Aumentando taxa do gol 1.6 com pistão, passando de
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po fabio, nem dá pra comparar a scenic com um clio…
a scenic deve pesar uns 400 kg a mais
voltando ao tema, porque esse tópico me interessa muito
essa receita, taxa+comando+ alcool, num 1.6 power, dá pra se esperar o que em termos de potência? e quanto a alimentação, como fica?
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tb penso em algo assim pra saveiro…
pistão reto pra alcool mantendo 1.8, cabeçote 2.0 (nivel 1), comando 27x, e chip pra alcool...
vamos ver no q vai dar esse topic.
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então, voltar pra gasba não tem como, já me basta pagar 140 reais o tanque do civic vti, e da pra colocar quase 3 tanques do gol…
então alcool alem de mais octanas, melhor rendimento, o meu bolso agradece...
o lance do cabeçote é mais complexo, pq dai viria cabeçote e o pistão... já o pistão a minha idéia era só coloca-los para melhorar a taxa, e assim o alcool render de verdade, junto com um comando mais bravo, que pode ser 27x, por enquanto é indiferente se for 270, 272 e afins... isso será definido na hora de comprar o comando... antes tenho que resolver isso do pistão...
quanto vale ($$$) um cabeçote do 2.0 8v pra colocar no gol? e qual é o cabeçote, de qual carro???
alem diss, depois de colocar esse cabeçote teria que trocar o pistão, qual pistão??? e qual carro?
se não for trocar o abe?ote, qual pistão colocará?? de qual carro?
eu sei que o snic não é canh?o, e tá longe disso... mas os clio tem um motorzim bacana, ese 1.6 16v, se não me engano tem 112 ou 116hp... e sendo 16v, gira mais alto...
na cidade, um clio não tem a minima chance de andar comigo, a arrancada do gol é boa, e tem potencia em baixa... mas na pista, que eu rodo 99% do tempo, não rende... dai é bucha atrás de bucha desses clio e pug 206 1.6 16v...
quando eu tinha um corsa, não era tão feio, ele girava mais alto... alias, na cidade era morto, mas na pista, acima de 4 mil giros, ia bem até os 6200.
?
já o gol, em 2500 ele tem potencia facil, mas acima de 5400 ta querendo morrer...
valew
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bom…analisemos o oponente:
segundo dados de fabrica, o clio 1.6 16v hj tem 115cv @ 5750, chega a 192km/h.
tb segundo dados de fabrica, o gol g3 2.0 8v, com 112cv chega a 190 km/h.
portanto, esse 1.6 precisa chegar no minimo a 115cv pra bater o clio de final. o ap 1.6i, a alcool com 13 de taxa tinha 82,4cv, já o 1.6 mi tb com 13 de taxa tinha 99cv ( pelo que sei já com valvula 39mm na adm ), portanto já é esta bastante otimizadinho e ainda precisa de mais 15cv. acho q só no comando e mais taxa msm.
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pois eh o 1.6 eh mais facil pra achar pistão taxad?o… pode usaro o pistão do 1.6 flex q tem 13 de taxa, mais um bifinho de 1mm de cabeçote. creio q va para uns 14, 14,5 de taxa.
um comando 272, ia ficar mt legal.
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ahuaheuhae começo…
qual o custo de uma dessasó e as similares importadas tão na faixa de quanto?
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o que eu faria:
tenta achar um virabrequim do 1.8 e coloca pistões do 1.8 álcool, aproveita e faz um alivio desse vira, alivia volante (pega um de motor carburado 1.8, compare com o teu e alivie), cada preparador tem uma receita para o conjunto de vira+volante, equalize peso dos conjuntos de pistão+pino+biela.
embreagem use original.
cabeçote vê de 40x33 mesmo (original de 2.0), os 2.0 modernos tem válvula pouquinho menor que 40 e tem hastes mais finas, use o comando 270 (ou talvez um crane 272 hidr?ulico que é muito bom), faça um escape 4x1 com canos de 2 , acerte taxa pré ficar perto de 13, faça um bom chip e boa… deve tirar o que você precisa. uma borboleta de motor ap 2.0 ou maior cai bem (tenho uma pré vender).
admissão de ar com uma boa tomada de ar frio também cai bem.
se achar uma ignição boa, também cai bem... já usei uma msd 6al + bobina blaster 2 e ficou bacana. 6al+blaster ss fica melhor ainda.
velas ngk 7 ou talvez até 6, eletrodo simples com uma bela abertura...
se teu câmbio for um pv, fica rapidinho de sinal a sinal.
outra coisa... veja realmente se vale a pena fazer no álcool, o custo da preparação diminui e o acerto é mais fácil na gasolina.
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pois eh o 1.6 eh mais facil pra achar pistão taxad?o… pode usaro o pistão do 1.6 flex q tem 13 de taxa, mais um bifinho de 1mm de cabeçote. creio q va para uns 14, 14,5 de taxa.
um comando 272, ia ficar mt legal.
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o meu tem original 10 de taxa, usando o pistão do 1.6flex já levo isso pra 13??? o qu ejá seria uma boa, o alcool agradece, qual a real necessidade desse bifinho ??? 13 de taxa e um comandinho mais bravo, já não renderia o sulficiente ?ra deixar de ser manco??? entenda como manco, esse carro morre na rodovia em alta e não tem velocidade… pra chegar nos 180km/h é necessario uma looooooooonga reta... acima disso só em descidas... nunca passou dos 203km/h (painel), isso na bandeirantes e na descida (trecho jundia? - campinas).
o que eu faria:
tenta achar um virabrequim do 1.8 e coloca pistões do 1.8 álcool, aproveita e faz um alivio desse vira, alivia volante (pega um de motor carburado 1.8, compare com o teu e alivie), cada preparador tem uma receita para o conjunto de vira+volante, equalize peso dos conjuntos de pistão+pino+biela.
embreagem use original.
cabeçote vê de 40x33 mesmo (original de 2.0), os 2.0 modernos tem válvula pouquinho menor que 40 e tem hastes mais finas, use o comando 270 (ou talvez um crane 272 hidr?ulico que é muito bom), faça um escape 4x1 com canos de 2 , acerte taxa pré ficar perto de 13, faça um bom chip e boa… deve tirar o que você precisa. uma borboleta de motor ap 2.0 ou maior cai bem (tenho uma pré vender).
admissão de ar com uma boa tomada de ar frio também cai bem.
se achar uma ignição boa, também cai bem... já usei uma msd 6al + bobina blaster 2 e ficou bacana. 6al+blaster ss fica melhor ainda.
velas ngk 7 ou talvez até 6, eletrodo simples com uma bela abertura...
se teu câmbio for um pv, fica rapidinho de sinal a sinal.
outra coisa... veja realmente se vale a pena fazer no álcool, o custo da preparação diminui e o acerto é mais fácil na gasolina.
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isso seria uma preparação mais puxada… a idéia muito me agrada, mas acho que o bolso vai reclamar, até por ser um carro do dia-a-dia e rodar em média 6 mil km mês...
mas....
cabeçote do 2.0 taxado, pistão pra melhorar a taxa, comando bravo, como um 276, 280 ou coisa assim... mais acerto de ie no alcool... já da uma vida né...
ok amigos, vamos assim... por partes...
primeiro passo, to pensando de cara já achar o pistão, se for um aspiradinho leve, o pistão do 1.6flex ou do 1.8flex?
sem tirar nada do cabeçote 1.6 original e o comando 272?, alem do chip acertado no alcool... já da pra brincar???
outra coisa, meu carro é um lixo de pegar em manhãs frias, mesmo com a partida a frio, bem montada... uma vela diferente ajuda, ou nada a ver???
lembrando, meu carro é passado pro alcool... então elel é stock gasolina...
manual do meu manco na mão:
gol power 1.6 gasolina
potencia - 94cv
taxa 10,0:1
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o meu tem original 10 de taxa, usando o pistão do 1.6flex já levo isso pra 13??? o qu ejá seria uma boa, o alcool agradece, qual a real necessidade desse bifinho ??? 13 de taxa e um comandinho mais bravo, já não renderia o sulficiente ?ra deixar de ser manco??? entenda como manco, esse carro morre na rodovia em alta e não tem velocidade… pra chegar nos 180km/h é necessario uma looooooooonga reta... acima disso só em descidas... nunca passou dos 203km/h (painel), isso na bandeirantes e na descida (trecho jundia? - campinas).
isso seria uma preparação mais puxada... a idéia muito me agrada, mas acho que o bolso vai reclamar, até por ser um carro do dia-a-dia e rodar em média 6 mil km mês...
mas....
cabeçote do 2.0 taxado, pistão pra melhorar a taxa, comando bravo, como um 276, 280 ou coisa assim... mais acerto de ie no alcool... já da uma vida né...
ok amigos, vamos assim... por partes...
primeiro passo, to pensando de cara já achar o pistão, se for um aspiradinho leve, o pistão do 1.6flex ou do 1.8flex?
sem tirar nada do cabeçote 1.6 original e o comando 272?, alem do chip acertado no alcool… já da pra brincar???
outra coisa, meu carro é um lixo de pegar em manhãs frias, mesmo com a partida a frio, bem montada... uma vela diferente ajuda, ou nada a ver???
lembrando, meu carro é passado pro alcool... então elel é stock gasolina...
manual do meu manco na mão:
gol power 1.6 gasolina
potencia - 94cv
taxa 10,0:1
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o 1.8 flex tem 11 e nao 13 de taxa. não fosse teu bloco ter injetor de oleo, ia te recomendar os pistoes do 1.6 a alcool de 1994 pra baixo ( carburados ). fiz bater muito pino nos meus ( 1.8a ), nunca quebrou, ao passo que já vi desses, só q mi quebrarem com nao tanto abuso. mas no teu caso eles nao servem.
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adriano, tem certeza q o ap 1.6 flex usa 13 de taxa?
o 1.8 tenho certeza q sao 11 de taxa, já vi esse motor aberto, mas os 1.6, todo lugar q fala sobre ele, cita a taxa de compressao 10,0:1.
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mas são os 1.0 e agora os 1.4 né.
veja q nem o motor honda s2000 usa tanta taxa.
edit: falo isso pensando em gasosa neh… pelo fato de todos carros novos queimarem tb gasolina, mas, na balada q está, se queima-se sem maiores problemas gasolina com 12.6 de taxa, imagino q um motor só a alcool poderia funcionar muito bem com mais de 14 de taxa ( num carro original ).
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o meu vti tem 10,2:1 de taxa -b16a 160hp @ 7600, mas rende 167hp @ 8200 giros…
mas na tampa do tanque do meu carro ta lá escrito minimum 95octanas... dai já viu né, gasolina premium ou podium - 2,999 o litro. dái o bolso que vc não tem idéia.
já o s2000 usa um f22c q tem taxa de 11,5, isso na versão japonesa... na europa e estados unidos é mais manco, um pouco, e roda com 10,5:1... mas tb usa gasolina premium ou melhores...
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ahuaheuhae começo…
qual o custo de uma dessasó e as similares importadas tão na faixa de quanto?
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se ele tiver distribuidor :
cm racing plus para 1 bobina (até 7500 rpm num 4 cilindros) - r$ 490,00 + frete
360mj por centelha
sds
gustavo
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alem disso dohc - vtec é outro mundo…
mas isso da taxa... jogando uns 13 ja tá bom pro alcool... ja dava pra colocar um comandinho e ecu acertada...
onde isso para??? uns 115hpo
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vou repetir minha sugestão dada no tópico que foi fechado .
converta para alcool com bicos em torno de 35% a mais de vazão e avan?ando o ponto uns 6 graus . taxa de 15,5:1 e ignição cm racing . se tiver dinheiro sobrando , coloque um comandinho original .
taxa sem ignição mais forte vai matar o motor porque vai obrigar você a fechar as velas .
sds
gustavo
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então fabio, no manual da minha saveiro vem escrito que o 1.6 flex tem 13:1 de taxa, não sei c mudou, ou c os dados estão certo mesmo. so falo isso pq vi no meu manual… e certeza q essa taxa vem so de pistão...
mas são os 1.0 e agora os 1.4 né.
veja q nem o motor honda s2000 usa tanta taxa.
edit: falo isso pensando em gasosa neh… pelo fato de todos carros novos queimarem tb gasolina, mas, na balada q está, se queima-se sem maiores problemas gasolina com 12.6 de taxa, imagino q um motor só a alcool poderia funcionar muito bem com mais de 14 de taxa ( num carro original ).
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tb acho isso, foi por isso q falei pra tirar um bifinho do cabeçote tb…
se ele tiver distribuidor :
cm racing plus para 1 bobina (até 7500 rpm num 4 cilindros) - r$ 490,00 + frete
360mj por centelha
sds
gustavo
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até q não eh caro. pensei em coisa perto de 800 reais.
comeão a pensar em usar no meu gol um desses pra teste.
abraço
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vou repetir minha sugestão dada no tópico que foi fechado .
converta para alcool com bicos em torno de 35% a mais de vazão e avan?ando o ponto uns 6 graus . taxa de 15,5:1 e ignição cm racing . se tiver dinheiro sobrando , coloque um comandinho original .
taxa sem ignição mais forte vai matar o motor porque vai obrigar você a fechar as velas .
sds
gustavo
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ajudaria tb ver exatamente como ele vai chegar nessa taxa de 15,5… pistões alcool e rebaixamento de cabecote apenas é alguém já cubicou um conjunto desses pra saber exatamente qual pistão e quantos mm de rebaixo ?