ponto em motores ap
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caros amigos do pp
preciso da ajuda de vc s…
como funciona o ponto dos ap s sendo o mesmo carburado? ? conheão de ponto em motores injetados... mas confesso que sou uma negação em carburador e ponto nos mesmos
como funciona esse lance de travar o distribuidor? como se faz/desfaz isso? se alguma alma caridosa puder ilustrar para mim agrade?o.
como fazer nos turbinados o ponto avan?ar sem perigo, e ter que travar o distribuidor como a vejo a maioria fazer(sei que não é o certo, mas vejo muitos fazerem isso).
e quanto de ponto(inicial e final) vc s usariam em um apirado a gasolina somente com 4x1
e quanto de ponto usariam, inicial e final(tanto com o distribuidor travado e destravado) no mesmo motor (ap) só que turbinado a alcool(pistão de alcool).
sei que isso vai variar de motor para motor, e que depende também da aliemtação, mas essas perguntas é realmente para eu ter uma idea
me ajudem... isso é uma duvida enorme em minha cabeça
agradeão desde já a todos
abraços
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vc ja teve contato com um distribuidor? chegou a desmontar ou ver algum desmontado?
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naum tenho.
pior q mechi num distribuidor (do alex1600) 3? feira e não tirei fotos
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nossa sem fotos fica mt dificil pra explicar, pq vai ter q mexer nos batentes dele, e pra explicar sem fotos eh froid… pior q eu desmontei o meu distribuidor todo, e esqueci de tirar fotos, seria mt facil pra explicar....
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nossa sem fotos fica mt dificil pra explicar, pq vai ter q mexer nos batentes dele, e pra explicar sem fotos eh froid… pior q eu desmontei o meu distribuidor todo, e esqueci de tirar fotos, seria mt facil pra explicar....
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po…
mas tenta explicar mesmo assim sem fotos... derrepente já ajuda
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tenho esta foto ai, não entendo nada de carburador e distribuidor mecanico como este ai, só manjo un pouco de ie.
si vc reparar ali tem 2 batentes, 2 chapinhas en po nos canto do distribuidor q limitan o curso dos dedos que tem no meio, vc entortanto eles pra dentro vc limita o curso fazendo o ponto avan?ar menos, isso seria pra limitar o ponto final, o ponto inicial vc regula como nos injetados soltando o parafuso 13mm e girando ele com uma pistola de ponto até alcançar o ponto desejado.
preparadores de verdade costuman trocar as molas do distribuidor seja por mais moles ou mais duras(depende da intenção) podendo assim modelar uma curva de ponto. por ej usando uma mola mais mole pelo que lembro o ponto vai subir mais de vagar variando assim en toda a faixa onde por ej vc pode colocar 18graus de ponto inicial a 1000rpm e ter 28graus a 7000rpm tendo uma variação conforme o giro sobe e não subindo tudo logo de baixa e se mantendo o mesmo valor en alta.
uma duvida que queria q o pessoal ai me tira-se, é , si tem como ajustar o distribuidor fora, pra não precisar entortar os batentes, montar, testar, abrir e refazer tudo denovo até atingir o ponto desejado, tem como fazer isso fora? medindo, ou sei lá como hehe.
ah, e desculpe os termos chapinha e dedos hehe, é q não sei o nome correto.
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então marcio fico mt melhor agora, so faltava uma foto do distribuidor de lado, mostrando a janela por onde c vai fazer a regula os batentes.
mas até onde sei marcio, mola mais mole, faz com q o ponto suba mais rapido, e mola mais dura faz com q ele suba mais progressivamente, mas isso eh complicado de c fazer…
pra regular ele fora, tem um esquema da carol... eh meio complicado de explicar, mas vou tentar...
o distribuidor tem uma volta completa então 360?. vc meio q tem q medir o quanto os dedos abrem, e com essa distrancia vc calcula quantos graus avançou, e ai pode limitar na medida q vc quer...
eu mesmo não cheguei a fazer assim ainda, mas provavelmente vou fazer da proxima vez q montar o carro...
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então marcio fico mt melhor agora, so faltava uma foto do distribuidor de lado, mostrando a janela por onde c vai fazer a regula os batentes.
mas até onde sei marcio, mola mais mole, faz com q o ponto suba mais rapido, e mola mais dura faz com q ele suba mais progressivamente, mas isso eh complicado de c fazer…
pra regular ele fora, tem um esquema da carol... eh meio complicado de explicar, mas vou tentar...
o distribuidor tem uma volta completa então 360?. vc meio q tem q medir o quanto os dedos abrem, e com essa distrancia vc calcula quantos graus avançou, e ai pode limitar na medida q vc quer...
eu mesmo não cheguei a fazer assim ainda, mas provavelmente vou fazer da proxima vez q montar o carro...
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então, quanto ao lance das molas, pode ser, não lembro, lá uma vez a carol falando sobre isso.
o lance ai de regular ele fora não entendi não, como seria o calculo pois o que os dedos mexen é pouca coisa certo, mm a mais ou a menos, como vou passar isso a graus?
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então marcio isso q falei q eh complicado de fazer…. acho mais facil fazer o seguinte...
pega um transferidor de plastico mesmo, aqueles de papelaria... e faz um furo bem no centro...
ai vc coloca ele em cima do distribuidor, e ve quantos mm mexeu os dedos... isso em graus, ja q vc vai ter uma medida la em cima... ai eh so vc somar o valor ao grau inicial e pronto...
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então marcio isso q falei q eh complicado de fazer…. acho mais facil fazer o seguinte...
pega um transferidor de plastico mesmo, aqueles de papelaria... e faz um furo bem no centro...
ai vc coloca ele em cima do distribuidor, e ve quantos mm mexeu os dedos... isso em graus, ja q vc vai ter uma medida la em cima... ai eh so vc somar o valor ao grau inicial e pronto...
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ai fica mais facil né. seria interesante alguem ai que manja bem do assunto(vc, carol etc.) fazer isso e tirar umas fotos.
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hunn
eu vi o topico e ja ia mandar vc perguntar pra carol
ela mexeu no meu, abriu, regulou, + eu mesmo nao intendi muito oq tava acontecendo hahah
eu sei que agora o ponto nao avan?ando muito, diminui o risco de quebra
e carol, brigadão + uma vez
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fiz um distribuidor de briga pra vc
mas ainda da pra deixar melhor depois q trocar a bomba de combustivel e fzrmos alguns testes qto a alimentação
ainda vou conseguir fotos e postar aqui pra ajudar o pessoal.
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o mecanismo de avanço é centrífugo (avan?a conforme o giro e originalmente para de avan?ar a +- 4500 rpm). só na marcha lenta é q funciona o avanço a vêcuo.
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o mecanismo de avanço é centrífugo (avan?a conforme o giro e originalmente para de avan?ar a +- 4500 rpm). só na marcha lenta é q funciona o avanço a vêcuo.
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nossa, sempre achei que o ponto avan?ava apenas devido ao vacuo e não a força centrifuga….
quer dizer então que, mesmo meu distribuidor estando com o avanço a vacuo desligado ele pode estar avan?ando?
eu to com 18 de inicial mas nem vi o avanço pq achei que ia estar travado