Qual o real problema de alta pressao em turbina ?
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diz a lenda q vendem reparos especiais para alta pressão . mas tudo tem limite…
alta pressão nessa apl num motor 1.8 é 1,2 bar.
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entao como saber qual turbina usar? por exemplo um ap da vida que quera rodar com 2,8kg, tem turba pra isso?
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para tudo se tem jeito…...
os f1 turbo rodavam com 4 bar de pressao e aguentava....
basta voce dimensionar corretamente seu compressor e sua turbina.
por ex, essas apl 240 vem com rotor 42,5mm, as apl 525 vem com rotor 46,4mm no compressor, e na turbina geralmente vem com eixo 46mm e 49,5mm respectivamente. isso muda de fabricante para fabricante.
quanto maior seu rotor frio, menos a turbina tera que girar, pq sua eficiencia volumetrica sera maior com menos rotação... agora voce pode pensar assim ahh mas pq nao coloca um rotor grande , pq isso gera lag, quanto maior o rotor, mais dificil para a turbina virar o compressor.
outro ponto importante é o eixo quente, se voce utilizar um eixo pequeno vai criar uma pressao mto grante na caixa quente, essa pressao acaba empurrando o oleo dos retentores e compromete a lubrificação. e o aumento do eixo gera lag.
quando for definir uma turbina é extremamente importante definir quantos cv aproximadamente voce quer, e que pressao ira trabalhar.
outra coisa, voce dizer que tem uma .50/.48 ou .70/.63 nao siginifica nada. o tamano do rotor e eixo sao fundamentais.
a masterpower tem uma .50 cod. 802188 que usa rotor 46mm, é uma apl mascarada de .50, claro que a caixa maior influencia na eficiencia, mas tem suas limitacoes, entre uma .50 dessa e uma apl 525 fico com a apl pelo espaço.
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minha apl240 sera q aguentaria rodar com 1,2 direto, ta certo q pro ritmo q eu ando seriam raras as vezes a pressurizar, mas qnd pressurizar, nao vai parar…..
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o user mi preparações aqui do forum rodava com uma 525 num 1.9 @ 1.7kg, com caixa quente .48 mustang. era um carro problematico… até q um belo dia quebrou o eixo da turbina.
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minha apl240 sera q aguentaria rodar com 1,2 direto, ta certo q pro ritmo q eu ando seriam raras as vezes a pressurizar, mas qnd pressurizar, nao vai parar…..
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num 2.0 1.2 bar seria o limite. (a minha 525 durou 4 meses num vectra com 1 bar, eu acelerava mais de final)
no 1.6 uma apl 240 com essa pressao de 1.2 ta no limite, considerando a qualidade dos mancais dessa turbina, se fosse uma garret ou holset a historia era outra. nao é atoa que custao mais caro.
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num 2.0 1.2 bar seria o limite. (a minha 525 durou 4 meses num vectra com 1 bar, eu acelerava mais de final)
no 1.6 uma apl 240 com essa pressao de 1.2 ta no limite, considerando a qualidade dos mancais dessa turbina, se fosse uma garret ou holset a historia era outra. nao é atoa que custao mais caro.
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cara no corpo dela, ai mesmo nessa foto da pra ver o comeco do garret escrito nela