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(discusão)texaco helix 15w50 vs mobil 20w50 p/ tur

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Zungalele
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    #10

    segue a tabela comparativa entre os dois.

    o mobil 4t é pior.

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      Fahrell
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      #11

      esse óleo da comparacao não é o helix amarelo que estao falando aqui no topico… alias.. tá meio estranha essa tabela... veio de onde é o helix plus (nao amarelo) é 15w40 ou 10w40 se nao me engano e é semi-sintetico... o amarelo é que é 15w50 e é mineral somente... essa tabela aí tá misturando o helix e o helix plus

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        FUNtastic
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        #12

        exato

        o shell 15w50 é mineral

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        • R Offline
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          RS2
          escreveu em última edição por
          #13

          o melhor óleo é aquele que frio é o mais fino possível, para fluir com rapidez quando o motor é ligado e o que mantem a viscosidade correta quando aquecido. a viscosidade correta depende da temperatura de trabalho do óleo aquecido.

          abaixo uma opinião minha e do dalton quanto a utilização do m?bil 4t após 20 anos de testes:

          a utilização do m?bil 4t ela se justifica por ser um óleo cuja viscosidade a quente é elevada (50) o que possibilita alta temperatura de trabalho alem disso ele possui em sua formulação aditivação ep própria para engrenagens pois em motocicletas ele lubrifica também o câmbio. embora no motor não existam engrenagens a aditivação propicia uma manutenção de pel?cula lubrificante mesmo que venha a faltar pressão de óleo devido ao superaquecimento do mesmo (acima de 130 graus) o que garante a lubrificação. quanto a viscosidade a frio, embora ela não seja muito baixa (20w) não costuma apresentar dificuldades já que a temperatura média no nosso pa?s não é baixa. no caso onde existe temperatura ambiente no momento de partida muito baixa (- de 5 graus) recomendamos a utilização do m?bil 4t sint?tico (15w50) apto para temperaturas de 10 graus negativos no momento da partida.

          eu mesmo testei alguns óleos diferentes na minha rs2… participei a alguns anos de uma prova aqui em sp subida da montanha no pico do jaragu? e na ocasião eu estava com motul 6100 (100% sint?tico), quando cheguei no topo (acelerando 2:53 min) deu até dá do motor por causa do barulho dos tuchos descarregados e o marcador de temperatura do óleo (original do carro) estava nos 130?, em outra ocasião andei em interlagos (trackday) com m?bil 1 one synt?tic e foi a mesma barulheira, até que resolvó ouvir o que o dalton sempre me disse e coloquei m?bil 4t 20w50... sensacional, andei 4 voltas po embaixo e quando parei nos boxes pra ver se estava tudo certo a temperatura do óleo estava um pouco acima dos 130? e o motor perfeito, sem nenhum vestágio de tucho descarregado... depois disso ou eu uso o m?bil 4t ou o m?bil 4t racing sint?tico 15w50.

          abraços,

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          • F Offline
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            Fabio Lima
            escreveu em última edição por
            #14

            usava o helix super ( amarelo ), o gtx 4x ou um da br na epoca que era turbo. ainda uso até hj assim, compro o q esta mais barato ( desses tres ) e boa. todos api sl w50.

            1 Resposta Última resposta
            • Z Offline
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              Zungalele
              escreveu em última edição por
              #15

              quando eu fiz o curso de piloto eu dei vê??rias voltas com o meu carro usando o shell amarelo e o motor nunca reclamou de nada. vêrios outros carros de alunos do curso descarregavam os tuchos após algumas poucas voltas.

              peguei a informação no site da shell:

              shell helix super 15w50 api sl e acea a2

              óleo mineral com viscosidade premium, ou seja, igual a dos óleos sint?ticos graças é tecnologia exclusiva desenvolvida pela shell.

              sua viscosidade colabora para reduzir o desgaste do motor e garantir maior economia no uso de combustável. láder em vendas em mais de 100 pa?ses, tem f?rmula exclusiva com aditivos de tecnologia sint?tica, criteriosamente balanceados para garantir ao motor máxima proteção. além disso, o seu uso aumenta a efic?cia do catalisador, reduzindo a emissão de poluentes. com alto poder detergente, esse lubrificante mantém sua viscosidade mesmo em temperaturas extremas.

              ? o único óleo com formulação mineral que possui essas características no mercado brasileiro. é recomendado e aprovado pelos principais fabricantes de veículos nacionais e importados

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              • S Offline
                S Offline
                SemControle
                escreveu em última edição por
                #16

                nao sei, eu tive problema com o corsa, qnd usava o amarelinho da shell e nao fui o unico, nao sei se tivemos problema por ser carros fucados, mas meu caso nao foi o mais grave, teve o outro caso q chegou a dar quebra do comando pelo desgaste por falta de lubrificacao, o meu por girar mais de 7k rpms, apos uns 3 minutos mantendo de giro alto, qnd parava era feio o barulho dos tuchos, igualzinho carro diesel…..

                ta certo q f1 gm sofre muito com lubrificacao....acredito q sendo feita a troca de oleo e filtro sempre antes dos 5k possa ajudar e muito a nao aparecer problemas, ainda mais se tiver mistura correta, nao era o meu caso e cheguei a trocar oleo muitas vezes igual cafe com leite, tudo espumando....

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                • M Offline
                  M Offline
                  Mateus
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  ser?, que pelo fato do mobil, não ter aditivo contra fricção, para que a embreagem de motos, que é imersa em oleo…

                  isto não é prejudicial ao motor...

                  e o oleo de cambio, no motor do carro??? que tem o oleo mobil 20w50???

                  em lugares que a temperatura média é de 30 a 40? constantes, é bom utilizar o 20w ou 15w ou 0w ??

                  vlw...

                  ahhh queria saber também

                  para motor turbo gm...

                  ? melhor w50 ou w60???

                  ou original w40 para não descarregar tucho?

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    em lugares que a temperatura média é de 30 a 40? constantes, é bom utilizar o 20w ou 15w ou 0w ??

                    vlw…

                    para motor turbo gm...

                    ? melhor w50 ou w60???

                    ou original w40 para não descarregar tucho?

                    [snapback]613323[/snapback]

                    use a viscosidade especificada no manual..

                    turbo não tem nada a ver c descarregar tucho.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SemControle
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      use a viscosidade especificada no manual..

                      turbo não tem nada a ver c descarregar tucho.

                      [snapback]613330[/snapback]

                      mas a elevacao da temperatura nao vaz reduzir a viscosidade e cair a pressao com isso? se gm ja é complicado lubrificar a parte de cima com pressao ideal o q dira da pressao baixa

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        mas a elevacao da temperatura nao vaz reduzir a viscosidade e cair a pressao com isso?

                        meu carro tem relógio de temperatura do óleo no painel

                        não alterou em nada turbinado.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Mateus
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          o meu alterou, e bastante…

                          motor com 12:6:1 de taxa, e 0.8 de pressão de turbina...

                          muda pacas a temperatura viu :d

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SemControle
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            precisa ver onde o oleo esquenta, alem de afinar ele perde rapidamente suas caracteristicas….

                            mas o fato de esquentar tende a afinar e com isso cai a pressao no sistema

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fabio Lima
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              alem da taxa e da pressao, nos turbinados tem a turbina consumindo vazao de oleo e ainda jogando o oleo quentissimo de volta ao carter.

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                Rix
                                escreveu em última edição por
                                #24

                                eu não usaria um óleo acea a2 num motor turbo. usaria de a3 pra cima (já vi até a5…)

                                []s

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  Pix
                                  escreveu em última edição por
                                  #25

                                  eu não usaria um óleo acea a2 num motor turbo. usaria de a3 pra cima (já vi até a5…)

                                  []s

                                  [snapback]613607[/snapback]

                                  voce pode explicar as diferençasó tks

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
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                                    Tecnomax
                                    escreveu em última edição por
                                    #26

                                    acea a2 e a3 são espec europoias. golf g2 por exemplo pedia acea a3 no manual, acho que quem entrou anos atras aqui de a3 foi o castrol magnatec ( 10w40, ali?s na prática um óleo bem fino, só para aspirados mesmo). o que o magnatec promete o mobil 4 t já fazia.

                                    a api é americana.

                                    o rs2 está cert?ssimo. em carros onde a exig?ncia vai ser forte e prolongada,como competições ,o mobil 4 t segura muito bem as pontas. ali?s se não segurasse, nenhuma cg 125/150 chegaria a 2.000 kmn rodados hehehehe

                                    mobil 4 t é receita antiga e comprovada em competições de circuito.

                                    eu recomendaria ainda a adição de bissulfeto de molibid?nio (conhecido como molycote) ,ou se a grana estiver sobrando, um militec-zinho moderno.

                                    olha só o rs2 andando bem ( temporal no jaragu?,hein?) com tuchos hidraulicos ,sem precisar travar…

                                    outra receita é usar o 15w40 para caminhões turbo. usamos ipiranga brutus alta performance com excelentes resultados e a lata com 20 litros custa uns 120 reais na distribuidora. custo-benefício para ninguém botar defeito. esses óleos de caminhão é acea alto, não é api sm mas o acea e o c são muito altos.

                                    bom, anos andei de mobil 4 t , 7000 rpm em ultima marcha por muitos km in?meras vezes, foram de muita confian?a. só não uso hj porque as folgas de motor estão menores,e óleo mais fino a temperatura alta ganha-se uns pelinhos de cavalaria.

                                    sobre o óleo do motor a frio ser 5w 10 w ou 20 w ,em temperaturas medias perto de 30 graus, meu comentário segue o bom senso: o que é muito importante é sua bateria e seu motor de arranque estarem muito bons de modo a quando for dada a ignição, a rotação do motor antes da primeira explosão já dá uma boa pressão de óleo. poretanto, boas baterias e bem carregadas e motores de arranque apropriados e revisados.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fabio Lima
                                      escreveu em última edição por
                                      #27

                                      acea a2 e a3 são espec europoias. golf g2 por exemplo pedia acea a3 no manual, acho que quem entrou anos atras aqui de a3 foi o castrol magnatec ( 10w40, ali?s na prática um óleo bem fino, só para aspirados mesmo). o que o magnatec promete o mobil 4 t já fazia.

                                      a api é americana.

                                      o rs2 está cert?ssimo. em carros onde a exig?ncia vai ser forte e prolongada,como competições ,o mobil 4 t segura muito bem as pontas. ali?s se não segurasse, nenhuma cg 125/150 chegaria a 2.000 kmn rodados hehehehe

                                      mobil 4 t é receita antiga e comprovada em competições de circuito.

                                      eu recomendaria ainda a adição de bissulfeto de molibid?nio (conhecido como? molycote) ,ou se a grana estiver sobrando, um militec-zinho moderno.

                                      olha só o rs2 andando bem ( temporal no jaragu?,hein?) com tuchos hidraulicos ,sem precisar travar…

                                      outra receita é usar o 15w40 para caminhões turbo. usamos ipiranga brutus alta performance com excelentes resultados e a lata com 20 litros custa uns 120 reais na distribuidora. custo-benefício para ninguém botar defeito. esses óleos de caminh?o? é acea alto, não é api sm mas o acea e o c são muito altos.

                                      bom,? anosó andei de mobil 4 t , 7000 rpm em ultima marcha por muitos km in?meras vezes, foram de muita confian?a.? só não uso hj porque as folgas de motor estão menores,e óleo mais fino a temperatura alta ganha-se uns pelinhos de cavalaria.

                                      sobre o óleo do motor a frio ser 5w 10 w ou 20 w ,em temperaturas medias perto de 30 graus, meu comentário segue o bom senso:? o que é muito importante é sua bateria e seu motor de arranque estarem muito bons de modo a quando for dada a ignição, a rotação do motor antes da primeira explosão? já dá uma boa pressão de óleo. poretanto, boas baterias e bem carregadas e motores de arranque apropriados e revisados.[snapback]613684[/snapback]

                                      nos carburados isso é meio cabrero hem. motor bem regulado pega no estalo, é inevitavel funcionar alguns segundos sem pressao de oleo, ai no caso qm deve segurar a bronca pra nao acontecer contato bronzina com vira é o oleo q estava parado ali. uma vez ouvi dizer q o maior desgate no motor nao ocorre com ele funcionando, mas no momento da partida, qdo ele funciona sem pressao de oleo.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
                                        G Offline
                                        Garcia
                                        escreveu em última edição por
                                        #28

                                        outra receita é usar o 15w40 para caminhões turbo. usamos ipiranga brutus alta performance com excelentes resultados e a lata com 20 litros custa uns 120 reais na distribuidora. custo-benefício para ninguém botar defeito. esses óleos de caminh?o  é acea alto, não é api sm mas o acea e o c são muito altos.

                                        bom,  anos  andei de mobil 4 t , 7000 rpm em ultima marcha por muitos km in?meras vezes, foram de muita confian?a.  só não uso hj porque as folgas de motor estão menores,e óleo mais fino a temperatura alta ganha-se uns pelinhos de cavalaria.

                                        [snapback]613684[/snapback]

                                        esse óleo é muito bom, e, recomendo seja diesel ou não, turbo ou não…

                                        só um pequeno porém... os óleos para motores diesel tám um pouco mais de detergentes , o que acabam retirando algumas, por inteiro ou partes, das borras que acumulam nas galerias de óleo do motor.

                                        portanto, se vc que está lendo isso, só troca o óleo depois que passou a data de troca, não liga muito pra isso, é bom ficar um tanto quanto esperto ...

                                        palavras do meu mecânico e do frentista do posto em que levo o carro pra fazer a troca...

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          036ullivan
                                          escreveu em última edição por
                                          #29

                                          bom galera, sei que não tem a ver com o tópico mas aproveitando o mesmo, eu uso o óleo selenia vs-plus 20w50 desde que turbinei o carro 09/2006, vcs poderiam me dizer se este óleo é bom? (falei com o preparador do carro marcos da hg, ele me falou qeu o óleo não é ruim e como eu sempre faão a troca com 3000km e sempre troco o filtro, ele me falou que não h? problema algum)

                                          então neste caso, seria melhor eu trocar de óleo ou continuaria utilizando o selenia? :?

                                          abraços

                                          1 Resposta Última resposta

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