Projeto gol 1.000 turbo
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tenho certeza que seu carro não tem taxa acima de 9:1 e a mistura esta muito gorda para esfriar a mistura, pode durar bastante, mas com controlador pode andar com taxa acima de 10:1 com apelas 1bar que seu carro vai andar igual agora, mais econômico e mais seguro.
eu realmente acredito que seu carro não quebra (até agora), mas a questão do tópico é como turbinar direito, e só falaram de bicos arrombados, dosadores, bombas maiores, etc, tudo menos o que fica mais fácil e barato.
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cara.. na boa.. nao vou falar nada.. pq voce mesmo ainda vai cair do cavalo..
falou mta bobagem sobre um motor q voce nao conhece..
eu mesmo buretei meu cabeçote, calculei a taxa e discuti com o melhor preparador da cidade (nao eh esses orelhas de rua nao..),e provavemente do brasil quando se fala de motor de competi?ao, sobre o meu motor e o que viraria ou não pro meu carro..
calculamos a taxa e deu exatamente 9 depois do que fizemos no motor… andava com 1.5 bar e ponto original..
sobre turbinar certo ... o asfalto geralmente dita quem fez certo e quem fez errado ..
eu, turbinado errado , apostaria com voce tranq?ilamente uma ida e volta a goiania.. ao estilo quem chegar ganha ...
(…) o difácil foi achar um controlador de ponto para o ford ka.
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aaaaaaaah tah.. achei q voce tinha vaaaaarios carros turbo.. vaaaaaaaarios motores, de vaaaaaaaaaaaaaarias montadoras..
se voce tem soh um motor.. e nem eh volks.. nem eh gm… entao voce nao pode aplicar o que voce vivenciou no seu motor nos nossos...
abraços
vc?s tão discutindo sexo dos anjos…
se pegar todas as versões de soft que tem nos motores ap vc tem ponto final indo de 16 a 28? (baseando nos 9? iniciais), corsa se juntar 1.0 e 1.6 vai de 25 a 31?... dependendo do cks do arquivo que usa varia correção por temperatura tbm...
por isso tem carro que vc monta sem mexer em ponto e o cara frita sem dá e num quebra mesmo usando mais pressão do que vc acha que aguentariam as canaletas...e tem carro que basta o cara segurar um pouco mais forte na estrada e quebra mesmo usando 0,8 bar...
especificamente de ford eu num falo muito porque não tenho muita vivóncia no acerto já que não faão o chip... mas não acredito que seja diferente... e chuto que deva ter pelo menos uns 30? de ponto final a plena carga
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n?s nao… soh tem uma pessoa aqui falando bobagem sozinha.. o resto tá achando gra?a
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não, isso é batida de saia. bater pino significa o mesmo q grilar .
e seu tec tec tec de carro velho pra nés aqui não é de carro velho e sim de motor turbão forjado
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de forma nenhuma grilar é uma coisa, bater pino é outra.
batida de pido - pistão ou pino do pistão com folga (no meu caso era pino)
grilar - alto detonação, faz um barulho de bolinhas de gude num copo de vidro.
totalmente difwerente, mas é extremamente comum o pessoal confundir isso ai.
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você é alguma espocie de g?nio ou paranormal que sabe o q o motor dos outros tem é dist?ncia?
porque você saiu dizendo um monte de bobagens aí do carro do vwfan (q eu ajudei ele a montar e em algumas etapas da regulagem, fora o q a gente conversava sobre o carro dele e talz) sem sequer saber do que se tratava, do que tinha e do que não tinha no carro dele…
pois adivinha só, o carro dele antes de andar com 1,5 bar e menos taxa, andou exatamente com 1 bar e 10:1 de taxa....e adivinha só de novo....o carro andava bem menos com essa configuração do que com 1,5 bar e um pouco menos de taxa de compressão tanto é q com 1,5 bar os câmbios começaram a ficar banguelas…com 1 bar isso nunca aconteceu...
bom, não vou discutur aqui a questão do enchimento volum?trico, que é algo que influencia diretamente na pressão dentro das c?maras de combustão e que você não está levando em conta antes de sair falando um monte sobre quebrar canaleta e derreter pistão....
pois é, né tia...ali?s, ia ser engraçado se alguém escutasse o barulho do motor do vw e falasse barulho de motor velho...todo frouxo...aposto que não tem nem 50 psi de compressão aí e depois só visse a traseira do carro dele sumindo e dando
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até agora esta aki para discutir educadamente, é assim que funciona os foruns, já que vc não tem educação não quote minhas msg.
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voltando ao tópico.
então airpower, vc quer um carro que não de dor de cabeça? é só fazer a coisa certa, não precisa mexer em bicos, dosador nem nada, instala um kit turbo e escolha a configuração de álcool e gasolina que te passei na msg anterior.
se vc prefere a economia barata vai sair carro no final, tem que ter um controlador de ponto e bico, esse esquema de deixar o ponto original vai te fazer mais um candidato a postar aki que seu carro quebrou, como vc pode ver já tem vêrios e vai continuar.
t+
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de forma nenhuma grilar é uma coisa, bater pino é outra.
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colega, desculpe informar mas vc está bem por fora da linguagem das oficinas.
batida de pino é uma coisa e batida de pino de pistão é outra bem diferente.
batida de pino - pistão ou pino do pistão com folga (no meu caso era pino)
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batida de pino de pistão sim, é tec tec tec de motor velho ou danificado.
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voltando ao tópico.
então airpower, vc quer um carro que não de dor de cabeça? é só fazer a coisa certa, não precisa mexer em bicos, dosador nem nada, instala um kit turbo e escolha a configuração de álcool e gasolina que te passei na msg anterior.
se vc prefere a economia barata vai sair carro no final, tem que ter um controlador de ponto e bico, esse esquema de deixar o ponto original vai te fazer mais um candidato a postar aki que seu carro quebrou, como vc pode ver já tem vêrios e vai continuar.
t+
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rapaz.. voce ainda nao parou de aconselhar os outros como se fosse senhor da razao nao?????
meu deus…...............
airpower:
soh pra deixar bem claro pra voce o que quebra no meu carro eh cambio.. rs…
aposto q isso nao quebra no carro do nattis.. pq o que quebra cambio é força bruta...
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de forma nenhuma grilar é uma coisa, bater pino é outra.
batida de pido - pistão ou pino do pistão com folga (no meu caso era pino)
grilar - alto detonação, faz um barulho de bolinhas de gude num copo de vidro.
totalmente difwerente, mas é extremamente comum o pessoal confundir isso ai.
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caracas … desculpe a demora
então airpower ... eu comprei é 7 meses atrás um gol 1.0 16v 00/00 com turbo adaptado. o que ele oferece?
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consumo de 7~8 km/l na cidade andando de boa
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consumo de 10km/l na estrada com média de 100km/h
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durabilidade (o carro já esta rodando com o turbo a + de 35.000 km)
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desempenho divertido. não é nenhum 2.0 turbo com 2kg no po mas chega a 180km/h beeeem rapidinho
tudo isso que eu falei ai acima, foi rodando com 4 bicos originais abertos + hpi, coletor de pl?stico e pressão máxima de 0,8kg
hoje, eu alterei algumas coisas como:
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4 bicos bosch de vectra 2.0/omega cd 3.0 principais
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1 bico extra mono verde (gol 1.8)
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controlador his
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coletor de adm de gol 1.0 turbo original de aluminio.
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pressão de turbo na casa de 1kg e ainda vou subir para 1,3kg
o carro esta mais economico (ainda nao tirei média mas ja notei a economia qdo se roda com ele de boa) e mais forte devido é mistura mais refinada.
dica: não utilize 1 bico mono como extra. o combust. fornecido por ele é excessivo para este motor. uma simples modificação no his, já gera grandes mudanças no comportamento. caso vc parta para esta solução, pense em utilizar mais 1 bico bosch e nao um mono.
problemas:
quando eu peguei o carro, estava com problemas de óleo contaminado devido aos bicos super arromabdos e falta de acerto. assim sendo, o motor foi aberto para uma revisão geral, trocamos todos os anéis e bronzinas, todas as peças internas foram lavadas, foi colocado oleo do bom e do melhor.
após isso, com muita calma, consegui um acerto onde não se contaminava mais o óleo e o carro girava mais liso, com os mesmo 4 bicos abertos.
a única pane que me deixou na rua, foi a queima da bomba de combust. ela sofria muito no acerto anterior, pois a pressão final de combust. estava na casa dos 5,5kg e rodando com 0,8kg de turbo. isso foi um belo de um acerto porco, que um cara que faz preparamento , aqui da cidade fez.
hoje a bomba roda com 2kg de pressão inicial e 3,8kg de pressão final. no melhor acerto feito com os 4 bicos arrombados, a pressão final tinha ficado na casa dos 4,5kg.
a bomba utilizada hoje em dia é a do gol 1.0 flex que funciona com 4kg.
turbina:
não utilize esta turbina que vc quer ... a não ser que vc queira que venha pressão lá para os 5.000 rpm e olhe lá quer algo que fique com o controle no po? vê de t2 mesmo.
se vc quer algo manso para o seu tio e que não passar? de 0,8kg mesmo. pense tb na gt12. vc acha ela facilmente por ai, propiciar? uma boa pegada, logo uma boa dirigibilidade. agora se vc pensa em algo mais sovi?tico para a frente, vê de t2 mesmo. se quiser apelar ainda mais no futuro, pense nas k-14, ihi ou soluções hibridas
coletor de pl?stico:
bom ... como eu te falei, com baixa pressão ele roda tranquilamente vêrios e vêrios km.
agora se vc quer rodar com mais pressão que isso, pode pensar em comprar um coletor de aluminio do gol turbo original. isso implica em:
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fazer 6 buchas para a fixação dos parafusos do coletor
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fazer 2 buchas para a fixação da flauta
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aumentar a rosca dos 4 parafusos da tbi
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fazer uma adaptação para o suporte do cabo de acelerador.
ignição:
no meu carro esta original. uma coisa que se deve manter sempre em dia, são os cabos de vela que gostam de criar zinabre. outra coisa, caso um dia vc queira utilizar velas mais frias, vc terá que gastar um pouco mais devido é rosca das velas deste motor serem diferentes. se eu me lembro bem, essa rosca é de 16mm.
gol g4:
este carro possui algumas vantagens, desvantagens e semelhan?as com relação ao meu motor 00/00.
vantagem:
possui cabeçote roletado e acionamento de valvulas mais moderno (abre mais as valvulas) e com isso, gera mais torque e potencia
desvantagem:
possui o acelerador eletronico. essa é uma bela pedra no sapato mas até ai, já existem empresas que eliminam este problema de reação da tbi, ao toque no acelerador.
semelhan?a:
a taxa fica na casa dos 10,8:1. relativamente alta para rodar com turbo mas não é nada impeditivo.
caso vc queira algo mais animado futuramente, pense nos pistões do gol turbo original que ir? fazer a taxa cair para 8,5:1
o coletor de plastico é igual.
finalizando:
eu gostei bastante do resultado da preparação deste motor. ele reage bem ?s alterações, esta se mostrando bem robusto e com um consumo muito bom para um carro preparado.
esse lance de andar junto com carro 2.0 funcionava antes com setup antigo. agora eu garanto que anda mais que um carro 2.0 original sem margem de duvida.
o meu carro conta com o cambio do gol turbo original, onde a 4 e 5 marcha são bem mais longas que do cambio original. para vc ter uma ideia, girando 6750 rpm de quarta marcha, o velocimetro bate nos 180km/h (final da escala do velocimetro) e vc ainda tem a quinta marcha para acelerar
andar na estrada com ele é perfeito. a 100km/h ele tem uma retomada mais do que suficiente para uma ultrapassagem rapida. tudo isso de quinta marcha e apenas dando um leve apertão no acelerador.
bom ... estou é disposição para trocar idéias sobre este motor. o que eu souber, eu te falo, o que eu não souber, nés pesquisamos
abraço,
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cara, euq ue peão desculpas pela enchessão de saco e pela demora na resposta.
muito obrigado mesmo pelas dicas. está tudo aqui anotado. no momento estou meio ocupado, mas vou ler com calma e te pentelhar mais com as dúvidas que eu sei que vão surgir.
abraços.
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esse lance de consumo, é muito relativo.
meu carro é 1.8 mi com câmbio pv (curto pra kct), e esse fim de semana fui pra são paulo no salão do automóvel, e fazer escape de 3 ( )…
o carro carregado, bem pesado.
consumo: 10,5 km/l no álcool a 120 km/h na média
eu acho mais interessante bico auxiliar, do que aumentar os bicos pra suprir a turbina, pois com auxiliar pra fazer isso, eu sei que fica economico pq eu tenho no meu carro, só bebe mais qdo precisa.
não sei como fica o consumo de um carro com bicos muito maiores pra suprir tudo
qto ao msn do meu amigo do gol 1.0: [email protected]
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realmente, esta parada de consumo é bastante relativa e depende de vêrios fatores.
valeu pelo e-mail, vou encher o saco do seu amigo
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minha opinião sobre o assunto ponto é a seguinte:
não é regra que quando se trabalha com ponto de aspirado em um motor turbocomprimido, o mesmo vai necessáriamente quebrar. como, snme o over falou, aguns motores possuem par?metros originais bastante altos, que se tornam criticos com a utilização do sobre-alimentador. acredito que o melhor realmente seja um trabalho nos par?metros da ignição, mas como nem sempre é po$$ável, pode-se adotar soluções que contornem o problema.
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calma ai po todo mundo ta aqui pra aprender
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sim.. o lance é tentar nao dar certeza de coisa errada pra os outros nao aprenderem errado
ninguem aqui eh senhor da razao..
mas certas coisas são certas e certas coisas sao erradas
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vwfan, você pode falar um pouco mais sobre as especificações do seu carro também, por favor?
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meu carro nao tem nada a ver com o topico.. nem volks ?..
entao falei dele por mp pra voce, pra nao desvirtuar o topico..
abraços
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sim.. o lance é tentar nao dar certeza de coisa errada pra os outros nao aprenderem errado
ninguem aqui eh senhor da razao..
mas certas coisas são certas e certas coisas sao erradas
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over, você tem infos dos par?metros dos motores 1000 da vw?
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valores de ponto ?…. cara são tantas centrais (cks ou programas/arquivos) que varia muito... mas em média uns 28~30? de ponto final.
eu tive por 3 anos um gol 1.0 16v turbinado com kit completo do turbo (coletores, turbina, intercooler, cambio) carro bem legal e honesto... fazia 7 na cidade e 11 na estrada usando alcool... mas tinha chip, bicos maiores, suplementar...?ra bem montadinho...
única encheção de saco foi uma vez que a correia dentada quebrou e a polia comeu a chaveta do comando (mas ficou travado) aí punha no ponto do comando e ele ficava uns 3 dentes fora da posição ...demorou uma semana pra descobrir isso porque ela virou com tanta força que travou...só percebi qdo trocou os comandos.
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até agora esta aki para discutir educadamente, é assim que funciona os foruns, já que vc não tem educação não quote minhas msg.
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que foi, ficou ofendido só pq eu falei q vc disse bobagens do carro do vwfan q vc sequer sabe qual ??
mas vc disse bobagem mesmo, saiu afirmando um monte de merda como se fosse o senhor da razão e ainda passou um monte de coisa errada aqui como se fosse certa…
e ignorou a experiencia na prática de vêrias pessoas, inclusive de gente que tem o mesmo motor q o airpower questionou, prepardo com turbo e andando forte h? muito tempo, coisa q, de acordo com sua verdade absoluta , já era pra ter quebrado vêrias vezes...
pelo menos o f?biorr já falou tudo que tinha pra falar sobre o motor e como prepar?-lo pra ficar legal....acho q o airpower tem bom-senso suficiente pra filtrar boas dicas de verdades absolutas e conceitos errados....
quem fala (escreve) o que quer, ouve (l?) o que não quer....