Kia justifica alta nos preços do sportage flex
-
marca ‘culpou' novo ipi e variação cambial por reajuste
a kia motors divulgou uma nota nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, para justificar a alta nos preços do sportage flex.
segundo a montadora, o reajuste não foi realizado por conta da chegada da tecnologia bicombustível ao suv, e sim devido à alta da alíquota do ipi e da variação cambial, “cujo dólar em meados de setembro era de r$ 1,55 e hoje está em torno de r$ 1,71”. o preço da versão de entrada do veículo teve um aumento de 7 mil reais, passou de 83.900 reais para 90.900 reais. além da possibilidade de rodar com etanol, o sportage ganhou alguns itens, como câmbio manual de seis marchas na opção de entrada, câmera de ré e faróis de leds nas configurações mais caras e rodas de liga leve de 18 polegadas em todas as versões.
a montadora afirmou ainda que “caso fosse aplicado o repasse integral da alta do ipi para motores flex de 2-litros, cuja alíquota passou de 13% para 43%, o repasse ao preço sugerido seria da ordem de 28%”. entretanto, a kia diz que, “em respeito ao consumidor brasileiro”, a importadora negociou com a matriz sul-coreana e com suas concessionárias para diminuir os investimentos em publicidade, “com o objetivo de repassar o menor porcentual de majoração de preços possível”.
apesar das medidas, a kia admite que novos aumentos serão realizados nos próximos meses. a empresa diz que “no momento em que os estoques reguladores de todos os veículos importados estiverem equalizados, os repasses de preços da kia motors deverão totalizar aproximadamente 25%”.