Mosley quer volta dos motores turbo
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_rio de janeiro - a bridgestone, que será a única fornecedora de pneus na f-1 a partir de 2007, informou nesta segunda-feira que todas as 11 equipes que disputarão o mundial na próxima temporada já formalizaram seus respectivos contratos de fornecimento. com o contrato, a mclaren, que havia solicitado pneus é michelin para os testes da pré-temporada, fica proibida de usar de agora em diante os pneus franceses.
além da mclaren, também renault, honda, bmw sauber, rbr e str, que usavam pneus michelin na temporada passada, assinaram contrato com a bridgestone. os primeiros testes com os novos compostos, que serão cerca de 2s mais lentos por volta que os utilizados em 2006, serão em barcelona, na espanha, entre os dias 28 e 30 deste mês._
_alternativa slick
por isso, e para tentar evitar que as equipas que trabalham h? mais tempo com a bridgestone (entenda-se: a ferrari) possam ter vantagem num trabalho que será apenas de evolução quando os restantes terão de fazer grandes adaptações, h? quem esteja a pressionar a fia para que voltem a ser autorizados os pneus slick, alteração radical, que deixaria todos no mesmo ponto de partida para o desenvolvimento._
fontes: automotor.pt e globo.com
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os primeiros testes com os novos compostos, que serão cerca de 2s mais lentos por volta que os utilizados em 2006 [snapback]556716[/snapback]
foi a mesma coisa com os pneus com sulcos no começo,demora muito não vão estar baixando os tempos num sopro
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motores turbo podem voltar em 2011
fonte: f-1 na web - rafael munhoz
o presidente da fia, max mosley, disse que, para 2011, são previstas algumas mudanças na f?rmula 1 . uma delas pode ser a volta dos motores turbo, que não são usados a mais de uma dácada na categoria.
?a capacidade dos motores está sendo discutida, porque não queremos ter um nível rid?culo de potência. além de usar motores com um mínimo de 15.000 rpm, podemos usar biocombustável. os motores turbo também poderão voltar em 2011?, disse mosley após a reunião com a gpma.
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entrevista completa:
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f1 - biodiesel
auhahuahuahuah…
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que eu possa estar vivo até 2011 pra ver a volta das turbinas….........só espero que não limitem o numero de cilindros dos motores........
v8?s bi-turbos 3.0 de 1.200cv já seriam beeem legais...........
abraão
ps: bela assinatura, phil
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vai sonhando… ehehehheeheheh
já cortaram 2 cilindros dos motores pra 2006, com turbo pode-se esperar limitações muito mais severas, sejam pressão de sobrealimentação, restritor na entrada do compressor, ou mesmo um motorzinho de menos de 1,5l...
a idéia por tr?s do turbo não é fazer carros com potência monstruosa, e sim recuperar parte da energia perdida no escapamento , gerar menos ru?do, é a consci?ncia ambiental chegando é f1...
e sobre os bio combust?veis, eu acho que seja mais fácil partirem pro etanol, misturado em alguma porcentagem na gasolina... seria mudança demais querer passar os carros do ciclo otto para o diesel.. e se considerarmos os 15000rpm citados em algum lugar, acho muito improvóvel (pra não dizer imposável) um motor diesel ser capaz de atingir tal nível de rotação algum dia, dada a natureza do processo de formação da mistura e combust?o...
[]s
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vai sonhando… ehehehheeheheh
já cortaram 2 cilindros dos motores pra 2006, com turbo pode-se esperar limitações muito mais severas, sejam pressão de sobrealimentação, restritor na entrada do compressor, ou mesmo um motorzinho de menos de 1,5l...
a idéia por tr?s do turbo não é fazer carros com potência monstruosa, e sim recuperar parte da energia perdida no escapamento , gerar menos ru?do, é a consci?ncia ambiental chegando é f1...
e sobre os bio combust?veis, eu acho que seja mais fácil partirem pro etanol, misturado em alguma porcentagem na gasolina... seria mudança demais querer passar os carros do ciclo otto para o diesel.. e se considerarmos os 15000rpm citados em algum lugar, acho muito improvóvel (pra não dizer imposável) um motor diesel ser capaz de atingir tal nível de rotação algum dia, dada a natureza do processo de formação da mistura e combust?o...
[]s
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façam um audi r10 turbodiesel que tá ?timo, pega protótipo e transforma em f?rmula.
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vai sonhando… ehehehheeheheh
já cortaram 2 cilindros dos motores pra 2006, com turbo pode-se esperar limitações muito mais severas, sejam pressão de sobrealimentação, restritor na entrada do compressor, ou mesmo um motorzinho de menos de 1,5l...
a idéia por tr?s do turbo não é fazer carros com potência monstruosa, e sim recuperar parte da energia perdida no escapamento , gerar menos ru?do, é a consci?ncia ambiental chegando é f1...
e sobre os bio combust?veis, eu acho que seja mais fácil partirem pro etanol, misturado em alguma porcentagem na gasolina... seria mudança demais querer passar os carros do ciclo otto para o diesel.. e se considerarmos os 15000rpm citados em algum lugar, acho muito improvóvel (pra não dizer imposável) um motor diesel ser capaz de atingir tal nível de rotação algum dia, dada a natureza do processo de formação da mistura e combust?o...
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de qualquer forma o show da f1 foi sempre tirar muito com regulamentos severos não vejo a menor gra?a num f1 com motor v8 de 3 litros, turbo e 1.200 cavalos, mas acho simplesmente fantastico um motorzinho 4 cilindros 1.5 litros chegar a produzir 1.000 cavalos durante uma corrida e ate 1.500 no qualify.
se o regulamente permitir turbos e aspros como nos anos 80, aposto que os turbo não vão ter mais de 1000 cc, oq vai ser ser fantastico e vai gerar muito desenvoltimento bacana para que nés pobres mortais possamos um dia ser beneficiados. de qualquer maneira, ao contrario dos anos 80, acho que se o turbo voltar a f1, vai haver um equilibrio bem maior entre turbo e aspro do que existiu nos anos 80, quando os motores aspro dfv de 3 litros foram massacrados pelos 1.5 t.
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eu acho que cada um deveria usar o motor que quisesse.
claro, com algum tipo de estudo para deixar a coisa equilibrada, como potência por exemplo.
a sala de motores de antigamente era linda
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sim , motor turbo flex só se for .
os tipos disponíveis : fire , ea , vhc e rocam , todos 1.0 .
rocam só supercharger e a álcool .
só rindo mesmo dessa categoria que já foi a f1 . hoje , de 1 não tem nada .
abraços .
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vai sonhando… ehehehheeheheh
já cortaram 2 cilindros dos motores pra 2006, com turbo pode-se esperar limitações muito mais severas, sejam pressão de sobrealimentação, restritor na entrada do compressor, ou mesmo um motorzinho de menos de 1,5l...
a idéia por tr?s do turbo não é fazer carros com potência monstruosa, e sim recuperar parte da energia perdida no escapamento , gerar menos ru?do, é a consci?ncia ambiental chegando é f1...
e sobre os bio combust?veis, eu acho que seja mais fácil partirem pro etanol, misturado em alguma porcentagem na gasolina... seria mudança demais querer passar os carros do ciclo otto para o diesel.. e se considerarmos os 15000rpm citados em algum lugar, acho muito improvóvel (pra não dizer imposável) um motor diesel ser capaz de atingir tal nível de rotação algum dia, dada a natureza do processo de formação da mistura e combust?o...
[]s
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primeiro: joga fora essa sua bola de cristal que ela não tá com nada….......
achar que quando (e se) adotarem os motores turbo iremos ver motores 4cilindros de menos de 1.5l como a vinte anos atrás...........
e sobre os motores diesel.......nem falo nada........hehehe........só dá uma olhada aqui:
motor peugeot v12 turbo-diesel 700hp e 120 kgfm de torque.
abraão
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ahhh…..rodrigo........esse motor tem restritores nas entradas das turbinas.....como vc quer.......e filtros no escape (especie de catalisador pra diesel) bem restritivos......... e são motores feitos pra rodar em carros de endurande e até num prototipo de rua chamado 908..........
imagina um desses mais livre num formula um, heim ? ?
1.000cv e mais de 150kg de torque é fichinha................
abraão
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gpma e fia definem como será f-1 até 2012
warm up
09/12/2006 - 10:33
o conselho mundial da fia se reuniu nesta sexta-feira (8) em m?naco e promulgou uma série de mudanças para a f-1 nos próximos seis anos. e ficou clara a intenção da gpma e do grupo de max mosley em promover pesquisas e desenvolvimento relevantes para a ind?stria automobil?stica.
as duas entidades querem eliminar invencionices que não sigam tal crit?rio, além de reduzir custos e garantir que os gastos mantenham a imagem e a emoção da f-1 como categoria mais importante do automobilismo mundial .
para o ano que vem o regulamento já está definido e tem seu destaque no congelamento do desenvolvimento dos atuais motores v8 de 2,4 litros. em 2008 existe a possibilidade de eliminação dos apondices aerodin?micos, como defletores, winglets , chamin?s no espaço contido entre o centro da roda dianteira e o centro da roda traseira. para isso, é preciso concord?ncia de todas as equipes. por se tratar de regulamento técnico, tem de haver unanimidade. táneis de vento podem ter seu uso limitado. e neste caso, se a maioria das equipes aprovarem, será aplicado.
a temporada de 2009 tende a ver a adoção de sistemas de reutilização da energia gerada nas frenagens e a redução de 50% da pressão aerodin?mica.
mudanças aerodin?micas serão promovidas para facilitar ultrapassagens e será mantido o congelamento de motores. h? possibilidade de adotar o uso do conjunto motor-transmissão por quatro corridas, sem troca.
o último mundial da dácada seguir? o esquema de energia limpa , reaproveitando aquela que for desperdi?ada em forma de calor para a propulsão dos carros e reutilizando a que for gerada pelos gases produzidos pelos sistemas de exaustão (escapamento) para a propulsão dos carros. os pacotes aerodin?micos serão padronizados, total ou parcialmente.
em 2011, estuda-se implantar novos motores para quatro corridas, que incluem: turbo de alta efici?ncia, limite de fluxo de combustável, injeção direta, redução do tamanho dos motores para limitar seus giros a 15.000 rpm e biocombustável de uso livre, com limitação de fluxo máximo de energia em vez de fluxo de combustável. em termos de chassi, haver? maior redução ainda de pressão aerodin?mica, ?nfase na performance dos carros em curvas, desde que gerada por melhorias em suspensões e freios.
também será dada liberdade total para uso de sistemas eletrúnicos que tornem o carro mais eficiente em termos de geração e aproveitamento de energia e já se pensa em reimplantar as ajudas eletrúnicas como controle de tração e câmbio autom?tico.
por fim, em 2012, novas tecnologias serão discutidas a partir do princ?pio de que todas elas possam ser comercializadas entre as equipes e que sistemas relevantes estejam disponíveis para venda por preços razoáveis.
huuummm.. indo pro buraco talvez?? destinado aos 200km/h?
enquanto isso… http://www.dakar.com/indexus.html
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resumo do formula1.com
the agenda in full:
2007
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regulations are already published
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(existing 2.4 litre engine remains ?frozen?);
2008
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regulations as published but possible elimination of aerodynamic appendices (barge boards, winglets, chimneys, etc) forward of rear wheel centreline and behind front wheel centreline (subject to unanimous agreement of competing teams);
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possible sporting regulations to restrict the use of wind tunnels and/or models for use in wind tunnels and/or test rigs (subject to the consent of a majority of competing teams);
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(existing 2.4 litre engine remains frozen)
2009
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energy recovery and re-use from braking
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reduction of 50% of downforce
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aerodynamic and other changes to facilitate overtaking
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existing 2.4 litre engine remains frozen or, possibly, a four-race drive train (engine and transmission)
2010
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a proportion of waste heat recovered and used to propel the car
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a proportion of waste energy from exhaust gases recovered and used to propel the car
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wholly or partially standardised aerodynamics (or, possibly, new rules to encourage road-relevant research into aerodynamics)
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(existing 2.4 litre engine remains frozen, or, if applicable, four-race drive train remains frozen)
2011
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perhaps a new four-race engine including:
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high-efficiency turbocharging
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fuel (energy) flow limits
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direct injection
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downsizing so as to ensure very high (15000+) rpm
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bio fuels (possible freedom to use any bio fuel, with a limited maximum energy flow rate rather than a maximum fuel flow rate)
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perhaps a new approach to the chassis with:
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further reductions in downforce
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greater emphasis on cornering performance and handling by means of chassis, suspension, and brake management
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complete freedom to use electronics to make the car more energy-efficient (drive train, etc, management)
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possibly also free up driver-aid electronics
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materials - limitations on materials to bring them more into line with those used in road cars
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other road-relevant technologies
2012
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new engine as above
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it is proposed that the foregoing should be a basis for discussion. there may be other interesting and important technologies as well as areas of research which are not mentioned.
everything will be on the principle that new technologies, or rather the relevant devices, shall be freely available for sale to any team which wants them at an easily affordable price
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