Futura injecao eletronica
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kra, foda eh criar alguma inteligencia pra separar um ruido do outro… ai vc simplesmente nao precisa calibrar o sensor. o sensor é calibrado pra resonar em uma certa frequencia, aumentando bastante a tensao de saida em comparacao quando nao esta resonando . assim a ecu nao precisa processar o sinal. porem, vc depende de sensores especificos pra motores especificos com ruidos especificos e tal... ja com uma dsp processando o sinal, vc pode tratar digitalmente o som do motor e definir que som é realmente a batida de pino isolando dos demais. sinceramente, nao vi ninguem fazer isso... hauuauauauauauhuaauh vou por por enquanto essa verificacao por tensao mesmo... fazer o que neh.... mas ja andei estudando dsp e impossivel nao eh... deem uma pesquisada na net sobre dsp(digital signal processing), é muito louco, e as fabricantes de microcontroladores fabricam chips de dsp, que resumindo, sao microcontroladores com 2 ou mais conversores a/d e d/a, uma grande capacidade de processamento, memoria pra calculo, memoria pra programa e alguns perifericos tipo usb, serial e etc pra se comunicar com outros dispositivos... com isso vc faz qqr coisa relacinada a audio. é um microcontrolador voltado pro audio.
mas acho que por enquanto ler soh por tensao quebra o galho neh nao? ateh a apexi eh assim... heheheheh e isso eh facinho facinho... vou ver se ligo logo pra deixar de ser papo furado e passar a ser real...
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link pra material sobre dsp http://en.wikipedia.org/wiki/digital_signal_processing
novidade na injecao: horimetro total e parcial reinicializavel. conta o tempo soh se o motor tiver realmente ligado.
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po que chato alem de injeção é computador de bordo rsrsrs
interessante esse lance do plano de manutenção, sei que não é tanto o caso, mas uma injeção que informasse o tempo para troca de oleo, filtros e outros detalhes seria bem interessante para o uso diario…
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grande tópico hein?
parabéns lost por todo esse trampo que vc tah fazendo…
acabei de formar em eng. elétrica e montei um sistema de injeção também... ele é bem mais simples, pega a carga do motor pelo tps... tem correção por temperatura do ar, temperatura do motor, e aceleração rápida...
quando tiver tempo eu pretendendo continuar o projeto, por enquanto estou trabalhando em outro sistema de injeção para um uso mais específico...
mas eu estou acompanhando o tópico e vamos ver se eu consigo ajudar em alguma coisa...
valeu
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legal kra, parabens pra vc tb mas é uma pena termos tanto conhecimento isolado. como eu disse, tem um tempo ja que gostaria de encontrar um parceiro com real conhecimento de eletronica, pra cuidar do hardware, pra que eu cuidasse do software que é no que eu sou especialista. assim teriamos muito mais força pra criar equipamentos cada vez mais completos. mas infelizmente, quem conhece de eletronica, pensa ah, eh soh eu aprender esse trem de programacao e vai tentar aprender a programar pra poder fazer tudo sozinho. mas paciencia, o que aconteceu é que eu tive que aprender a eletronica. fazer o que. mas devagarzinho eu vou indo… e ja sao 2 anos que to nessa. esse equipamento citado neste topico ta ficando muito bom, completo, e nao é um modulo apenas, ele ta virando uma plataforma pra se criar variacoes, por ser modular. sendo modular tb, existe a capacidade de expansao, o que faz com que o projeto original nao seja substituido pra criar um equipamento com mais recursos. o miolo se aproveita, e mudam os perifericos. a minha ideia é que o hardware seja praticamente fixo, sofrendo pouquissima alteracao ao longo do tempo, tendo bastante alteracao no software pra aceitar perifericos diferentes criados conforme a necessidade. com esse modulo, com pouco trabalho apos completar essa parte basica, vou poder criar um periferico que controle 8 bicos com 8 canais independentes, pulsando totalmente sequencialmente, com p&h ja embutido, pra se montar 2 flautas com gerenciamento completo do modulo, sendo capaz de abrir 1 flauta com valor de 0 a 127 com valor de 128 a 254. imagine vc regular 128 significa flauta 1 com volume total, e flauta 2 com 1 de injecao. totalmente gradual e progressivo. e nem precisa botar bicos originais na primeira flauta e fordracing 160lbs na segunda. pode bicos de 90 em cada pq ele gerencia com precisao de até 0.001ms o que garante nao ter mudanças bruscas no volume de combustivel...
aff... eu viajo d+, mas é que isso tudo ta muito proximo. o mais complicado eh o miolo que é o que eu to fazendo.
bom, eh isso ae amanha o v8 vai roncar.
valeu e um abraço.
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eita laskeira…
viaja nao...vc sabe q isos é realidade
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então lost, se houver interesse de sua parte eu posso tentar te ajudar aih… inclusive também sei um pouco de programação, pois trabalho com isso faz 3 anos, além da experiencia que a gente precisa obter na faculdade.
qual pic que vc tá usando? a minha injeção(na verdade meu protótipo:olhos:) eu comecei com pic também, o 18f452, mas eu me dei melhor com um da linha avr, não sei se vc conhece essa marca... aih acabei adotando esse microcontrolador...
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aheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee vicentinho
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então lost, se houver interesse de sua parte eu posso tentar te ajudar aih… inclusive também sei um pouco de programação, pois trabalho com isso faz 3 anos, além da experiencia que a gente precisa obter na faculdade.
qual pic que vc tá usando? a minha injeção(na verdade meu protótipo:olhos:) eu comecei com pic também, o 18f452, mas eu me dei melhor com um da linha avr, não sei se vc conhece essa marca... aih acabei adotando esse microcontrolador...
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falae
kra, o que eu mais conheco é programacao. é a unica coisa que realmente nao preciso de ajuda. o que precisava mais seria de uma força na eletronica, que é simples, mas se eu pudesse nao perder tempo na eletronica sobraria mais tempo pro desenvolvimento. mas agora a coisa entrou em outro nivel. o modulo ja ta testado e aprovado. daqui pra frente, é só adicionar mais recursos, mas o principal ta pronto. mais detalhes do projeto tipo componentes usados daqui pra frente nao posso mais dar. conheco o avr sim.
o resultado dos testes desse feriado foram:
40 milhas nauticas de velocidade (72 kmh) a 3800 rpm com 44 litros/hora de alcool praticamente o mesmo consumo em litros que era com gasolina + carburador.
videos ja ja…
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o resultado dos testes desse feriado foram:
40 milhas nauticas de velocidade (72 kmh) a 3800 rpm com 44 litros/hora de alcool praticamente o mesmo consumo em litros que era com gasolina + carburador.
videos ja ja…
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isso ja é uma enorme evolução
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ta igual meu antigo corsa qnd veio pro alcool a media andando na boa melhorou foi de 6.5 pra 7.1km/l
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valeu pessoal
po galera, ta valendo cada minuto de trabalho. o negocio ta perfeito
filmar é sempre uma coisa tosca. mas como to registrando cada passo, tinha que filmar a primeira vez que o barco andou.
uma coisa é certa, ja é um marco, pois provavelmente é o primeiro barco alcool injecao eletronica e v8 ainda por cima…
esse video foi do sabado. ainda tava andando com gasolina, e era uma gasolina que tava parada a 5 meses. tava bem velha. o barco tava dando umas falhadinhas, mas era a bobina de ignicao que tava ruim. domingo trocamos a bobina por uma zerinha, e depois de secar totalmente o tanque colocamos 50 litros de alcool. ficou um espetaculo de liso. claro que o mapa de injecao ainda nao ta 100%, tem muito o que regular e tal. mas o modulo esta 100% e isso é o que importa.
aqui como ficou o mapa depois da regulagem de hoje:
cada grupo de 12 é uma faixa de rotacao, e cada barra no grupo é faixa de map. isso foi regulado na mao na telinha 144 pontos… ateh que saiu razoavelmente crescente quanto mais map e mais rpm hein... soh que da muito trabalho pra regular assim. vou trabalhar no software pra regular do pc com grafico o mais rapido possivel.
podem ter certeza que logo logo vou substituir a injecao do meu carro pela injecao propria. podem dar adeus aos suplementares hehehehe
bom, vejam o video e vamos comentar
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http://www.youtube.com/watch?v=uke1tnhb150
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vixi
arrepio só de ouvir o barulhos dos bicos