Ajuda: material sobre turbo-turbinando 6cc
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ol? amigolhes, como estáo?? então crianças, estou turbinando minha caravan, estou com o kit completo ja, a idéia é a seguinte:
-turbina master power .70x.84(.50 tb sera testada)
-trabalho de cabeçote, ?ngulos nas valvulas, sedes, polimento nos dutos e c?maras
-valvulas da blazer 4.3 v6
-balanceiros roletados 1.75
-comando de válvulas do ?mega 266x266 (opção mais barata no momento)
-polia damper do omega
-bomba de óleo e d agua do omega
-carburador dfv 444, leia-se 444 mesmo rs, carburador trabalhado com 42 mm alimenta muito mais que uma webber 40, trabalhado para alta vaz?o
-3 bobinas duplas de fiat
-módulo ainda nao escolhi (aceito sugestáes)
-pistões 0,20 do gasolina
-(+alguns truques sujos rs)
basicamente é isso, é a primeira vez que estarei montando um turbo, ja montei varios 6 canecos aspirados mas turbão é a prima, então, estou esbarrando em algumas duvidas, a primeira é a linha de combustável rs, preciso de ajuda para calcular isso, to adaptando ainda as tres bobinas, e to me batendo no esquema delas.
o que eu queria mesmo seria umas dicas e se alguem tiver algum material, tipo um curso sobre turbos, instalação, funcionamento e tal, eu compro de quem tiver, to afim de aprender pq vou montar tenho uma noção mas ainda é pouco para tal, mas é isso, quem puder dar um help eu agradeão desde ja forte abraão a todos
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primeiramente parabéns para o seu novo investimento.
para saber melhor e tentar te ajudar, gostaria de saber para que realmente será usado o carro, principalmente pela utilização da turbina.
a .50 vai dar uma ótima pegada que seria muito bom para umas boas curvas, rotatérias e coisas parecidas. já a .70 vai ter uma final melhor, mais o coice vai ser menor, ideal para viagens, retas longas e seguras,… mas que pode ser utilizada com uma carca?a quente menor, pulsativa, ... para melhorar em baixa
o retrabalho do cabeçote é muito importante e deve ser feito por uma pessoa bem competente. e as válvulas da blazer são boas e melhores que as da c-10, pois tes as astes mais finas. a utilização de turbo em 6cc é um pouco canseira na parte da junta do cabeçote, dependendo da pressão utilizada costuma jogar a junta pra fora ou queimar junta. se sua preparação for pesada pode ir pensando numa o ring.
os balanceiros roletados são bons ( bons e caros ), mas é importante, futuramente se vc aumentar a graduação e o levante do comando, seria muito bom os tuchos também roletados, principalmente se houver aumento de carga das molas, que ali?s, recomendo a utlilização das molas do omega 3.0.
o comando do omega já ouvi comentários sobre ele, mas alguém usando não conhe?o. sei que vc terá que mudar no comando a engrenagem do distribuidor, pois, o distribuidor do opala é na frente do motor e no omega é atrás . conheão quem utiliza o comando do opala no bloco do omega, mas o carro é orige, de rua. me disseram que o comando do omega tem o ?ngulo maior, mas não confirmo a informação. mas conheão muita gente que usa o comando do 250-s em turbo. fica bom, com fácil acerto e uma pegada ótima.
mas por 350,00 compra-se bons comandos c?pias.
polia damper já foi muito usada, mas o pessoal tá parando de usar isso, utilizando a polia do opala mesmo, até a do 4cc estão utilizando, mas com o devido balanceamento do motor que é important?ssimo, indiscutível e indispensável. a polia custa 400 e um balanceamento 200, 300.
o carburador dfv 444 eu nunca ouvi falar, num seria a famosa dfv 446, vulgo weber de pobre é
3 bobinas e o módulo não sei se será necessário. acho que pra utilizar isso dever? ser com preparação pesada. se for um turbo light ainda não precisa gastar com isso.
falando nisso já viu por ai os distribuidores para 6cc tipo hall é tá de olho…hehehe
sobre esses cursos eu não tenho nada, mas se souber te aviso.
uma coisa é certa, os 6 bocas possuem muitos mais segredos do que se imagina.
e os preços das peças não é atrativo como outros motores.
- sobre algumas piadas é normal. num esquenta não. na maioria dos sites e foruns que conheão é assim. o povo gosta mais de ap, gm e 4cc em geral, e tem uma leve discriminação com opaleiros, e principalmente tração traseira.
essas suas dúvidas te recomendo um site mais direcionado tipo
http://www.amigosdoopala.com.br
http://www.opala.com/index.php
as vezes demora pra responder mas tem muito cara bom lá
abraão qualquer coisa se puder ajudar
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- sobre algumas piadas é normal. num esquenta não. na maioria dos sites e foruns que conheão é assim. o povo gosta mais de ap, gm e 4cc em geral, e tem uma leve discriminação com opaleiros, e principalmente tração traseira.
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aqui q eu saiba não existe isso. tanto faz se é um carrinho de pipoca ou se é uma f-50, carro é carro e isso é o q importa
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primeiramente parabéns para o seu novo investimento.
para saber melhor e tentar te ajudar, gostaria de saber para que realmente será usado o carro, principalmente pela utilização da turbina.
a .50 vai dar uma ótima pegada que seria muito bom para umas boas curvas, rotatérias e coisas parecidas. já a .70 vai ter uma final melhor, mais o coice vai ser menor, ideal para viagens, retas longas e seguras,… mas que pode ser utilizada com uma carca?a quente menor, pulsativa, ... para melhorar em baixa
o retrabalho do cabeçote é muito importante e deve ser feito por uma pessoa bem competente. e as válvulas da blazer são boas e melhores que as da c-10, pois tes as astes mais finas. a utilização de turbo em 6cc é um pouco canseira na parte da junta do cabeçote, dependendo da pressão utilizada costuma jogar a junta pra fora ou queimar junta. se sua preparação for pesada pode ir pensando numa o ring.
os balanceiros roletados são bons ( bons e caros ), mas é importante, futuramente se vc aumentar a graduação e o levante do comando, seria muito bom os tuchos também roletados, principalmente se houver aumento de carga das molas, que ali?s, recomendo a utlilização das molas do omega 3.0.
o comando do omega já ouvi comentários sobre ele, mas alguém usando não conhe?o. sei que vc terá que mudar no comando a engrenagem do distribuidor, pois, o distribuidor do opala é na frente do motor e no omega é atrás . conheão quem utiliza o comando do opala no bloco do omega, mas o carro é orige, de rua. me disseram que o comando do omega tem o ?ngulo maior, mas não confirmo a informação. mas conheão muita gente que usa o comando do 250-s em turbo. fica bom, com fácil acerto e uma pegada ótima.
mas por 350,00 compra-se bons comandos c?pias.
polia damper já foi muito usada, mas o pessoal tá parando de usar isso, utilizando a polia do opala mesmo, até a do 4cc estão utilizando, mas com o devido balanceamento do motor que é important?ssimo, indiscutível e indispensável. a polia custa 400 e um balanceamento 200, 300.
o carburador dfv 444 eu nunca ouvi falar, num seria a famosa dfv 446, vulgo weber de pobre ?
3 bobinas e o módulo não sei se será necessário. acho que pra utilizar isso dever? ser com preparação pesada. se for um turbo light ainda não precisa gastar com isso.
falando nisso já viu por ai os distribuidores para 6cc tipo hall é tá de olho…hehehe
sobre esses cursos eu não tenho nada, mas se souber te aviso.
uma coisa é certa, os 6 bocas possuem muitos mais segredos do que se imagina.
e os preços das peças não é atrativo como outros motores.
- sobre algumas piadas é normal. num esquenta não. na maioria dos sites e foruns que conheão é assim. o povo gosta mais de ap, gm e 4cc em geral, e tem uma leve discriminação com opaleiros, e principalmente tração traseira.
essas suas dúvidas te recomendo um site mais direcionado tipo
http://www.amigosdoopala.com.br
http://www.opala.com/index.php
as vezes demora pra responder mas tem muito cara bom lá
abraão qualquer coisa se puder ajudar
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bom o seu post, bastante esclarecedor, exceto a respeito do damper, já cheguei a utilizar a polia do 4 cilindros e cuspiu do mesmo jeito e esmirilhou a ponta do meu virabrequim. tive que mand?-lo para retífica e mandar fazer um cubo sob medida e comprei um damper por r$ 400 e resolveu o problema. uma dica importante, de nada adianta ter damper se você tem o costume de acelerar parado, pois já tive esta experiencia e com o tempo os parafusos do damper vão se soltando. acelerar parado que eu digo é que no meu caso o carro ficava muito na garagem, saia de vez em quando para dar uma voltinha, no mais eu o ligava 1 ou 2 vezes por semanda e dava uma esquentada e para dar uma azucrinada na vizinhan?a eu dava umas leves aceleradas, então, um dia fui dar uma conferida no motor e ouvi um barulho de parafuso caindo, procurei, procurei e vi que o damper estava sem um parafuso e conferi o aperto dos outros e todos estavam afrouchados… isto que eram parafusos de aão apertados com araldite, por pouco não arremeão um damper para galera
um abraço
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bom o seu post, bastante esclarecedor, exceto a respeito do damper, já cheguei a utilizar a polia do 4 cilindros e cuspiu do mesmo jeito e esmirilhou a ponta do meu virabrequim. tive que mand?-lo para retífica e mandar fazer um cubo sob medida e comprei um damper por r$ 400 e resolveu o problema. uma dica importante, de nada adianta ter damper se você tem o costume de acelerar parado, pois já tive esta experiencia e com o tempo os parafusos do damper vão se soltando. acelerar parado que eu digo é que no meu caso o carro ficava muito na garagem, saia de vez em quando para dar uma voltinha, no mais eu o ligava 1 ou 2 vezes por semanda e dava uma esquentada e para dar uma azucrinada na vizinhan?a eu dava umas leves aceleradas, então, um dia fui dar uma conferida no motor e ouvi um barulho de parafuso caindo, procurei, procurei e vi que o damper estava sem um parafuso e conferi o aperto dos outros e todos estavam afrouchados… isto que eram parafusos de aão apertados com araldite, por pouco não arremeão um damper para galera
um abraço
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ow,
tá certo. é que eu esqueci de falar um negócio
na verdade o motor 6cc vibra muito ( ou vibra mais que os outros) por ter um motor maior, ou seja, tem um vira um pouco grande e lágico pesado, onde vibra muito entre 3000 e 4500 rpm, mas esse problema pode ser resolvido ou amenizado com o blanceamento obrigatério que já foi dito e também com uma nova usinagem no virabrequim, que é fazer uma nova rosca no próprio vira, com soldagem de uma arruela e coisa e tal… não sei quem faz em são paulo ou curitiba, mas aqui é na faixa de 200 reais. fica muito bom e conheão alguns carros que não usam mais a dumper. mas conheão quem ainda usa também, por isso esse simples comentário é só pra esclarecer e mostrar quem sabe, uma nova idéia pro nosso colega.
por que como vc disse, que mesmo com a dumper afrouxou os parafusos, imagine sem é e o maior problema é que além de soltar ainda estraga o virabrequim...foda né
esse negócio de polia e h?lice voadora é um perigo.
esses dias veio até um comentário desses numa revista, se não me engano a autopower.
abraço
sobre o outro comentário:
existir, existe sim. em alguns lugares mais, outros menos, com alguns sim, outros não.
mas é assim, cada um faz o que gosta.
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ow,
tá certo. é que eu esqueci de falar um negócio
na verdade o motor 6cc vibra muito ( ou vibra mais que os outros) por ter um motor maior, ou seja, tem um vira um pouco grande e lágico pesado, onde vibra muito entre 3000 e 4500 rpm, mas esse problema pode ser resolvido ou amenizado com o blanceamento obrigatério que já foi dito e também com uma nova usinagem no virabrequim, que é fazer uma nova rosca no próprio vira, com soldagem de uma arruela e coisa e tal… não sei quem faz em são paulo ou curitiba, mas aqui é na faixa de 200 reais. fica muito bom e conheão alguns carros que não usam mais a dumper. mas conheão quem ainda usa também, por isso esse simples comentário é só pra esclarecer e mostrar quem sabe, uma nova idéia pro nosso colega.
por que como vc disse, que mesmo com a dumper afrouxou os parafusos, imagine sem é e o maior problema é que além de soltar ainda estraga o virabrequim...foda né
esse negócio de polia e h?lice voadora é um perigo.
esses dias veio até um comentário desses numa revista, se não me engano a autopower.
abraço
sobre o outro comentário:
existir, existe sim. em alguns lugares mais, outros menos, com alguns sim, outros não.
mas é assim, cada um faz o que gosta.
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amigolhes rs então essa parada do balanceamento ja esta sendo providenciado, isso me preocupa muito nos motores que monto, mas é algo simples de se resolver, quanto a polia eu recomendo a do omega alem do fato de no opala a borracha esta entre os canais de correia e o cubo; e no omega a borracha esta é frente dos canais da correia e ainda tem a roda fúnica atrás e um parafuso central; ou seja, cumpre o papel de dumper, não solta, não pula e ainda serve p/ sensor de rotação caso usa uma fuel tech futuramente….
eu paguei na minha r$ 150,00, mais r$ 50 pela tampa do comando em alumínio, pois tem o local apropriado p/ o sensor de rotação, apenas tem de retrabalhar a tampa ou aproveito e troco a bomba pela do omega que é em alum?no, mas gira em sentido contrário do virabrequim. sao palavras do meu amigo jeferson, camarada da oficina, discutimos muito sobre isso e chegamos a essa conclusao obvia rs.... mas quanto a polia é isso ressalvados os demais cuidados necessarios.....
valewaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
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aqui q eu saiba não existe isso. tanto faz se é um carrinho de pipoca ou se é uma f-50, carro é carro e isso é o q importa
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desculpe, mas quem é opaleiro sabe, e que isso seja visto positivamente e nao como uma critica, todo forum exceto os especificos de opalas, os opaleiros são um pouco que mal vistos, nao sei se é pq a maioria tem dois cilindros a menos que nos e nao simpatiza tanto, e a discriminação existe sim, por isso os opaleiros são unidos de verdade, nao me interpretem mal, mas um forum deste nivel nao deve se dar ao luxo de ter esse tipo de atitudes, que acontecem e só que não ve quem nao quer, desculpem a franqueza mas todos os foruns exceto o opala.com e o amigos do opala tem essa mesma coisa…. ai fica dificil, felizmente tem amigos como os de cima que respondem com educação e nao chacotam os outros e procuram ajudar, esse é o espirito real da preparação, aprender uns com os outros independente de qualquer que seja seu carro, seja um carrinho de pipoca ou uma f-50
nao me interpretem mal como ja fizeram comigo e com outros opaleiros em outros f?runs, mas é assim que vemos que acontece.... desculpem qualquer coisa....
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6 cilindros para 400 hp precisaria de refor?o de cambio ?? diferencial :???
cabeçote ?
alguem poderia comentar o que seria necessario para 400hp ~350hp
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cara digo uma coisa, percebi nos aspirados acima de 250 cv, o conjunto original nao aguenta, ja nao aguenta o motor original rs, caixa obrigatéria de dodge e diferencial de dodge ou maverick, nem o dana 30 aguenta muita paulada depois dos 250 hp, agora tem uma coisa, a caixa e o diferencial mencionados nao são pra sempre, alias a caixa principalmente, a do dodge é danada para quebrar a terceira engrenagem, pode ver, quanta gente tem essa caixa parada pq tem essa engrenagem quebrada…...
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jordan,
fiquei curioso para saber sobre o carburador. é realmente 444 ou o 446 que falei ?
também estou montando minha caravam esta semana e acho que vou montar com 446, apesar de ter uma weber 44 parada aqui.
sei lá, a vida faz a gente fazer escolhas sem querer, e se depender vou até vender minha caravam.
abra
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jordan,
fiquei curioso para saber sobre o carburador. é realmente 444 ou o 446 que falei ?
também estou montando minha caravam esta semana e acho que vou montar com 446, apesar de ter uma weber 44 parada aqui.
sei lá, a vida faz a gente fazer escolhas sem querer, e se depender vou até vender minha caravam.
abraço
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oloko amigo vender pq???? entao é uma dfv 444 mesmo rs nao é 446, ela é era produzida pela dfv e motorcraft juntas, tanto que na lateral tem escrito o modelo dfv 444 e em cima tem aquele selinho das motorcraft manja?? ela era utilizada para v8 nao me lembro quais modelos mas vou verificar, vou bater fotos pra vc ter uma idéia e ver como ?, é um carbura barato de se achar sai meio carinho pra montar, carinho nao rs sai um pouco mais caro que monta uma dfv, mas compensa, se retrabalhada como eu disse ela fica maior que uma weber 40 e pouca coisa menor que a weber 44, vou por a foto e mais dados amigo, vc tem msn??? abraços
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oloko amigo vender pq???? entao é uma dfv 444 mesmo rs nao é 446, ela é era produzida pela dfv e motorcraft juntas, tanto que na lateral tem escrito o modelo dfv 444 e em cima tem aquele selinho das motorcraft manja?? ela era utilizada para v8 nao me lembro quais modelos mas vou verificar, vou bater fotos pra vc ter uma idéia e ver como ?, é um carbura barato de se achar sai meio carinho pra montar, carinho nao rs sai um pouco mais caro que monta uma dfv, mas compensa, se retrabalhada como eu disse ela fica maior que uma weber 40 e pouca coisa menor que a weber 44, vou por a foto e mais dados amigo, vc tem msn??? abraços
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além da caravam eu tenho um chevette que tá precisando de uma geral na pintura. tem faculdade, formatura, + despesas do dia a dia, + casamento próximo que estão pesando muito também. então num sobra dinheiro para um bom investimento na caravam. então tá pensando em troc?-la num chevetinho mais ou menos e colocar um ap-t light pra curtir final de semana. eu num queria mais fazer o que. tenho medo da caravam quebrar e eu não poder arrumar. aqui em goi?nia nos sóbados é liberado uma pistinha atrás do autódromo para a prática de manobras ou coisa parecida. então minha intensão é as vezes participar, é ai que a caravam pesa mais.
quem tem medo de cagar num come
mais voltando ao assunto, manda as fotos mesmo. num esquece não
tenho msn sim
? difácil me achar online, mas não impossível. frequento muito pouco o msn
grande abra
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além da caravam eu tenho um chevette que tá precisando de uma geral na pintura. tem faculdade, formatura, + despesas do dia a dia, + casamento próximo que estão pesando muito também. então num sobra dinheiro para um bom investimento na caravam. então tá pensando em troc?-la num chevetinho mais ou menos e colocar um ap-t light pra curtir final de semana. eu num queria mais fazer o que. tenho medo da caravam quebrar e eu não poder arrumar. aqui em goi?nia nos sóbados é liberado uma pistinha atrás do autódromo para a prática de manobras ou coisa parecida. então minha intensão é as vezes participar, é ai que a caravam pesa mais.
quem tem medo de cagar num come
mais voltando ao assunto, manda as fotos mesmo. num esquece não
tenho msn sim
? difácil me achar online, mas não impossível. frequento muito pouco o msn
grande abraço
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entao amigo-lhes nao desanima opala é opala e vc sabe, o resto rs…. entao vou providenciar as fotos ok, abraçossss
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fala guerreiro, você por aqui também algumas dicas que me lembro
pinos guia no volante do motor (principalmente se for o do 4 cil) ou mais parafusos (perkins)
bloco o mais standard possivel
vira idem
camaras muito bem polidas
atenção especial nos dutos de escape
cardam muito bem balanceado.
vou falar com um cara amanha expert em 6 turbo, vou ver o que eu consigo arrancar dele.
valeu
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desculpe, mas quem é opaleiro sabe, e que isso seja visto positivamente e nao como uma critica, todo forum exceto os especificos de opalas, os opaleiros são um pouco que mal vistos, nao sei se é pq a maioria tem dois cilindros a menos que nos e nao simpatiza tanto, e a discriminação existe sim, por isso os opaleiros são unidos de verdade, nao me interpretem mal, mas um forum deste nivel nao deve se dar ao luxo de ter esse tipo de atitudes, que acontecem e só que não ve quem nao quer, desculpem a franqueza mas todos os foruns exceto o opala.com e o amigos do opala tem essa mesma coisa…. ai fica dificil, felizmente tem amigos como os de cima que respondem com educação e nao chacotam os outros e procuram ajudar, esse é o espirito real da preparação, aprender uns com os outros independente de qualquer que seja seu carro, seja um carrinho de pipoca ou uma f-50
nao me interpretem mal como ja fizeram comigo e com outros opaleiros em outros f?runs, mas é assim que vemos que acontece.... desculpem qualquer coisa....
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então jordan, por favor me mostre pois eu quero ver onde tem essa discriminação aqui dentro. se você de fato viu isso aqui no pp, me mostre pois isso que você afirmou existir aqui dentro é algo sório.
obrigado
carol - admin. forum pp
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itatiba tem um opala cabrero aki… quadrijet 750cfm, pistoes e bielas forjados, oring, 1.8kg, peças de dodge etc.... de rua
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ae chevette faão suas as minhas palavras tmb…..
pensa só se não fosse de rua, o q teria?
ps: xiiii, sei la o q ta acontecendo, sempre vi o forum como um lugar pra tratar de carro, independe do carro, sempre foi assim comigo, qnd era de corsa, agora com golf, ja tive ajuda até com o chevette do meu pai.....nunca vi esse destrato nao....