergunta, sim, vê, inclusive mexi nele tamben, era un gol caixa de um amigo aqui da minha cidade, usava ponto travado en 20graus snme, com turbina soprando, blz, andava bem, era un turbo aceitavel, com 940 de sonda mais ou menos.
poren antes da turbina entrar, era un motor morto, sem força, si segurava de po en baixo esquentava(mesmo enriquecendo a mistura, chegamos a enquicer ao ponto de afogar o motor de excesso, empobrecimos tamben e não adiantou), ele rodava com 1.2 kilo numa apl no ap 1.8 com intercooler(foi colado pra tentar melhorar e disminuir o aquecimento) mais não adiantou, seguia esquentando e sem força de baixa antes do turbo. ai apliquei umas coisas que vê aqui no pp, q foi limitar o ponto en vez de deixar travado por que com os 20 graus de inicial, pra ligar de manhã mesmo no calor era un deus nos acuda. ai deixamos com 17 de inicial e 24 de final, o carro melhorou bastente, solucionou o problema de esquentar e deixou de ser super fraco antes do turbo entrar melhorando muito a utilização na cidade, e o mais importante pegou muito mais facil.
mais essa é a minha experiencia, si vc acha melhor ponto travado, boa, caprixa na montagen e acerto e boa.
sobre a avp e a avb pelo q pesquecei não tem muita diferença entre elas, as avb costuman não entrar en recovery até certa pressão mais nem todas, e as avp pelo que sei todas entran(isso foi pessoas q me relataran, não lá en lugar nem un)
sobre ponto, si meter 1 kilo na mi seja ela qual for e segurar o po en baixo vai quebrar por que ela não vai atrazar o ponto de jeito nenhum, o ks tá lá pra evitar batida de pino mais não faz milagre. isso si vc aumentar o ponto inicial pra casa dos 15 a 18 pra q ele rode bem no alcool sem ficar extra floxo.
agora si deixar os 9 graus original, pode até segurar un pouquinho mais (pode quebrar en menos de 500mts e tamben pode ir até 1000mts, depente hehehe) mais é arriscado e deixando os 9 graus, antes do turbo entrar vai ser un motor muito fraco imposivel de usar sem contar na dificuldade en ligar e consumo.
por isso si for montar com mi ou qualquer outra injeção original, recomendo deixar ela original e usar un gerenciador de ponto e bico..
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então, m?rcio:
esse seu relato só enfatiza aquele ditado que diz que não existe nada tão diferente quanto dois motores iguais …........ou coisa parecida, hehehee....
no meu carro, eu usava ponto avan?ando e sentá melhora depois que deixou travado. com vc foi o contrário.
no caso do seu amigo, quando tava com ponto travado em 20? não era pra ficar fraco de baixa, não......agora esquentar sim, já que esse ponto de 20? é bem baixo pra carro com intercooler que anda só com 1,2kg de pressão.........:hummm:
talvez a pegada em baixa e até a dificuldade de partida de manhã poderia ser problema de enquadramento de comando ou o proprio comando em só......vcs checaram isso ??? de qualquer forma, o que importa era que o carro (carburado e a alcool, né ? ?) ficou bom.................mas se fosse eu .................dava uma arriscadinha em 1,5kh com 25? travados
agora falando do meu futuro carro que seria injetado, eu iria deixar o ponto livre e controlado pela injeção original. vc falou que com 1,0kg quebra, e aqui já entra outra diferença de caso, hehehe.....
tive um amogo que tinha uma saveiro giii 2.0mi turbinada só com bicos retrabalhados + hpi e turbina apl sem intercooler.
o carro usava 1,2 com pico de 1,3 kg de quarta marcha e posso te falar que foi um dos carros de r ua mais fortes que já dirig? em termos de aceleração até 3 e 4 marchas...............e lisona a danada
já depois que o preparador aumentou pra 1,5kg a injeção ficou doida
da? eles resolveram mudar tudo: pistões a gasolina pra 8,5:1 de taxa + .50 + 2 monoponto + his + chip = campe? de arrancada categoria turbo-c
então, eu falei ponto travado no caso de eu mandar fazer um chip pro golzinho apenas travando o ponto e aumentando o corte de giros........pq acho muito gen?rico mandar fazer chip é distancia, sem andar no carro e tal.....
? isso........hehehe..........
abraço.
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da? thiago, beleza?
também quero dar a minha opinião, se fosse para falar com o coração diria para montar um opala, mas como você está montando a sua oficina agora acho melhor um projeto mais barato, pois posso te falar por experiencia própria, já gastei na minha caravan, muito, mais muito din-din e ela ainda não está 100%.
ouvindo a voz da razão e partindo para um projeto um pouco diferente eu lhe aconselho montar um chevettão turbo, tome como base o do dudu civic, que é um motor de chevette que andava com 2kg de pressão com pistão e biela original, andou muito tempo assim e foi quebrar a pouco tempo atrás, e o gasto que ele teve foi comprar um joguinho de pistão forjado, as bielas pode usar as originais. tem um conhecido meu que anda com pistão de monza (1.7) e weber 40 e ainda não vi ap, nas mesmas característica (quase original) andar na frente.
eu tenho certeza que uma preparação b?sica num chevette vai render muito mais do que em um motor ap.
um abraço
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não sabia que o motor originalzinho do chevete era valente assim…..
e o que dá pra fazer nele é sei que pode colocar pistão do monza.........então será que rola colocar o cabeçote também, logo com uma injeçãozinha mpfi ???
ou coloca logo um opala l4 stroke pra 3.0l + turbo ???????
ah........chevete pra mim só se for de tubarão pra baixo..........os novos são horrendos........
sei q a galera num gosta muito do iran, mas da uma olhada no link aí em baixo, tem dicas sobre todos os passos (cambio, suporte, coxins, etc) da adaptação… bcws
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp2/caravan-1.htm
abraços
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conheão o iran pessoalmente, ele tá morando em são lu?s…...achava legal o que ele escrevia, mas depois que ele viu o booster da paraté (que eu usava a quase 2 anos sem problemas) e quis me dizer que tava ligado errado...........eu desistá de vez do cara............hauhauhuahaa..........
mas é gente fina.........hehehee....
então tu é un geemeiro love hehe.
mais é isso, o q acho de legal pra ter como carro conceito, é algo diferente do habitual.
pegar un gol bola com injeção é turbinar é simples, eu mesmo fiz o meu. penso que seria interesante un projeto diferente, não caro, mais sim inovador, como ja comentado chevette com injeção. algo barato e muito interesante.
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po galera, não esque?am que esse vai ser meu carro de uso di?rio
as vezes eu nao entendo por que vcs querem sair taaaaanto do trivial …
poxa... se é uma oficina, que faça o servião da forma mais simples possivel e mais bem acabado... se é uma saveiro? e dai? quem aki nao gosta da saveiro da carol?
a não ser que vc nao esteja abrindo uma oficina... e sim, um programa lata-velha do caldeirao
ai sim, comece a pensar beeeeeeeeeeem diferente
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pois é…..........acho que pessoal não leu direito os primeiros posts: esse carro vai ser de uso di?rio, vai ser meu unico carro pra fazer tudo e ainda vai ter que ser feito com pouquêiiiiiiiiiiiiiiiiissimo dinheiro e muito capricho
goiano, negocia e compra o carro do flavio, e um gol do jeito q vc quer, e ele ta com medo de botar pressão
brincadeira viu fl?vio
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esse hulk não poe medo em ninguém….........
ps: quando montar meu carro vou bater aí em caruaru na arrancada, só pra pegar táca mas mato o vêrme
sugestáo:
compra logo duas valvulas de prioridade
uma para os clientes que querem realmente serem notados e outra pra mostrar como pode se ter um carro turbo bem discreto (tanto nos intrumentos, quanto no cofre e em barulhos).
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boa…......as blow-off pequens nem fazem muito parulho quando se usa pouca pressão......e no outro caso, tenho um amigo em goi?nia, o vêio gilmar da caracol turbinas, que faz uma válvula de prioridade que dá dor de cabeça
eu já usei uma na paraté e tem dia que eu descia do carro e apertava ela até travar e parar de assoviar no meu juizo aaafffffffff............
respeito a sua opinião fl?vio, mas discordo
não é questão de ser só diferente, também tem a questão do $$$, acredito que ele ache bem mais em conta um chevette do que um gol bola ou uma saveiro, vamos simular:
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1 chevette dl 93: +- r$ 7.000,00
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1 kit turbo: +- r$ 1.500,00
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gastos extras: r$ 1.000,00
ele não gastaria nem r$ 10.000,00, isso que eu estou estimando, fazendo uma conta bem a grosso modo, pois ele pode encontrar um carro até mais barato, como por exemplo achar um chevette em leil?o, que pelo que eu ouvi falar sai por bagatela.
bom é isso, assim deixo registrado a minha sugestáo
um abraão ao thiagoiano e muita sorte na sua empreitada
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quanto sai um tubar?ozinho bem conservado ???
e me diz: como vai ser o câmbio e diferencial? vão aguentar ??? será ? ?
aquele chevette tubarão (ap) azul fltt que o andré becker prepara….....ai,ai.....coisa linda de se ver passando.......... e fazendo na casa dos 10s com um apzinho 8v.............imagine um c20xe lá
monta 2 opalas…
um ijetado com 6 borboletas na fueltech, coisa simples, nem precisa ser forte
e um turbo, q seje carburado mesmo, kit simples mesmo, que rende horrores.
hehehe
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que tal um omega 4 cilindros turbo ???
já andei nums 2 beeeem legais….....
ser?, será ? ?
abraços
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la na loja de ferramentas que vc passou aki no pp tem o equipamento para fazer chips…
como eu te falei jah é outra coisa ki vc jah pode se adiantar e fazer.. .nao sai muito caro no custo total da oficina.. jah que vc jah vai ter um pc por ai...
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o negócio é que eu não sei se aquele equipamento presta…...........
pq os que eu sei que presta custam mais de 5x o preão daquele..........
fico até meio desconfiado........mas vamos ver: vc tem algum detalhe daqueles aprelhos ???
abraão
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o detalhe que eu tenho ?… é o mesmo equipamento do cara aki de bsb usa pra fazer chips... vtecpowerchips o nome... mesma coisa... adaptadores pra usar chips provisorios antes de gravar o definitivo... apagador de eeprom... a gravadora... e os programas...
meu carro foi feito com um desse (faltou foi conhecimento do cara.. pq esse ekipamento ai parece ser bom..)
so falta o pc...
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esse hulk não poe medo em ninguém….........
vc nao tem medo de morrer não? :hugu:
semana que vem, tem novidades e agora quero vc pelas bandas de c?
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vc nao tem medo de morrer não? :hugu:
semana que vem, tem novidades e agora quero vc pelas bandas de c?
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calma frrrrrr?????vio
puli?a num mata puli?a
e fica frio que em preve estarei pelas bandas da? de caruar? e regi?o…...
ps: se bem que vc e o farh????lo poderiam vir aqui em feira conhecer a oficina e apostar comigo quem bota pra durm? primeiro...........
abraço, fio
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algumas coisas:
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boa sorte na empreitada…feira de santana é uma cidade bem grande, e se a galera aí não tem a manha de fazer um carro preparado decente, se vc trampar direito vai ganhar uma clientela rápido...
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já q é um carro q vai ser do seu dia-a-dia, podendo eventualmente ser usado para transportar coisas da oficinal, etc. e o or?amento tá curto, eu iria de parati quadrada chinesinha 1.9 + ie avb, mas o motor montado ? lá pp , com taxa baixa e turbina generosa e sem abusar demais da pressão....pra vc mostrar que é possível ter carro preparado sem ter dor de cabeça e algo que quebre a cada espirrada, como vc colocou q as coisas são lá...
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algumas coisas:
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boa sorte na empreitada…feira de santana é uma cidade bem grande, e se a galera aí não tem a manha de fazer um carro preparado decente, se vc trampar direito vai ganhar uma clientela rápido...
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já q é um carro q vai ser do seu dia-a-dia, podendo eventualmente ser usado para transportar coisas da oficinal, etc. e o or?amento tá curto, eu iria de parati quadrada chinesinha 1.9 + ie avb, mas o motor montado ? lá pp , com taxa baixa e turbina generosa e sem abusar demais da pressão....pra vc mostrar que é possível ter carro preparado sem ter dor de cabeça e algo que quebre a cada espirrada, como vc colocou q as coisas são lá...
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boa pedida…......já tive parati chinesinha............só que 1.6l
mas me diga: o que vc acha (nesse caso) da relação custo/beneficio/performance entrwe uma ie 1avb e uma fueltech ?????
abraão
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caro amigo thiagoiano, apesar de estar comentando um pouco atrasado, gostaria de colocar minha opnião a respeito de sua empreitada.
tem um tempinho que venho passando por essa dúvida de escolha de carro também.
ap ou 6cc ?
dúvida cruel onde o $$$ infelizmente, no final das contas fala mais alto. hoje tenho um chevette 2.0 ap e uma caravam 250-s e não sei bem com certeza em qual investir. tem dia que eu acordo com a cabeça na caravam e outro dia já é em montar o chevette. muitas coisas pesam além de sonhos, paixões, lendas e o maldito dinheiro. tenho formatura, faculdade, casamento, e mais alguns extras que estão dificultando a montagem do carro.
meu sonho é o 6cc mas financeiramente o mais provóvel será o bom e velho ap.
mas falando das opções que vc citou acho que o fusca seria a pior opção pra vc.
ficaria entre o 6cc ou o gol.
6 bocas
se o carro fosse simplesmente para o propaganda da empresa seria o carro ideal para esse interesse. mas como é para uso di?rio, acho que num seria muito econômico utilizar um 6 canecos..hehehe apesar de ser maravilhoso
no meu ponto de vista, uma vantagem muito grande dos tração traseira e principalmente dos opalas e caravans, são a facilidade para se chamar a atenção. um opala por exemplo, aspirado, com um 6x2 e simplesmente uma weber funcionando em marcha lenta é capaz de tirar a concentração de qualquer um no brasil. outra coisa é que pode-se fazer as famosas gracinhas sem utilizar o excesso de velocidade, tipo fazer uma paradinha ou burnout, as famosas atravessadas fazendo curva ou rotatérias. mas as desvantagens são as peças com elevado valor, elevado consumo ( um 6cc aspiradão pra fazer 3 km/l é difácil). mas a alegria que ele proporciona é incrável.
já o bom e velho ap é uma opção boa e barata em comparação com o gm 250.
pegar ai um gol gt, passat ts ou gts pointer, um gol gts, dependendo da verba um golzinho g ii, gol tsi, também seria muito interessante. poderia se fazer com facilidade um carro confiável, relativamente barato, potente e até econômico, principalmente se for injetado. você ficaria muito bem com um golzinho com um kit fil?, com um belo acabamento, banquinhos conchas e um monster no painel pra dar um toque bem esportivo, um adesivão da audi pregado na traseira ( brincadeira), seria ideal para ser o carro chefe da empresa.
? um carro já batido com mecânica fejão com arroz , mas ainda faz sucesso, e acredito que em feira não tem tantos carros preparados assim.
mas no final amigo thiagoiano, só vc sabe das necessidades suas e de sua empresa, e espero ter ajudado a clarear sua mente.
desejo-lhe sucesso
abraço
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opa me ocorreu uma coisa, lance de economia e coisa diferente, nao sei como é o mercado de gnv ai, poderia ser uma pedida um 6cil, turbo ou bi-turbo (melhor ainda) alimentado por um kit gnv…mostraria uma capacidade total qnt a preparacao a conversao da preparadora.....
mas si q isso elevaria mais ainda o preco do carro chefe
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ou um trueno?
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boa pedida…......já tive parati chinesinha............só que 1.6l
mas me diga: o que vc acha (nesse caso) da relação custo/beneficio/performance entrwe uma ie 1avb e uma fueltech ?????
abraão
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sinceramente?
no seu caso eu usaria a marelli mesmo…. ft é boa, mas pra ficar bom mesmo vc precisa de um dinam?metro pra acertar o motor, já q vc vai ter q partir do 0 pra acertar as curvas de ti e ponto, fora as correções....
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ja pensou num monao 1994 hi-tech?
tesao de carro… e turbao mata a pau
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ah..
ali kiz dizer monzao
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thiago, desculpe a demora em responder
com relação ao chevette compartilho do seu gosto, os mais bonitos realmente são os tubar?ozinho (sa?ram até 77), mas em contrapartida são os mais valorizados no mercado, vai de r$ 2.000,00 a r$ 15.000,00, aconselho a procurar no interior, a possibilidade de achar um inteirinho e mais barato é bastante grande.
falando em mecânica, admite uma infinidade de motororizações, os 4 e 6 de opala, já vi com 4 de maverick (fica um canh?o), ap e os gm da fam?lia monza. mas sinceramente eu prefiro o 1.6/s, que você não vai gastar com adaptações, pode usar os pistões do monza, que inclusive são até mais baratos que o do chevette no caso de uma necessidade de retífica. realmente o calcanhar de aquiles é o cabeçote, mas dá para adaptar tranquilamente um cabeçote de monza e fica show de bola. tenho um amigo quer tinha um chevette aspirado com este cabeçote, a adaptação ficou perfeita, até o coletor de escape que muitos se batem, inclusive o marcos correa que no seu chevette os canos passavam em cima da tampa de válvulas, o do meu amigo foi feito sob medida e passava perto do cilindro-mestre, parecia original de fábrica. se você se interessar pela receita me dá um toque que eu pego as especificações com este amigo e te passo, inclusive com fotos.
dá uma olhada nestas porolas.
este é motor de maverick turbo e nitro.
este é motor ap turbo
você também perguntou a respeito de caixa e diferencial, a caixa do chevette é praticamente a mesma do opala e para não ter dores de cabeça é só adaptar o rolamento do eixo piloto do opala na caixa do chevette, pois o rolamento original do chevette é bem mais estreito que o do opala e geralmente abre o bico acima de 1,5 k de pressão de turbo. nesta adaptação você gasta mixaria, nem r$ 100,00. o diferencial se você der sorte de pegar um chevette com diferencial dana não tem o que esquentar a cabeça, pois ele é extremamente mais resistente que o braseixos, sua ponta de eixo é mais grossa e é parafusada, deste modo não sai a roda com ponta de eixo e tudo quando a mesma quebra (defeito incorrigável do braseixos)
resumindo já que você está começando o seu negócio e não tem muita verba disponível para o departamento de marketing , compre um chevettinho e monte um turbinho no motorzinho original e depois, se for o caso, vai fazendo os up-grades de praxe, e mais, posso te assegurar que mesmo no motorzinho original vai ser satisfação garantida a um baixo custo. com relação ao cabeçote que eu te falei lá em cima seria para o caso de uma preparação mais , senão, o original bem zeradinho já dá pro gasto.
cara um abraço, qualquer coisa é só entrar em contato