T?mpera em engrenagens…
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se você temperar uma engrenagem de câmbio vai obrigatoriamente ter que precisar retificar ela (pq ela deforma), da? pode esquecer esses 60 conto da? de cima.
além do que, o problema de quebrar câmbio nao tem nada a ver com dureza superficial das engrenagens, mas sim com a resist?ncia do próprio material que foram feitas. ou seja, temperar elas nao vai adiantar nada nesse sentido de aumentar a resist?ncia estrutural do material. vai endurecer a casca , mas o miolo vai continuar mole.
e como o xu já falou, a original já tem tratamento superficial.
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se você temperar uma engrenagem de câmbio vai obrigatoriamente ter que precisar retificar ela (pq ela deforma), da? pode esquecer esses 60 conto da? de cima.
além do que, o problema de quebrar câmbio nao tem nada a ver com dureza superficial das engrenagens, mas sim com a resist?ncia do próprio material que foram feitas. ou seja, temperar elas nao vai adiantar nada nesse sentido de aumentar a resist?ncia estrutural do material. vai endurecer a casca , mas o miolo vai continuar mole.
e como o xu já falou, a original já tem tratamento superficial.
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pode-se temperar uma peça inteira se quiser, desde o miolo. o que vc ai está falando é sobre támpera superficial, ai sim é só a casca. porém, vc ter uma támpera superficial nesses casos é até preferável, pois a superf?cie mais dura evita que apareçam trincas e o miolo mais mole absorve melhor as porradas sem quebrar, técnica comum em engrenagens.
e as originais já possuem tratamento térmico, e não superficial.
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streit, como já disse alguém aqui, você é um vêio chato…
dá até pra ver a casca - camada mais escura do dente - olhando ele de lado...
sei nao, mas acho (veja bem, acho, ou seja, nao tenho certeza, pois nunca fui em nenhuma fábrica de câmbio) que engrenagem original é cementada, e nao temperada. digo isso pela apar?ncia dela.
e mesmo temperando peca inteira, o miolo fica mais mole, pois ele demora mais para esfriar.
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streit, como já disse alguém aqui, você é um vêio chato…
dá até pra ver a casca - camada mais escura do dente - olhando ele de lado...
sei nao, mas acho (veja bem, acho, ou seja, nao tenho certeza, pois nunca fui em nenhuma fábrica de câmbio) que engrenagem original é cementada, e nao temperada. digo isso pela apar?ncia dela.
e mesmo temperando peca inteira, o miolo fica mais mole, pois ele demora mais para esfriar.
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hahahahahahahaha
vóio chato é a primeira que ouão hein… chato até vê lá, agora velho não hein.
agora, quanto a tempera, o miolo de uma peça do tamanho de uma engrenagem pode muito bem ser resfriada rapidamente, de forma a manter a formação de martensita. tudo vai depender da razão entre volume/área da peça.
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streit … ao meu entender uma superficie mais dura evita desgastes ... porem torna a parte de cima do material mais fragil ... indo por essa logica .. favoreceria o aparecimento de trincas ... estou errado???
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uma superf?cie dura é menos suscetável a se deformar ou lascar se receber um golpe de certa força. e é exatamente nessas imperfeições geradas com o passar do tempo que se inicia a propagação de uma trinca e consequente quebra do componente. então, para uma operação normal, essa superf?cie dura não iniciar? as micro trincas que apareceriam numa superf?cie mais dátil.
o que pode acontecer, é o golpe ser realmente muito mais forte do que o estimado e quebrar a peça de uma vez, sem prévio aviso.
? por isso que se fabricam engrenagens com miolo dátil e superf?cie dura, tentando juntar o melhor de dois mundos.
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engrenagem de automovel é feita de aíos cromo/n?quel com pouco carbono(4320, 4120, 8620 ou similares) por:
a baixa quantidade de carbono dificulta a formação de martensita, por isso elas são todas cementadas (somente a superf?cie) tem mais carbono e depois temperadas (só endure?e a superf?cie novamente)
a casca superf?cial mais é dura para resistir melhor ao desgaste e é mais sucetável a trincas por isso o miolo tem que ser mais dáctil ( mole ) para impedir propagação de trincas
abraço,
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o interior dátil serve para absorver impactos, pois se toda a engrenagem fosse dura, ela simplesmente quebraria com os choques mecânicos.
quanto a propagação de trincas, elas vão propagar de qualquer forma, o importante é não começar. por isso que uma superf?cie dura e perfeitamente lisa ajuda nesse processo.
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eu já fiz, quando rolou de tentar adaptar a quinta ps na quinta do cambio de golf.
eu só não lembro o nome da empresa que eu mandei a peça, mas foi por aqui, na região de sp ou guarulhos.
obs: quebrei a engrenagem da mesma forma. mas não culpo a engrenagem porque ainda não sei o motivo de tantas quebras na quinta marcha.
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existem muitos tipos de tempera, e muitas variaveis que tem de ser monitoradas para se fazer uma boa támpera, como temperatura, tipo de resfriamente, tempo de resfriamento, etc…
acredito que as engrenagens originais já passaram por um processo de tempera, o que se pode fazer é passar a engrenagem por um tratamento químico para tentar endurecer mais a superf?cie, ou refazer a tempera na peça, modificando as características do material.