B12 pra turbo
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em sp 10 conto eh normal. aqui em campinas, acho sem esforão por 13 conto.
agora os dados sobre lubrificante tão ficando show
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? isso mesmo martin….não me entenda mal...
sei que motos andam com giros mais elevados e caminhões sofrem bem mais carga que nosso motores l4 turbo adaptados.......maaasss....
pro ogro aqui não justifica.
bmw w mercedes novas usam óleo 5w30 e até 0w25 que parecem água e nem por isso uma m3 anda torrando bronze por aí...
sei que cada cada caso é um caso e esse foi um exemplo extremo, mas pra mim bom mesmo é um óleo sint?tico barato, tipo o da br, que mantem suas propriedades lubrificantes mesmo contaminados com excesso de alcool ou quase fervendo depois daquela esticada.... heheheee......
ou um bom havoline sl trocado a cada 2 ou 3 mil km.......
ah.....sobre aditivos eu acredito no militec............? o unico......no mais...........penso como vc........
abraço.
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bmw w mercedes novas usam óleo 5w30 e até 0w25 que parecem água e nem por isso uma m3 anda torrando bronze por aí…
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thiago, a indicação de determinada especificação sae dos fabricantes p/ certos motores não teria a ver com os materiais usados e com as folgas entre os componentes internos?
os motores antigos (em sua maioria) eram mais ruidosos q os atuais, acredito q isso seja por causa de materiais com alto grau de dilatação que exigiam maiores folgas nos ajustes, e nesses motores usavam oleos de graduação mais alta do que os modernos e cada vez mais silenciosos motores de hj em dia.
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aps mais antigos ate oleo monoviscoso era usado
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esse negócio de óleo é muito complicado…
o que mais influi no óleo é a temperatura média de trabalho e a carga aplicada nos mancais..
disso vc tira a folga a ser utilizada, o tipo de óleo, etc, etc...
são in?meras vari?veis, e sempre que se altera uma, todo o conjunto precisa ser recalculado pra descobrir o novo óleo ou folga.
? algo bem complicado de se calcular, vc precisa ficar fazendo iterações (recalculando sempre que acha um resultado) até todas as suas hipotezes convergirem para o mesmo ponto.
essa coisa de apertar com mais ou menos torque do que o recomendado pelo fabricante, ou usar tipos muito diferentes de óleo, é pura loteria
o importante é partir sempre do recomendado pelo fabricante e procurar produtos mais completos. trocar sempre em intervalos regulares, nunca misturar óleos diferentes, e cuidar de modo geral.
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thiago, a indicação de determinada especificação sae dos fabricantes p/ certos motores não teria a ver com os materiais usados e com as folgas entre os componentes internos?
os motores antigos (em sua maioria) eram mais ruidosos q os atuais, acredito q isso seja por causa de materiais com alto grau de dilatação que exigiam maiores folgas nos ajustes, e nesses motores usavam oleos de graduação mais alta do que os modernos e cada vez mais silenciosos motores de hj em dia.
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claro, claro….. por isso que disse que tava citando um exemplo extremo ....
nossos velhos motores ap-fiat-gm e etc com certeza possuem par?metros internos beeem diferentes de uma m3 nova, como folgas, materiais dos componentes internos, coeficiente de dilatação e até mesmo a bomba de óleo...heheheeee......
mas ainda continuo achando que em carro, se deve usar óleo de carro
ps: vc ainda não me respondeu sobre o subaru azul.....heheheeee......
abraão
aps mais antigos ate oleo monoviscoso era usado
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como eu citei sobre o motor do corcel…...........heheheee...........
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como fazer para trocar o oleo quando turbina-se um carro? precisa secar todo o oleo e lavar o motor por dentro?
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pode trocar de oleo normal desde que seu motor esteja bom.
andes de turbinar, veja se tá carbonizado e batendo algo internamente…
o ideal seria abrir o motor pra verificar tudo, prinipalmente se for usar pressão mesmo e/ou o motor estiver cansado.....da? ja troca o que precisar e lava o motor por dentro....heheheee.............
abra
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ps: vc ainda não me respondeu sobre o subaru azul…..heheheeee......
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