Bomba de óleo x turbo
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juliano vc alguma foto de uma bomba com essa porca que dá mais pressaum no sistema? sempre ouvi falar mas nunca vi, e naum tenho noção onde fica.
conversando com um amigo ele comentou da bomba de oleo da dinamica, mas fica em torno de 600,00, achei cara. no meu uso tudo original
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pq ao invós de vc calcar a bomba pra dar mais pressão de óleo… não seria mais viável instalar um radiador de óleo. fiz isso num carro de um cliente meu aonde o óleo chegava a 110 graus de temperatura...
depois do radiador instalado ele não passa de 93 grau e a pressão nunca mais caiu menos de 0,9kg.
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o procedimento correto qdo se instala um radiador de óleo é aumentar a pressão da bomba pelo simples fato de vc ter aumentado bastante o trajeto do oleo.
se vc sentiu q a pressão se estabilizou após ter instalado o radiador, vc iria ter o resultado absoluto se tb tivesse trabalhado a bomba.
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outro detalhe que tava quase esquecndo…
os filtros de oleo em geral, tám uma valvula interna de bypass que desvia o óleo caso a pressão esteja muito grande pra não correr o risco de estourar ou impedir a passagem de óleo...
ou seja... muitas vezes, quando a gente tá com nossos 8 bar de óleo, o filtro nao está filtrando o óleo... apenas desviando... isso durante um período longo é ruim pro motor...
e outra... muita pressão em cabeçotes hidr?ulicos tb sóqo prejudiciais no sentido de arrebentar prematuramente retentores em alguns carros...
ainda assim, sou adepto do quanto mais pressão de óleo, melhor... o resto a gente adapta...
? por isso que eu uso o filtro original do tempra turbo, ph4482, que tem uma pressão de alivio bem maior que o filtrão que costumam me indicar toda vez que troco o óleo, e ainda olham torto pro filtrinho original... como se fosse um absurdo eu usar ele ao invez do grandão que todo mundo usa...
canso de dizer, só porque encaixa, não quer dizer que é o certo...
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o certo mesmo é medir com a carol disse, mas a maioria mede como eu fa?o, no sensor de óleo, q no meu carro (corsa) é no bloco.
excesso de pressão é ruim, pq além de poder estourar tudo pode implicar em baixa vaz?o, já que nas bombas qto maior pressao menor vazao (ok, eu sei q tem o bypass, mas não da para saber se abaixou a pressao ou nao, entao vou pelo lado mais seguro).
a turbina ir? fumar… não vejo como os retentores de uma turbina, q c? entre nés não são o melhor da engenharia para reter láquidos, possa aguentar um excesso de pressão sobre eles.... mas já disseram.... se vc não liga de ter uma turbina q fuma....
e o corky bells (acho q é assim o nome dele) sugere q se coloque um restritor, caso a pressão seja alta, para evitar que a turbina fume.
ps... lembrem que estamos falando em limitar a pressão a 4bar que é bastante pressao mecher no bypass não vai ajudar nada na situação cr?tica de vc dar um pau no motor, tirar o po, o carro ir p marcha-lenta e a pressão cair para 0,9bar como no meu.
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e o corky bells (acho q é assim o nome dele) sugere q se coloque um restritor, caso a pressão seja alta, para evitar que a turbina fume.
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fui nessa de usar restritor e destrui permanentemente (em menos de 2 meses) a turbina do meu motor antigo, mas foi de tar pt mesmo, de só aproveitar as carca?as.
certas coisas do livro desse autor não se aplicam aos nossos casos (em motor ap), ou então tem muita coisa ali sendo mal interpretada.
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eu tenho o livro corky bell ( tem um post meu sobre isso) e ele so menciona restritores no caso de turbinas roletadas ou em motores gm big block.
nas roletadas porque os rolamentos necessitam de menos oleo e tambem pela refrigera?ao a agua da turbina…
nos gm bb pq a bomba de oleo é tao monstra que destroi os retentores da turbina...
de resto ele recomenda o fluxo mais perfeito e limpo possivel... sem curvas... com o retorno a 45 graus e recomenda o uso de oleo mineral ou no maximo semi-sintetico com a gradua?ao o mais proxima possivel... pois os aditivos para multi-viscosidade costumam prejudicar esses retentores...
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outro detalhe que tava quase esquecndo…
os filtros de oleo em geral, tám uma valvula interna de bypass que desvia o óleo caso a pressão esteja muito grande pra não correr o risco de estourar ou impedir a passagem de óleo...
ou seja... muitas vezes, quando a gente tá com nossos 8 bar de óleo, o filtro nao está filtrando o óleo... apenas desviando... isso durante um período longo é ruim pro motor...
e outra... muita pressão em cabeçotes hidr?ulicos tb sóqo prejudiciais no sentido de arrebentar prematuramente retentores em alguns carros...
ainda assim, sou adepto do quanto mais pressão de óleo, melhor... o resto a gente adapta...
? por isso que eu uso o filtro original do tempra turbo, ph4482, que tem uma pressão de alivio bem maior que o filtrão que costumam me indicar toda vez que troco o óleo, e ainda olham torto pro filtrinho original... como se fosse um absurdo eu usar ele ao invez do grandão que todo mundo usa...
canso de dizer, só porque encaixa, não quer dizer que é o certo...
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perfeito
no mt eh a mesma coisa, os caras insistem em colcoar akeles filtros grandes , e olham pro original q eh pequeno como se não prestasse, mal sabem eles as vantagens do original pequeno , eu só uso o original na minha mwt, perfeito
tu disse q teu 2.4 ta dando 8bar de pressão quando frio? mas eh no cabeçote ou no bloco la em baixo? quantos mm eh a arruela q tu cal?ou a bomba?
abraço
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l? em cima, num daqueles tampoes pequenos que tem a direita do motor pra quem olha da frente do carro… postei uma foto da ligação deles la no cdm a um tempo atras... no topico sobre a retifica...
não sei quantos mm são, na verdade o parafuso dela permite uma regulagem mínima e foi aí que mexemos... tem outras coisas feitas na retifica pra o aumento de pressão, folgas, bronzinas inteiri?as, usinagem das galerias e diminuição dos furos dos injetores embaixo dos pistões (esse eu quase brigo com o cara da retífica, mas já tava feito, pelo menos me valeu um desconto...)
estou tomando coragem pra meter a turbina original do tempra, que está guardada, nele... nada sovi?tico, 0,7 na gasolina mesmo... mas dálhe $$$$.... e as cinco bobinas só encarecem na hora do meg.. é o mais caro da linha...
vou fazer um vêdeo do manometro e posto aqui...
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esse negocio de oleo me aflinge hhehehheee
juliano o fofurinha (o da uno de arrancada) tascou tanta pressão q batia mais de 8 bar d manhã e se o oleo dele num afinasse fazendo com q a pressão caisse, estourava a parte mais fraca da lubrificação (a vedação do filtro) ja havuia visto acontecer umas 2 vezes … mas ele tb é um monstro. mas voltando acho q um empurrazinho não faz mau, eu corri muit atras de uma bomba com mais pressão mas não consegui ... o meu marcava em média 0.2 e qnd tava quenteeeeeeee marcava 0 pqp isso sempre me irritou ... refiz todas as ligações e aumentou para 0.4 .... em marcha lenta quente o meu carro fica em 0.4 e qnd acelero chega a 3,5 4 bar de pressão ....
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l? em cima, num daqueles tampoes pequenos que tem a direita do motor pra quem olha da frente do carro… postei uma foto da ligação deles la no cdm a um tempo atras... no topico sobre a retifica...
não sei quantos mm são, na verdade o parafuso dela permite uma regulagem mínima e foi aí que mexemos... tem outras coisas feitas na retifica pra o aumento de pressão, folgas, bronzinas inteiri?as, usinagem das galerias e diminuição dos furos dos injetores embaixo dos pistões (esse eu quase brigo com o cara da retífica, mas já tava feito, pelo menos me valeu um desconto...)
estou tomando coragem pra meter a turbina original do tempra, que está guardada, nele... nada sovi?tico, 0,7 na gasolina mesmo... mas dálhe $$$$.... e as cinco bobinas só encarecem na hora do meg.. é o mais caro da linha...
vou fazer um vêdeo do manometro e posto aqui...
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sei onde fica no cabeçote, eu tenho o sensor da ft ligado la tb
mas sobre turbinar ele, vai sem medo meu, ia fica um tesão pra andar
abraço
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v ideo da pressao de oleo….
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sempre faão algumas experiencias que acabando ficando como definitivas:
instalei o radiador de óleo no meu carro na linha da lubrificação da turbina (sei que é melhor fazer atravṍs de flange no filtro de óleo, mas não achei pro fiasa quando fui instalar). na sa?da do radiador tinha um niple, aproveitei e instalei a tomada do manometro do óleo. então, eu leio a pressão de óleo que a turbina recebe.
carro frio pela manhã: 4 bar; andando normalmente 2 bar; depois de moer bastante: 0.3; depois de moer e andando numa velocidade de 60 km/h pra refrigerar o radiador :1.0 bar.
obs: motor fiasa 1300
ah, faz 2 anos andando com esta turbina, e ela continua como nova.
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v ideo da pressao de oleo….
http://www.youtube.com/watch?v=nttw18ocrea
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perfeito cara
valeu, abrass