Ponto final no alcool
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fala galera pp…
esses dias tava de bobeira brincando no excel e percebi o seguinte:
sendo o motor o ap;
sendo alcool de combustível;
determinando a taxa dinamica pela formula: txdin = ( pressão+1)*txestatica
não importa se o motor é turbo, taxado, destaxado, aspirado, etc... se vc usar a formula:
pontofinal + taxadinamica = 40
sempre vc vai ter um bom valor para o ponto final dentro dos padrões seguros :
com 8,5 de taxa e 1kg de turbo = 23°
com 8,5 de taxa e 1,2 kg de turbo = 21,5°
com 8,5 de taxa e 1,5kg de turbo = 19°
com 10 de taxa e 1kg de turbo = 20°
com 10 de taxa e 0,8kg de turbo = 22°
com 12,3 de taxa e 0,7kg de turbo = 19°
com 12,3 de taxa e 0,5kg de turbo = 22°
com 12,3 de taxa sem turbo = 28°
com 8,5 de taxa sem turbo = 32°
viajei ou será util essa formulinha?
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cara vc simplismente generalizou que o ponto final é 40º e a partir disso fez relação com taxa e preparação… simplismente nada a ver
cada motor, local onde acelera, combustível, taxa, curva de potência, pressão de turbo, material dos pistões é que vai determinar a curva de avanço... e sinceramente sem um puta laboratório fica inviável dizer o que é melhor ou pior... o que se consegue é dizer o que quebra e o que não quebra, e em cima do dinamometro dizer o que rende mais e o que não rende mais
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exemplo:
com 8,5 de taxa e 1,5kg de turbo = 19°
com 12,3 de taxa e 0,7kg de turbo = 19°
não preciso dizer que considerando mesma turbina, na primeira situação o ar estará bem mais aquecido e com isso necessitaria de menos avanço para não detonar, ou então no segundo caso com o ar mais frio poderia ser usado mais avanço se assim render mais.
em motores não existe lógica, fórmulas ou teorias… existe vc ir lá, fazer, medir e testar.
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cara vc simplismente generalizou que o ponto final é 40º e a partir disso fez relação com taxa e preparação… simplismente nada a ver
cada motor, local onde acelera, combustível, taxa, curva de potência, pressão de turbo, material dos pistões é que vai determinar a curva de avanço... e sinceramente sem um puta laboratório fica inviável dizer o que é melhor ou pior... o que se consegue é dizer o que quebra e o que não quebra, e em cima do dinamometro dizer o que rende mais e o que não rende mais
na verdade oque fiz foi listar os pontos mais comuns de diversos setups e tentar achar algo em comun entre eles.
o valor 40 no caso seria um dos componentes da equação de 1° grau tipo a+b=c, um valor que validaria a equação. e se vc pegar os pontos finais normalmente usados na maioria dos carros, pode ver que sempre dá um valor perto de 40.
lógico que isso seria uma base de onde começar, pois como vc mesmo disse, existem x maneiras de acertar um motor, dependendo da prioridade: consumo, potencia, durabilidade, etc…
postei isso pelo fato de haver achado interessante essa relação...
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exemplo:
com 8,5 de taxa e 1,5kg de turbo = 19°
com 12,3 de taxa e 0,7kg de turbo = 19°
não preciso dizer que considerando mesma turbina, na primeira situação o ar estará bem mais aquecido e com isso necessitaria de menos avanço para não detonar, ou então no segundo caso com o ar mais frio poderia ser usado mais avanço se assim render mais.
em motores não existe lógica, fórmulas ou teorias… existe vc ir lá, fazer, medir e testar.
eu discordo… em motores existem sim muita lógica, muitas formulas e muuuuitoas teorias todas válidas e aplicáveis... só que são tantas variáveis nas formulas e tanta coisa de teoria que se mistura que muita coisa acaba sendo mais viável na pratica...
qdo a bosch vai calibrar um motor do zero antes de começar a calibração ela já tem uma curva teórica de avanço que a montadora já simulou nos computadores e sabe que é mais ou menos o que deve ficar..o calibrador começa trabalhando em cima dela... adicionando ou tirando avanço de acordo com as metas do fabricante (egt, evitar detonação, evitar problemas por combustiveis nos limites de uso - com adição de mais ou menos alcool, etc)
apenas com curisidade... dependendo do formato da camara ou se for de ferro fundido por exemplo pode ser que com 12,3 de taxa num se possa usar nem mesmo 19°.
o que o skyper fez foi simplesmete levantar pontos interessantes, ou seja em vez de dar um tiro no escuro, pra motores com concepção semelhante ao que ele pesquisou (motores ap) ou seja side flow, diametro de cilindro perto dos 82 a 84mm, perfil do comando entr 235 e 255°, etc etc vc pode começar o acerto por volta de... no valor calculado alí
num serve obrigatoriamente a um fivetech, ecotec, endura, sevel....
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over, me diz quantos cvs e em qual rpm rende um ap com 8,5 de taxa e 1 bar numa apl525??????
isso é lógica a resposta pode ser várias, como vc disse, são muitas variáveis e acaba que a prática é que valida toda a teoria…
a teoria existe e auxilia, mas não vejo nada de lógico afirmar pode render 200cv mas depende do ponto, do enquadramento de comando, dutos do cabeçote, combustível, etc etc etc
lógico é 1+1 = 2 e em motores os resultados ficam longe de toda essa simplicidade
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over, me diz quantos cvs e em qual rpm rende um ap com 8,5 de taxa e 1 bar numa apl525??????
isso é lógica a resposta pode ser várias, como vc disse, são muitas variáveis e acaba que a prática é que valida toda a teoria…
a teoria existe e auxilia, mas não vejo nada de lógico afirmar pode render 200cv mas depende do ponto, do enquadramento de comando, dutos do cabeçote, combustível, etc etc etc
lógico é 1+1 = 2 e em motores os resultados ficam longe de toda essa simplicidade
menegotto,
me passa teu msn por mp, vc não tá recebendo mensagens
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over, me diz quantos cvs e em qual rpm rende um ap com 8,5 de taxa e 1 bar numa apl525??????
isso é lógica a resposta pode ser várias, como vc disse, são muitas variáveis e acaba que a prática é que valida toda a teoria…
a teoria existe e auxilia, mas não vejo nada de lógico afirmar pode render 200cv mas depende do ponto, do enquadramento de comando, dutos do cabeçote, combustível, etc etc etc
lógico é 1+1 = 2 e em motores os resultados ficam longe de toda essa simplicidade
qual cilindrada é o ap é qual comando utilizado é qual o afr ?…etc etc... se vc souber responder todas as perguntas necessárias vc consegue saber todas as respostas primárias...qto mais preciso vc for nas perguntas, mas preciso será nas respostas... 1,00010+1,0010001 = 2,0011001 a grosso modo 1+1=2 pra quem quer precisão 2 não serve...tem que ser 2,0011001 e pronto
ap2000 são 1.998cm³ ou seja : p = (999 cm³/1e6) x (5600/60) x 1634 = 152,35cv é quanto este motor renderia a gasolina com 100% de eficiência volumétrica a 5.600rpm, se vc tiver um turbo compressor que faça com que a pressão no coletor seja de 1bar (vamos dizer pra 1 atmosfera a mais) teremos o dobro de potência ou seja 304,7cv, isso imaginando um intercooler que mantenha temperatura a mesma ambiente de cerca de 25°c...só que eu num fui nada preciso nos calculos porque temos perdas na admissão, temos perdas no escape, o rendimento volumétrico não é 100%, ssumi que cada m³/s rende 1634 e isso não é algo fixo, depende do bsfc, ou seja eu só chitei valores a grosso modo pra facilitar as contas... uma fabrica sabe de todos (ou pelo menos todos os impactantes) para saber quanto rendera o motor antes mesmo de produzir... ou vc acha que por exemplo a vw fez o ea111 1.6 pra substituir o ea113 1.6 usados nos golf 1.6 pra tirar praticamente a mesma potência apenas no chute ?...não ela sabia de antemão qual seria a curva de torque (melhor em giros mais baixos no ea111) apesar de não dispor de variador do comprimento de admissão, bloco de aluminio, etc....
alias... sabendo muito menos a gente consegue estimar a potência de um motor com software simples... procura o dino2003 (só pra dar um exemplo) vc insere alguns dados (mesmo que nem tão precisos) e tira com uma boa precisão qual a potência que o motor terá...
na pratica...quanto rende um ap2000 com 1bar é não vejo muito mais que uns 260~270cv a menos que tenha modificações em comando, cabeçote, ou não tenha intercooler...a ordem de grandeza é sempre perto disso... e nem importa a turbina, a menos claro que vc não esteja falando em usar uma k03 ou uma gt3076r (apenas exemplo)
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over estamos falando a mesma coisa de maneiras diferentes…
resumindo meu ponto de vista: a teoria existe e funciona para estimar valores próximos, mas não como lei. o realmente adequado pra cada motor sai do laboratório, com testes e mais testes... nessa linha pegamos o avanço mesmo, tem softwares para determinar a curva de avanço ideal considerando comprimento da biela, formato da camara, tempo de queima da mistura, rotação e curva de torque/potência, mas o definitivo sai do laboratório. é essa a idéia que estou querendo expressar
e tb nem sempre o que vem de fábrica está 100% otimizado.