Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Futura injecao eletronica

Futura injecao eletronica

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
1.7k Posts 99 Posters 270.9k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • R Offline
    R Offline
    Ricardo
    escreveu em última edição por
    #509

    outra coisa, porque tem enriquecimento por barometro se trabalha com pressao absoluta? no caso se a pressao atmosferica for maior automaticamente pelo mapa isso ja sera corrigido. porque uma outra correcao?

    seguinte:

    • uma delas (aircorr) é correcao em funcao da densidade do ar, variável em funcao da temperatura no coletor de admissao.

    • a outra (barocorr) é correcao em funcao da pressao no coletor de admissao (leitura de map).

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      SemControle
      escreveu em última edição por
      #510

      comentario pertinente, mas tudo parece tao simples, virou a chave, ligou o motor e vamos q vamos pra todo lado…..agora os caras debatendo funcionamento, fase isso, akilo, correcao por x, y, so assim pra ver a fundo como é complexo um funcionamento, fora do motor, nada de pecas mecanicas ainda....

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
        L Offline
        Lost
        escreveu em última edição por
        #511

        entao, mas se a tabela é montada ja levando em consideracao o map, se tenho um valor em 900mbar e outro em 1000 mbar, em sp tenho 930mbar, terei uma quantidade de combustivel. descendo pro litoral terei 1000 mbar, basta colocar um pouco mais de combustivel em 1000 mbar, pra que uma segunda correcao? o que quero dizer eh que em sp quando abro todo o acelerador tenho 930mbar no coletor, e em santos quando abro todo o acelerador tenho 1000, automaticamente ja sera injetado mais combustivel, desde que em 1000mbar na tabela eu ponha mais combustivel claro… tendeu?

        a correcao por temp é basica, essa eu entendo. mas o barometro sinceramente nao vejo porque. a nao ser que se queira forçar um enriquecimento a mais fora da tabela.

        outra coisa, o barometro é adquirido armazenando a pressao no coletor antes da partida do motor. da pra ver que no caso dum turbo, 1500 mbar de rpessao no coletor em sp significa uma coisa com relacao ao barometro, e ao nivel do mar significa outra.

        iae? sera mesmo necessaria essa correcao, mesmo que seja redundante?

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Lost
          escreveu em última edição por
          #512

          ops, nao consegui editar…

          acrescentando...

          a nao ser que eu esteja entendendo os termos errado, mas barometro nao é igual a map. barometro é a pressao atmosferica do local, map sim é a pressao no coletor durante o funcionamento do motor. teoricamente o maior valor de map é igual a pressao atmosferica no local, desde que nao se tenha sobrealimentacao nem restricao por filtro de ar sujo. tanto que o correto é ter um segundo sensor de pressao, pra funcionar como barometro, caso contrario ao subir ou descer a serra, vc fica com o barometro descalibrado.

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SemControle
            escreveu em última edição por
            #513

            eu nao sei se entendo direito, mas deve ser levado em conta, afinal nao vai trabalhar no ambiente sp/santos, pense como as montadoras montam as estrategias, afinal o carro q anda na holanda baixo do nivel do mar, pode andar no alto da bolivia a tantos muitos mil metros do nivel do mar, e o carro nao sofre falhadeira com tamanha mudanca

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              Ricardo
              escreveu em última edição por
              #514

              lost, eu acho que essa correcao deve ser importante sim… inclusive tem até, como opcional, um segundo sensor map só pra monitorar a pressao do ambiente...

              vou pesquisar melhor a respeito do assunto.

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Ricardo
                escreveu em última edição por
                #515

                hum… essa correcao é coisa de firmware recente... esse v2.683 foi lancado faz pouco tempo. e pelo jeito precisa do segundo map pra funcionar isso.

                entao isso quer dizer que nao é essencial , pois vamos e venhamos, já funcionava sem isso antes...

                veja o que eu achei:

                barometric correction (megasquirt-ii v2.683+ only ):

                this lets the user define a 6-element table of barometric correction (based on either the initial map value, or a second baro map sensor value). a 6 point table of baro pressure vs a correction change will allow you to modify the baro correction equation for your particular car, compensating for things like exhaust size. with this you can take ego feedback vs barometric data at various elevations or barometric pressures. from this you can determine the % additional/ less correction you need to get your afr where you want it. this does require that you add a second map sensor for baro. but you should be able to tune the table to give you a very stable afr at any altitude.

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lost
                  escreveu em última edição por
                  #516

                  entao, mas essas correcoes ja sao feitas pelo map… mas se entendi bem, quanto mais pressao ambiente, mais dificil será a exaustao :p logo menos ar sera admitido por restricao da exaustao, precisando de menos combustivel...

                  a ideia entao é o contrario do map, quanto mais pressao atmosferica, menos combustivel... isso se entendi bem...

                  ex, se vc tem 25c de temp do ar x 3000 rpm x 900mbar de map x 930mbar de pressao atmosferica, vai precisar de uma quantidade de combustivel, se tiver tudo igual, menos a pressao atmosferica a 1000mbar, vai precisar de um pouco menos de combustivel. a admissao esta igual, na mesma temp, mesmo map, mesmo rpm, teoricamente a massa é exatamente a mesma, porem, o ambiente externo esta a 1000mbar, o que vai dificultar a exaustao com relacao a um ambiente com 930 mbar (7% menos).

                  só consigo pensar nisso... pq de outra maneira, como eu disse, o que importa é a pressao no coletor e temperatura, que sao lidas pelo map + mat. essa correcao pela pressao atmosferica tornaria o sistema mais linear, garantindo que se vc tem em uma situacao de 1000mbar, e outra de 900 mbar na mesma temperatura, na segunda vc precisa de 10% menos combustivel exatamente. porem, se nos 2 casos a pressao atmosferica variar, sem a correcao pelo barometro, essa relacao nao seria linear. com a correcao, teoricamente vc manteria os mesmos 10% de variacao e o resto seria compensado pelo barometro. isso tudo pensando em uma mesma temperatura. caso a temperatura fosse diferente, a correcao por densidade do ar na admissao faria o papel de manter a linearidade tambem.

                  sera que viajei muito?

                  ah, hj adicionei a correcao por variacao de map. mas nao vou por um fator pra balancear a correcao por variacao de map e a correcao por variacao de tps. vc pode balancear as 2 colocando um valor maior em uma ou na outra ou misturar as 2... por enquanto fica assim, se nao ficar legal eu mudo... agora pra poder por o carro pra andar preciso ligar o sensor de temp do ar :ham:

                  alguem tem alguma tabela do sensor map + mat da bosch usado nos fire? eu tenho uma tabelinha aqui mas nao eh la muito confiavel nao... preciso dessa tabela pra poder calibrar a leitura em mv pra graus.

                  valeu

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #517

                    lost…? ao contrário do q vc pensou...qto menor a altitude, mais ar é admitido pelo motor, por causa da maior densidade...

                    a gente aqui em bsb tem inúmeros exemplos de gente com carro turbo q desceu pro nível do mar e precisou de mais comida (mesmo a pressão de turbo tendo permanecido igual) e desse mesmo pessoal qdo voltou teve q tirar alimentação pra não ficar mto gordo....isso a pressão se mantendo sempre igual...

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Ricardo
                      escreveu em última edição por
                      #518

                      qto menor a altitude, mais ar é admitido pelo motor, por causa da maior densidade…

                      nao seria densidade menor nao?

                      1 Resposta Última resposta
                      • Q Offline
                        Q Offline
                        quarteto
                        escreveu em última edição por
                        #519

                        nao seria densidade menor nao?

                        [snapback]596496[/snapback]

                        negativo

                        qto menor a altitude, mais denso é o ar, e o inverso qdo a altitude é maior…

                        se o ar fosse mais denso em locais mais altos os carros renderiam muito mais em la paz do q no rio de janeiro, e no entanto, é exatamente o inverso que ocorre...

                        http://pt.wikipedia.org/wiki/atmosfera

                        o estudo da evolução térmica segundo a altitude revelou a exist?ncia de diversas camadas superpostas, caracterizadas por comportamentos distintos como sua densidade vai diminuindo gradualmente com o aumento da altitude, os efeitos que a pressão atmosf?rica exerce também diminuem na mesma proporção.

                        ou seja…no nível do mar a pressão e densidade do ar do q em altitude...

                        1000m de diferença (altitude média de bsb) essa diferença já é bem sensável, mesmo em carro turbo...

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Ricardo
                          escreveu em última edição por
                          #520

                          vc tem razao. fiz confusao. na verdade, qto maior a altitude, mais rarefeito o ar, ou seja, o número de mol?culas de oxig?nio é menor para um mesmo volume de ar.

                          ali?s, lost, eu echo que é por isso que tem correcao barom?trica. o problema nao é só pressao, é porcentagem de oxigenio presente no ar também.

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            Lost
                            escreveu em última edição por
                            #521

                            lost…? ao contrário do q vc pensou...qto menor a altitude, mais ar é admitido pelo motor, por causa da maior densidade...

                            a gente aqui em bsb tem inúmeros exemplos de gente com carro turbo q desceu pro nível do mar e precisou de mais comida (mesmo a pressão de turbo tendo permanecido igual) e desse mesmo pessoal qdo voltou teve q tirar alimentação pra não ficar mto gordo....isso a pressão se mantendo sempre igual...

                            [snapback]596419[/snapback]

                            po quarteto, o seu exemplo ta certo, mas o que vc disse antes ta errado… nao seria quanto maior a altitude menos denso o ar?

                            saber que quanto mais altitude mais o ar é rarefeito entao menos potencia será gerada é basico. eu tava querendo achar um motivo pra correcao pelo barometro.

                            o que eu quis dizer nao é que ao nivel do mar sera gerada menos potencia, pelo contrario, a gente sabe que com a pressao do ar maior é gerada mais potencia. mas nao seriam exatos 7% no caso entre sao paulo e santos. pela pressao no coletor de admissao, deveria se perder 7% de potencia quando estiver em sao paulo com relacao a santos. porem, pode ser que a perda seja menor devido a menor restricao tb no escape, que seja 5%. entao o valor de combustivel nao é exatamente linear ao valor do map, pois tem uma modificacao que entre que é o barometro.

                            no seu exemplo, quarteto, indo pro nivel do mar, precisou de mais combustivel pois ao nivel do mar o ar é mais denso. na verdade, o manometro de pressao de turbo mostra a pressao diferencial entre o ambiente e a pressurizacao. mas o map nao, ele mostra a pressao absoluta, do vacuo do espaco com comparacao com o coletor. no map vc conseguiria ver a diferenca de pressao que chegou no motor ao nivel do mar em comparacao com bsb. porem, tudo o que eu to querendo dizer é que se o map percebe isso por ser um sensor absoluto, basta vc fazer a correcao diretamente no mapa de injecao, nao precisaria de uma correcao externa entende? essa maior quantidade de ar ja seria corrigida e a mistura nao ficaria pobre... voltando pra bsb, ele continuaria regulado, pois o map lendo menos pressao no coletor de admissao, a injecao poe menos combustivel...

                            ali?s, lost, eu echo que é por isso que tem correcao barom?trica. o problema nao é só pressao, é porcentagem de oxigenio presente no ar também.

                            agora sim… isso deve ser mesmo. mas pecebe que é alguma falta de linearidade? no caso seria entre pressao e quantidade de oxigenio. o que significaria que tirando 10% da pressao, vc perde mais que 10% de oxigenio, certo? entao precisa corrigir pela pressao atmosferica... mas mesmo isso pode ser corrigido no mapa de injecao... mas tudo bem, eu coloquei barometro na no modulo usando o esquema de armazenar quando liga, assim usa 1 sensor só por enquanto... vamos ver se isso vai ser escencial...

                            ricardo, é só ver um exemplo da megasquirt da configuracao dessa correcao pelo barometro... se na verdade existe uma perda de potencia acentuada, nao linear com o map conforme maior a altitude...

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
                              L Offline
                              Lost
                              escreveu em última edição por
                              #522

                              vixi, esquece quarteto, vc falou certo, eu que li errado… mas nao importa, tamo falando a mesma coisa...

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #523

                                :p

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
                                  O Offline
                                  overspeed
                                  escreveu em última edição por
                                  #524

                                  vou dar um toque, pega um desses dino2003 simula um motor qualquer… depois observa a pressão no coletor de admissão(table - int man :p

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
                                    L Offline
                                    Lost
                                    escreveu em última edição por
                                    #525

                                    vou dar um toque, pega um desses dino2003 simula um motor qualquer… depois observa a pressão no coletor de admissão(table - int man  :p

                                    [snapback]596522[/snapback]

                                    q q rola? traduz ae pa nois

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
                                      O Offline
                                      overspeed
                                      escreveu em última edição por
                                      #526

                                      po a pressão no coletor varia com a rotação oras bolas :p

                                      só no mundo perfeito é que com a borboleta toda aberta vc tem a pressão atmosf?rica na admissão :^^:

                                      baiax aí e simula pra vc ver…? nitido o efeito :ham:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
                                        L Offline
                                        Lost
                                        escreveu em última edição por
                                        #527

                                        eu sei over, ao inves de simular, eu ligo o modulo no carro e vejo isso real em tempo real.

                                        o que eu tava falando eh que nao importa, se vc tem uma tabela de correcao por map x rpm, vc ajusta isso sem precisar dum barometro. naquele momento que a pressao atmosferica chegar no coletor, gerando a maior potencia possivel, o map vai ler isso e só pelo map é possivel colocar a quantidade de combustivel necessaria…

                                        tendeu? eu sei que nao chega toda a pressao atmosferica no coletor todo tempo, toda a admissao tem restricao a fluxo, a propria borboleta e tal, mas sendo o map um sensor absoluto, o que chegar ele vai ler, tendeu? ai ficaria a correcao pelo barometro realmente pela proporcao de oxigenio existente em 1000mbar nao ser exatamente 10% maior do que a existente em 900mbar (bsb). ai sim precisa de uma correcao pelo barometro. pq se nao for assim, esses 10% vao ser ajustados pelo map e pronto.

                                        tendeu? falem alguma coisa ae por favor...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • L Offline
                                          L Offline
                                          Lost
                                          escreveu em última edição por
                                          #528

                                          alow?

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários