Sonda x interfer?ncias
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como posso testar isso?? ?
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isso aqui ja ta parecendo novela mexicana
de madrugada mudei alguns aterramentos, entre eles, o do amplificador de faiscas. antes estava na bateria, e agora foi pro cabeçote. o terra do aquecimento da sonda tb estava na bateria e agora foi pra carroceria. o terra interno da sonda esta indo pro hal e tb pra outra parte do cabeçote.
andando com o carro (relando o acelerador) a leitura vem 970mv, e com pouco menos de meio pedal (vindo +- 0,5/0,7 bar) a leitura cai agora p/ 840mv. bem melhor q os 150mv de ontem hehehehe
ta dificil de achar cabo de microfone aqui por perto, e o pedaão q tenho não é mto grande - ja q dessa vez vou passar ele o mais longe possivel da parte de ignição.
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para testar fica dificil porque teria que testar com carga, para testar com carga acho que a forma mais fácil era puxando em cima do dino, porém acho que vc já ta no caminho certo achando o problema no terra..
você não tem nenhum radio no carro? se sim não tem interferencia em fm/am e/ou fica fazendo xiado?
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bom já vou me adiantar aqui antes de a carol responder, se vc tiver um radio ou melhor ainda se tiver um radio com modulo e tiver com ruido/xiadeira concerteza tá tendo fuga de corrente. em questão de som já vi muito carro com esse problema de ter amplificador de faisca e dar problema de ruido/xiado (fuga de corrente e/ou amplificador que polui o terra).
o cabo colocar ele blindado só vai adiantar se a interferencia estiver sendo captada no caminho da sonda até o hall para testar isso de maneira tabajara vc pode pegar papel aluminio, envolver o cabo e prender o aluminio na carroceria. assim vc vai estar blindando o cabo e aterrando essa blindagem.
fica ai meu 1cent.
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bom já vou me adiantar aqui antes de a carol responder, se vc tiver um radio ou melhor ainda se tiver um radio com modulo e tiver com ruido/xiadeira concerteza tá tendo fuga de corrente. em questão de som já vi muito carro com esse problema de ter amplificador de faisca e dar problema de ruido/xiado (fuga de corrente e/ou amplificador que polui o terra).
o cabo colocar ele blindado só vai adiantar se a interferencia estiver sendo captada no caminho da sonda até o hall para testar isso de maneira tabajara vc pode pegar papel aluminio, envolver o cabo e prender o aluminio na carroceria. assim vc vai estar blindando o cabo e aterrando essa blindagem.
fica ai meu 1cent.
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se estiver puxando o terra direto da sonda ateh onde esta medindo, qqr interferencia no terra do carro nao ira influenciar nessa medicao. a unica interferencia que terá será no fio.
a variacao de tensao entre positivo e negativo da alimentacao do hallmeter influencia sim na medicao apenas do hallmeter.
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se estiver puxando o terra direto da sonda ateh onde esta medindo, qqr interferencia no terra do carro nao ira influenciar nessa medicao. a unica interferencia que terá será no fio.
a variacao de tensao entre positivo e negativo da alimentacao do hallmeter influencia sim na medicao apenas do hallmeter.
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de qualquer maneira que você ligar o hall e a sonda vc vai ser obrigado a puxar o terra da lata do veiculo. e não se esque?a que a bateria e todos equipamentos eletronicos de um veiculo são aterrados na lata então acaba se tornando um unico terra se tiver algum equipamento no caminho fazendo ruido no terra isso vai influenciar em tudo.
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além de usar o cabo blindado (ou de microfone), é melhor mant?-lo o mais curto possível e tentar passar longe de fontes de interfer?ncia, especialmente de alta tensão como módulo amplificador de ignição, bobina, distribuidor, cabo de velas etc.
como a tensão gerada na sonda é muito baixa (menor que 1v), mesmo a resist?ncia baixa do cabo de cobre é suficiente para alterar o sinal se o comprimento for grande, especialmente se o multimetro utilizado for dos mais baratinhos.
da mesma forma fica fácil para fontes de interfer?ncia induzirem alguns mv no cabo, alterando bem a leitura. o cabo blindado (aterrado em um lado só) ajuda bastante nisso.
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de qualquer maneira que você ligar o hall e a sonda vc vai ser obrigado a puxar o terra da lata do veiculo. e não se esque?a que a bateria e todos equipamentos eletronicos de um veiculo são aterrados na lata então acaba se tornando um unico terra se tiver algum equipamento no caminho fazendo ruido no terra isso vai influenciar em tudo.
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? que qualquer tensao é medida entre um positivo e um negativo. no caso da sonda, o positivo eh o sinal da propria sonda, e o negativo é o negativo da sonda. se a ligacao do negativo da sonda e do hall forem juntas, proximo ao hall, dentro do carro, a tensao que circular? entre o fio do sinal do hall e o negativo dele proprio, será exatamente a tensao da sonda, pois a tensao passar? diretamente do negativo da sonda para o negativo do hall, passar? pelo circuito dentro do hall, e sair? pelo fio de sinal do hall. deve-se imaginar o circuito por onde a corrente passa.
com a ligacao do terra da sonda feita la na bateria, o circuito por onde o sinal passar? terá a lata do carro em comum com o resto, até chegar no negativo do hall. ligando o terra da sonda e hall juntos, isso nao acontece. o sinal passar? diretamente da sonda pro halll e nao concorrer? com o resto.
o fio nao é de microfone. mas em qualquer lugar que vc pedir um fio com 2 polos e malha, falarão ah, vc quer fio de microfone . falei assim pq as lojas chamam assim…
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o fio nao é de microfone. mas em qualquer lugar que vc pedir um fio com 2 polos e malha, falarão ah, vc quer fio de microfone . falei assim pq as lojas chamam assim…
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bem isso q aconteceu agora a pouco.
comprei mais do tal fio de microfone e tem dois polos dentro e uma malha por fora antes da capa emborrachada.
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alias, posso usar o polo q vai sobrar p/ passar (pro halmeter) o negativo q sai da sonda?
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alias, posso usar o polo q vai sobrar p/ passar (pro halmeter) o negativo q sai da sonda?
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não,
pq da? pode ocorrer interfer?ncias dentro da malha.
o que vc quer é blindar o sinal do positivo da sonda… pelo negativo pode vir interfer?ncias do sistema de ignição, etc...
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? que qualquer tensao é medida entre um positivo e um negativo. no caso da sonda, o positivo eh o sinal da propria sonda, e o negativo é o negativo da sonda. se a ligacao do negativo da sonda e do hall forem juntas, proximo ao hall, dentro do carro, a tensao que circular? entre o fio do sinal do hall e o negativo dele proprio, será exatamente a tensao da sonda, pois a tensao passar? diretamente do negativo da sonda para o negativo do hall, passar? pelo circuito dentro do hall, e sair? pelo fio de sinal do hall. deve-se imaginar o circuito por onde a corrente passa.
com a ligacao do terra da sonda feita la na bateria, o circuito por onde o sinal passar? terá a lata do carro em comum com o resto, até chegar no negativo do hall. ligando o terra da sonda e hall juntos, isso nao acontece. o sinal passar? diretamente da sonda pro halll e nao concorrer? com o resto.
o fio nao é de microfone. mas em qualquer lugar que vc pedir um fio com 2 polos e malha, falarão ah, vc quer fio de microfone . falei assim pq as lojas chamam assim…
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lost acho que estamos falando coisas diferentes. vc está falando que se a sonda estiver funcionando perfeitamente a ligação dever ser efetuada da maneira como vc falo, nisso eu concordo. agora o ponto que eu estou me referindo é que o amplificador de faisca pode estar poluindo o terra do carro e a sonda quando vai buscar o terra esta recebendo um ruido e passando esse ruido para a sua medição com isso não h? como ela funcionar perfeitamente pois vai estar sendo interferida no seu proprio funcionamento.
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não,
pq da? pode ocorrer interfer?ncias dentro da malha.
o que vc quer é blindar o sinal do positivo da sonda… pelo negativo pode vir interfer?ncias do sistema de ignição, etc...
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afff
certo, fiz um furinho pra passar o fio longe de tudo e até mesmo por fora do painel.
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então, ontem passei o cabo. inclusive foi por fora do painel pra não cruzar com nenhum fio. ainda não sai com o carro (ta mto aqui), só notei q a leitura do pirometro é q pirou hehehe mas isso depois eu vejo.
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então, ontem passei o cabo. inclusive foi por fora do painel pra não cruzar com nenhum fio. ainda não sai com o carro (ta mto aqui), só notei q a leitura do pirometro é q pirou hehehe mas isso depois eu vejo.
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ambos são sinais sujeitos a interfer?ncia pq usam tensão muuuito baixa…
e qnto ao frio, tem + q aproveitar
intercooler de pobre é acelerar no frio
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ambos são sinais sujeitos a interfer?ncia pq usam tensão muuuito baixa…
e qnto ao frio, tem + q aproveitar
intercooler de pobre é acelerar no frio
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putz, só falta agora a sonda de temp dar pitá
sem condições de sair nesse frio só pra testar hehehe
obs: néiz é simplis mais teim intercooli
obs2: to quase passando fita de auto-fusão no cabinho da sonda, no cabo q sai da bobina e tb nos cabos q saem do amplificador de fa?sca.
apelação staile .
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putz, só falta agora a sonda de temp dar pit?
sem condições de sair nesse frio só pra testar hehehe
obs: néiz é simplis mais teim intercooli
obs2: to quase passando fita de auto-fusão no cabinho da sonda, no cabo q sai da bobina e tb nos cabos q saem do amplificador de fa?sca.
apelação staile .
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borracha isola corrente elétrica, mas campo eletromagn?tico eu acho que não…
certeza que seu problema é interfer?ncia... vc aterra tudo no - da bateria?
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borracha isola corrente elétrica, mas campo eletromagn?tico eu acho que não…
certeza que seu problema é interfer?ncia... vc aterra tudo no - da bateria?
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então, era td aterrado na bateria sim, ai li alguns conselhos p/ diversificar os aterramentos, e assim o fiz.
o q isola eletromagnetismo? chumbo?
cm racing staile
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? algo sovi?tico (super-dimensionado), mas isola mesmo qto a fugas de corrente
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nossa.. nunca me preocupei com isso…
o fio que vem da sonda para o hallmeter tem 2 emendas (porém foram mto bem feitas, soldadas com estanho e isoladas com um espaguete térmico que comprime com o calor [para isolar] ) e passa perto de muitos fios, e um deles é de alimentação e passa perto de reles tbm…
para ter idéia, quando liga a seta, o hallmeter tbm fica piscando ahuahauhauhauhauhauha
mas funciona legalzinho... quando ocarro esquenta bem ele marca certinho ... ainda bem que o preparador não acerta o carro com ele...
pir?metro é mto melhor que hall?
qual instrumento de medição de relação de ar/comb. que podemos confiar?
obrigado.