Honda civic é o carro que menos usa materiais tóxicos
-
sedã lidera ranking americano divulgado por ong
uma pesquisa realizada pela organização não-governamental the ecology center, dos estados unidos, aponta que o honda civic é o veículo vendido no mercado americano que utiliza a menor quantidade de materiais potencialmente nocivos à saúde. o sedã japonês se mostrou isento de pvc (policloreto de vinila) e retardantes de chamas à base de bromo, apresentando apenas pequena quantidade de metais pesados. completaram o pódio dos modelos menos tóxicos o toyota prius e o honda cr-z.
já o mitsubishi outlander amargou o último lugar da avaliação. foram encontradas quantidades elevadas de bromo e cromo no interior do crossover. também receberam notas baixas o chrysler 200 sc e o kia soul. na avaliação foram levados em consideração 11 itens de interior, como bancos, volante, painel e manopla do câmbio. o estudo envolveu 204 carros, fabricados em 2011 e 2012.
o estudo também aponta a tendência das grandes fabricantes de banir gradualmente a utilização de pvc nos interiores dos carros. dentre os modelos avaliados, 16,7% eram isentos de pvc, aumento de 2% em relação ao estudo anterior. o uso desse material é bastante contestado pelas organizações ambientais, pois seria de difícil reciclagem e também por conter substâncias com potencial cancerígeno em sua formulação.
os dez melhores:
1 – honda civic
2 – toyota prius
3 – honda cr-z
4 – nissan cube
5 – acura rdx
6 – acura zdx
7 – audi s5
8 – smart coupé
9 – toyota venza
10 – smart passionos dez piores
1 – mitsubishi outlander
2 – chrysler 200 sc
3 – kia soul
4 – nissan versa
5 – mazda cx-7
6 – hyundai accent
7 – chevrolet aveo5
8 – kia sportage
9 – volkswagen eos
10 – mini clubman so ranking completo pode ser visto no site healthystuff.org.