Ajuda com carta de comando
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puxa tem todos os dados que vc precisa… o de cima é seat to seat, o de baixo é com 0,050
seat to seat é um 268 x 260 (tá escrito)
do lado esquerdo estão o qto abre antes do pms (em cima) e qdo fecha depois do pmi (em baixo), do lado direito a mesma coisa pro escape
se vc soma 180 aos dados de admissão ou escape vc tem a perman?ncia do comando.
o overlap tá lá marcado direto tbm na carta
lift idem:
lift = 0,441 (de polegada) x 0,254 = 11,20mm admissão
lift = 0,448 (de polegada) x 0,254 = 11,38mm escape
pode fazer a mesma coisa pra 0,050
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cara até onde eu sei, o levante desse comando eh diferente na adm, e no scap.
.441 na adm e .448 no scap, isso em polegadas, tem q converter em mm… no parquimetro da pra perceber q tem mesmo uma diferença pequena no tamanho dos cames...
quanto a ser parecido sei não heim esse meu eh assimetrico com 268? na adm e 260? no scap, o seu (c for esse da assinatura) eh so 276? bem maior q o meu...
queria entender melhor essa carta pra saber tb como regular a polia... e enquadrar ele certo...
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puxa tem todos os dados que vc precisa… o de cima é seat to seat, o de baixo é com 0,050
seat to seat é um 268 x 260 (tá escrito)
do lado esquerdo estão o qto abre antes do pms (em cima) e qdo fecha depois do pmi (em baixo), do lado direito a mesma coisa pro escape
se vc soma 180 aos dados de admissão ou escape vc tem a perman?ncia do comando.
o overlap tá lá marcado direto tbm na carta
lift idem:
lift = 0,441 (de polegada) x 0,254 = 11,20mm admissão
lift = 0,448 (de polegada) x 0,254 = 11,38mm escape
pode fazer a mesma coisa pra 0,050
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valew cara, mas então eh q eu sou meio burro
tem como me explicar melhor como q eu vou enquadrar esse comando com base nesses dadosó e o q muda com o 0,050 ?
a regulagem de folga tb me parece meio pequena… 0,20 a 0,25 na adm e no scap...
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quanto a ser parecido sei não heim esse meu eh assimetrico com 268? na adm e 260? no scap, o seu (c for esse da assinatura) eh so 276? bem maior q o meu…
queria entender melhor essa carta pra saber tb como regular a polia... e enquadrar ele certo...
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esse meu da assinatura é um da spa hidr?ukico q tá vendendo… o q tá usando é um crower 7013 com 11,7mm de levante
valew cara, mas então eh q eu sou meio burro
tem como me explicar melhor como q eu vou enquadrar esse comando com base nesses dadosó e o q muda com o 0,050 ?
a regulagem de folga tb me parece meio pequena… 0,20 a 0,25 na adm e no scap...
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20 a 25 é a folga original do ap recomendada pela vw
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já usei um comando desses.
mesmo tendo mais duração de admissão que de escape, é um comando muito bom em alta. girava 8.000 rpm facil no 1.9 e parecia que o comando não acabava nunca….hehehee......
use a folga que o fabricante recomenda.............sempre
na adm. use o limite minimo de folga e no esc. o limite maximo ou até 0,05mm a mais............... mas teste pra ver.
e pra enquadrar, infelizmente só levando pra quem sabe trabalhar com um disco de grau pra deixar como a fabrica manda. e acredite: essa sempre (ou 99% das vezes) é a melhor opção.............
abraço.
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esse meu da assinatura é um da spa hidr?ukico q tá vendendo… o q tá usando é um crower 7013 com 11,7mm de levante
20 a 25 é a folga original do ap recomendada pela vw
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ahn me cafundi esse 7013 ja vi falarem bastante aqui no forum, mas num lembro as specs dele…
quanto a folga 20 a 25 eh o normal pra adm, mas ele pede o mesmo pro scap, q a vw pede mais c não me engao eh 35 a 45. por isso estranhei.
tenho medo de enforcar as valvulas de scap quando tiver quente com uma folga pequena... mas c o fabricante fala q eh pra usar...
já usei um comando desses.
mesmo tendo mais duração de admissão que de escape, é um comando muito bom em alta. girava 8.000 rpm facil no 1.9 e parecia que o comando não acabava nunca….hehehee......
use a folga que o fabricante recomenda.............sempre
na adm. use o limite minimo de folga e no esc. o limite maximo ou até 0,05mm a mais............... mas teste pra ver.
e pra enquadrar, infelizmente só levando pra quem sabe trabalhar com um disco de grau pra deixar como a fabrica manda. e acredite: essa sempre (ou 99% das vezes) é a melhor opção.............
abraço.
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cara quero ver o potencial desse comando, na verdade eh o primeiro comando importado q uso
então quanto a enquadrar tem os metodos caseiros a carol sabe um bom, mas eu não aprendi ainda
o q eu quero eh saber quanto q precisa pra começar, mesmo sem disco de grau, e ai depois puxo na polia até o certo… mas queria saber como le isso na carta...
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as polias servem pra dar uma reguladinha acho q até uns 3 a 4 graus chega, mas pra enquadrar tem q saber fazer… ai puxa o grau certo na polia...
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e aquelas polias regul?veis graduadas, não funcionam não?
ali?s, alguém sabe me dizer onde vende aquilo? tá precisando comprar uma.
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venden na spa ricardo, modelo snme 013
quanto a funcionar, pelo menos a minha, ao montar no comando original e deixando ela no zero o comando ficou zerado. ou seja, ta exata, e dai dá pra usar o valor informado pra avan?ar e atrazar, assim que sobrar grana vou comprar un disco de grau ai quero ver si atrazando por ej 2 graus marcados na polia são realmente 2 graus no enquadramento.
alhn, un metodo que sei, pra zerar comando é o seguinte, coloca o primeiro pistão no ponto morto superior verifica si ta marcando ot no volante, acerta o eixo secundario e ai vc gira o comando até q as valvulas do quarto cilindro fiquem em balanão, ou seja as duas fechadas e pra ter certeza que ta certinho pode se usar un relogio comparador pra medir o levantamento de cada tucho ou até mesmo un paquimetro, medindo do cabeçote até a borda do tucho, pois un pouquinho avan?ado ou atrazado a olho né é dificil ver. apos verificado isso é só colocar a correio, no teu caso q ja vai estar montado e vai tá acertando a polia, apertar os parafusos da mesma.
pelo que lembro é isso, vamos esperar a carol passar pra confirmar.
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e aquelas polias regul?veis graduadas, não funcionam não?
ali?s, alguém sabe me dizer onde vende aquilo? tá precisando comprar uma.
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não são em todos os comando que o centro da polia representam o 0?, pior ainda se o motor tiver cabeçote/bloco rebaixado ou até mesmo com uma junta de cabeçote diferente.
vc tem q zerar o comando em relação ao vb e só ai partir p/ o enquadramento recomendado pelo fabricante. a erson tem uma tabela mostrando q alguns comandos deles trabalham (por ex.) @ -1?, outros trabalham a 0? e tal.
e ainda assim tem que busque seu próprio enquadramento tentando modificar alguma característica do motor da forma q melhor lhe agrade.
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oi carol td bem? vc tava meio sumida…
então quanto a isso ja sabia, c basear pela marquinha da polia eu não faão mesmo
queria saber como vc faz aquele esquema de parquimetro e regua... pra achar o enquadramento, e ai sim partir pro enquadramento correto do comando...
outra coisa na carta q eu tenho (foto la em cima) fala qual eh o enquadramento certo pro meu?
valew
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tá tudo confuso aqui: vamos tentar esclarecer…....
primeiro: na segunda foto, tá dizendo que com 0,50? de levante ( 1,27mm) a valvula de escape está fechada e zerada (em 0 grau mesmo) então, vc tem que colocar o 1? cilindro em pms, colocar o relógio comparador pra verificar o exato fechamento da valv. esc. e ver quantos graus o disco está marcando.
neste comando tem que ser zero, mas o fabricante poderia determinar qualquer graduação que funcionasse melhor........por isso dizemos que na maioria dos casos o enquadramento de fabrica é o melhor, pois eles já testaram de quase todos os jeitos e etc....
depois vc dá uma volta no motor e vê se a admissão tá abrindo realmente com 4? antes do pms como tá marcado também na carta desse comando. se tiver, ?timo
o ideal é fazer a medição nos 4 cilindros, mas num comando do nipe de um crower, erson, engle ou schrik acho desnecessário.....heheheee.......
num comando nacional, eixo bruto da vida, copia, etc.....tem que medir e com as diferenças que com certeza (infelizmente) vc vai achar, é melhor ir compensando e tentando equalizar tudo pelas folgas de valvulas. aperta aqui, solta dal?.......mas tudo dentro do limite dado pelos fabricantes.
? um trabalho do caramba, que quase ninguém faz. a maioria pq não sabe e quem sabe só faz pra clientes exclusivos ou carros de competição sórios, pq se vc cobrar o que vale um servião desses, o playboy ainda vai te chamar de ladr?o..........
lembrando que em ap e demais motores sohc dá pra fazer uns esquemas:caseiros como já citaram e etc......
mas é aquela: vc consegue montar centralizado mas nunca vai conseguir deixar zerado (que é como eu chamo o enquadramento original de fabrica) principalmente com cabeçotes que já foram rebaixados e etc.....
depois é aquela sequencia de anda-testa-atrasa-testa-anda-adianta-testa pra ver como o carro se comporta melhor.......mas dificilment vc acha aquele ponto exato.......principalmente sem um dino ou a carta do comando e etc...... pros nossos apzinhos d vida vai bem andando e testando..........mas tenta isso num motor com 2 comandos que a brincadeira ja fica diferente um pouco............
finalizando: essas polias de virabrequim graduadas se forem exatas mesmo dá até pra se usar, mas acho dificeis de se ler...........e as da spa do comando são o seguinte:
vc zera o comando enquadrando como a fabrica manda ou até em 0? mesmo, e os furos até 3 são a quantidade de avanço ou retardo a partir do ponto inicial (zerado) e se forem bem precisos, as vezes dá pra tentar colocor no enquadramento de fabrica.......considerando um cabeçote original e comando confiavel .........maaaaassssssssssss......................
bom........acho que mais compliquei que ajudei, mas qualquer duvida.........tamo aí
abraço.
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ai thiago valew, ja ajudo a ler mais um pouco da carta dele…
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ai thiago valew, ja ajudo a ler mais um pouco da carta dele…
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adriano, esse método q o thiago citou é o mais preciso de todos. o único mal é que nem sempre da pra fzr com o motor montado no carro.
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adriano, esse método q o thiago citou é o mais preciso de todos. o único mal é que nem sempre da pra fzr com o motor montado no carro.
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bem lembrado…....
esse procedimento se faz geralmente com o motor fora do carro, preso em um bom cavalete e com muuuuita paciencia de quem tá fazendo.....heheheee.........
coisa chata mesmo............
abraços.
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então thiago vc não sabe um metodo caseiro ? pra me passar? ai eu so ajusto o inicio, e depois fico no anda para muda, testa, muda….