Qual unidade de medida de compressao em pistao ?
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achei errado , entao
segue a tabela:
até 98:
ap 1.6 alcool mi 257- 287 psi
1.6 gasosa - 154 - 184
1.8 alcool - 235 - 265
1.8 gasosa - 146 - 155
2.0 alcool 260 - 280
2.0 gasosa 180 - 210
99 em diante:
2.0 / 1.6 / 1.8 gasosa 200 - 220
1.6 / 1.8 alcool 270- 290
informa?ao by daniel (16volts)
abraço;
martin
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valeu pela tabela tim, mas me fala uma coisa…...eh muita diferença dos 1.8 gasolina até 98 e de 99 em diante.....o que mudou ?...vc sabe ????
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100 de compressao eh bem pouco
eu tava com isso quando meu carro tava com comando bravo e vazava compressao em todos os cilindros pq o comando nao deixava as valvulas fecharem direito
depois q arrumei o problema dos comandos (atraves dos tuchos), a compressão voltou pro que era antes (entre 190 e 200)
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ou ponto errado…anel desgastado... trinca em canaleta... folga grande demais etc... a lista é longa...
causas mais provóveis: valvulas queimadas e/ou carbonizadas como o cara falou, ou anel/folga fora de padr?o.....
confere o manometro do cara em outro carro bom só pra ter certeza... pode ser que o reloginho esteja ruim tambem...
o tempra turbo (compressao 8:1) dá 140-160 psi em media... quando eu usava um cabecote 0,5mm mais baixo e uma junta de metal mais espessa que a original dava 170 psi... com a junta normal, 180psi e agora com o cabecote menos rebaixado, voltou aos 150 psi...
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não… esses 200 psi são a pressão do volume do cilindro comprimido pela razão de compressão do movimento do vira...
a pressao de turbo vai se somar ao volume do cilindro (eita que salada de grandezas... mas é por uma boa causa ) antes de ser comprimido...
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não… esses 200 psi são a pressão do volume do cilindro comprimido pela razão de compressão do movimento do vira...
a pressao de turbo vai se somar ao volume do cilindro (eita que salada de grandezas... mas é por uma boa causa ) antes de ser comprimido...
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acho que to entendendo…..essa compressao é a pressao medida no levante do pistao ????? (no popular...? o esmagamento do ar na c?mara ???)
? isso..???
se nao for, nao vale dar risada de mim
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não… esses 200 psi são a pressão do volume do cilindro comprimido pela razão de compressão do movimento do vira...
a pressao de turbo vai se somar ao volume do cilindro (eita que salada de grandezas… mas é por uma boa causa ) antes de ser comprimido...
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isso porque o ar da turbina (admissao) entra quando o pistao está abaixando né, porisso
massa da camara + massa pressurizada = massa total a ser comprimida….ok ?
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como medem essa compressão?
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eu tbm tinha essa curiosidade, mas é muito facil….
tira-se a vela do pistao desejado e rosqueia um bico (como se fosse uma vela) no lugar, esse bico tem uma mangueira e a um manometro......dai vc da partida no carro (claro que nao vai pegar) mas no giro do vira comprime o ar no manometro...
entendeu ????
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perfeitamente vlw pela explicação le?o… vou procurar uma oficina que tenha esse eskema ai... gostei..
[snapback]593575[/snapback]
achei que fosse dificil de achar, mas agora tenho certeza que em qualquer retifica (nao oficina) que vc for, vai ter o medidor…..atenção aos paramentros do inicio do tópico, porque nem sempre os caras sabem
flw
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valeu pela tabela tim, mas me fala uma coisa…...eh muita diferença dos 1.8 gasolina até 98 e de 99 em diante.....o que mudou ?...vc sabe ????
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honestamente eu nao sei cara
eu acho que mudaram um pouco os pistoes.
cabeçote acho que é identico. ap com junta de aão só saiu em 1999 snme tbm.
uma vez fui procurar pistões pro xr3 (ap 2.0 do gol gti caixote, injeção lejet).
descobri que aqueles pistões nao existem mais, se precisar trocar, tem que usar os do motor mais novo, com injeção mi. são ligeiramente diferentes, os do ap com lejet dao um pouco mais de taxa (10,8:1)
abraço.
martin
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vale lembrar que tem que desligar a ignição do carro pra ele não pegar… a medida é feita só com a força do proprio motor de arranque... arriscado estourar um manometro desses se o carro pegar e acelerar...
existem varios artificios pra descobrir problemas... como jogar um pouco de oleo dentro do cilindro e comparar com a compressao medida sem o óleo... se der muito diferente, é anel gasto por exemplo... dentre outros macetes que eu nao sei...
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vale lembrar que tem que desligar a ignição do carro pra ele não pegar… a medida é feita só com a força do proprio motor de arranque... arriscado estourar um manometro desses se o carro pegar e acelerar...
existem varios artificios pra descobrir problemas... como jogar um pouco de oleo dentro do cilindro e comparar com a compressao medida sem o óleo... se der muito diferente, é anel gasto por exemplo... dentre outros macetes que eu nao sei...
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pra descobrir problema em cabeçote e adjacencias (autador de lenta, entrada falsa de ar), vc poe um vacuometro na admissão, depois da borboleta.
pela oscilação dele, vc consegue descobrir e diferenciar (ou pelo menos estimar com bom grau de certeza) cerca de 8 problemas diferentes.
por exemplo, se oscila entre a a b, é valvula nao vedando.
se oscila de c a d, é tuxo que nao esta carregando ou comando nao levantando adequadamente as valvulas.
abr?ao;
martin
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pra descobrir problema em cabeçote e adjacencias (autador de lenta, entrada falsa de ar), vc poe um vacuometro na admissão, depois da borboleta.
pela oscilação dele, vc consegue descobrir e diferenciar (ou pelo menos estimar com bom grau de certeza) cerca de 8 problemas diferentes.
por exemplo, se oscila entre a a b, é valvula nao vedando.
se oscila de c a d, é tuxo que nao esta carregando ou comando nao levantando adequadamente as valvulas.
abr?ao;
martin
[snapback]593643[/snapback]
vleu pela dica martin
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vale lembrar que tem que desligar a ignição do carro pra ele não pegar… a medida é feita só com a força do proprio motor de arranque... arriscado estourar um manometro desses se o carro pegar e acelerar...
existem varios artificios pra descobrir problemas... como jogar um pouco de oleo dentro do cilindro e comparar com a compressao medida sem o óleo... se der muito diferente, é anel gasto por exemplo... dentre outros macetes que eu nao sei...
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estourar o manometro?? mas não tem nem vela na camara medida??
só uma coisa, q ja vi errarem: tem q deixar a borboleta totalmente aberta p se medir a compressao. senao vai dar pouca mesmo, ne? vc lembrou de segurar aberta a borboleta??
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no caso estourar manometro se o carro continuar com as outras velas no lugar e a ignição ligada…
digo isso pq já vê man? fazendo assim... tira uma vela, taca o manometro e dá-lhe na chave... claro que o carro vai pegar e mesmo em 3 cil, vai pra marcha lenta... e tome porrada no manometro...
e não precisa abrir a borboleta já que na partida o atuador abre o necessario... não sei como é nos carburados...