Ppreparando chevette tubarão de cima em baixo
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f?la meu povo
antes de mais nada, gostaria de dizer que lá todos os topicos aqui do pp sobre chevette…........
a vêtima é essa coisa amarela aí de um cliente...... 1973 modelo tubarão com motor 1.4l bloco azul.
carro pintado de amarelo, lataria alisada sem ma?anetas e com teto solar....... mas nem vem ao caso........... deixa pra lá...........
já tá com um plano tra?ado aqui, mas como chevette não é bem minha especialidade vim aqui saber mais aguns detalhes…....
seguinte:
- tá aqui o motor 1.4 original em bom estado mas todo retificado para 0,50......desde pistão (82,50mm) até virabrequim (0,50mm) e também tem um motor 1.6/s bloco cinza que foi comprado parado e teoricamente rajando
minha intenção ( e op$ão do cliente$$$) era de usar a parte de baixo 1.6 com o cabeçote do 1.4 pra fazer um motor destaxadão e socar pressão..... mas tem que ver que vai ser um carro de rua/drift/diversão de fim de semana, então queria ver os seguintes detalhes:
1-no esquema de rebaixar a gaiola do comando, se tira quantos milimetros sem comprometer muito a durabilidade do comando é e se for usar comando esportivo, também se rebaixa a gaiola ou não é qual comando legal pra turbo e quem fabrica é (durável) ???
2-polia regulável......quem ou como faz ???
3- junta de cabeçote: aguenta pressão mesmo, pinto ela de esmalte sintetico ou tem alguma de ferro que possa usar ???
4- é verdade que o bloco 1.4 não aceita o vira 1.6? olhei lá e axei beeem apertado.....não sei nem se retrabalhando por dentro caiba......mas é só pra saber mesmo.....hehehee......
5- eu pensei em usar o pistão deste 1.4 que já é 82,50mm.......mas ele vai ficar uns 4mm acima do bloco.........da? pensei em tornear e fazer logo um pistão reto, já que a primeira canaleta parece ter bastante material....... o que acham ???
6- ainda sobre pistões, sei que os de monza 1.8 são show pra aumentar a cilindrada e a taxa......mas aguentam pressão de turbo sória em cima ???
7- e a taxa de compressão......será que uns 7,0:1 nesse motor a alcool/turbo ficaria muito ruim na rua ??? e no consumo com uma 2e ???
8- distribuidor to com o kit original do chevette 1.6 1993 que tem uma caixinha min?scula de ignição. dá pra usar de boa numa bobina de gol mi ??? tá pensando em ponto tipo 18? inicial e 25? final pra 1,5bar de turbo...... e aí ???
9- vieram me falar por aqui que motor de chevette é muito facil de rajar.....mas nunca tinah ouvido isso........ e vou montar tudo no jeito além daquela trabalhada na bomba de óleo.......alguma recomendação mais ???
10 - a volante desse motor é um monstro.....tá pensando em tirar material tanto da frente como de tr?s dela. algum problema ???
11- ventoinha: se for por eletrica, qual uso no radiador original??? e pra trocar tudo, coloco qual conjunto de radiador/ventoinha eletrica mais moderno ???
12- o kit turbo provavelmente vai ser da turbo anhanguera com uma apl mesmo. penso em algo como eixo 49,5mm (.48) e rotor 46,4mm (.42)
13- embreagem de ceramica com disco com molas ajudaria a diminuir os trancos no card?/diferencial ???
14- sobre diferencial ainda: qual relação do chevette 1.4 e a do automatico é quantos dentes tem a do automatico pra eu procurar no ferro velho ??? qual o nivel de durabilidade desse diferencial original do tubarão 1.4 ?
15- qual a relação de marchas e durabilidade da caixa original 4 marchas ???
16- alguém já viu aliviar o cardá original ???? tira quantos milimetros ???
17- qual blocante não soldado usar? qual preão ????
18- dá muito trabalho colocar a caixa do omega ou do opala 4 cilindros ???
19- freios: o que dá pra melhorar usando linha original mesmo ???
20- suspensão: o que fazer pra um carro que vai andar na rua, fazer curvas e arrancar forte, heheheee ??????
? isso galera..........desculpem o livro mas é que queria economizar um tempo aqui na montagem do chevvas.......heheheee...........
toda ajuda é bem vinda............
abraços
thiago goiano.
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mais em obs
gt vou tentar ajudar vc pois gm não e minha pria nao massss…..
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não recomendo rebaixar a gaiola, até pq é mais facil pra retifica rebaixar a parte de cima do cabeçote, mas é aquilo ou vc rebaixa de 1 é 2 mm a parte de cima do cabeçote ou faz um comando com 1 ou 2 mm a mais do q o original, q é de 5,5 mm
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tem quem venda essa polia, é muito dificil de encontr?-la, mas dependendo do objetivo digo q pode ser tornar uma perfumaria
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tem uma junta de s10 2.2 q é de ferro q vc pode usar, no máximo cortar um pedacinho onde tem os dutos, mas é quase plug and play, não sei qual é o modelo de junta, no meu to usando junta original mesmo, e ta indo de boa com 2 kg de pressão
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não sei te informar, de qualquer forma pra turbo vai de eixo std e recomendo o 1.6 sim
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procura pistão de ap q cabe ali, eu uso iapel forjado de ap com 82 mm de medida, de ap 1.8 com altura do pino deslocada, o bom do pistão de ap é q ele é bem resistente e vai destaxar bem mais
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não tem experiencia, mas sobre feedback dizem q não aguenta tanto não
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não sei ao certo, sempre estimei uns 7 km/l no alcool com taxa bem baixa usando 3e, mas ao certo mesmo nunca medi
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ponto nao tenho idéia, mas uso bobina de gol mi normalmente com pouquissimas alterações, feito pelo meu preparador
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o meu não rajah nada
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não fiz nada disso no meu, só fiz um assentamento pra embreagem de ceramica
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uso original tb, mas dizem q tem um esquema de ventoinha de tempra com radiador original etc
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to de apl240 ainda, mas no meu projeto tava prevendo uma .58 duplo fluxo com .50 na frio e eixos bem leves, mas não realizei nada disso
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sim, mas trepida na sa?da um pouco
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o autom?tico é o mais longo, o de 1.4 e de 1.6 são iguais, mas dizem q o de 1.4 aguenta mais porrada
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tenho isso numa planilha em casa, caixa de marcha, procura uma clark de 5 marchas, a de 4 marchas é absurdamente curta
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não sei
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não sei
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não sei ao certo, mas tem q ver como fica a questao da furação do chapou da caixa né, não confio muito nesse tipo de serviço
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discos ventilados, pinças novas, pastilhas novas, sistema de freio vargas do modelo mais novo com hidrovacuo, q nao tem no 1.4, e tb tem a opção de adaptar freio a disco traseiro no carro, fica bom, mas perde o freio de mão em alguns tipos de adaptação
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uso tag de pista, com molas com menos 3 elos, fica bem justinho na mão, bem mesmo, porém ta mais baixo do q acredito q vc vê querer, mas vê com essa config e molas mais altas, molas de carro a g?s q to usando
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meu 1 centavo
jah vi varios chevetts aki em bsb com o kit de freio nas quatro… o pessoal usa o conjunto completo dos vectras de segunda gera?ao... o eskema do freio de mao é so usar o conjunto completo do freio...
tem gente que usa a parte do cofre tb do vectra com algumas adapta?oes no cilindro mestre e hidrovacuo..
mas ai nao eske?a que é roda aro 14 ou 15 na frente se nao me engano... os discos sao grandes...
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saberia dizer o numero de dentes da coroa e pinhão deles, tch? ? ?
abraço.
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3,54 é a mesma relação do opala 4 cil
99% de chances de serem os mesmos nrs de dentes (pinhão e coroa)
esque?a os outros diferenciais…...........vc precisa desse 3,54 ou adaptar 1 de opala.
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3,54 é a mesma relação do opala 4 cil
99% de chances de serem os mesmos nrs de dentes (pinhão e coroa)
esque?a os outros diferenciais…...........vc precisa desse 3,54 ou adaptar 1 de opala.
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quantos dentes nesse 3,54:1 ????
e no do 1.6 ????
pq se não achar o do automatico, o do 1.6 é baratinho e já é melhor que nada, né ? ?
abraço.
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? muita pergunta, mas vamos lá, uma de cada vez rs
já que o pessoal começou por diferencial: já usei 4,10 e 3,90
pra arrancar o 4,10 é melhor pois a segunda fica perfeita para sair mas a 5 fica curta, já o 3,90 fica razoavel para sair de segunda e apesar da caixa nitidamente limitar a final no meu caso resolveu pois tenho um medinho de velocidades maiores que 220/230km/h.
o pinhão tem 10 dentes tanto no 3,90 como no 4,10 (coroa 39 e 41)
o diferencial é fraco, mas o carro é leve, dana é um pouco melhor mas tem somente 4,10 já 3,90 todos que vi são braseixos (pra mim quebrou pinhão no 4,10 e planet?ria no 3,90) estou usando com soldante a uns 60 dias mas uso o carro muito pouco (com um pouco de medo de quebrar ponta de eixo mas fazer o que rsrs)
aquele 3,54 do automatico procurei um monte e não achei
não são um grande entendedor de chevette sei somente as experiencias que fiz com o meu rs
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quanto a caixa e cardan:
a caixa nunca quebrei, mas começou a ficar dificil de trocar de marcha (do jeito rs) para baixar os tempos de 1/8 e 1/4
então abri e coloquei a carca?a e rolamentos da caixa do opala 4 (? plug and play) coloquei varios rolamentos novos e refiz algumas buchas, depois disso vieram vêrios ups e nunca tive problemas (sem falar dos coxins que cada vez que desmonto alguma coisa troco coxim do cardan e da caixa que vivem estourando)
cardan é o original, apenas mandei balancear nunca tive problemas mas tenho um leve medo sempre prometo colocar umas cintas mas até hoje a preguiça não deixou
abraço,
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quanto a caixa e cardan:
a caixa nunca quebrei, mas começou a ficar dificil de trocar de marcha (do jeito rs) para baixar os tempos de 1/8 e 1/4
então abri e coloquei a carca?a e rolamentos da caixa do opala 4 (? plug and play) coloquei varios rolamentos novos e refiz algumas buchas, depois disso vieram vêrios ups e nunca tive problemas (sem falar dos coxins que cada vez que desmonto alguma coisa troco coxim do cardan e da caixa que vivem estourando)
cardan é o original, apenas mandei balancear nunca tive problemas mas tenho um leve medo sempre prometo colocar umas cintas mas até hoje a preguiça não deixou
obs.: peguei uma carca?a de opala velha d+ que me deu alguns vazamentos de brinde, melhor escolher bem se for trocar
abraço,
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2-polia regulável…...quem ou como faz ???
a última vez que fui na www.orangeracing.com.br o vendedor tentou me empurar uma, não lembro se era r$100,00 ou r$150,00, mas pense bem se você realmente vai precisar.
10 - a volante desse motor é um monstro.....tá pensando em tirar material tanto da frente como de tr?s dela. algum problema ???
quando tirei fiquei com medo de ter tirado muito mas no próximo up pretendo tirar bem mais, tem um tópico no passado que falei as medidas e massa que tirei, ficou bom, se não encontrar posto novamente (os pontos vermelhos indicam onde tirei material, lembra de balancear hein rs):
11- ventoinha: se for por eletrica, qual uso no radiador original??? e pra trocar tudo, coloco qual conjunto de radiador/ventoinha eletrica mais moderno ???
não posso ajudar muito pois sempre usei a que vai na bomba de agua, mas elétrica deve ser bem melhor já que meu motor sempre trabalha muito frio (na temperatura da termost?tica que eu colocar).
13- embreagem de ceramica com disco com molas ajudaria a diminuir os trancos no card?/diferencial ???
tranco esta mais relacionado a como vc solta, mas com mola ela não trepida muito quando sai, no meu caso plato 980lbf e disco de 4 pastilhas com mola foram obrigatérios já que a original é bem fraca, ainda mais pra quem gosta de sair de segunda né rsrs
2e:
1? iria com o carburador que seu cliente puder encontrar em melhor estado, por que carburador em mau estado não combina com carro preparado, mas se puder vê de 3e de opala é muito mais condizente com a potência que este motor pretende atingir, vem muuito mais potencia e turbina extra cedo, apesar de ser meio pentelha pra baixa, o 2e é suce pra deixar liso e tem o 22/26 que engana bem, se eu puder ajudar com algo específico quando estiver regulando é só falar que ajudo com prazer rs nunca fiz média certa, mas um chute aproximado é 5km/l andando normal (média é bem mais po do que regulagem ou carro né rs)
3 econostato, agulha super, canetas plus e gicles quase originais rsrs->
obs.: fiz m*rda na última resposta se um administrador poder apagar o 1? post repetido agrade?o
abraço,
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f?la meu povo
antes de mais nada, gostaria de dizer que lá todos os topicos aqui do pp sobre chevette…........
a vêtima é essa coisa amarela aí de um cliente...... 1973 modelo tubarão com motor 1.4l bloco azul.
carro pintado de amarelo, lataria alisada sem ma?anetas e com teto solar....... mas nem vem ao caso........... deixa pra lá...........
já tá com um plano tra?ado aqui, mas como chevette não é bem minha especialidade vim aqui saber mais aguns detalhes…....
seguinte:
- tá aqui o motor 1.4 original em bom estado mas todo retificado para 0,50......desde pistão (82,50mm) até virabrequim (0,50mm) e também tem um motor 1.6/s bloco cinza que foi comprado parado e teoricamente rajando
minha intenção ( e op$ão do cliente$$$) era de usar a parte de baixo 1.6 com o cabeçote do 1.4 pra fazer um motor destaxadão e socar pressão..... mas tem que ver que vai ser um carro de rua/drift/diversão de fim de semana, então queria ver os seguintes detalhes:
1-no esquema de rebaixar a gaiola do comando, se tira quantos milimetros sem comprometer muito a durabilidade do comando ? e se for usar comando esportivo, também se rebaixa a gaiola ou não é qual comando legal pra turbo e quem fabrica é (durável) ???
2-polia regulável......quem ou como faz ???
3- junta de cabeçote: aguenta pressão mesmo, pinto ela de esmalte sintetico ou tem alguma de ferro que possa usar ???
4- é verdade que o bloco 1.4 não aceita o vira 1.6? olhei lá e axei beeem apertado.....não sei nem se retrabalhando por dentro caiba......mas é só pra saber mesmo.....hehehee......
5- eu pensei em usar o pistão deste 1.4 que já é 82,50mm.......mas ele vai ficar uns 4mm acima do bloco.........da? pensei em tornear e fazer logo um pistão reto, já que a primeira canaleta parece ter bastante material....... o que acham ???
6- ainda sobre pistões, sei que os de monza 1.8 são show pra aumentar a cilindrada e a taxa......mas aguentam pressão de turbo sória em cima ???
7- e a taxa de compressão......será que uns 7,0:1 nesse motor a alcool/turbo ficaria muito ruim na rua ??? e no consumo com uma 2e ???
8- distribuidor to com o kit original do chevette 1.6 1993 que tem uma caixinha min?scula de ignição. dá pra usar de boa numa bobina de gol mi ??? tá pensando em ponto tipo 18? inicial e 25? final pra 1,5bar de turbo...... e aí ???
9- vieram me falar por aqui que motor de chevette é muito facil de rajar.....mas nunca tinah ouvido isso........ e vou montar tudo no jeito além daquela trabalhada na bomba de óleo.......alguma recomendação mais ???
10 - a volante desse motor é um monstro.....tá pensando em tirar material tanto da frente como de tr?s dela. algum problema ???
11- ventoinha: se for por eletrica, qual uso no radiador original??? e pra trocar tudo, coloco qual conjunto de radiador/ventoinha eletrica mais moderno ???
12- o kit turbo provavelmente vai ser da turbo anhanguera com uma apl mesmo. penso em algo como eixo 49,5mm (.48) e rotor 46,4mm (.42)
13- embreagem de ceramica com disco com molas ajudaria a diminuir os trancos no card?/diferencial ???
14- sobre diferencial ainda: qual relação do chevette 1.4 e a do automatico é quantos dentes tem a do automatico pra eu procurar no ferro velho ??? qual o nivel de durabilidade desse diferencial original do tubarão 1.4 ?
15- qual a relação de marchas e durabilidade da caixa original 4 marchas ???
16- alguém já viu aliviar o cardá original ???? tira quantos milimetros ???
17- qual blocante não soldado usar? qual preão ????
18- dá muito trabalho colocar a caixa do omega ou do opala 4 cilindros ???
19- freios: o que dá pra melhorar usando linha original mesmo ???
20- suspensão: o que fazer pra um carro que vai andar na rua, fazer curvas e arrancar forte, heheheee ??????
? isso galera..........desculpem o livro mas é que queria economizar um tempo aqui na montagem do chevvas.......heheheee...........
toda ajuda é bem vinda............
abraços
thiago goiano.
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antes de tudo com relação ao diferencial é o que o pessoal já disse, essa relação do chevette autom?tico não se encontra… é uma raridade. mas se o chevette do seu cliente vai ser de rua acredito que um danna de chevette na relação 3:90 dá conta do recado, a menos que ele seja um corvo.
com relação aos pistões de monza, conheão carro que já andou com 2,2 kg, pistão original, e nunca incomodou.
freios dá para adaptar discos e pina?as dos astra 95, que são os mesmos dos ?mega gls, precisa de pouca adaptação.
esse esquema da caixa que o barata_cefet fez é muito bom e a caixa fica muito resistente.
na regis racing a polia regulável custa r$ 120.
esse negócio de falar que motor de chevette é muito fácil de rajar é coisa dos hereges que acham que é muito mais fácil botar logo um motor ap a trabalhar e acertar um motor de chevette.
mais tarde posto mais coisas.
um abraço
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thiagão..
estava pensando com os meus botões….
existe coletor pulsativo pra esse motor?
porque para uns 1.5bar nesse 1.6/1.7 uma .43/.58bi com eixo de 49.5mm e rotor um pouco maior que o da apl ficaria bomzinho de pegada em baixa e empurrando tranquilo..
ou se for apelar pra algo próximo de 2 kilos, eixo de 52.5mm e se pensar em rotor e compressor um pouco maiores não faria mal..
mas pelo perfil do rapaz que você me disse eu ficaria com a primeira opção, apenas optando pela .63 caso tenha que ser monofluxo.
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obrigado pela força galera
vamos lá:
pistão monza suloy…......r$ 330,00 com anéis........... vai ? ? ?
a caixa de marchas aqui é 4 marchas......acho que diferencial é dana 4,11:1.............. vai ? ?
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quanto a carca?a da caixa do opala, é a carca?a externa toda ????? detalhes, please.......
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já tá com uma admissão de chevette + 2e original a alcool......... vai ? ?
mais sugestáes são bem vindas
abraão
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? turbo? comece com o 2e e o cabecote do 1.4
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11- ventoinha: se for por eletrica, qual uso no radiador original??? e pra trocar tudo, coloco qual conjunto de radiador/ventoinha eletrica mais moderno ???
a do peugeot 206 funciona no radiador original.
19- freios: o que dá pra melhorar usando linha original mesmo ???
freios de kadett/monza ,mas tem que usar com um espa?ador para acertar a acomodação da roda já que o disco original do chevette ,visto de perfil, é mais largo que os do outros carros.
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q eu saiba o kbãote do 1.4 tem 20% a + de fluxo q o 1.6
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boa tentativa pisc?o…
mais na verdade eh que o cabecao dos 1.4 tem camara de combustao formato oval... parecida com os aps...
ja nos 1.6 em diante, para aumentar a taxa fizeram um formato de coracao, com cada banda abracando uma valvula... dai fica literalmente uma quina no meio da camara, perfeito pra detonação...
ps: vale lembrar que esse motor eh 100% de ferro...